Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Uma vela para Dário - Dalton Trevisan

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Flávio Machado
Admin
avatar

Mensagens : 86
Data de inscrição : 10/11/2014
Idade : 28

MensagemAssunto: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Seg Abr 13, 2015 2:05 pm

Dalton Trevisan escreveu:
Ocupado o café próximo pelas pessoas que vieram apreciar o incidente e, agora, comendo e bebendo, gozavam as delicias da noite. Dario ficou torto como o deixaram, no degrau da peixaria, sem o relógio de pulso.


Dalton Trevisan escreveu:
Um menino de cor e descalço veio com uma vela, que acendeu ao lado do cadáver. Parecia morto há muitos anos, quase o retrato de um morto desbotado pela chuva.

Após a leitura atenta do conto Uma Vela para Dario, de Dalton Trevisan, comente sobre a questão dos valores sociais modernos, mantendo como foco a questão dos bens materiais do personagem que desaparecem, um a um, durante a narrativa de seus últimos momentos de vida. Em seguida discurse sobre a questão da morte e as diversas reações dos demais personagens que observam Dario. Aproveite, se possível, para discutir o papel do jovem que aparece ao fim do conto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://literaturacnec.forumbrasil.net
Victor Valadares

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 16
Localização : Na minha Casa

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Seg Abr 13, 2015 2:25 pm

O conto "Uma Vela para Dário" de Dalton Trevisan começa mostrando um homem que estava passeando pela rua e não se sentia bem até que um ponto ele fica cansado e senta na calçada e algumas pessoas passam por ele sem perguntar oque estava acontecendo até que uma pessoa chega até ele e diz que ele está morrendo, então depois de umas 2 horas ele morreu.Depois de um tempo veio um menino com uma vela na mão e ascendeu do lado do cadáver então a vela queimou até a metade e apagou por causa da chuva que voutou a cair.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.orkut.com.br
Virgínia Araújo



Mensagens : 31
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Ter Abr 14, 2015 12:00 pm

O conto "Uma Vela para Dário", de Dalton Trevisan, se inicia contando o caso de um homem que caminhava, mas se sentiu mal e sentou-se no passeio. Ali passavam pedestres que perguntavam se ele estava se sentindo bem. À medida que a situação de Dário foi piorando, muitas pessoas se juntavam ao local, mas apenas por curiosidade, pois até os bens dele estavam sendo roubados. No final, as pessoas nem se quer puderam pagar um táxi, e ele acabou morrendo, então chamaram a ambulância. Para não perderem a "atração" as pessoas estavam em um café próximo assistindo tudo, tranquilas. Um tempo depois passou um menino, descalço que acabou colocando uma vela para Dário, que não durou muito tempo acesa, pois a chuva que antes caía, estava surgindo novamente...
O conto nos faz pensar que as pessoas só ficaram ao lado de Dário por pura curiosidade, já que não fizeram nada para melhorar sua situação.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Getúlio Andrade



Mensagens : 30
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Ter Abr 14, 2015 6:38 pm

O conto "Uma Vela para Dário" de Dalton Trevisan, mostra que em um momento de agonia, quase morte, do personagem, algumas pessoas presentes no aglomerado que se amontoavam para entender o que acontecia, usam da anonimidade para surrupiar alguns itens de Dário, sem se importar que o que faziam não era correto.
Enquanto isso outras sentadas nos cafés observavam a cena, mas não demonstravam atitude para ao menos chamar o socorro, mais tarde quando o corpo já estava na ambulância eis que aparece um menino comovido com tudo e acende uma vela, para que a alma do moço descanse em paz.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Emília Pereira



Mensagens : 26
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Ter Abr 14, 2015 7:48 pm

No conto " Uma Vela para Dário", de Dalton Trevisan, está visível o comportamento da sociedade em relação à sua ganância pelos bens materiais. Mesmo a personagem estar se sentindo mal, e, próximo à morte, as pessoas não se preocupam em ajudá-lo, ficavam simplesmente observando-o e, vez ou outra, desaparecia em de seus pertences. O jovem que aparece ao final do conto, é o único que se dispõe a oferecer algo ao necessitado, mostrando assim, que mesmo em meio a tanta crueldade, existe sempre alguém com diferentes modos de pensar.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Guilherme Moreira

avatar

Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Ter Abr 14, 2015 8:58 pm

No conto "Uma vela para Dário " de Dalton Trevisan , ele aborda sobre o modo da sociedade de lidar com o que acontece ao seu redor e pelo seu interesse em si próprio . Isso fica claro, após o personagem estar passando mal , as pessoas aproveitarem do aglomerado de pessoas para poder pegar objetos pessoais dele . Mas , o único disposto a fazer "algo" pelo homem , foi um menino que apareceu logo após a chegada da ambulância , acendendo uma vela para o homem já morto .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Thais



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Qua Abr 15, 2015 4:57 pm

No conto "Uma Vela para Dário" de Dalton Trevisan revela que em um momento dificil como a morte a sociedade aproveitam do aglomerado e resolvem satisfazer apenas seu próprio interesse, quero dizer aproveitam o anonimato para furtarem os objetos pessoais do senhor morto ali então.Não se preucupam se quer com quaisquer consequencia ou mesmo por estar furtando de um senhor que acaba de morrer, apenas um pobre garoto que apareceu após a chegada da ambulância , acendendo uma vela para o homem já morto , coisa que ambas pessoas da sociedade não se importaram em observar, fazer, ou até orar para o senhor ali morto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Eduarda

avatar

Mensagens : 31
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Qua Abr 15, 2015 5:15 pm

No conto, "Uma vela para Dário", o autor Dalton Trevisan mostra um aglomerado de pessoas aproveitando de uma situação constrangedora, onde para todos, os bens materiais da vitima é mais importante do que sua própria vida. Sem ao menos se preocuparem com as consequências do ato, pessoas ao redor deixam o personagem chegar a falecer, assistindo a cena sem nenhuma atitude correta em prol do senhor e roubando o que havia no corpo, como relógio,aliança e roupas. O único que se "demostra" intrigado com situação, é um garoto, que acende uma vela para Dário após a chegada da ambulância.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Júlia Faria



Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Qua Abr 15, 2015 6:22 pm

No conto ''Uma vela para Dário'',o autor Dalton Trevisan aborda em seu conto uma situação que é presente na nossa sociedade,no nosso dia a dia,a falta de amor ao próximo e a grande valorização dada aos bens materiais.
Dário estava morrendo,em uma situação lamentável,precisando de ajuda.As pessoas que passavam por ali não se preocupavam com ele ao contrário,preferiam ver aquele homem morrendo do que pedir socorro,as pessoas começaram a furtar seus pertences.
Até que se aproximou um menino descalço,com a pureza de criança,mostrando o carinho pelo pobre homem que estava ali largado acendendo uma vela mas o homem já estava morto,mas mesmo assim mostrando seu carater e carinho
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Amanda Tavares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 15/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Qui Abr 16, 2015 4:59 pm

No conto "Uma vela para Dário" de Dalton Trevisan,aborda situações cotidianas as quais as pessoas não são solidarias,não tem amor ou compaixão ao proximo,pensam apenas no valor material.Isso é demonstrado enquanto Dário está morrendo,e as pessoas o furtam uma a uma coisa,até que no fim nada de valor,nem propria identificação o restava.As pessoas curiosas apenas se aproximavam para ver o que acontecia,mas ninguém era solidario o bastante para o ajudar.Assim Dário morre,e as pessoas se afastam, até que se aproxima um menino,criança descalça,demonstrando pureza e carinho ao acender uma vela ao pobre homem que morrera na rua,sem ninguém para ajuda-lo
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Giovanna Soares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Sex Abr 17, 2015 12:28 pm

No conto "Uma Vela para Dário" o autor Dalton Trevisan, relata fatos comuns na sociedade, em que pessoas curiosas e sem caráter, se preocupam mais com os bens matérias da vítima do que com sua vida que corre um grande risco.
As pessoas ficavam observando a situação, alguns moradores conversavam de uma porta a outra mas não se manifestaram a tomar atitudes que pudessem ajudá-lo. Dário acabou morrendo.
Após a chegada da ambulância, um menino de cor e descalço aparece com uma vela, que acende ao lado do cadáver, que após as primeiras gotas de chuva ela se apaga.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Leonardo Amaral

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Sab Abr 18, 2015 10:35 am

No conto "Uma vela para Dário", de Dalton Trevisan, é exposto a história de Dário, um homem que estava andando na rua, e, do nada começa a passar mal. Alguns tentam ajudá-lo, mas teriam que gastar dinheiro para poder levá-lo ao hospital, e, quando se trata de dinheiro.... Dário foi deixado desamparado na rua, quando do nada seus pertences começam a desaparecer. Essa parte do conto revela a desonestidade, pois, ninguém tem coragem de gastar nada para ajudá-lo mas tem coragem de roubar praticamente tudo de valor que ele tem, as pessoas também ficam todas na janela observando Dário se definhar aos poucos, sem fazerem nada. Assim, Dário acaba por morrer no meio da calçada sem ninguém, um homem chama um rabecão para levar Dário. Um garoto, chega e ascende uma vela para Dário, mostrando que até nos momentos mais ruins e difíceis da vida sempre é possível acender-se uma luz para te guiar no meio das trevas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ana Luísa Mendes

avatar

Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Dom Abr 19, 2015 5:52 pm

No conto "Uma vela para Dário" de Dalton Trevisan, aborda um homem que passa mal e se senta na calçada, muitas pessoas passam, mas ninguém tem coragem de socorrê-lo porque não querem gastar dinheiro com o táxi, Dário ainda é roubado, por fim ele falece e aparece um garoto que ascende uma vela para ele, e após as primeiras gotas de chuva ela se apaga. Isso pode se relacionar com algumas atitudes das pessoas hoje em dia, que não fazem nada sem receber algo em troca.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Augusto Vilela



Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 16
Localização : Abaeté-MG

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Ter Abr 21, 2015 12:05 am

O texto "Uma vela para Dario", conta a história de Dario, que andando normalmente na chuva começa a passar mal e senta encostado na parede. Em pouco tempo já várias pessoas se ajuntaram em volta dele curiosas para saber o que aconteceu, e algumas, aproveitando-se da multidão, foram pegando os pertences de Dario, que mal podia reagir. Algumas pessoas até se ofereceram para ajudar, mas pararam quando essa ajuda já iria prejudicá-los de alguma forma. E Dario, largado em um canto já não tinha quase nada, ninguém o ajudava... Um jovem chegou até Dario e acendeu uma vela ao seu lado e foi embora. Acredito que essa parte transmite a ideia de que a vela representava algum tipo de esperança, uma luz que poderia iluminar aquela escuridão.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Gabrielle Winkelstroter



Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Ter Abr 21, 2015 1:34 pm

No conto Uma vela para Dário, de Dalton Trevisan, o autor quis ilustrar a sociedade atual, ao qual a solidariedade já não é algo tão natural assim. Os que se aproximavam de Dário era apenas por curiosidade ou para rouba-lo.
Ao final, quando um menino traz uma vela para Dário, o único que se pôs a ajudar de verdade, podemos dizer que por ser criança ainda não se contaminara pelos valores da nova sociedade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lara Xavier

avatar

Mensagens : 22
Data de inscrição : 10/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Sex Abr 24, 2015 7:54 pm

No conto "Uma vela para Dário", de Dalton Trevisan, retrata um acontecimento no qual um homem estava andando pela rua e de repente começa a passar mal. Mas por egoísmo e falta de amor ao próximo, ninguém tem a coragem de ajudá-lo, pois iria gastar dinheiro para poder levá-lo ao hospital. Dário morria aos poucos e as pessoas ficavam nas janelas observando sem fazer nada, enquanto isso seus pertences estavam sendo roubados. Depois de morto, solitário, como um corpo qualquer, chega um garoto e acende uma vela para Dário. Esse acontecimento passa mensagem que até nos momentos ruins temos que ter esperanças, que mesmo no meio de tanta gente má, ainda existe pessoas boas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Paula Pereira



Mensagens : 28
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Sab Abr 25, 2015 12:33 pm

No conto "Uma vela para Dário", de Dalton Trevisan, podemos perceber um pouco da realidade da sociedade atual, que mostra que no anonimato, muitos roubam, tomam atitudes que na verdade não são corretas, no caso as pessoas aproveitam o momento em que há uma multidão em volta de Dario, para furtar seus bens materiais. No conto, percebemos também, que as pessoas infelizmente não se predispõem a ajudar o próximo, pois aquilo poderia lhe custar algo. Em certo momento, quando Dario já está morto e um homem já havia chamado um rabecão, chega um jovem e acende uma vela para ele, a figura de uma criança, mostra a pureza desta, sendo o jovem, a única pessoa que vem para ajudar Dario.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Alice Castro



Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Sab Abr 25, 2015 2:02 pm

No conto "Uma vela para Dário" de Dalton Trevisan, é retratada a sociedade de atulmente,na qual diversas pessoas se juntam para observar um acontecimento constrangedor.Onde um homem,Dário,passa mal e cai sobre uma calçada.A partir daí,todos os seus objetos são furtados,e ninguém quer ajudá-lo,por prejudicá-las de alguma maneira.Dário ainda levou duas horas para morrer,e quando isso aconteceu,um menino de cor e descalço,aparece com uma vela para colocar ao lado do cadáver.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lucas Arruda



Mensagens : 22
Data de inscrição : 22/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Sab Abr 25, 2015 5:39 pm

O conto " Uma Vela para Dário " de Dalton Trevisan a partir de um homem que passou mal, caiu na calçada e uma multidão se formou envolta dele nos mostra a curiosidade dos humanos. A partir de que os bens do homem " sumiram " no meio da multidão, nos mostra a capacidade do humano de fazer o que não se deve em meio ao anonimato. A partir de algumas pessoas que tentaram ajudar o homem mas ao verem que isso afetava eles de alguma forma, não continuaram a ajudar, nos mostra que a solidariedade não é forte o suficiente. No final, o homem morreu e todos saíram do lugar, já havia acontecido não havia nada mais há se olhar ali, a multidão foi embora, mas um menino ficou e acendeu uma vela, isto nos mostra que de todos ali, só o menino era puro, não foi contaminado pela sociedade ainda.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Camila Oliveira



Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Dom Abr 26, 2015 1:49 pm

O conto "Uma vela para Dário" escrito por Dalton Trevisan, conta a história de Dário, um homem que passou mal na rua e mesmo juntando várias pessoas ao redor dele, ninguém o ajudou, apenas levaram todos os seus pertences, até que ele morreu, e todos saíram, como se não houvesse mais importância, como se o "show" tivesse acabado e apenas um menino teve a capacidade de acender uma vela para Dário no final, o único que se comoveu a fazer alguma coisa. Esse conto relata um pouco da sociedade atual, mostrando que as pessoas só se importam com si mesmas, e são poucas as quais se preocupam com o próximo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Jorge Henrique

avatar

Mensagens : 24
Data de inscrição : 08/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Dom Abr 26, 2015 3:50 pm

O conto “Uma Vela Para Dario”, de Dalton Trevisan, relata uma situação, em que Dario andava pela rua e começa a passar mal de repente. Algumas pessoas tentam ajudar-lhe, levando-o ao hospital, mas visto que teriam que gastar dinheiro com o homem, acabaram desistindo. Eles deixaram Dario por lá, ninguém o ajudou. Enquanto isso, os pertences de Dario começam a desaparecer e em vez de ajudar, pessoas só observam a sena, que revê-la a desonestidade da sociedade em relação às outras pessoas.
Dario havia morrido, seus pertences foram todos levados e um rabecão foi chamado para levá-lo. Um garoto acende uma vela para Dario e isso nos mostra que até onde só há trevas, sempre pode existir uma luz.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Breno Ferreira Alves



Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Dom Abr 26, 2015 9:53 pm

No conto,''Uma Vela Para Dário'',de Dalton Trevisan,conta sobre Dário que estava andando na rua,quando não se sentiu bem e se agachou,mas as pessoas não preocupavam mais com pegar os bens dele do que ajudar uma pessoa que estava morrendo,eles queriam levar ele no hospital mas como o motorista não o levava de graça ninguem quis pagar a corrida para levava-lo no hospital,muitas pessoas estavam preocupadas em ver ele morrendo do que ajuda-lo.Isso faz ver que as pessoas preocuparam só com ver ele morrendo ou rouba-lo do que ajudar ele pra ele não morrer.E no final um menino vai la e poe a vela do lado dele.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Otávio Maia



Mensagens : 33
Data de inscrição : 16/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Seg Abr 27, 2015 6:45 pm

O conto Uma vela para Dário, e bem forte, porque a atitude das pessoas, de furtar seus objetos e de apenas observar sua morte, são atitudes bastante covardes e inaceitáveis, mostra como são as pessoas de verdade, como elas agem no anonimato, e a ignorância do taxista ao recusar levar o corpo no hospital poque ninguém se propôs a pagar a corrida só pensou no dinheiro, não foi humano ao recusar ajuda ao próximo. Apenas uma criança de alma pura, que agiu sem pensar se suas atitudes o beneficiaria ou não.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vitor Lessa



Mensagens : 28
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Ter Abr 28, 2015 3:26 pm

No "Conto uma Vela para Dario", Dalton Trevisan , o autor quer mostrar como a as pessoas são cruéis e não tem solidariedade quando e para fazer uma coisa para outra pessoa. A no conto mostra muito bem isso, pois a cada hora que se passava eles roubavam uma coisa de Dario que estava passando mal , e nem o táxi eles queriam pagar para ele ir ao hospital.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Victória Ferreira



Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Qua Abr 29, 2015 3:05 pm

No conto "Uma vela para Dário" de Dalton Trevisan, é retratada a sociedade de hoje,na qual a maioria das pessoas se juntam apenas para presenciar um acontecimento ou uma tragédia.
Na história um homem chamado Dário, desmaia e cai sobre uma calçada. A partir daí, todos os seus objetos são levados, porém ninguém quer ajudá-lo por egoísmo. Dário ainda levou duas horas para morrer, oque nos chama a atenção é que quando isso aconteceu, um menino simples e pobre, aparece com uma vela para colocar ao lado do cadáver.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Uma vela para Dário - Dalton Trevisan
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Tier list para jogos não-de-luta
» [Portugal] CEO da brasileira Gol afasta negociações para comprar a TAP
» [Portugal] Aeronave P-3C Orion modernizado é entregue para Força Aérea de Portugal
» [FS9] - Voo para a Madeira num A380
» [FS9] - Lockheed L1011-200 da Egipt Air - Alexandria para Larnaca

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século-
Ir para: