Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Críticas Sociais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Flávio Machado
Admin
avatar

Mensagens : 86
Data de inscrição : 10/11/2014
Idade : 28

MensagemAssunto: Críticas Sociais   Dom Nov 16, 2014 4:26 pm

Apesar de ter sido escrita no início do século XX, a obra A Metamorfose permanece atual porque explora temas característicos da sociedade contemporânea. Escreva um pequeno parágrafo sobre as possíveis críticas e temas atuais que a obra explora.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://literaturacnec.forumbrasil.net
Giovanni Avelar



Mensagens : 27
Data de inscrição : 12/11/2014

MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   Dom Nov 16, 2014 8:23 pm

O autor através da obra critica o comportamento individualista e egoísta que vigora na sociedade contemporânea,consequência do capitalismo que se faz presente na maioria dos países ocidentais.A família de Gregor Samsa não se importava essencialmente com o fato do filho ter sofrido uma terrível mutação e se transformado em um inseto gigante ao passo que era crescente o sentimento de repugnância em relação à "Gregor",eles se importavam com sua incapacidade de trabalhar e sustentar a casa e de terem que se adaptar à nova vida financeiramente mais difícil.


Última edição por Giovanni Avelar em Seg Nov 17, 2014 2:56 pm, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lucas Souza



Mensagens : 29
Data de inscrição : 14/11/2014

MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   Dom Nov 16, 2014 8:28 pm

A obra A Metamorfose faz uma alusão à realidade contemporânea, já que retoma problemas relacionados ao escravismo que ainda é presente na nossa sociedade. Gregor Samsa se transforma em uma barata, um ser insignificante e sem valor, tanto é que nos Estados Unidos, um país extremamente xenófobo, alguns chamam os imigrantes, sobretudo latinos de baratas, os consideram inferiores. Em minha opinião, a obra se assemelha um pouco com outra obra, chamada O Arquivo, de Victor Giudice, já que em ambas histórias, a transformação do primeiro em uma barata e do segundo em um arquivo estão relacionados ao ambiente de trabalho e ao trabalho escravo que ainda faz parte de muitas pessoas no mundo, principalmente em alguns países como a China. Além disso, o fato de Gregor não ser ajudado pela família pode estar relacionado ao fato da incapacidade do mesmo em poder ajudar e bancar as despesas dos pais, que não demonstram um amor e ajuda que deveriam ser dirigidos ao filho que passa por uma dificuldade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
João Vitor Valadares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   Seg Nov 17, 2014 2:56 pm

As principais críticas exploradas pela obra se relacionam ao comportamento da sociedade em relação ao trabalho. O autor mostra muito bem a visão que a sociedade em geral tem de um indivíduo incapacitado de realizar um trabalho, um verdadeiro inseto. Gregor Samsa ao sofrer a metamorfose dá maior atenção ao fato de como ele iria trabalhar do que o seu estado físico incomum. Até mesmo sua família que o amava quando ele sustentava eles, se rebela contra ele. Gregor se torna um fardo para seu pai e sua irmã.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Bruna Borges



Mensagens : 14
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   Seg Nov 17, 2014 4:47 pm

As críticas exploradas pela obra estão relacionadas ao comportamento da sociedade contemporânea, crítica aos valores da sociedade capitalista, da família, e a situação do homem oprimido e excluído. Após Gregor virar um inseto resolve não ir trabalhar, com isso todos da casa que eram incapazes de trabalhar viraram trabalhadores, e para seus pais cuidar de um inseto torna-se um fardo á família.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lídia Araújo



Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/11/2014

MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   Seg Nov 17, 2014 7:43 pm

As possíveis criticas exploradas pela obra A Metamorfose se relacionam com o comportamento da sociedade contemporânea,em que o escritor transforma o personagem em uma barata."Ao despertar de um sonho inquieto,certa manhã,Gregor descobriu que se havia transformado num gigantesco inseto". A principio o personagem mais conhecido como Gregor nem da importância ao fato de ter se tornado um inseto estava mais preocupado em como iria trabalhar.Até a própria família o negava como eles iriam tratar de um inseto ?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vitor Rocha



Mensagens : 29
Data de inscrição : 18/11/2014

MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   Ter Nov 18, 2014 1:23 pm

A obra A metamorfose faz possíveis criticas ao modo que a sociedade trata pessoas como Gregor, incapacitado de trabalhar e sustentar sua família por causa de sua metamorfose sofre por conta de sua família isola-lo em seu quarto e fingir que ele não existe.Mesmo sendo seu filho,os pais querem distância da ''malvada'' criatura e por pouco não o matam.Quando Gregor estava normal ele servia muito para a família pois era o único que trabalhava.Depois que sofreu a metamorfose se tornou inútil e uma pedra no sapato de sua família que o tratava como um inseto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Júlia Machado



Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/11/2014

MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   Qua Nov 19, 2014 5:50 pm

A obra tem como principal características criticar o modo como as pessoas vivem para o trabalho. Sem o trabalho elas não são nada. E no caso de Gregor Samsa é ainda pior, uma vez que ele trabalha não pra ele, mas para toda a família. A partir do momento que ele não pode mais ajudar a família, então a família também não pode mais ama-lo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Daniana Pereira



Mensagens : 25
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   Qua Nov 19, 2014 5:54 pm

A Metamorfose, faz uma alusão à realidade contemporânea, o trabalho. A sociedade em geral tem um indivíduo incapacitado de realizar um trabalho, um verdadeiro inseto.Em casa, mesmo sendo seu filho,os pais querem distância da ''malvada'' criatura e por pouco não o matam. Enquanto Gregor era sadio, ele servia só para trabalhar na visão dos pais, mas agora que estava impossibilitado, se tornou um inútil.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Laura Alves



Mensagens : 29
Data de inscrição : 20/11/2014

MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   Qui Nov 20, 2014 5:18 pm

Gregor Samsa, ao se transformar num inseto gigante e incapacitado de trabalhar, se torna um ser insignificante aos olhos dos familiares. Mesmo os pais que o amavam, se preocupam mais com seu trabalho e sustentação da casa do que com seu estado físico. A família de Gregor o isola de tudo pelo fato de não poder mais trabalhar.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Laura Arruda



Mensagens : 26
Data de inscrição : 15/11/2014

MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   Sab Nov 22, 2014 8:38 am

A obra A Metamorfose faz uma critica à preocupação excessiva com o trabalho. No caso de Gregor, é como se ele vivesse para trabalhar, tanto que quando ele misteriosamente se torna um inseto e não pode levar dinheiro para casa se torna um inútil, uma preocupação a mais pra família.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Eduarda Araújo



Mensagens : 25
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   Sab Nov 22, 2014 2:52 pm

Ao narrar a trajetória do caixeiro-viajante,o escritor consegue,através de metáforas, contextualizar a condição humana e os dramas psíquicos da sociedade.O drama do personagem,se assemelha à vida de um trabalhador comum que exerce atividades burocráticas.Ao relatar as experiências do inseto que se esperneia tentando voltar à posição natural,ele mostra as tentativas de se rebelar contra as imposições da sociedade.A impotência do personagem perante ações que antes lhe eram rotineiras como sair da cama ou caminhar,faz uma alusão às fraquezas humanas diante de pressões sociais.A obra faz uma possível crítica de como a sociedade restringe o valor do ser humano ao que produz e às aparências.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Alice Alves



Mensagens : 29
Data de inscrição : 12/11/2014

MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   Sab Nov 22, 2014 2:59 pm

As principais críticas exploradas pela obra se relacionam a conduta da sociedade, mostrando a reação dos mesmos quando um ser é incapaz de trabalhar. Quando Gregor Samsa sofreu uma metamorfose, sua família quase nem se importou, e se preocuparam mais com o fato dele estar incapacitado de trabalhar, e de não gerar mais renda para a família do que com a própria vida de seu filho.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Letícia Sousa



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   Dom Nov 23, 2014 10:10 pm

A crítica social tratada na obra é que, cada vez mais as pessoas vivem para o trabalho, passam praticamente toda a vida trabalhando, e quando se dão conta já se tornaram escravas do trabalho. A família de Gregor não se importa precisamente com a situação que ele se encontra, e sim com o prejuízo que aquilo os trará, pois Gregor era quem sustentava a casa.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ana Luísa Morato Nicoli



Mensagens : 19
Data de inscrição : 17/11/2014

MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   Seg Nov 24, 2014 2:07 pm

A crítica que foi tratada é que cada dia mais as pessoas estão vivendo para o trabalho como Gregor Samsa, e que as pessoas estão se tornando egoístas, o fato de Gregor ter virado um inseto não afetou a família, mas sim o fato de Gregor não poder mais sustentá-la. A partir do momento em que ele não teria como ir ao trabalho o carinho e amor que sua família tinham por ele acabou.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vinícius Eduardo



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/11/2014
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   Seg Nov 24, 2014 2:21 pm

A crítica tratada na obra de Franz Kafka é o fato de que quando a pessoa não pode ajudar e tem que ser obrigatoriamente ajudado os demais passam a ignorá-lo e o rejeitá-lo como inútil. No caso de Gregor Samsa, que antes de sua metamorfose, era o único que trabalhava para pagar as dívidas de seus pais, ele era tratado muito bem. Já depois de sua transformação em barata, como não podia trabalhar nem fazer algo do tipo, todos de sua casa começaram a trabalhar e a chamá-lo de inútil, além de ser excluído e tratado como se não existisse em seu quarto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
João Vítor Xavier



Mensagens : 27
Data de inscrição : 24/11/2014

MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   Seg Nov 24, 2014 3:03 pm

A crítica tratada na obra fala da dependência das pessoas em relação ao trabalho, onde as pessoas devido a sociedade consumista atual acabam por buscar cada vez mais lucro vendendo cada vez mais o seu tempo. Também critica a ação de sua família que deixa de amar Gregor, pois ele não tem condições de sustenta-los.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Bianca Nicoli



Mensagens : 9
Data de inscrição : 24/11/2014

MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   Seg Nov 24, 2014 5:26 pm

A possível crítica social tratada é que, cada vez mais as pessoas estão se tornando escravas do trabalho e que sem eles as pessoas não são nada. A partir do momento em que Gregor não pode mais trabalhar devido à sua metamorfose, sua família deixa de amá-lo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Nicole Valadares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/11/2014
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   Seg Nov 24, 2014 7:14 pm

Depois que Gregor se torna um inseto e fica impossibilitado de trabalhar, a família se importa não necessariamente com a sua metamorfose e sim com o fato de não poder trabalhar e não poder sustentar a família mais. Isso mostra o egoísmo das pessoas atualmente, Gregor se tornou inútil após não ser capaz de trabalhar.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Luiza Rodrigues



Mensagens : 18
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   Seg Nov 24, 2014 9:22 pm

A crítica retrata como as pessoas vivem para o trabalho.Assim que Gregor fica incapacitado para trabalhar,sua família passar a menosprezá-lo,pois ele não trabalhava apenas para seu sustento e sim para o de sua família.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Leandro Libério



Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/11/2014

MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   Ter Nov 25, 2014 11:33 am

A obra crítica um problema atual, a escravidão do homem ao trabalho. Ele mostra isso, expressando muito bem que o personagem Gregor ao se transformar em barata fica mais preocupado com o fato de não poder trabalhar do que com o seu estado físico, ele é menosprezado até por sua família pelo fato de estar incapacitado de trabalhar.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Nicolly Faria



Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/11/2014

MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   Ter Nov 25, 2014 2:01 pm

A crítica retratada na obra é que as pessoas estão vivendo para o trabalho.E estão cada vez mais se tornando egoísta.O fato de Gregor ter se tornado um inseto não afetou muito a família,só o fato de que ele não poderia trabalhar pra sustentar eles,assim causando prejuízo para eles.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Júlia Lino



Mensagens : 15
Data de inscrição : 25/11/2014

MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   Ter Nov 25, 2014 2:15 pm

As principais críticas do livro é em relação a sociedade ao trabalho do mundo contemporâneo, depois que Gregor se torna um inseto ele é tratado como um nada para todo mundo, principalmente para sua família que só se importava quando o rapaz os sustentavam. O autor destaca bem a parte em que todos o criticam, onde se torna incapaz de qualquer coisa, Gregor mesmo nem se importava tanto, mais o autor deixa bem claro para todos nós como ele era excluido e isolado pelas pessoas, após todo esse transtorno na sua vida pela metamorfose!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Laura Ferreira



Mensagens : 14
Data de inscrição : 25/11/2014

MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   Ter Nov 25, 2014 2:41 pm

Entendi que a obra mostra o lado individualista, egoísta e também fala um pouco sobre o interesse, as pessoas se preocupam só com elas e enquanto são favorecidas, estão bem, mas se algo acontece, que no caso é a metamorfose, e elas deixam de ser favorecidas, elas mostram um lado contra. Essa parte é comum nos dias de hoje, cada vez mais as pessoas estão se tornando interesseiras, egoístas e individualistas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vitor Brito 02



Mensagens : 14
Data de inscrição : 25/11/2014

MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   Ter Nov 25, 2014 5:32 pm

As pessoas estão cada vez mais egoístas, elas só pensam nelas, e na vida delas, a família de Gregor quando viram que ele era incapaz de trabalhar, se virou contra ele, só porque ele não a sustentaria mais, e hoje isso é muito comum entre as pessoas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Críticas Sociais   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Críticas Sociais
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Manobras acrobáticas no Cessna 172
» Ideias Práticas e Criativas!!
» Série Relações Diplomáticas: Portugal (Carmem Miranda)
» Série Relações Diplomáticas: Brasil - Eslovênia
» Desenvolvedor de Fez critica pesadamente o 3DS no Twitter

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: A Metamorfose (Franz Kafka)-
Ir para: