Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 O Arquivo - Victor Giudice

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Flávio Machado
Admin
avatar

Mensagens : 86
Data de inscrição : 10/11/2014
Idade : 28

MensagemAssunto: O Arquivo - Victor Giudice   Seg Abr 06, 2015 5:07 pm

Victor Giudice escreveu:
Aos sessenta anos, o ordenado equivalia a dois por cento do salário inicial. O organismo acomodara-se à fome. Uma vez ou outra, saboreava alguma raiz das estradas. Dormia apenas quinze minutos. Não tinha mais problemas de moradia ou vestimenta. Vivia nos campos, entre árvores refrescantes, cobria-se com farrapos de um lençol adquirido há via muito tempo. O corpo era um monte de rugas sorridentes. Todos os dias, um caminhão anônimo transportava-o ao trabalho. (O ARQUIVO, 2001, p.383).


Victor Giudice escreveu:
João afastou-se. O lábio murcho se estendeu. A pele enrijeceu, ficou lisa. A estatura regrediu. A cabeça se afundou ao corpo. As formas desumanizaram-se, planas, compactas. Nos lados, havia duas arestas. Tornou-se cinzento. João transformou-se num arquivo de metal. (O ARQUIVO, 2001, p.384)

Comente como o conto O Arquivo, de Victor Giudice, uma amostra representativa de uma coletividade compacta e camuflada da esfera humana; cujo isolamento amortece a alma e materializa o corpo. Reflita também sobre a questão do trabalho na sociedade atual, abordada pelo conto.

Clique "aqui" para ler o conto na íntegra.
Clique "aqui" para ouvir o conto no youtube.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://literaturacnec.forumbrasil.net
Breno Ferreira Alves



Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   Ter Abr 07, 2015 6:19 pm

O conto fala muito sobre a realidade do Brasil e do mundo de hoje que ta muito injusto com o trabalhador que acordar cedo e vai a luta.E no conto o personagem trabalha,trabalha e não ganha nenhum lucro.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Augusto Vilela



Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 16
Localização : Abaeté-MG

MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   Ter Abr 07, 2015 7:23 pm

O conto "O Arquivo" conta a história de joão, um humilde trabalhador que se esforçava ao máximo para cumprir suas tarefas mas não recebia nenhum tipo de benefício em troca, somente coisas ruins, como diminuição do salário e aumento da jornada de trabalho. O conto compara o personagem com um objeto, por isso seu nome com letra minúscula. Isso acontece muito nos dias de hoje, pessoas menos qualificadas são tratadas como uma coisa sem valor, e não tendo outra forma de se sustentar, continuam com isso, sofrendo com a dura realidade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Getúlio Andrade



Mensagens : 30
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   Ter Abr 07, 2015 7:32 pm

O texto O arquivo revela que o trabalhador atualmente é muito desvalorizado, sendo tratado apenas como um objeto e não como uma pessoa que merece reconhecimento.
Mas por não ter como arranjar outro emprego o trabalhador faz tudo para não perder o que lhe provem sustento ou que pelo menos o AJUDA prover seu sustento.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Jorge Henrique

avatar

Mensagens : 24
Data de inscrição : 08/04/2015

MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   Qua Abr 08, 2015 7:18 pm

O conto O Arquivo, de Victor Guidice, aborda o cotidiano sofrido do trabalhador joão, que dava tudo de si no trabalho, mas não recebia nada além de reduções salariais e aumento de sua jornada de trabalho.
Sem escolha, acaba trabalhando ate o resto de sua vida, sem receber o que ele merecia, sendo tratado com um "objeto", motivo de seu nome e escrito com inicial minúscula.
É possível fazer uma comparação entre o cotidiano de joão e e do trabalhador da sociedade atual, pois hoje em dia, mesmo que o trabalhador de o melhor de si, não recebe o que é necessário e sem ter como arcar com suas despesas sem esse trabalho,  dá tudo de si para não perder o seu sustento.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rafael Diniz



Mensagens : 17
Data de inscrição : 08/04/2015

MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   Qui Abr 09, 2015 6:51 pm

O conto "O Arquivo" de Victor Giudice, extrapola e critica a injustiça sofrida pelos trabalhadores como joão, um homem que se empenhava ao máximo para conseguir subir no emprego e na vida, mas apesar de tudo que ele fazia pela empresa, só recebia como recompensas, baixas salariais, aumento de sua jornada de trabalho e regressão de cargo, até um ponto que recebeu o cargo de arquivo, ele era tratado como objeto, motivo de seu nome ser escrito em letra minúscula, além de não poder fazer nada pelo medo de perder seu pão de cada dia.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Leonardo Amaral

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   Sab Abr 11, 2015 10:19 am

O conto,"O Arquivo", de Victor Giudice, remete várias semelhanças com a sociedade atual, onde a pessoa só pensa em trabalhar e nunca descansa. joão, era um ótimo trabalhador, esforçara-se ao máximo para nunca chegar atrasado ou cometer uma falta, em retribuição seu salário diminuiu quinze por cento, algo que não deveria ter acontecido, pois a empresa estava passando um ótimo momento. O tempo passa, o salário de joão vai só descendo, descendo e descendo.... Chega um ponto em que joão já quase não dormia mais, limitara a comer pouco e vivia nos campos. Era explorado, tratado como um objeto. Quando finalmente joão percebe isso, já era tarde, seu salário fora cortado. O conto, através da história de joão, mostra a dura sociedade atual, onde praticamente todos são "escravos do trabalho e do dinheiro" .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Paula Pereira



Mensagens : 28
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   Sab Abr 11, 2015 10:33 am

O conto "O Arquivo", conta a história de joão, um trabalhador, que mesmo sendo esforçado e comprometido, recebe apenas reduções salariais e aumento da jornada de trabalho. No conto, o nome joão é escrito com letra minúscula, o que dá ideia de que, ele, é apenas um objeto.
Podemos fazer uma comparação da vida de joão com o que vimos na realidade de hoje, a qual há vários trabalhos que são praticamente "escravos", que são aqueles que vivem do trabalho, recebem pouco, apenas o necessário para se viver, e a cada dia vão se esgotando, acabando com a saúde mais.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ana Luísa Mendes

avatar

Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   Seg Abr 13, 2015 1:39 pm

O conto "O Arquivo" de Victor Giudice, aborda a história de joão, um trabalhador super esforçado e dedicado, que trabalhava em uma empresa onde, com o passar do tempo, começou a receber cortes salariais e aumento da jornada de trabalho. Seu nome é escrito com letra minúscula pois ele era comparado a um objeto. Nos dias atuais, isso é bem retratado por pessoas que mesmo com as péssimas condições que recebem no trabalho, sendo elas péssimos salários ou forma de tratamento, precisam enfrentar a jornada para sobreviver.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Eduarda

avatar

Mensagens : 31
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   Seg Abr 13, 2015 1:44 pm

No conto "O Arquivo", Victor Giudice conta a história de joão, um homem esforçado e trabalhador, onde é desvalorizado, recebendo reduções em seu salário e tendo sua jornada de trabalho aumentada. O texto nós faz pensar que joão é apenas um arquivo em seu trabalho, por isso o nome com a letra minuscula. Depois de muitas reduções, joão passa a comer menos, dormir menos e trabalhar cada vez mais, sendo extremamente explorado. joão percebe esta realidade quando seu salário é cortado. O texto demonstra que joão era tratado como um escravo, um objeto de trabalho.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Victor Valadares

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 16
Localização : Na minha Casa

MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   Seg Abr 13, 2015 1:45 pm

O conto "O Arquivo" de Victor Giudice conta a história de um homem trabalhador chamado João que só ganhava redução nas ferias e no salário por causa de seu esforço e sua pontualidade no trabalho.A história só se passa assim, quanto mais ele trabalha mais redução no salário, até que no final do livro o chefe diz que ele não terá mais salário e João diz que quer se aposentar, então ele vira um arquivo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.orkut.com.br
Virgínia Araújo



Mensagens : 31
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   Seg Abr 13, 2015 2:32 pm

O conto "O Arquivo" de Victor Giudice, conta a história de um moço em seu primeiro trabalho, que se esforçava ao máximo para cumprir todos os seus deveres, porém, só recebia desgostos, como a diminuição do salário ou o aumento da carga horária, e mesmo assim, só agradecia, porém foi ficando cada vez mais triste. O texto compara a vida de João com a de um objeto, pois era menos qualificado que os outros, e seu nome era citado somente em letra minúscula. No final, "joão" acaba se aposentando e sua vida se transforma em um arquivo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Júlia Faria



Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   Ter Abr 14, 2015 4:16 pm

O conto ''O Arquivo'' de Victor Giudice,retratam como as pessoas hoje em dia se preocupam tanto com o trabalho,esquecendo de si próprio.Preocupam com o mundo extremamente competitivo,onde é explorado,mostra através do personagem ''João'' um ser insignificante,que se esforça tanto dando o melhor para a empresa,ignorando seus sentimentos,necessidades e lazeres.
Fica bem claro,no decorrer do conto que toda a sua dedicação transforma-se em um objeto,um arquivo de metal.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marina Campos



Mensagens : 30
Data de inscrição : 14/04/2015

MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   Ter Abr 14, 2015 4:28 pm

O conto "O Arquivo", relata a história de um homem em seu primeiro emprego. Que se dedicava ao extremo em todas as suas tarefas, mas onde apenas recebia reajustes salariais e fazendo assim aumentar sua jornada de trabalho, e nunca se queixava. Por ser menos qualificado que outros, joão era visto como um simples objeto. Assim trazendo como motivo o nome escrito apenas com letra minúscula.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Guilherme Moreira

avatar

Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   Ter Abr 14, 2015 9:16 pm

O conto "O Arquivo " , de Victor Giudice , retrata a realidade do trabalhador brasileiro , onde ele se esforça ao seu máximo , para apenas ter a redução de seus benefícios e , pelo fato de não conseguir outro emprego facilmente ,ele ainda continua sempre a sorrir ao receber as péssimas notícias do seu chefe. Mas , ao final do conto , o autor deixa claro que o personagem passa a se igualar a um objeto , como um arquivo .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Thais



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   Qua Abr 15, 2015 4:36 pm

No conto "O Arquivo" de Victor Giudice, retrata a vida de um trabalhador brasileiro, onde esforça e se dedica ao extremo em suas tarefas e deveres. Porém ao inves de ser promovido , mas conforme cumpria e se dedicava melhor, seu salario iria diminuindo , suas horas de serviço almentando. Até chegar a um ponto que tudo se esgota e ele não receberá mais nenhuma quantia como salário , tendo como consequencia o cansaço de toda sua vida, por se dedicar sempre ao trabalho e esquecer e sua própria saúde resolve pedir ao patrão seu aposento.Toda sua dedicação acabou se tornando um objeto, ou seja um arquivo de metal.
O mundo hoje em dia é muito injusto com o trabalhador esforçado,se esforçava inumeras vezes sem pensar até em seu próprio bem estar , mas nao recebia nenhum beneficio em troca, como no conto "O arquivo", mas isso é claro que não são todas as vezes que acontece.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Camila Oliveira



Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/04/2015

MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   Qui Abr 16, 2015 7:58 pm

O conto "O Arquivo", escrito por Victor Giudice, conta a história de joão, que era um trabalhador muito esforçado, que fazia tudo certo para cumprir bem suas tarefas, porém quanto mais joão trabalhava, mais seus benefícios iam diminuindo, seu salário ia ficando menor e o trabalho cada vez maior, até chegar em um ponto extremo onde ele só trabalhava para não ganhar nada. O nome de joão no conto é escrito com letra minúscula, para demonstrar que ele era tratado como um abjeto e não tinha valor algum. Esse conto mostra um pouco da realidade de hoje, pois parte da população que é pobre e se esforça muito para trabalhar e conseguir seu sustento, não tem o devido valor no mercado de trabalho.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Amanda Tavares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 15/04/2015

MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   Seg Abr 20, 2015 10:33 am

No conto " O Arquivo " de Victor Giudice, nos mostra a história rotineira de joão onde ele se esforça ao máximo, se dedica incondicionalmete a suas tarefas e deveres trabalhistas. Mas ao invés de ser promovido, ele ia se rebaixando de cargo, ou seja seu salário ia diminuindo, e suas horas de serviço almentando.Foi assim então , ate chegar ao ponto que ele não recebe mais nenhuma quantia em seu salário, apartir dai joão decide se aposentar pois estava muito cansado,e não estava se preucupando com sua saude.Toda sua enorme dedicação acabou se tornando um objeto, ou seja um arquivo de metal.
Em algumas sircunstancias,não todas , o patrão é injusto com aquele trabalhador esforçado. Se esforçava incondicionalmete para não receber nada em troca.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Thallyta Guimaraes



Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/04/2015

MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   Ter Abr 21, 2015 11:16 am

O conto"O Arquivo",de Victor Giudice,retrata a realidade dos dias atuais,onde a joão se esforça,e faz de tudo para não ser criticado no trabalho,mas em troca só ganha redução de seus benefícios,e mesmo com as péssimas notícias que o chefe lhe da continua a sorrir e realizar seu trabalho.Mas,ao final do conto,o autor deia claro que joão era visto como um simples objeto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Gabrielle Winkelstroter



Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/04/2015

MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   Ter Abr 21, 2015 1:02 pm

O Arquivo, um conto de Victor Giudice, retrata a história de um trabalhador que era tratado desumanamente por seu patrão. O trabalhador por sua vez acatava tudo de forma submissa.
O autor em seu texto ironiza a condição dos trabalhadores na sociedade atual, comparando-os a um objeto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Giovanna Soares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   Qua Abr 22, 2015 12:22 pm

O conto "O Arquivo" de Victor Giudice relata o que é comum na vida dos trabalhadores brasileiros, que se esforçam, se dedicam ao seu trabalho ao extremo, e recebe somente o pior em troca, como a redução de seu salário, aumento da sua jornada de trabalho. Mas não podem nem se quer reclamar da situação, por não conseguir emprego fácil. Por ser rebaixado aos outros, ele foi visto apenas como um objeto, o que se dá ao nome do livro.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Júlia Maciel

avatar

Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   Qui Abr 23, 2015 7:04 pm

O conto ''O Arquivo'', de Victor Giudice, retrata a vida do trabalhador joão. Ele nos é apresentado como um homem totalmente comum, que dedicou a sua vida inteira ao trabalho, e pouco a pouco foi se tornando um escravo do mesmo. Outro aspecto interessante do conto, é o contentamento do personagem com a sua situação. Apesar de ganhar cada vez menos, joão se sente acomodado e cada vez mais feliz com a exploração que sofre, sem nada contestar. No fim, o personagem se torna um objeto, e percebemos que durante toda a história, é isso que ele sempre foi. A medida que lemos, percebemos que toda a nossa sociedade é formada por pessoas que vivem como ele e que são escravas do trabalho, e que, inevitavelmente, todos nós tornaremos um joão algum dia.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lara Xavier

avatar

Mensagens : 22
Data de inscrição : 10/04/2015

MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   Sex Abr 24, 2015 7:25 pm

O conto ''O Arquivo'', de Victor Giudice, conta a historia de João, um alguém não importante, um homem como qualquer outro. Que se dedicou muito ao trabalho, mas quanto mais trabalhava menos recebia. Então João resolveu aposentar, pois andava muito cansado e estava sendo muito explorado. No final do conto percebe se que João era como um objeto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lucas Arruda



Mensagens : 22
Data de inscrição : 22/04/2015

MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   Sab Abr 25, 2015 6:03 pm

O conto " O Arquivo " de Victor Giudice, mostra João, um trabalhador que trabalhava cada vez mais e recebia cada vez menos, cada vez comia menos e morava em um lugar pior, dormia menos e mesmo assim, sorria, não queria se manifestar, continuava no mesmo trabalho. Um dia, João queria se aposentar, não conseguiu, tinha que continuar a trabalhar, no final, João se transformou em um arquivo. O conto nos mostra a realidade Brasileira, péssimas condições de trabalho, os trabalhadores são tratados como objetos, trabalham tanto sem descanso como máquinas, ainda assim, não protestam, aguentam as condições sozinhos, não partem para a coletividade e manifestam contra o que está ruim.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Otávio Maia



Mensagens : 33
Data de inscrição : 16/04/2015

MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   Seg Abr 27, 2015 7:05 pm

No conto O Arquivo de Victor Giudice, conta sobre a desvalorização do trabalhador, que esta servindo como um objeto, e cada vez mais vai se desgastando, e virando apenas um "arquivo" uma "maquina"
onde são apenas escravos do trabalho.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: O Arquivo - Victor Giudice   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
O Arquivo - Victor Giudice
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» O Arquivo - Victor Giudice
» Esquadrilha da Fumaça, Waldonys, Biafra e Victor
» (FECHADO) Victor Wanyama - VOL / MC - Valor inicial R$ 18M
» [Designer] Minha nova intro-Sing ^^ [Victor]
» Looping c/Motor Parado

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século-
Ir para: