Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 A Aventura de Ogum

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Augusto Vilela



Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 16
Localização : Abaeté-MG

MensagemAssunto: Re: A Aventura de Ogum   Ter Ago 11, 2015 7:08 pm

Don'Aninha era uma mulher envolvida com com espíritos de santos, grande amiga dos Capitães, mas não só deles, de todos que precisavam de algum tipo de ajuda, ótima aconselhadora.
A mãe de santo foi pedir ajuda aos Capitães porque em uma batida policial, uma imagem do santo Ogum foi pegada e levada para a sala de detidos no departamento policial, Don'Aninha precisava que os garotos recuperassem a imagem.
Havia um homem parado, deduziu professor pelo que vestia e pelo seu jeito que era um estrangeiro. Pegou uma folha e começou a desenhar o homem. Professor ria alegre com a esperança de que o bom desenho que estava fazendo renderia uma bom dinheiro. Porém, o homem interpretou mal o sorriso de Professor, pensando que estava criticando-o. Então o homem deus dois chutes no professor, que levou a pior.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Guilherme Moreira

avatar

Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Aventura de Ogum   Qua Ago 12, 2015 3:37 pm

1)Don'Aninha é uma amiga dos Capitães da Areia , "participante" do Candomblé .Era quem "tentava" levar a religião aos meninos do trapiche .
2)Ela precisou dos meninos , pois os policiais haviam pegado uma imagem de seu santo , chamado Ogum , como ela sabia muito bem das habilidades dos Capitães da Areia , pediu para que eles recuperassem .
3)Professor viu um homem usando um sobretudo , achou engraçado e resolveu desenhá-lo . Rindo muito enquanto desenhava ,fez com que o homem fosse lá ver o que acontecia , não gostando daquilo o homem deu dois pontapés nele . Para se vingar , com uma navalha o menino cortou a mão do homem e pegou o sobretudo como troféu .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Victória Ferreira



Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: A Aventura de Ogum   Qua Ago 12, 2015 8:45 pm

Don' Aninha era considerada amiga dos Capitães da Areia, era como uma mãe para eles e praticava o Candomblé. Levava a religião para as crianças do trapiche.
Don´Aninha precisou da ajuda dos Capitães da Areia pois fora pego dela, pelos policiais, a imagem do Santo Ogum. Precisava da ajuda deles, pois sozinha, não conseguiria pegar de volta oque era seu.
Professor, como gostava de desenhar tudo o que achava interessante na rua, viu um homem com um sobretudo e achando que este era rico, resolveu desenhá-lo. Ao mesmo tempo que desenhava, Professor ria muito. Aquela cena chamou a atenção do homem que foi ver o desenhou e como não gostou, começou a ar pontapés no Professor que por sua vez, teve que ser ajudado por uma garçonete. Para vingar-se do homem, Professor pegou sua navalha, cortou a mão do homem e como 'premio' levou o casaco para si.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vitor Lessa



Mensagens : 28
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Aventura de Ogum   Qui Ago 13, 2015 9:45 pm

Don Aninha praticava candomblé,do grupo,e ela precisou deles porque a policia apreendeu a escultura de seu santo e ela queria que os meninos recuperassem ele.
Professor havia desenhado um homem achando que ele poderia lhe dar dinheiro mas em vez disso este não gostou do desenho e agrediu fisicamente professor , que mais tarde se encontrou com o homem e furtou seu sobretudo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lucas Arruda



Mensagens : 22
Data de inscrição : 22/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Aventura de Ogum   Sex Ago 14, 2015 12:38 pm

1) Don' Aninha era uma mulher religiosa, sua religião era o Candomblé, conhecia os Capitães da Areia, levava a religião para os meninos e ajudava - os quando era preciso.
2) Don' Aninha precisou dos Capitães da Areia quando um santo muito importante para sua religião foi confiscado por policiais, assim, ela pediu que os Capitães recuperassem o santo que estava apreendido na delegacia, uma vez que pedindo não conseguiria pegar de volta, o jeito seria roubar.
3) Professor era um grande artista, gostava muito de desenhar, um dia viu um homem usando um grande sobretudo, e estava muito engraçado, começou a desenhar e não parava de rir, o homem foi conferir o que estava acontecendo e viu o desenho, não gostou nem um pouco e bateu em professor. Depois de um tempo professor foi atrás do homem e cortou sua mão com uma navalha e rouba o sobretudo do homem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcão

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 17
Localização : -19.159686, -45.449224

MensagemAssunto: Re: A Aventura de Ogum   Sex Ago 14, 2015 5:01 pm

1) Don'Aninhar era uma amiga do grupo, ela levou o Candonblé para eles, além de ajuda-lós quando era necessario.
2)Ela prescisou do grupo para poder recuperar a imagem do santo do candonblé, Ogum, que havia sido apreendida por guardas, coisa que Don'Aninha não conseguiria fazer sozinha.
3)Professor avistou um homem com um sobretudo,achou engraçado aquela cena e começou a desenhar o retrato do mesmo, pela quantidade de risadas o homem foi verificar o que estava acontecendo, ao ver o desenho a reação do homem foi chuta-lo, isso acabou machucando o professor.
Com raiva professor vai atrás do homem, ele consegue machucar o homem, que saiu correndo e deixou o sobretudo no chão.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
LucasRamiro



Mensagens : 23
Data de inscrição : 30/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Aventura de Ogum   Sex Ago 14, 2015 5:52 pm

Don´Aninha é uma mulher amiga, considerada mãe dos garotos. É uma das pessoas que tentam levar a religião aos meninos. Ela pratica candomblés e adora é “amiga de todos os negros da Bahia”.
Os guardas levaram a imagem santo do santo Ogum e Don'Aninha não conseguiria pegá-la de volta sozinha, então, os garotos a ajudaram.
Professor estava parado no sol, quando avistou um homem que aparentava ser da alta sociedade, de dinheiro. Usava um sobretudo que o professor achou engraçado e então, começou a desenhá-lo rindo de chacota, foi então que o homem viu o desenho e se irritou, agredindo professor que, posteriormente se vingaria dele com uma facada na mão e levar seu sobretudo como um "prêmio".
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Kaio Rodrigues

avatar

Mensagens : 17
Data de inscrição : 22/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: A Aventura de Ogum   Sex Ago 14, 2015 11:26 pm

Don'Aninha é amiga dos Capitães da Areia. Ela é praticante do candomblé e usa sua religião para ajudar os garotos do grupo.
Don'Aninha precisou dos capitães para recuperar uma imagem do santo Ogum que tinha sido capturado por policiais.
O professor viu um homem desconhecido com um grande sobretudo e quis desenha-lo. O garoto começou a rir, isso chamou a atenção do homem que resolveu ver como estava ficando o desenho, ele não gostou nem um pouco e agrediu o Professor.
Uma garçonete ajudou o Professor a vingar do homem que o agrediu.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: A Aventura de Ogum   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
A Aventura de Ogum
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» A Aventura de Ogum
» Testem meu Jogo de Aventura
» De Maceió-AL (SBMO)BR para Fort Lauderdale (KFLL)-EUA - Parte 2
» Segredos,Easter Eggs e mensagens ocultas
» As aventuras do Detetive Águia

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: Capitães da Areia (Jorge Amado)-
Ir para: