Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 O Jardim de Caminhos que se Bifurcam

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Flávio Machado
Admin
avatar

Mensagens : 86
Data de inscrição : 10/11/2014
Idade : 28

MensagemAssunto: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Seg Nov 17, 2014 4:42 pm

Jorge Luis Borges escreveu O Jardim de Caminhos que se Bifurcam em 1941, muitos anos antes de a ciência elaborar uma teoria sobre universos paralelos que seriam criados a cada momento em que tomamos uma decisão em nossas vidas.

Faça um pequeno resumo do conto  O Jardim de Caminhos que se Bifurcam, levando em conta a questão filosófica sobre as decisões que precisam ser tomadas ao longo da vida.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://literaturacnec.forumbrasil.net
Luíza Figueiredo



Mensagens : 15
Data de inscrição : 16/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Seg Nov 17, 2014 7:57 pm

O Jardim de Caminhos que se Bifurcam,é um conto de espionagem que acontece na primeira guerra mundial,que narra um espião(Borges) contratado pelo Império Alemão,com a sua origem chinesa.Na história o espião tenta transmitir uma mensagem secreta a seus superiores antes de ser capturado por um agente do Império Britânico.Porém o conto fala do destino e das múltiplas escolhas que se colocam diante de cada um de nós.Para transmitir sua mensagem secreta, o espião de Borges precisa matar um homem. Ocorre que a vítima devota sua vida a analisar o romance escrito por um antepassado do espião, chamado Ts´sui Pen. E esse romance de Ts´sui Pen é, na verdade, um labirinto que tenta representar o universo e todas as suas infinitas possibilidades.O Labirinto romancista deu o nome de “Jardim de Caminhos que se Bifurcam".
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
cesar augusto



Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Ter Nov 18, 2014 2:48 pm

O conto O jardim dos caminhos que se bifurcam foi escrito no contexto da Primeira Guerra Mundial.
Neste contexto , Yu Tsun , personagem principal , era um agente do Império Alemão e por saber o nome da cidade onde se encontrava o parque da artilharia britânica -  um grande segredo , estava sendo perseguido pelo capitão Richard Madden que objetivava impedir que  tal segredo chegasse ao conhecimento do comandante alemão. Yu Tsun é neto de Ts'ui Pen , governador que antes de ser assassinado por um desconhecido dedicou 13 anos à criação de um romance.
O agente do Império Alemão , yu Tsun , partiu para  Ashgrove para encontrar Stephen Albert cuja casa se localizava no centro de um labirinto em forma de jardim. Enquanto percorria  as bifurcações que o levaria a Stephen Albert , Yu Tsun imaginava um labirinto de  um  labirinto , um sinuoso labirinto crescente que abarcava o passado e o futuro e que envolvia de algum modo os astros e por um indeterminado tempo até esqueceu que estava sendo perseguido.
Stephen Albert desvenda para Yu Tsun o mistério de seu avô e conquista sua admiração , fato que não impediu sua morte. Yu Tsun precisou assassinar Stephen Albert, pois seu nome era uma forma de enunciar ao comandante alemão , através de jornais , o local do abrigo da artilharia britânica.
Stephen Albert através de uma carta  deixada por Ts'ui Pen ( avô de Yu Tsun ) decifra que o jardem criado por  ele , nada mais é do que um romance ( livro-labirinto ) , que sua forma linear de contar histórias esconde um " invisível " labirinto de tempo.
O círculo reencontra o seu inicio quando yu Tsun assassina o decifrador do labirinto assim como seu avô foi assassinado.
É uma história dentro de outra história , passível de várias interpretações.


Última edição por cesar augusto em Ter Nov 18, 2014 6:14 pm, editado 3 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Matheus Nazário da S. C.



Mensagens : 5
Data de inscrição : 11/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Ter Nov 18, 2014 4:33 pm

O conto foi escrito no contexto da primeira guerra mundial aonde Hsi Pêng é um espião alemão que sabia o local aonde ficava a artilharia do país que ele estava espionando que era a França.
Porém o seu defarsse é desfeito e ele é perseguido por franceses. Vendo que não lhe restava muito tempo de vida ele toma a decisão de ir até a casa de seu chefe, que menospresava sua raça, com o objetivo de honrar sua função de espião e provar que a sua raça não era melhor nem pior que as outras e mandar um recado ao seu país do local aonde a artilharia estava, matando o seu própio superior, que possuia o mesmo nome da cidade. Ele salvou o exército inteiro de seu país. Na vida temos que tomar decisões que podem não nos trazer alegria inicialmente, porém nos trará alegria futuramente, se tivermos paciência.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Itallo Morato



Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/11/2014
Idade : 19

MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Ter Nov 18, 2014 4:52 pm

O Jardim de Caminhos que se Bifurcam é, aparentemente, um conto de espionagem que se passa na primeira guerra mundial, narrando a história de um espião contratado pelo Império Alemão, apesar de sua origem chinesa. No conto, o espião tenta transmitir uma mensagem secreta a seus superiores antes de ser capturado por um agente do Império Britânico.
Porém, na verdade, a história fala do destino e das múltiplas escolhas que se colocam diante de cada um de nós.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Tauany Alcântara



Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Ter Nov 18, 2014 4:55 pm

É um conto que se passa na Primeira Guerra Mundial, narrando a história de um espião contratado pelo Império Alemão.
No conto, o espião tenta transmitir uma mensagem secreta aos superiores antes de ser capturado pelo Império Britânico. Mas para realizar tal tarefa, o espião precisa matar um homem, o qual dedicou sua vida a investigar o romance escrito por um antepassado do espião. O conto pode representar a convicção de que a realidade percebida pelos homens, com seus aspectos ambivalentes, de desordem e ordem, alegria e tristeza é a busca de um centro escondido.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
caio antonio de lima maia



Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Ter Nov 18, 2014 5:26 pm

O conto "O Jardim de Caminhos que se Bifurcam" é contado num período de guerra(primeira guerra mundial) narrando a história de um espião contratado pelo Império Alemão(Hsi Pêng). No conto, o espião tenta transmitir uma mensagem secreta a seus superiores antes de ser capturado por um agente do Império Britânico.Porém, na verdade, a história fala do destino e das múltiplas escolhas que se colocam diante de cada um de nós.O espião avisou seu país onde a artilharia estava , matando seu próprio superior.Ele acaba salvando todo o exército de seu país , então o conto "O Jardim de Caminhos que se Bifurcam" retrata um labirinto que tenta representar suas infinitas possibilidades .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Júlia Gomes Gabriel



Mensagens : 16
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Ter Nov 18, 2014 5:40 pm

O conto é relatado ao longo da Primeira Guerra Mundial, no qual o espião é perseguido ao descobrirem sua feição. "Há males que vem para o bem." Ao ver que lhe restara um mísero tempo de vida, foi até seu superior para venerar sua origem antes de ser capturado, salvando o exército de seu país.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Júlia Gomes Gabriel



Mensagens : 16
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Ter Nov 18, 2014 5:41 pm

O conto é relatado ao longo da Primeira Guerra Mundial, no qual o espião é perseguido ao descobrirem sua feição. "Há males que vem para o bem." Ao ver que lhe restara um mísero tempo de vida, foi até seu superior para venerar sua origem antes de ser capturado, salvando o exército de seu país.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rayanne Faria



Mensagens : 15
Data de inscrição : 12/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Ter Nov 18, 2014 5:57 pm

O Jardim de Caminhos que se Bifurcam é um conto que se passava na Primeira Guerra Mundial.Onde um espião que tenta passar uma mensagem secreta para os seus superiores antes de ser pego pelo Império Britânico.Para completar a missão ele deve matar um homem que estudou um romance escrito pelo antepassado do espião.O conto se relaciona com as escolhas feitas que o destino coloca em cada pessoa.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vítor Morato



Mensagens : 15
Data de inscrição : 18/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Ter Nov 18, 2014 6:07 pm

O conto de Jorge Luís Borges retrata a história de um espião de origem chinesa, que atuou a serviço dos alemães na Primeira Guerra Mundial.

Perseguido por soldados adversários, o personagem busca, durante a narrativa, alguma maneira de transmitir uma mensagem para seus oficiais que informava a localização de um importante posto de tropas Aliadas.

A mensagem é transmitida, no momento em que o espião assassina um homem que havia lhe contado uma série de informações importantes sobre seu avô.

Entretanto, o homem possuía o mesmo nome da cidade em que se encontrava escondida a artilharia Aliada, e sua morte foi uma forma de os oficias alemães descobrirem essa localização.

Essa obra nos lembra como a vida é feita de escolhas, e quão importante é pensar na consequência que elas podem trazer.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Mariana Helena



Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Ter Nov 18, 2014 6:35 pm

Nesse conto é narrado o percurso do personagem principal, Yu Tsun, da cama até o jardim em que comete um assassinato como estratégia de sua missão de espionagem. A sua futura vítima chama-se Stephen Albert, sujeito que foi encarregado de decifrar um enigma do livro escrito por um antepassado do próprio protagonista, que tinha abandonado sua próspera vida para compor um labirinto e um livro. No entanto, o enigma revelado por Albert é justamente que o livro e o labirinto são o mesmo objeto. A chave para a descoberta estava num fragmento de uma carta, na qual estava escrito: “Deixo aos vários futuros (não a todos) meu jardim de caminhos que se bifurcam".
Deste modo, a temática principal do conto em questão é a do tempo, sendo ao leitor representada as várias possibilidades existentes e como elas exercem influência na vida.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
José Pedro



Mensagens : 8
Data de inscrição : 11/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Ter Nov 18, 2014 6:54 pm

O conto foi escrito em contexto com a Primeira Guerra Mundial. Conta a historia de Hsi Peng,espião que servia para Alemanha espionando a França. Era também descendente de Ts’ ui Pen. Um dia Hsi Peng é encontrado sobre seu disfarce e tem logo de fugir. Foge então para a casa de seu antepassado, Ts’ ui Pen.Chegando La começa a analisar obras de Ts’ ui Pen e descobre que sua obra “Jardins de caminhos que se bifurcam” e “Labirintos” eram uma única obra com o mesmo sentido. O sentido de haver sempre vários caminhos e várias possibilidades, ou seja, na vida há sempre vários caminhos a se tomar e nova história a se construir mesmo sendo qual for a condição. Hsi Peng tinha de contar o que realmente tinha descoberto, e teve de matar Stephen Albert como um sentido de código, onde seu sobrenome era o nome da cidade onde a artilharia Francesa estava, onde a Alemanha deveria atacar. Stephen Albert havia antes de falecer tomado como objetivo de sua vida interrogar e descobrir sobre as obras do falecido Ts’ ui Pen. Onde o seu chefe descobriu o código, atacando no devido lugar.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Arthur Oliveira



Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Ter Nov 18, 2014 7:55 pm

O conto fala da historia de um espião chinês, que trabalhou para a Alemanha na primeira guerra mundial. Perseguido por adversários, tenta de alguma forma, passar a informação para seus oficiais de onde estava uma base de tropas aliadas.
Yu Tsun (o espião) é obrigado a matar um homem que tinha o nome da cidade onde se encontrava a base. Com isso, os alemães conseguem chegar ao local.
A historia deixa a mensagem de como a vida é feita de escolhas, e a importância de saber fazê-las.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Núbia Karolina da Silva



Mensagens : 14
Data de inscrição : 11/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Ter Nov 18, 2014 7:55 pm

Yu Tsun é o principal personagem do conto, que se passa na Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial. Antes de fugir do seu inimigo, o agente do império alemão precisava garantir que o exército soubesse da cidade onde se encontrava o novo parque de artilharia britânica. Assim, parte para Ashgrove para se encontrar com Stephen Albert. O avô de Yu Tsun foi um governador que abandonou a sua vida para se dedicar a elaboração de um labirinto e de um livro de romance. Após a sua morte, a família encontrou apenas o romance, que parece algo confuso. Stephen Albert decifra o enigma, graças a um fragmento da carta deixada pelo avô de Yu Tsun, que dizia: "Deixo aos vários futuros (não a todos) meu jardim de caminhos que se bifurcam". Logo, conclui-se que o livro e o labirinto eram as mesmas coisas, sendo que o conto tem como temática o destino, os vários caminhos que fazem parte da vida e todas as possibilidades que existem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Mariana Carvalho



Mensagens : 15
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Ter Nov 18, 2014 7:56 pm

O conto retrata a época da Primeira Guerra Mundial, onde um soldado chinês contratado pela Alemanha tem a missão de avisar sobre a cidade onde está localizado um posto das forças inimigas. Entretanto é descoberto e foge para a casa de seu antigo antepassado, lá com a ajuda de Stephen Albert descobre que o livro e labirinto criado por ele são na verdade a mesma coisa, assim descobre o enigma que envolve a obra. Quando um soldado das forças inimigas chega, o soldado chinês mata Albert, sendo também condenado à morte, mas revelando o nome da cidade onde estava localizado o posto das forças inimigas que também se chamava Albert.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Flávia Alessandra Costa



Mensagens : 11
Data de inscrição : 11/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Ter Nov 18, 2014 8:04 pm

O conto retrata uma parte da espionagem do personagem principal. Ele possuía uma informação substancial para seus superiores, o nome da cidade na qual encontrava-se a frota britânica. Porém, ele é perseguido, e para mandar uma mensagem secreta, decide matar alguém que possuía o mesmo nome da cidade. Entre esses acontecimentos, ele vai a casa de Albert(homem que ele mata ao fim do conto), que ensina-lhe sobre a metáfora no livro de um de seus antepassados(seu avô). Esse livro, que de inicio parece contraditório, refere-se as escolhas que tomamos, e como cada uma delas influência em nossas vidas. Mostra-nos que a cada mudança, surge uma nova coleção de vertentes, como universos paralelos, com seus futuros totalmente contraditórios. Isso é como um labirinto. Não podemos fugir disso, mas ao contrário do livro-labirinto, não há como sabermos as consequências a longo prazo. Nossas escolhas nos definem, definem nossas vidas e com elas possuímos uma grande quantidade de possibilidades.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ana Caroline Costa



Mensagens : 12
Data de inscrição : 11/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Ter Nov 18, 2014 8:15 pm

O jardim de veredas que se bifurcam narra a passagem de Yu Tsun, um espião chinês que trabalha para o Império Alemão e que tem a missão de descobrir a cidade que abriga a frota de artilharia da Inglaterra. A personagem consegue descobrir que tal cidade se chama Albert e precisa de uma maneira discreta de revelar para seus superiores esse segredo. Ele então decide matar uma pessoa que tem o mesmo nome da cidade para que os jornais veiculassem a noticia, formando o enigma “o sábio sinólogo Stephen Albert morrera assassinado por um desconhecido, Yu Tsun”. No cumprimento dessa missão ele é perseguido por Madden, um soldado inglês. Ao chegar à casa de sua vítima ele descobre que Stephen Albert compreendeu o trabalho que seu avô levou treze anos para fazer: um livro e um labirinto, que eram, no entanto a mesma coisa (o labirinto estava no livro, que fazia uma analogia às escolhas da vida. Cada escolha que temos que fazer nos apresenta opções sendo que cada uma delas nos leva para um lugar diferente, com novas escolhas e novas opções, o trabalho do avô faz também referencia ao tempo). O desfecho do conto revela que o espião cumpriu seu dever assassinando o sábio, ele foi preso e condenado à forca e a cidade de Albert é bombardeada.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Luiz Henrique Cmpos



Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Ter Nov 18, 2014 9:07 pm

O conto foi escrito durante a Primeira Guerra Mundial , Yu Tsun era um espião alemão infiltrado no império francês. Sua missão era descobrir em qual cidade estava armazenada a artilharia bélica, logo ele descobriu e tinha que ter certeza de que o exercito alemão soubesse da noticia, mas logo foi descoberto e perseguido pelo exercito francês. Na tentativa de fugir e guardar esse segredo, Yu Tsun mata o seu próprio chefe, que tinha o mesmo nome da cidade. Desse modo salvou a todos tomando uma decisão muito difícil.
Com isso aprendemos um legado, na vida temos que tomar várias decisões, sendo elas difíceis ou fáceis, dolorosas ou não.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Bernardo de Castro



Mensagens : 15
Data de inscrição : 18/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Ter Nov 18, 2014 9:53 pm

O conto foi escrito no período da Primeira Guerra Mundial, Yu Tsun é o principal personagem do conto, que se passa na Inglaterra, Perseguido por soldados adversários, Yu Tsun busca de alguma maneira enviar uma mensagem para seus oficiais, que mostrava um importante posto onde encontravam tropas aliadas.
A história deixa a mensagem de que a vida é feita de escolhas, e que saber fazê-las é muito importante.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Túlio Oliveira Andrade



Mensagens : 5
Data de inscrição : 11/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Ter Nov 18, 2014 10:06 pm

O conto se passa durante a Primeira Guerra Mundial, onde Yu Tsun fugindo de seu inimigo se esconde e tenta informar seus oficiais sobre a localização da artilharia britânica. Stephen Albert decifra o código através da carta do avô de Yu Tsun. Está carta o faz refletir sobre o quão são importantes fazermos escolhas pensando em suas devidas consequências.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Caio Borges



Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Ter Nov 18, 2014 10:12 pm

Neste conto, conta a histório de um espião chinês, contratado pelo exército Alemão na I Guerra Mundial. Perseguido pelos adversários tinha uma obrigação matar um homem, cujo nome era o nome da cidade onde se localizava a base do exército, com este enigma, os Alemães descobrem a base. A vida é feita de escolhas, e essas que que vai interfeir em nossas vidas, col sabedoria devemos fazer as escolhas certas. Este é o que o conto transmite.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Túlio Vinícius



Mensagens : 8
Data de inscrição : 15/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Ter Nov 18, 2014 10:48 pm

O conto retrata a história de Yu Tsun, um espião de origem chinesa que prestava serviços à Alemanha. Sendo descoberto, passou a ser perseguido por seus adversários e tendo em mente que já não tinha tanto tempo para comunicar a seus oficiais a localização da artilharia aliada, busca comunicar a estes, assassinando seu próprio superior o qual tinha o mesmo nome da cidade em que estava localizado o que procuravam. A história em si, deixa a mensagem de como a vida é feita de escolhas cabendo a nós somente escolher a certa.


Última edição por Túlio Vinícius em Ter Nov 18, 2014 10:56 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rafaela Karoline



Mensagens : 15
Data de inscrição : 14/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Ter Nov 18, 2014 10:54 pm

O conto relata um acontecido que se passou na Primeira Guerra Mundial, narra a história de um espião, Yu Tsun, contratado pelo Império Alemão, que é perseguido e busca maneiras de transmitir uma mensagem secreta para seus oficiais antes de ser capturado por um agente do Império Britânico, tal mensagem informava a localização de um importante posto de tropas Aliadas. A mensagem é transmitida assim que o espião assassina um homem que havia lhe passado informações importantes sobre seu avô, o homem possuía o mesmo nome da cidade em que se encontrava escondida a artilharia Aliada, então sua morte foi uma forma de os oficias alemães descobrirem essa localização. A história se relaciona as diversas escolhas que aparecem diante de nós, e o quão é importante saber fazê-las.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Guilherme Araújo



Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   Ter Nov 18, 2014 11:15 pm

Foi escrito na primeira guerra mundial,onde um espião da Alemanha sabia onde fica a artilharia de seu país rival.Ele é descoberto oque faz com que ele vá até a casa de seu superior e mate-o,oque faz com que seu exército seja salvo
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: O Jardim de Caminhos que se Bifurcam   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
O Jardim de Caminhos que se Bifurcam
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Dois caminhos que se cruzam - Aaron, Vickie e Luke
» Peixes Betta
» [Internacional] Um avião no jardim
» Países Africanos - Colonias Portuguesas: Angola
» [Internacional] Um avião no jardim

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: Ficções (Jorge Luis Borges)-
Ir para: