Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Negrinha - Monteiro Lobato

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Maria Eduarda

avatar

Mensagens : 31
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Qua Abr 29, 2015 1:09 pm

No conto "Negrinha", o autor Monteiro Lobato relata a história de vida de uma menina órfã, que trabalha na residência de uma senhora muito rica. O autor usa a ironia no texto dizendo que Dona Inácia era uma "boa mulher". Negrinha sofria castigos e maus tratos vindo da dona de casa que descontava sua raiva na criança, e de outros empregados da mesma. Uma menina ingenua que conhece as sobrinhas de Dona Inácia e fica deslumbrada com seus brinquedos. Nisto, a dona amolece o coração e passa a ser mulher por um momento, deixando a garota brincar. Ao conhecer a felicidade, Negrinha não consegue viver infeliz outra vez, chegando a falecer.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Victória Ferreira



Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Qua Abr 29, 2015 2:25 pm

O conto "Negrinha" de Monteiro Lobato, fala sobre a história de uma garota denominada 'Negrinha' que vivia na fazendo da Dona Inácia com sua mãe que era uma das empregadas do lugar. Negrinha, nunca soube oque era realmente a felicidade e tudo piorou depois que perdeu a mãe. Ninguém da fazendo gostava dela e pra piorar o 'passatempo' preferido da Dona Inácia era dar 'croques' e diferentes castigos na menina. A única coisa que alegrava 'Negrinha' era ver o cuco do relógio aparecer e sumir de hora em hora. Mas, felizmente isso mudou quando duas sobrinhas da Dona Inácia foram passar suas férias com a tia. Estas levaram uma boneca que quando negrinha a viu, ficou fascinada e a pegou para brincar. Dona Inácia viu a cena e pela primeira vez em muito tempo, a 'senhora' teve compaixão e parou de maltratar 'Negrinha'. Quando as sobrinhas de Dona Inácia se foram, 'Negrinha' voltou a tristeza de antes, não apanhava tanto, mas depois de conhecer a felicidade, não conseguiu mais se contentar com aquela vida ruim que tinha antes, e acabou falecendo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vitor Lessa



Mensagens : 28
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Qua Abr 29, 2015 3:23 pm

No conto "Negrinha" de Monteiro Lobato,conta a historia de uma menina que morava em uma casa cuja dona não gostava de crianças, e por isso sofria maus tratos por Dona Inácia,a dona da casa, e pelos outros empregados. Ate que um dia as sobrinhas de dona Inácia foram para sua casa para passar ferias e vendo eles brincarem ela foi logo brincar com elas e dona Inácia assistindo aquela cena deixou as três pesarem as ferias juntas, só que quando as ferias acabaram sua felicidade também acabou e ela acabou morrendo pois não sabia mais viver sem ela.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lara Xavier

avatar

Mensagens : 22
Data de inscrição : 10/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Qua Abr 29, 2015 3:58 pm

O conto "Negrinha" de Monteiro Lobato, mostra a história de uma menina, escrava, chamada de Negrinha, órfã, que morava na casa de Dona Inácia.
Vivia pelos cantos, sempre calada e observando o relógio, não podia brincar la fora, pois Dona Inácia não deixava.
Dona Inácia, não gostava de crianças, então descontava suas raivas em Negrinha, espancando-a, dando-lhe beliscões e castigos, para se sentir bem.
Com a chegada de suas sobrinhas, e com a inocência de Negrinha ao ver uma boneca, Dona Inácia se apieda da menina que pela primeira vez conhece a felicidade.
Quando as meninas foram embora, Negrinha nunca mais pode brincar, ficou muito triste e com saudade da diversão que teve. Então faleceu.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Julia Maia



Mensagens : 9
Data de inscrição : 22/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Qua Abr 29, 2015 4:31 pm

O conto “A Negrinha” de Monteiro Lobato, relata a história de uma órfã, filha de escrava, criada por Dona Inácia que sempre a maltratava. Certo dia, as sobrinhas de Dona Inácia foram visitá-la, trouxeram vários brinquedos, Dona Inácia permitiu que brincassem juntas. Ao irem embora Negrinha caiu em uma profunda tristeza que acabou a matando. O final deixa dúvidas aos leitores, pois esperavam um final feliz para a menina.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ΩLipeΩ

avatar

Mensagens : 12
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Qua Abr 29, 2015 4:39 pm

No conto A Negrinha,um homem pai de familia,encontra numa noite cm uma menina de dez anos moreninha,raquítica, ele não a conhecia mas deu carona pra ela até sua casa,ele descobre,ela trabalha de 7 ás 20 da noite e come quando tem comida, porque "quando não tem,nao tem ".
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Davi Zaidan



Mensagens : 17
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Qua Abr 29, 2015 7:21 pm

O conto "Negrinha" de Monteiro Lobato, conta a história de uma menina órfã, que trabalhava na casa de Dona Inácia uma "boa senhora" na visão das pessoas de fora,dentro de sua casa maltratava e muito negrinha. Em uma férias de Dezembro, as sobrinhas de Inácia foram passar férias em sua casa, onde conheceram a menina e viram que era uma garota bobinha de acordo com elas. Dona Inácia ao ver Negrinha encantada com as bonecas das garotas, amoleceu o coração e foi mulher por um momento, deixando a pequena brincar no jardim. Quando as sobrinhas de Inácia foram embora, Neguinha não aguentou a tristeza que era vivida antes de conhecer a alegria, chegando a falecer.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lucas Trindade



Mensagens : 27
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Qua Abr 29, 2015 10:07 pm

O conto "Negrinha" de Monteiro Lobato, conta a história de Negrinha, filha de escrava.Sua mãe era empregada na casa de Dona Inácia, e Negrinha ficava pelos cantos escuros da cozinha, depois de algum tempo a menina ficou órfã. Acabou-se a escravidão, porém Dona Inácia manteve a menina em casa, a senhora descontava seu descontentamento na menina, Negrinha não tinha liberdade alguma.Mas um dia as sobrinhas de Dona Inácia, crianças assim como Negrinha, foram para passar férias, a senhora ao ver a cena da menina surpresa ao ver uma boneca, teve compaixão daquela criança pela primeira vez e a deixou ter uma felicidade que ela nunca havia sentido.Quando as sobrinhas de Dona Inácia foram embora, Negrinha voltou a sentir a tristeza que sentia antes, mas agora era pior, pois antes a menina não conhecia a felicidade então naquele momento ela entrara em uma tristeza profunda, de tal modo a menina não resistira e falecera.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Sousa Costa



Mensagens : 9
Data de inscrição : 30/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Qui Abr 30, 2015 6:45 pm

O conto Negrinha, de Monteiro Lobato, mostra uma menina escrava que não tinha nenhuma liberdade e vivia sofrendo castigos como forma de alivio da “bondosa” senhora Inácia. A menina conhece a felicidade apenas uma vez, a qual a senhora se apieda da mesma ao ver sua ingenuidade perante uma boneca, objeto novo e lindo para ela.
Com a partida das meninas, Negrinha se vê obrigada a voltar a sua rotina de castigos, a qual não sobrevive após ter conhecido o “paraíso”.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
LucasRamiro



Mensagens : 23
Data de inscrição : 30/04/2015

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Qui Abr 30, 2015 8:38 pm

No conto "Negrinha", de Monteiro Lobato, mostra um menina, escrava, órfã, que foi apelidada de Negrinha. O conto, demonstra a realidade social do negro na época em que vivia ( pós escravidão). Mostra também as duas faces das pessoas em relação aos olhos da sociedade e também do que são capazes quando estão no anonimato. A negrinha sofria como escória emocional de Dona Inácia que a maltratava.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Júlia Maciel

avatar

Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   Sex Maio 01, 2015 2:47 am

No conto "Negrinha", de Monteiro Lobato, nos é apresentada uma menina negra, de sete anos e órfã de pai é mãe, que haviam sido escravos durante parte da vida. Após a morte da mãe da garota, Dona Inácia, a rica mulher para a qual elas trabalhavam,  permitiu que a menina vivesse em sua casa. Porém,    sofria constantes abusos e agressões, em um período onde a discriminação e o racismo eram lei.
Nesse ponto do conto nós percebemos a importância que Dona Inácia dá às aparências,  fazendo de tudo para mantê-las, e passamos a nos questionar sobre o tema na nossa sociedade atual. Negrinha vivia bem com a sua vida miserável, até que um dia, duas sobrinhas da cruel dona da casa foram até lá a fim de passar as férias. Dona Inácia permitiu que a menina brincasse com as outras. Porém, as sobrinhas foram embora, ao contrário da tristeza da garota, que se intensificava  cada vez mais. Ela jamais conseguiria  aceitar de volta a sua antiga vida, depois de conhecer a verdadeira felicidade. Assim, pouco a pouco ela deixou de se alimentar, até morrer e ser enterrada como
"apenas mais uma".
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Negrinha - Monteiro Lobato   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Negrinha - Monteiro Lobato
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Negrinha - Monteiro Lobato
» curiosidade e cinderela
» TAM E TAP Irmãos em voo.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século-
Ir para: