Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Uma Galinha - Clarce Lispector

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Flávio Machado
Admin
avatar

Mensagens : 86
Data de inscrição : 10/11/2014
Idade : 28

MensagemAssunto: Uma Galinha - Clarce Lispector   Qua Abr 15, 2015 2:13 pm

Clarice Lispector escreveu:
Inconsciente da vida que lhe fora entregue, a galinha passou a morar com a família. A menina, de volta do colégio, jogava a pasta longe sem interromper a corrida para a cozinha. O pai de vez em quando ainda se lembrava: "E dizer que a obriguei a correr naquele estado!" A galinha tornara-se a rainha da casa. Todos, menos ela, o sabiam. Continuou entre a cozinha e o terraço dos fundos, usando suas duas capacidades: a de apatia e a do sobressalto.

Faça um pequeno resumo do conto, considerando suas questões filosóficas/existenciais.

Clique "aqui" para ler o conto na íntegra.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://literaturacnec.forumbrasil.net
Guilherme Moreira

avatar

Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   Qua Abr 15, 2015 3:54 pm

O conto "Uma Galinha " , de Clarice Lisector é um conto que nos faz repensar uma simples coisa : Será que somos mais importantes do que os outros tipos de seres humanos ?
o texto fala de uma galinha , que estava prestes a ser cozinhada para o jantar . A galinha , por sua vez conseguiu fugir e em suas costas o homem que iria cozinhá-la . Quando parou para descansar , ela botou um ovo no susto e , por causa desse ovo é que não foi cozinhada naquele momento . Mas após muito tempo depois , eles cozinharam a galinha para o jantar .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Thais



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   Qua Abr 15, 2015 5:44 pm

No conto "Uma Galinha" de Clarice Lispector nos fala de uma galinha que estava prestes a virar uma bela galinhada como janta.Por sua vez seu dono tentou a pegar para preparar a janta, e entao a galinha conseguiu fugir.Quando ela estava em pleno descanso essa pobre galinha botou um ovo , pelo fato de ter levado um enorme susto, por causa sua filha ela não foi cozida ,a pequena minina inoscente por sinal usou o argumento para que não a matassem porque ela botou um ovo e isso queria dizer então que ela queria o bem de todos.Mas o tempo passou e a família se esqueceu de toda história , de tudo que se passou e acabou devorando a pobre galinha.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Júlia Faria



Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   Qua Abr 15, 2015 6:00 pm

No conto ''Uma Galinha'' de,Clarisse Lispector,conta a história de uma galinha que estava prestes a virar almoço,que no momento do desespero resolve a fugir.A fuga não demorou muito,mas por um acontecimento especial não foi morta,pelo motivo dela ter botado um ovo e a filha e o pai ter pena da galinha,então ela virou a rainha da casa.Anos se passaram e acabaram matando-a.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Getúlio Andrade



Mensagens : 30
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   Qua Abr 15, 2015 6:13 pm

No conto "Uma Galinha", de Clarice Lispector, conta a história de uma galinha, que viraria almoço de domingo, mas conseguiu fugir. Depois de alguns momentos de perseguição ela é capturada, e no desespero de ir para panela ela bota um ovo, por conta disso a família resolve cuidar da galinha, só que o tempo passa e todos esquecem que um dia tiveram compaixão com a galinha, então "mataram-na, comeram-na e passaram-se anos".
Tudo isso nos faz pensar que os seres humanos se acham superiores a qualquer outra raça, e até mesmo superiores ao de sua sociedade..
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Emília Pereira



Mensagens : 26
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   Qui Abr 16, 2015 1:28 pm

O conto "Uma Galinha", de Clarice Lispector, trata-se de uma galinha, prestes a virar almoço. Uma família vendo o ovo, que botara no momento de angústia, resolve preservá-la, e percebe que ela não faz mal a ninguém. Os dias se passaram e mataram-na.
O conto revela a maneira pela qual tratamos as pessoas, muitas vezes com indiferenças, por não saber o que estão passando.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Virgínia Araújo



Mensagens : 31
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   Qui Abr 16, 2015 4:48 pm

o conto "Uma galinha", de Clarice Lispector, relata a luta de uma galinha por sua vida, na qual seu dono correu um quarteirão atrás dela, até que decidiram que não iam matá-la, pois ficaram com muita dó, pois de tanto aperto ela botou um ovo! A partir daí, ela virou a rainha da casa.Mas, passando um tempo, acabaram matando a galinha, comendo-a e esquecendo do caso.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lucas Trindade



Mensagens : 27
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   Qui Abr 16, 2015 7:43 pm

O conto "Uma Galinha", de Clarice Lispector, nos conta a história de uma galinha que está prestes a ser preparada para um almoço, porém a galinha foge. Mesmo a galinha não tendo vantagem em relação a sua raça, ela conseguia estar mais longe a cada instante, porém o homem a alcançava, ela então foi pega. Quando pega e já na cozinha botou um ovo. Uma menina observava tudo isso, e foi através de um pedido dela que a galinha não foi morta naquele instante. Mas passou-se algum tempo e a galinha foi morta e comeram-na.
O conto traz uma reflexão sobre a mesma importância que tem cada ser.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Giovanna Soares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   Sex Abr 17, 2015 1:21 pm

O conto "Uma Galinha" de Clarisse Lispector trata-se de uma galinha que estava prestes a ser servida no almoço de domingo,mas ela acabou fugindo, porém o dono da casa resolveu segui-la, acabaram percorrendo mais de um quarteirão da rua.
O homem acabou a alcançando, levando-a a cozinha, lá ela pôs um ovo. Através desse acontecimento a família resolve cuidar da galinha. O tempo passou e eles se esqueceram, acabaram matando-a e comendo-a.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Victor Valadares

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 16
Localização : Na minha Casa

MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   Sex Abr 17, 2015 1:28 pm

O conto "Uma Galinha" de Clarce Lispector conta a história de uma galinha que iria virar almoço, mas na hora que o dono da fazenda a agarrou e no momento de desespero ela bota um ovo.O conto nos faz refletir de quem vale mais: a galinha ou um ser humano.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.orkut.com.br
Leonardo Amaral

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   Sab Abr 18, 2015 10:12 am

O conto, "Uma Galinha", de Clarice Lispector, conta a história de uma "galinha de domingo", a qual foge de casa antes do abate. As pessoas da casa todas se assustaram, até que um dos moradores, resolveu ir atrás da galinha. Ela corria..... Ele corria.... Até que a galinha quase foi capturada, ficou com tanto medo que botou um ovo, o ovo que salvou sua vida, por tempo... Logo perceberam que não poderiam matar a galinha, pois ela era um ser vivo como eles, não era justo matá-la mais. A galinha então virou a "rainha do lar". Mas é claro... A "bondade" da família não durou para sempre. O tempo foi passando e certo dia esqueceram o que ela representava, acabaram matando-a, o final destinado a uma "galinha de domingo".
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ana Luísa Mendes

avatar

Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   Dom Abr 19, 2015 5:21 pm

O conto "Uma Galinha" de Clarisse Lispector, conta a história de uma galinha que foge de casa antes de ser abatida. Durante a fuga, ela seguia de telhado em telhado, ofegante e com bastante dificuldade, após quase ter sido capturada, por afobação a galinha bota um ovo. A família então, decide não matá-la. Com o passar do tempo, a galinha, já não sendo mais o centro das atenções, é morta e comida.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Amanda Tavares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 15/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   Seg Abr 20, 2015 10:22 am

No conto "Uma Galinha" de Clarice Lispector, retrata a história de uma galinha que estava prestes a virar uma bela janta , mas antes que isso aconteça ela consegue fugir.Mas quando ela estava descansando foi capturada , mas pelo falo de ter levado um imenso susto a galinha botou um ovo.E então a filha do fazendeiro pede aos seus pais para não mata-la porque ela botou um ovo e isso queria dizer que ela queria o bem da familia, então decidiram não a matar. Mas conforme o tempo foi passando, a familia foi se esquecendo disso então acabou cozinhando a pobre galinha.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Jorge Henrique

avatar

Mensagens : 24
Data de inscrição : 08/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   Seg Abr 20, 2015 5:25 pm

O conto "Uma Galinha" de Clarice Lispector, conta a historia de uma galinha, que seria abatida para um almoço de domingo, mas antes do abate, ela foge e logo é capturada novamente. Na cozinha, a galinha bota um ovo, devido ao desespero da fuga e os familiares perceberam que matar a galinha não seria um ato justo, pois a galinha era um ser vivo igual a eles. Tempos se passaram, a galinha deixou de ser o centro das atenções, a família percebeu que a galinha não tinha aquela importância, então a mataram e comeram-na.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Augusto Vilela



Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 16
Localização : Abaeté-MG

MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   Ter Abr 21, 2015 12:29 am

O texto "Uma Galinha" de Clarice Lispector, conta a história de uma galinha qualquer que antes de seu abate foge pulando de telhado em telhado, um homem foi atrás dela, pulando também de telhado em telhado. Até que a galinha em uma de suas pausas foi capturada e levada à cozinha, e de tanta ansiedade, imagino, botou um ovo, esse acontecimento tocou o coração da família que fizeram da galinha a rainha da casa. Mesmo fazendo aquilo tudo, ainda era uma simples galinha, mataram-na e comeram-na, o tempo passou...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Thallyta Guimaraes



Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   Ter Abr 21, 2015 10:57 am

O texto"Uma Galinha",de Clarice Lispector,conta a história de uma galinha que estava preste a virar almoço de domingo,mas ela foge antes do abate,depois de muito correr ela foi pega,mas no susto do momento bota um ovo,o qual salva a sua vida,a galinha então passa a ser a rainha da casa,mas com o passar dos anos a galinha perde o seu valor e deixa de ser o centro das atenções,sendo assim morta e comida.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Gabrielle Winkelstroter



Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   Ter Abr 21, 2015 1:06 pm

Clarisse Lispector, autora do conto Uma Galinha, usa de forma inteligente o comparativo entre a galinha e a mulher do passado. Em seu conto, ela trata da galinha como um ser insignificante e que não se opunha ao que lhe era imposto. Assim como a mulher de antigamente, que não tinha voz e era
vítima de um machismo enraizado ao longo dos tempos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Júlia Maciel

avatar

Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   Qui Abr 23, 2015 6:38 pm

O conto ''Uma Galinha'', de Clarice Lispector, relata a história de uma galinha que seria abatida para o almoço de uma família. A galinha fugiu, foi perseguida, capturada e levada à cozinha. O animal, logo antes de ser morto, acabou botando um ovo, tamanha foi a sua ansiedade. Essa cena tocou o coração da família, e todos passaram a considerar a galinha a rainha da casa. Porém o tempo passou, e junto com ele, a idolatração da galinha. A família a matou e comeu, pois perceberam que ela era totalmente substituível, assim como nós somos para o mundo. Percebemos que são apresentados os pensamentos e sentimentos da galinha, nos levando a vê-la como um forma de vida tão significativa quanto a nossa. Isso nos faz refletir sobre até que ponto a nossa vida é mais importante que as outras formas de vida que consideramos insignificantes. Não percebemos que somos tão descartáveis para o mundo quanto a galinha foi para a família.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lara Xavier

avatar

Mensagens : 22
Data de inscrição : 10/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   Sex Abr 24, 2015 6:54 pm

O conto "Uma Galinha" de Clarice Lispector, conta a historia de uma galinha que foi marcada para ser almoço de domingo, e antes de ser morta voou em telhado e telhado fugindo, mas acabou sendo capturada novamente e presa na cozinha. Devido tanta pressão e desespero a galinha bota um ovo, no qual mexeu com os sentimentos da família e fez com que eles não a matassem mais. O tempo passou e era apenas uma galinha qualquer, mataram-na e comeram-na.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Paula Pereira



Mensagens : 28
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   Sab Abr 25, 2015 11:13 am

O conto "Uma Galinha", de Clarice Lispector, mostra a saga de uma galinha procurando a sua sobrevivência, em um primeiro momento consegue fugir, pulando de telhado em telhado, porém, ela é capturada, prestes a ser morta, ela bota um ovo, a família então, pensa que esse ato mostra que ela se preocupa com a família, e não a mata, ela se torna a rainha da casa. Porém, depois de um tempo, a família a mata e a come. Esse conto nos remete à realidade, pois mostra que os seres humanos se acham superiores a outras raças.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Alice Castro



Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   Sab Abr 25, 2015 2:40 pm

O conto "Uma Galinha" de Clarice Lispector,conta a história de uma galinha que seria morta,para satisfazer uma família em um almoço de domingo,mas foge para o terraço do vizinho,de onde,em outro voo,alcançou um telhado.Não durou muito,e logo a galinha foi capturada.Ao chegar na cozinha,a galinha bota um ovo,e escapa da morte novamente,por notarem que ela era um ser vivo igual à todos eles.Os anos se passaram,até que um dia mataram-na,e comeram-na.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lucas Arruda



Mensagens : 22
Data de inscrição : 22/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   Sab Abr 25, 2015 5:29 pm

O conto " Uma galinha " de Clarisse Lispector conta a história de uma galinha que estava por um fio para virar almoço de domingo, a galinha acabou conseguindo fugir, pulando de telhado em telhado, um homem, vai atrás da galinha e a captura, novamente a galinha iria ser morta, quando, ela bota um ovo por puro medo, a família, acabou ficando emocionada vendo que a galinha também tinha uma família e que nós humanos não somos diferentes dos animais, não somos maiores nem melhores do que eles. A família acabou criando a galinha em sua casa. Algum tempo se passou e aquele sentimento acabou diminuindo até que a galinha se tornou almoço.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcão

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 16
Localização : -19.159686, -45.449224

MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   Dom Abr 26, 2015 11:23 am

O texto de autoria de Clarice Lispector denominado como "A Galinha" , conta a historia de uma galinha que estava prestes a ver a sua morte para um almoço de domingo, por um breve descuido da família a galinha consegue fugir e subir no telhado da casa. Então um homem pega uma escada e sobe no telhado para tentar finalmente matar a galinha e almoçar, mas ela sempre fugia quando ele chegava perto, mas após um descuido da galinha o homem consegue capturar ela e levar para a cozinha. Ao chegar lá percebendo que estava em perigo, ela botou um ovo, com isso a família se sensibilizou e desistiram de matar a galinha, ela até virou um animal de estimação. Mas depois de um tempo mataram-na, comerem-na e se passaram os anos.
Esse texto nós mostra que a "família" só não matou a "galinha" por que ela apresentou um motivo que sensibilizou a "família" mas ao passar do tempo a "família" esqueceu do "ovo" e fizeram a mesma coisa que iriam fazer naquela tarde de Domingo em que ela botou o ovo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Camila Oliveira



Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   Dom Abr 26, 2015 1:39 pm

O conto "Uma Galinha" escrito por Clarice Lispector, conta a história de uma galinha que estava prestes a ser abatida, e consegue fugir. Na fulga, a galinha fica tão assustada que acaba botando um ovo, o que terminou salvando ela, esse acontecimento deixou a família quase que emocionada, então eles decidiram não matá-la, afinal ela era um ser vivo igual a eles. Desse dia em diante a galinha se tornou a rainha da casa. Mas no fim do conto, ninguém mais se lembrava da "importância" da galinha, e ela era somente mais uma galinha comum, então eles a mataram e a comeram.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Breno Ferreira Alves



Mensagens : 9
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   Dom Abr 26, 2015 10:01 pm

No conto ''Uma Galinha'' de Clarice Lispector ,fala sobre uma galinha que estava sendo preparada pra ser servida no almoço mas um ovo que ela põe de repente muda tudo,a filha ameaça de nunca mas comer galinha se a mãe fazer aquela galinha e o pai confirma que ele tambem não comeria mas se ela fizesse aquela galinha.Então eles desistiram de fazer aquela galinha pro almoço e por um tempo ela se tornou a rainha da casa,mas depois de um tempo eles fizeram ela do mesmo jeito.Será que a os seres humanos são mais importantes do que outras espécies.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Uma Galinha - Clarce Lispector   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Uma Galinha - Clarce Lispector
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Uma Galinha - Clarce Lispector
» Syndicato Condor - O ovo ou a galinha?
» PMDG MD-11 deleta pastas no FSX
» O Que Você Tem Para Dizer Agora ?
» [Brasil] Aeromoça tem que matar galinha e rastejar na lama.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século-
Ir para: