Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Flávio Machado
Admin
avatar

Mensagens : 86
Data de inscrição : 10/11/2014
Idade : 28

MensagemAssunto: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Dom Nov 16, 2014 4:37 pm

Segundo o dicionário ''famigerado'' quer dizer: famoso, notável, célebre, quem tem fama. Além disso a palavra, em alguns contextos, aplica-se também a malfeitores.
Citação :
"Eu vim preguntar a vosmecê uma opinião sua explicada..."

Levando em consideração que a palavra "famigerado" é a origem de toda a trama do conto, realize um pequeno resumo do conto levando em consideração os possíveis significados desse palavra.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://literaturacnec.forumbrasil.net
Cecilia Lopes

avatar

Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/11/2014

MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Seg Nov 17, 2014 1:19 pm

Chegam a cidade alguns cavaleiros do sertão liderados por Damásio. Ele chega ao médico e pede que ele esclarecesse o significado de famigerado, sem ao menos conhecer direito como se diz a palavra. O médico com medo do que poderia a vir lhe acontecer se revelasse o verdadeiro significado da palavra diz que quer dizer famoso, notável,etc. Satisfeito com a resposta, Damásio sobe em seu cavalo e vai embora.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Michelly Arruda



Mensagens : 7
Data de inscrição : 10/11/2014

MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Seg Nov 17, 2014 2:43 pm

Um grupo de cavaleiros vindo da serra, chega a médico, mas não era para consulta, nem para receita, mas com o intuito de tirar uma dúvida. Damázio queria entender o significado de famigerado. O médico pensou em que poderia falar para Damázio, tendo suas dúvidas, mas dando o significado de ser importante, merecendo respeito. Assim todos satisfeitos com o significado, volta para serra.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Nybia Lohanny

avatar

Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/11/2014

MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Seg Nov 17, 2014 3:19 pm

Um médico do interior recebe a visita de quatro cavaleiros do sertão. Seu líder, Damásio, conhecido assassino da região, quer que o doutor, pessoa letrada do lugar, o esclareça a respeito do significado da palavra “famigerado”, pois ouviu esta palavra de um moço do governo. O bandido, visita-o com a intenção de saber o significado da palavra famigerado. Se aquela palavra seria boa ou ruim. Temeroso de revelar a verdadeira intenção do homem do governo, o médico mente, pois teme a violência de Damásio contra o moço do Governo que assim o havia chamado. Ele explica então que famigerado quer dizer célebre, notório, notável.O assassino, depois de tranquilizado com a resposta do médico, agradece e vai embora.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fábio Alexandre

avatar

Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/11/2014

MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Seg Nov 17, 2014 4:05 pm

Certa tarde, deu-se a visita de um jagunço mais três companheiros sertanejos à um médico do interior. Viajaram léguas em prol de descobrir o significado da palavra famigerado, uma vez que um oficial do governo havia chamado o tal jagunço por esse adjetivo. O jagunço era Damásio. Damásio após alguns rodeios perguntou o que tanto o encucava. O que é famigerado? De tantos significados o médico temeu o que responderia. Foi logo dizendo que era "importante", "notável". O Damásio se satisfez com o significado, deu despensa aos companheiros e foi-se embora..
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Francielly Eduarda

avatar

Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/11/2014

MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Seg Nov 17, 2014 4:51 pm

Damásio queria saber de todo jeito qual era o significado da palavra de "Famigerado" , já que ouvira  de um "moço do governo" , então resolve ir tirar essa duvida com um medico . Porem o medico com medo do que poderia acontecer se falasse algo que Damásio não queria ouvir não soube exatamente o que dizer de primeira , porem escolheu um significado o qual pensou que pudesse agrada-lo , e realmente acertou, disse a ele que "Famigerado" era uma pessoa muito importante , famosa . Gostando da resposta o jagunço foi se embora contente .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Bruno Peixoto

avatar

Mensagens : 7
Data de inscrição : 17/11/2014

MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Seg Nov 17, 2014 4:59 pm

Chega ao arraial tranquilo uma tropa de cavaleiros do interior, que tinha como líder Damásio. Ele chega ao médico e pergunta a ele o significado da palavra famigerado. o médico com medo, pois Damásio era o assassino da região, pensa duas vezes antes e fala que significa um ser famoso, notável. Dai ele volta pra serra
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fernanda Andrade



Mensagens : 7
Data de inscrição : 12/11/2014

MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Seg Nov 17, 2014 5:30 pm

Um grupo de cavaleiros chegam na casa de um médico, não para consultar como de costume, mais sim para perguntar o significado da palavra famigerado. Um dos cavaleiros era considerado um dos homens mais perigosos da serra, e com sua postura dura e imponente, perguntou receoso ao médico o significado da palavra, com medo de ser algum desaforo, o médico respondeu que significava “célebre”, “notável”, explicando ser uma expressão neutra, mesmo sabendo que pode haver outros significados não muito agradáveis. Mas com medo da reação do cavaleiro, disse apenas que significava algo importante, para este não desapontar, e assim que explicou o significado, o homem e suas “testemunhas” pegaram os cavalos e tomaram seu caminho de volta.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Bárbara Machado



Mensagens : 7
Data de inscrição : 12/11/2014

MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Seg Nov 17, 2014 9:51 pm

Damázio, um jagunço perigoso, e mais três homens armados chegam à casa de um médico. Este, assustado pela aparência dos homens, surpreende-se ao descobrir o motivo da visita. Damázio quer saber o significado de uma palavra pela qual foi chamado: famigerado. Esta palavra, em dicionário significa famoso ou notável, mas popularmente designa malfeitores. O médico decide escolher o significado que o salvará de um perigo e diz que significa "importante". Dessa forma, pela esperteza o médico vence a brutalidade dos quatro homens.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
lucas carvalho cardoso



Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/11/2014

MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Ter Nov 18, 2014 2:28 pm

O conto relata a historia de um jagunço,Damásio, que foi chamado de famigerado, como ele não sabia o significado ele foi ate o medico que possuía estudo para descobrir. Porem o medico ficou ressabiado pois não sabia o que poderia ocorrer, então disse para Damásio que famigerado significa importante. Assim o jagunço se foi aliviado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Iago Araujo



Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/11/2014

MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Ter Nov 18, 2014 3:30 pm

Damázio e mais três homens armados chegam à casa de um médico. Estes nao queriam consultar e sim tirar uma dúvida com o médico. Queriam saber o significado da palavra famigerado,que no dicionário significa famoso ou notável, mas popularmente é malfeitores. O médico decide escolher o significado que o salvará de um perigo e diz que significa "importante". Pela esperteza então, o médico faz com que os quatro homens vão embora e ele fica ileso.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Felipe Arruda



Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/11/2014

MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Ter Nov 18, 2014 3:41 pm

Certa vez, apareceu na casa de um médico do interior um jagunço acompanhado de três testemunhas. O nome do jagunço era Damásio. Ele queria saber o que significava “famigerado”. Era homem muito perigoso, causou medo no médico. Por medo, o médico informou que “famigerado” era famoso, célebre, etc. Adjetivos neutros. O médico ignorou o outro significado que seria “malfeitor”. Como meio de estratégia diante ao perigoso homem. Enfim, Damásio satisfeito com a resposta vai embora.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Deborah Fonseca



Mensagens : 7
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Ter Nov 18, 2014 3:50 pm

Chega na cidade um grupo de cavaleiros, que tem como líder Damázio, conhecido por ser perigosíssimo. Ele vem para uma visita ao médico, mas não para uma consulta, mas para tirar uma dúvida. Ele quer saber o significado da palavra famigerado, que mal consegue pronunciar corretamente. Com medo do que responder, o médico diz que quer dizer “importante”. Satisfeito com a resposta, Damázio dispensa seus companheiros e vai embora.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Mylena Toledo



Mensagens : 7
Data de inscrição : 17/11/2014

MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Ter Nov 18, 2014 4:05 pm

Um médico que vivia em um arraial do interior, recebeu certo dia uma visita de um jagunço chamado Damásio e seus três capangas, homem que tinha fama de ser um grande assassino. A visita dele tinha um motivo inusitado, ele queria saber o significado da palavra ''famigerado''. Com medo das consequencias de suas respostas, o médico disse que signicado era ''importante, famoso''. Satisfeito com a resposta, Dámasio vai embora com seus três capangas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Milene G



Mensagens : 7
Data de inscrição : 12/11/2014

MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Ter Nov 18, 2014 5:29 pm


O interesse dos personagens em descobrir o significado de cada palavra agrega o humor do conto. De um lado, Damásio e seus capangas eram conhecidos como assassinos, foi então a procura de um doutor para que explicasse o significado de famigerado, palavra que possui dois significados: uma pessoa famosa ou uma pessoa perigosa. Com medo da reação de Damásio, o médico responde que significa que era uma o sinônimo da fama. O jagunço fica satisfeito com a resposta. Isso nos mostra a importância da gramática e do significado de cada palavra.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Milena Vargas



Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/11/2014

MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Ter Nov 18, 2014 6:54 pm

Num arraial tranquilo, chega uma tropa de cavaleiros, em que o líder era Damásio. Eles eram conhecidos como assassinos, e procuravam o médico. O motivo dessa visita ao médico, era saber qual o significado da palavra famigerado. Essa palavra possui dois significados. Poderia ser entendida como alguém perigoso, ou alguém famoso. O médico com medo, respondeu que significava algo importante, famoso, e quem queria muito que fosse alguém assim. Damásio satisfeito com a resposta, libera seus capangas e vai embora.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Thaís Pereira Andrade

avatar

Mensagens : 7
Data de inscrição : 13/11/2014
Localização : Minas

MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Qua Nov 19, 2014 11:20 am

Certo dia, Damásio foi chamado de ''famigerado'' e como não sabia o significado, foi até um médico que vivia num arraial e pediu para que lhe explicasse o significado. Com medo da reação do cavaleiro, o médico responde a ele que era ''famoso, notável''. Satisfeito com o que ouvira, dispença seus três capangas e vai embora.


Última edição por Thaís Pereira Andrade em Qui Nov 20, 2014 8:20 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Letícia Evelyn



Mensagens : 7
Data de inscrição : 19/11/2014

MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Qua Nov 19, 2014 3:20 pm

Os cavaleiros vão até a casa de um médico, não para consultar, mas para saber o significado da palavra famigerado. Damásio era conhecido por ser um homem duro, perigoso. O médico ficou com medo do que poderia lhe acontecer caso respondesse aos cavaleiros o significado da palavra. O médico responde que significa notável,célebre, famoso, etc. Damásio fica feliz com a resposta, e vai embora.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Letícia Mendes Fagundes



Mensagens : 7
Data de inscrição : 19/11/2014

MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Qua Nov 19, 2014 4:51 pm

Um grupo de cavaleiros, Damásio e mais três como testemunhas, chegaram a cidade e pararam em frente a porta da casa do médico, eles não tinham ido para consultar, era apenas para perguntar o significado da palavra “Famigerado”. Então o médico receoso com os outros três cavaleiros respondeu “- Famigerado é inóxio, é célebre”, “notário”, “notável”, mas Damásio não compreendeu, pensou que era algum nome de ofensa, mas o médico explicou pra ele que Famigerado é “importante”. Então ele despachou os três cavaleiros e aceitou o convite do médico de entrar e tomar um copo d’agua. Logo foi embora.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Pedro Ramiro



Mensagens : 7
Data de inscrição : 19/11/2014

MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Qua Nov 19, 2014 6:15 pm

Trata-se de um diálogo entre dois personagens, um diálogo limitado por parte dos dois, pois qualquer coisa que dissessem poderiam ocasionar uma tragédio. O conto se desenvolve nesse "drama". Ao final, O jagunço pergunta ao médico o significado da palavra "famigerado", que fica satisfeito com a resposta.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Beatriz santana



Mensagens : 7
Data de inscrição : 10/11/2014

MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Qua Nov 19, 2014 6:26 pm


Damásio Siqueira (um bandido feroz), devido ao desconhecimento da palavra “Famigerado”, visita um médico no interior, possivelmente o único do local que teria conhecimento suficiente para que esclareça a dúvida, se aquela palavra serio motivo de ofensa ou de elogio. O medico por insegurança mente, propondo outro significado para Damásio, sendo eles: “inóxio”, “douto”. Mais por Damásio ser um homem mais humilde , pede que o médico use “fala de pobre”. Com isso , o medico decide falar a verdade , e o explica que não é um nome de ofensa , contando-lhe que significa : “célebre”, “notável” , “famoso”. Com o alivio da resposta do medico , se tranquiliza, agradecendo-o e vai embora.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Izabella Zaidan



Mensagens : 7
Data de inscrição : 19/11/2014

MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Qua Nov 19, 2014 7:42 pm

O jagunço Damázio Siqueira atormenta-se com um problema vocabular: ouviu a palavra “famigerado” de um moço do governo, sem saber o significado vai procurar o farmacêutico, pessoa letrada do lugar, para saber se tal termo era um insulto contra ele. O médico com medo do que poderia a vir lhe acontecer se revelasse o verdadeiro significado da palavra (“Famigerado é inóxio, é "célebre", "notório”) uma pessoa “importante”. Assim o jagunço segue seu caminho aliviado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ingrid Nataly Tavares



Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/11/2014

MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Qua Nov 19, 2014 8:48 pm

Chegam a cidade quatro cavaleiros todos armados, sendo Damásio o líder. Damásio com jeito de ser um homem bravo, maldoso e com fama de assassino, pergunta ao médico o significado da palavra famigerado. Queria saber,pois foi assim chamado pelo homem de governo, e não sabendo o significado pensou que fosse uma ofensa, estava furioso com o adjetivo ganhando. Entao o médico com medo da reação que Damásio poderia ter falou que famigerado significava notável, importante, célebre. Damásio depois de ouvir isso, tranquilizou-se e foi-se embora.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Laura Assis



Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/11/2014

MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Qua Nov 19, 2014 11:08 pm

Um grupo de quatro cavaleiros, liderados por Damasio que era considerado um homem bravo e perigoso, chegaram na cidade e foram até a casa de um médico, mas não para consultar, e sim para saber o significado da palavra "Famigerado ". Com receio da reação de Damasio ao saber o significado da palavra ele responde que a palavra significa alguém "notório" "célebre " , Damasio satisfeito com a resposta, dispensa seus 3 capangas e depois vai embora .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
vitoria rocha



Mensagens : 5
Data de inscrição : 17/11/2014

MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   Qui Nov 20, 2014 1:51 pm

Damásio e mais três cavaleiros chegam a casa de um medico, considerado uma pessoa inteligente, então pergunta a ele o significado da palavra Famigerado. O médico com medo de responder a tal pergunta diz que essa palavra significa famoso, notável,etc. Contente com a resposta, Damásio sobe em seu cavalo e vai embora.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Famigerado - Linguagem, Humor e Ironia
» Blog de humor para gamers!
» [Brasil] Cartuns internacionais estimulam reflexão com humor sobre aviação
» A linguagem de programação mais dificil do mundo
» Linguagem de programação BIRL(Treze memo)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: Primeiras Estórias (Guimarães Rosa)-
Ir para: