Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Negrinha - Monteiro Lobato

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Flávio Machado
Admin
avatar

Mensagens : 86
Data de inscrição : 10/11/2014
Idade : 28

MensagemAssunto: Negrinha - Monteiro Lobato   Seg Abr 13, 2015 1:52 pm

Monteiro Lobato escreveu:
Negrinha abriu aboca, como o cuco, e fechou os olhos. A patroa, então, com uma colher, tirou da água “pulando” o ovo e zás! na boca da pequena. E antes que o urro de dor saísse, suas mãos amordaçaram-na até que o ovo arrefecesse. Negrinha urrou surdamente, pelo nariz. Esperneou. Mas só. Nem os vizinhos chegaram a perceber aquilo.


Considerando a leitura do conto e seus conhecimentos adquiridos em sala de aula, elabore um breve resumo crítico sobre o conto "Negrinha" de Monteiro Lobato.

Clique "aqui" para ler o conto na íntegra.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://literaturacnec.forumbrasil.net
Victor Valadares

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 16
Localização : Na minha Casa

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Seg Abr 13, 2015 2:03 pm

O conto "Negrinha" de Monteiro Lobato, trata a provavel época da escravidão e o sofrimento de Negrinha, filha de uma das escravas, a dona das escravas entitulada "uma senhora boa" pelo padre, a maltrata e faz covardias com ela até que no final do livro 2 meninas parentes da dona vão até a casa dela e dão uma boneca a negrinha, ela fica muito feliz mas logo após ela morre por causa da angústia e sofrimentos causados por dona Inácia
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.orkut.com.br
Virgínia Araújo



Mensagens : 31
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Seg Abr 13, 2015 2:45 pm

No texto "Negrinha", de Monteiro Lobato, o autor relata a vida de uma menina filha da escrava que sofria muito, e era judiada pela patroa.Ela não tinha liberdade nenhuma e sempre sofria castigos físicos, que satisfaziam o desejo da patroa.Um dia as sobrinhas de Dona Inácia chegaram para passar as férias e levaram seus brinquedos.Dona Inácia, por ver a admiração da negrinha ao ver uma boneca, permitiu que ela brincasse. Quando as sobrinhas da patroa foram embora, a Negrinha ficou em tristeza profunda e acabou morrendo, e nunca mais lembrada.
O texto nos faz refletir se não haveria um final feliz, mas logo percebemos que não teria, de maneira nenhuma.


Última edição por Virgínia Araújo em Qua Abr 15, 2015 12:36 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Getúlio Andrade



Mensagens : 30
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Ter Abr 14, 2015 6:59 pm

O conto "Negrinha", de Monteiro Lobato, mostra um menina, escrava, que foi apelidada de Negrinha, ela era muito solitária e vivia com lagrimas nos olhos por causa dos "croques" da sua senhora, ate que um dia na visita da sobrinhas de sua Senhora, a menina viu o que era um boneca e por um milagre a Patroa deixou que ela brincasse com as meninas, esses dias foram um emaranhado de emoções fantásticas para Negrinha. Quando as meninas foram embora o coração da pequena garota não aceitou mas ficar só ate que ela morre em um canto. Mostrando assim que apos alguém chegar em um momento alegre/luxo ela não é mais capaz de regredir e voltar com sua vida solitária/miséria.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rafael Diniz



Mensagens : 17
Data de inscrição : 08/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Ter Abr 14, 2015 7:29 pm

O conto "Negrinha" escrito por Monteiro Lobato, conta a história de uma menina negra filha de escrava, que sofria de todo tipo de violência feito pela sua dona, era uma forma de sua senhora aliviar sua raiva, batendo nela. Certo dia com a visita das sobrinhas da patroa, Dona Inácia, ela experimentou a felicidade, pois Dona Inácia pediu que brincassem juntas.
A felicidade da negrinha era tão grande que quando as sobrinhas de Dona Inácia foram embora, ela foi submetida aos antigos tratamentos, a garota acostumada com a felicidade, morreu, pois não conseguiu regredir da felicidade á dor.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Emília Pereira



Mensagens : 26
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Ter Abr 14, 2015 8:28 pm

No conto "Negrinha", de Monteiro Lobato, a personagem era uma pobre órfã de sete anos, filha de uma escrava de Dona Inácia, uma boa senhora, segundo o reverendo. Negrinha sofria muito com as agressões da patroa, causadas para aliviar seu stress. Certo dia, as sobrinhas de Dona Inácia foram visitá-la, levaram seus brinquedos e autorizaram que Negrinha brincasse com uma boneca. Quando as meninas foram embora, a menina caiu em tristeza profunda... morreu, e, nunca mais foi lembrada. O final deixa a curiosidade sobre como seria se houvesse um final feliz, o que nunca poderia acontecer.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Guilherme Moreira

avatar

Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Ter Abr 14, 2015 9:03 pm

No conto "Negrinha", de Monteiro Lobato , aborda a vida de uma órfã e escrava de sete anos de Dona Inácia. Que por vários motivos de desigualdade , além de descontar sua raiva na pobre menina , não a deixava fazer nada que queria , nem mesmo brincar . Mas , quando chegou as férias , as sobrinhas de Dona Inácia , foram passar na casa de sua tia . Negrinha , mesmo que de longe , observou algo surpreendente que nunca havia visto antes : uma boneca . Dona Inácia por sua vez a deixou brincar com suas sobrinhas e pela primeira vez pode se divertir . Ao irem embora as duas meninas , Negrinha caiu em uma profunda tristeza e dor , onde não havia mais diversão , morrendo logo após . Certamente os leitores , iriam pensar que finalmente a menina poderia ser feliz , mas foi exatamente o contrário , deixando o conto ainda mais inesperado .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marina Campos



Mensagens : 30
Data de inscrição : 14/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Ter Abr 14, 2015 10:43 pm

O contro "Negrinha", escrito por Monteiro Lobato, conta a história de uma pobre órfã negra, filha de escrava, que é criada por Dona Inácia, proprietária de uma fazenda, viúva e sem filhos.
Dona Inácia, descarregava suas amarguras na menina, e com frieza sorria só em imaginar os castigos para a menina.
Até que Dona Inácia recebe sua duas sobrinhas vindas da capital, para uma temporada de férias. Meninas elegantes, eram alegres e bastante agitadas. Negrinha com receio juntou as meninas e foi brincar de boneca, coisa que nunca havia visto antes.
Ao final das férias, Dona Inácia mais calma já não castigava a menina como antes. Mas Negrinha continuava triste e acabou morrendo. Ao final do texto, esperamos um final contraditório onde não acontece isso, Negrinha continuou sendo o objeto de descarrego até que a morte lhe livrou disto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Thais



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Qua Abr 15, 2015 4:05 pm

O conto "Negrinha" de Monteiro Lobato ,retrata a história de uma inoscente orfã negra , filha de escrava que sofria inumeros tipos de violencia pela senhora que a criava , Dona Inácia. Tal senhora costumava a descarregar suas furias sobre a menina, psicóticamente sorria ao pensar em alguns castigos para a pobre orfã. Mas então chegaram as férias , e duas sobrinhas de Dona Inácia vieram passar um tempo em sua casa, a senhora tão rude convida Negrinha (como era chamada) para brincar com suas sobrinhas no jardim, onde nunca gostou que a menina fosse.Então meia receiosa a garotinha foi ,ela se divertiu muito pela primeira vez em toda sua vida. Mas as duas meninas tinham que ir embora uma hora ou outra, e então essa hora chegou, e Negrinha ficou muito chateada pelo fato que não poderia mais se divertir com suas novas amigas , e então acabou entrando num estado de profunda dor. Algo inesperado, um final surpreendente para todos os leitores, que imaginariamos que Negrinha agora iria amolecer bastante o coração de Dona Inácia e viver em pura alegria, mas não foi exatamente isso que aconteceu , a menina sofrida falesceu deixando a história ainda mais inesperada.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Amanda Tavares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 15/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Qui Abr 16, 2015 5:36 pm

No conto "Negrinha" de Monteiro Lobato ,reflete sobre um acontecimento muito comum entre a população a humilhação entre diferentes classes sociais , mesmo sendo uma simples e inoscente criança. Negrinha era uma menina muito simples,uma inoscente orfã , filha de escrava , e apesar de tudo oque falavam sobre as qualidades de Dona Inácia que ela era uma pessoa muito caridosa ela descontava toda sua raiva na pobre garota, loucamente tinha o costume de achar alegrias só de pensar em certos castigos que poderia dar a Negrinha, como era chamada por Dona Inácia.Mas então a vida de Negrinha passou-se pelo menos um momento de horrivel para melhor , com a chegada das sobrinhas de Dona Inácia a casa. Agora tinha companheiras , e por mais que susprendesse a todos Dona Inácia liberou a pobre garota para ir brincar no jardim algo que nunca permitira antes. As duas meninas lindas tinham que voltar a capital , então foram embora. Isso causou um enorme desgosto a Negrinha que pensou nunca mais poder se divertir,e então um final surpreendente para todos nós a garotinha sofrida falesceu.Todas nós achando que tudo o acontecido iria amolescer o coração da burguesa , mas não foi bem assim.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Giovanna Soares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Sex Abr 17, 2015 6:55 am

O conto "Negrinha" de Monteiro Lobato, relata a história de uma pobre órfã, negra, nascera na senzala, ficava sempre escondida, porque a patroa não gostava de crianças.
Sua vida não era fácil, às vezes passava frio e fome, e nem se quer poderia chorar para desabafar, pois a mulher não suportava choro de crianças.
Certo dia, as sobrinhas da malvada, foram passar as férias na casa da tia, e levaram muitos brinquedos, que Negrinha jamais teria visto antes. A patroa, vendo a admiração da garota pelos brinquedos, deixou que ela brincasse junto às outras crianças. Um sorriso se abriu em seu rosto depois de tanto tempo, quem antes somente sofria nos cantos hoje pode brincar como qualquer outra criança. Os dias se passaram, e as sobrinhas foram embora, trazendo novamente tristeza aos olhos de Negrinha, que acabou falecendo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Júlia Faria



Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Sex Abr 17, 2015 2:54 pm

No conto ''Negrinha'' de Monteiro Lobato,conta a história de uma pobre órfã de 7 anos,Preta? Não,fusca, mulatinha escura, de cabelos ruins e olhos assustados. Nascera na senzala, de mãe escrava, e seus primeiros anos vivera-os pelos cantos escuros da cozinha escondida pois a patroa não gostava de crianças.
Sua vida não era nada fácil,na maior parte das vezes passava por situações terríveis,frio e fome.Tinha que ficar calada sempre e não podia chorar nem para desabafar.O melhor dia da vida de Negrinha foi quando as sobrinha de Dona Inácia chegaram foi a primeira vez que viu bonecas e só ia lá quando a patroa não estava perto.A patroa com pena da garota e vendo a admiração da garota pelos brinquedos deixou que brincasse um pouco com suas sobrinhas.
Os dias foram se passando e chegou então o dia das sobrinhas de Dona Inácia ir embora a tristeza no olhar de negrinha voltara e que com o tempo com tanta tristeza acabou falecendo.
O conto retrata o que as famílias escravas do passado viviam diante de seus patroes.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Leonardo Amaral

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Sab Abr 18, 2015 9:17 am

O conto "Negrinha", de Monteiro Lobato, retrato o período da escravidão e mostra como os escravos eram tratados pelas "senhoras". Negrinha, garota órfã fora criada por Dona Inácia, "senhora" da fazenda. Desde pequena nunca conhecera a felicidade. Quando ainda tinha a mãe, vivia sempre escondida, a patroa odiava crianças. Ela, viúva, era considerada uma "boa senhora", apesar de não ser. Quando a mãe de Negrinha morrera, resolveu cuidar da garota, pensando fazer assim uma caridade. Após a morte da mãe, sua única protetora, passou a viver "jogada nos cantos", era sempre maltratada. Os outros "companheiros" sempre davam, com motivo ou não uns "beliscões" ou até mesmo alguns "croques" em Negrinha. Apelidavam-na de vários nomes cruéis, até que um dia, a menina gostou de um apelido e pararam de chamá-la através deste, pois, como sempre, nunca, ninguém deixava a garota sentir uma "gota" de felicidade. A "grandiosa" patroa não a deixava brincar, alegava que a órfã poderia causar confusão ou estragar o jardim. Seu único divertimento, um relógio cuco, o qual ela adorava ver. Certo dia, as sobrinhas de Dona Inácia vieram passar as férias com ela. Logo quando chegaram, as ricas meninas, brincaram pela casa inteira. Negrinha, assustada, pensou que o seu "inferno" teria finalmente um fim, vira as garotas brincando e achou que poderia brincar também. As meninas retiram uma boneca da mala e Negrinha fica fascinada, nunca vira algo tão belo assim. Por sorte de Negrinha, a "boa" patroa deixa a menina brincar, tendo pela primeira vez na vida, um momento de felicidade, seu grande sonho. Mas é claro, uma felicidade que não durou para sempre, as meninas foram embora e consigo fora a boneca, única alegria de Negrinha. A menina não aguentou, a felicidade fora tanta, que, quando lhe retiraram-na acabou morrendo, pois, quando finalmente foi feliz, não conseguiu voltar a sua antiga vida.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ana Luísa Mendes

avatar

Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Dom Abr 19, 2015 6:14 pm

O conto "Negrinha" de Monteiro Lobato, aborda a história de uma órfã negra,chamada de Negrinha que era maltratada por Dona Inácia, sua dona. A senhora, aliviava sua raiva dando uns "croques" na garota. Certo dia, duas sobrinhas de Dona Inácia foram passar as férias com ela, quando a órfã viu as bonecas das meninas, quis brincar também, apesar do medo de ser pega. Quando a dona chega na sala e vê ela não impede Negrinha de brincar, a garota então fica muito feliz. Quando as meninas vão embora, ela volta a receber os antigos tratamentos, os quais ela achou que nunca mais receberia. A tristeza foi tanta que a órfã acabou falecendo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Alice Castro



Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Seg Abr 20, 2015 12:38 am

O conto "Negrinha" de Monteiro Lobato,relata a história de uma pobre orfã negra,de sete anos,criada por Dona Inácia,uma senhora rica,dona do mundo,e principalmente,amimada dos padres.A pequena,Negrinha,era muito maltratada.Dona Inácia sempre encontrava sua felicidade,ao castigá-la.Certo Dezembro,duas sobrinhas de Dona Inácia,foram passar as férias junto a ela.E ao chegarem brincando com uma boneca,Negrinha ficou encantada e quis brincar também,mesmo sabendo que poderiam vir horríveis consequências.A sua patroa ao ver,disse para irem todas brincarem no jardim.Um acontecimento jamais esperado.Ao terminarem as férias ,as meninas partiram de volta,e a realidade da orfã havia de voltar.Tamanha foi a tristeza que Negrinha não resistiu,e acabou falecendo.Havia conhecido a felicidade,e não conseguia voltar aquela sua vidinha de antes.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Jorge Henrique

avatar

Mensagens : 24
Data de inscrição : 08/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Seg Abr 20, 2015 6:14 pm

O conto “Negrinha” de Monteiro Lobato, retrata o período de escravidão e como estes escravos eram tratados. Negrinha era órfã e foi criada por uma “boa senhora”, que se chamava Dona Inácia. Viveu uma vida difícil e não teve infância, devido ao que era submetida, como castigos e insultos. Quando sua mãe ainda era viva, “Negrinha” vivia escondida, devido ao ódio de Dona Inácia por crianças.
Sua mãe morrera e “Negrinha” ficou sozinha, fazendo com que Dona Inácia maltrata-se a ainda mais.
Certo dia as sobrinhas ricas da Senhora foram passar as férias em sua casa e a esta decidiu fazer uma caridade a menina, deixando-a brincar com suas sobrinhas. Estas sobrinhas tinham uma boneca de porcelana, coisa que “Negrinha” nunca tinha visto e a deixou-a fascinada. A partir daí, Dona Inácia não pegava mais no pé da menina, até que suas sobrinhas foram embora.
A menina não suportou tal acontecimento, a felicidade fora tanta, que, quando acabou, fez com que ela morresse, pois, quando finalmente foi feliz, não conseguiu voltar a sua antiga vida.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Gabrielle Winkelstroter



Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Ter Abr 21, 2015 1:09 pm

Negrinha, de Monteiro Lobato, é uma forma de denunciar o preconceito e a exclusão ainda existente. Apesar de a liberdade já ser concedida, ainda existe uma prisão na mente das pessoas, que muitas vezes se escondem atrás de um falso moralismo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Augusto Vilela



Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 16
Localização : Abaeté-MG

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Sex Abr 24, 2015 10:30 pm

O texto "Negrinha" retrata a vida de uma pobre menina que servia de empregada na casa da sua patroa, dona Inácia, uma "boa senhora" na visão das pessoas de fora, pois dentro de sua casa maltratava todos, principalmente a Negrinha, que após perder a mãe, sofreu mais ainda. O conto reflete muito sobre o trabalho, que mesmo após a abolição da escravatura no Brasil, ainda continuou sendo explorado o trabalho escravo. E a pobre Negrinha, que após ter experimentado o gostinho da felicidade brincando com as sobrinhas da dona Inácia, faleceu, pois depois que as meninas foram embora não aguentou voltar à sua vida infernal.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Paula Pereira



Mensagens : 28
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Sab Abr 25, 2015 1:07 pm

O conto "Negrinha", de Monteiro Lobato, conta a história de uma órfã, criada de Dona Inácia, um "senhora boa", que maltratava Negrinha. Ao castigar a pobre menina de 7 anos, a senhora, ficava feliz, tudo o que alegrava a órfã, Dona Inácia tirava dela. Certa vez, as netas de Dona Inácia, foram para sua casa, Negrinha ficou encantada com as meninas e também com seus brinquedos, entre eles, uma boneca, em que nem mesmo a menina não sabia o nome. A senhora, em primeiro momento não deixou a órfã brincar com suas netas, porém em seu primeiro momento de ternura e bondade na vida, Dona Inácia deixou-a brincando com suas netas, estas adoravam a ingenuidade de Negrinha. Quando as meninas foram embora, a pobre órfã, voltou a ser maltratada por Dona Inácia, e morreu aos poucos. Com a morte de Negrinha podemos perceber , que quando a felicidade é conhecida, não se consegue voltar a um mundo tão triste novamente, ela não deu conta de voltar à sua vida normal, como vivia antes de conhecer a felicidade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lucas Arruda



Mensagens : 22
Data de inscrição : 22/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Sab Abr 25, 2015 5:50 pm

No conto " Negrinha " de Monteiro Lobato, Inácia uma Senhora que era muito bem vista pela sociedade e que fazia de tudo para isto, tinha uma empregada negra, esta, tinha uma filha que morava na casa da Senhora com a mãe. Com a morte da mãe, a filha não tinha onde ir e esta ficou na casa da Senhora, esta, que apelidou a filha de Negrinha. Mesmo a Senhora ser muito bem vista pela sociedade, ela maltratava a Negrinha, dizendo ser para aliviar o estresse, Negrinha não tinha nada para fazer, ficava parada o dia inteiro, qualquer coisa que fizesse era motivo de apanhar, às vezes apanhava menos, outros dias muito, como um dia que a Senhora ferveu um ovo e colocou dentro de sua boca. Um dia, as sobrinhas da Senhora chegaram em sua casa para passar as férias, acabaram fazendo amizades com Negrinha e perceberam que ela era muito inocente, não sabia o que era uma boneca se quer, vendo isso Inácia acabou " derretendo " viu que as três eram iguais e que as duas sobrinhas não discriminavam, discriminação é uma coisa da sociedade. Depois que as sobrinhas foram embora, Negrinha acabou entrando em depressão, mesmo dona Inácia sendo bem mais suave com Negrinha, ela não podia continuar, depois que conheceu a felicidade, não conseguiu voltar a sua vida de antes, Negrinha acabou morrendo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcão

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 16
Localização : -19.159686, -45.449224

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Dom Abr 26, 2015 11:12 am

O texto escrito por Monteiro Lobato nomeado como "Negrinha" relata a historia de uma menina órfã que fora criado por Dona Inácia, era uma mulher em que todos relatavam ela como uma pessoa abençoada, que já tinha seu lugar no céu, etc... Mas ninguém sabia como era por dentro de sua casa. Por causa de que Negrinha não ser de nenhum parentesco da família de Dona Inácia a Negrinha sempre foi tratada como um objeto qualquer , utilizado para se acalmar ou até mesmo dar alguns tapas só por diversão.
Ao chegar das ferias, as duas sobrinhas de Dona Inácia vieram para sua casa, com elas trousseram(Eu pesquisei no google e ele me falou que Trousseram e Trouxeram é a mesma coisa e.e) uma boneca. Quando elas terminaram de brincar deixaram a boneca no quarto onde negrinha ficava sentada , então fascinada com aquilo negrinha vai e começa a brincar com a boneca e as duas sobrinhas de Dona Inácia apareceu para brincarem com ela também. Após alguns instantes Dona Inácia apareceu , Negrinha já esperava uma sequencia de punições por fazer aquilo, mas Dona Inácia achou aquilo tão fascinante que deixou negrinha continuar a brincar com elas.
Ao final das férias as sobrinhas de Dona Inácia voltaram para as suas respectivas casas , e a Negrinha entrou em depressão, pois ele não queria aquela vida de volta, ao final ela não consegue reinsistir e morre.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Breno Ferreira Alves



Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Dom Abr 26, 2015 10:22 pm

No conto ''Negrinha''de Monteiro Lobato,fala sobre uma menina orfã negra,que sofria muito a Dona Inácia,que era uma mulher que não gostava de crianças.Na casa a diversão era bater em negrinha que era um menina muito triste,sua única diversão era ver o passarinho do relógio que aparecia de uma em uma hora.Nas férias duas sobrinhas de Dona Inácia foram para a casa dela e quando negrinha viu as duas brincando com uma boneca se encantou e resolveu perguntar oque era aquilo tão ''diferente'' e as meninas começaram a rir de sua inocência e chamou ela pra brincar e com muito medo ela foi brincar com as meninas e Dona Inácia vendo aquela cena se emocionou e deixou as três brincarem no jardim.E quando as meninas foram embora a negrinha acostumada com a felicidade não aguentou a vida triste de volta e veio a falecer.Depois e conheceu a felicidade não conseguia viver a vida triste de antes.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Eduarda

avatar

Mensagens : 31
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Seg Abr 27, 2015 4:43 pm

O conto "Negrinha" conta a história de uma menina órfã, que trabalhava na casa de Dona Inácia, e era maltratada pela a mesma. No conto, o autor, Monteiro Lobato utiliza ironia, dizendo que Dona Inácia era uma "boa mulher", mas a Dona descontava suas raivas em Negrinha, lhe dando "croques". Em uma férias de Dezembro, as sobrinhas de Inácia foram passar férias em sua residência, onde conheceram a menina e viram que era uma garota bobinha em seus pontos de vista. Dona Inácia ao ver Negrinha encantada com as bonecas das garotas, amoleceu o coração e foi mulher por um momento, deixando a pequena brincar no jardim. Quando as sobrinhas de Inácia foram embora, Neguinha não aguentou a tristeza que era vivida antes de conhecer a alegria, chegando a falecer.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Otávio Maia



Mensagens : 33
Data de inscrição : 16/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Seg Abr 27, 2015 6:31 pm

O conto "Negrinha" de Monteiro Lobato, conta a história de uma menina órfã que morava com a patroa de sua mãe que faleceu, negrinha não tinha felicidade era um ''saco de pancadas'' só apanhava de dona Inácia, dona Inácia fazia de tudo para ser bem vista pela sociedade, mas por dentro era um monstro. Um dia chegaram as sobrinhas de dona Inácia, brincavam pela casa pareciam anjos, negrinha nunca tinha vido algo igual, crianças brincando, negrinha ficou encantada com a boneca da meninas, não aguentou, teve que brincar, pela primeira vez dona Inácia teve um ato de bondade deixando negrinha brincar. Quando as meninas foram embora negrinha ficou com uma tristeza maior ainda, porque tinha experimentado uma coisa boa, e quando voltou a mesmice do dia a dia se afundou em uma tristeza inconsolável e acabou morrendo.
O conto fez com que pensasse bastante, pois e retratado dois sentimentos, o de "comodismo"que e quando negrinha experimenta coisas novas e não consegue voltar o o que era de costume, e o de não julgar as pessoas pela aparência, não julgue a pessoa por oque ela aparenta ser e sim pelas suas atitudes.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Camila Oliveira



Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Ter Abr 28, 2015 6:22 pm

O Conto "Negrinha" escrito por Monteiro Lobato, conta a história de uma menina negra orfã, que era "criada" por Dona Inácia, uma senhora muito rica e muito bem conceituada. Dona Inácia maltratava muito Negrinha, à castigava sem ter nenhum motivo. Negrinha não sabia o que era a felicidade, não podia nem se quer brincar como uma criança comum, até que nas férias, duas sobrinhas de Dona Inácia foram para a casa dela, e vendo essas meninas brincando com uma boneca, Negrinha ficou encantada e quis brincar também, mesmo com medo de ser advertida por Dona Inácia. Mas ao ver Negrinha brincando, Dona Inácia teve um pouco de compaixão e deixou que ela continuasse. E quando acabou as ferias, as meninas foram embora e levaram junto a boneca, então Negrinha sabia que sua realidade de antes iria voltar, então ela não resistiu a tamanha tristeza e acabou falecendo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Negrinha - Monteiro Lobato
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Negrinha - Monteiro Lobato
» curiosidade e cinderela
» TAM E TAP Irmãos em voo.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século-
Ir para: