Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Capítulo I - Resumo Crítico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Flávio Machado
Admin
avatar

Mensagens : 86
Data de inscrição : 10/11/2014
Idade : 28

MensagemAssunto: Capítulo I - Resumo Crítico   Ter Nov 11, 2014 4:09 pm

Citação :
Camaradas, já ouvistes, por certo, algo a respeito do estranho sonho que tive a noite passada. Mas falarei do sonho mais tarde. Antes, tenho outras coisas a dizer. Sei, camaradas, que não estarei convosco por muito mais tempo, e antes de morrer considero uma obrigação transmitir-vos o que aprendi sobre o mundo. Já vivi bastante, e muito tenho refletido na solidão da minha pocilga. Creio poder afirmar que compreendo a natureza da vida sobre esta terra tão bem quanto qualquer outro animal vivente. É sobre o que desejo vos falar.


Levando em consideração o contexto histórico da obra de George Orwell, faça um pequeno resumo crítico do primeiro capítulo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://literaturacnec.forumbrasil.net
Anna Luiza Monteiro



Mensagens : 23
Data de inscrição : 12/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   Qua Nov 12, 2014 2:26 pm

O primeiro capitulo da obra retrata uma especie de introdução aos capítulos que se seguirão. Diante do contexto histórico da época da obra que era um momento de crise, onde a segunda guerra mundial era o foco principal, George Orwell, colocou em sua obra, que aparentemente era uma fábula, todo esse assunto de mudança e revolução, só que através de animais. A Revolução proposta por Major tinha o objetivo de libertar os animais das "garras" dos humanos e dar-lhes uma proposta de liberdade. Este, sonhou com uma música na qual sua mãe cantara para ele quando pequeno, que acabou se transformando no hino da revolução.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Júlia Machado



Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   Qua Nov 12, 2014 3:44 pm

No primeiro capítulo temos Major, o porco mais velho e mais respeitado da Granja Solar. Major incentiva a todos os animais ali presente, a buscar a mudança da revolução, onde eles não mais teriam que trabalhar tão pesado, nem se rebaixar aos humanos, mas teriam comida em abundância.
Essa revolução proposta, tem como objetivo criticar o contexto histórico da época em que a obra foi produzida.  Durante o período da Segunda Guerra Mundial, houve várias ideologias distintas para a resolver os problemas da sociedade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Giovanni Avelar



Mensagens : 27
Data de inscrição : 12/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   Qua Nov 12, 2014 5:07 pm

No contexto histórico da criação da obra borbulhava na Europa diversas ideológicas econômicas e sociais que dispunham à resolver os problemas sociais que vigoravam na época.O autor tece uma história paralela à essas ideológicas e eventos em que "através da expulsão da minoria dominante,o homem, todos os animais viveriam uma fazenda melhor,mais igualitária e que lhes oferecesse liberdade" e tenta mostrar que por mais bonita que essas ideologias utópicas sejam,há um entrave à sua pela execução,a suscetividade de quem domina à corrupção e opressão.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Alice Alves



Mensagens : 29
Data de inscrição : 12/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   Qua Nov 12, 2014 6:24 pm

Diante do contexto histórico da época, que havia várias ideologias para resolver os problemas sociais presentes, Major, o mais respeitado, propôs uma Revolução, buscando uma mudança, no qual os bichos se libertariam do homem, que era considerado o único inimigo. Major teve um sonho de como seria o mundo quando o homem desaparecer e sonhou também com uma melodia que sua mãe cantava para ele durante sua infância chamada "Bichos da Inglaterra", que acaba virando o hino da revolução.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
João Vitor Valadares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   Qua Nov 12, 2014 9:30 pm

O primeiro capítulo nos remete a conhecer a base da história onde são apresentados personagens, data, lugar e todo o contexto da história. Podemos perceber que é neste capítulo que o Major, um porco e um dos animais mais experientes da Granja Solar, vai apresentar seu sonho de um mundo perfeito para os bichos implantando a semente do Animalismo entre os demais bichos. Ao analisarmos friamente a história tendo a base central o primeiro capítulo podemos fazer uma relação idêntica ao nosso mundo real, onde sabemos que o Comunismo (Animalismo) funciona perfeitamente na tese, porém quando ele é posto na prática os seus princípios são distorcidos como acontece no livro "A Revolução dos Bichos".
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lídia Araújo



Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   Seg Nov 17, 2014 9:01 pm

O primeiro capitulo e mais a base mesmo o lugar onde acontece a trama,os nomes as qualidades e defeitos dos bichos que fazem parte da historia,a data em que acontece segundo a historia enfim o inicio mesmo como por exemplo a revolução toda aconteceu por causa do Major um porco que incentivo os bichos a começa a revolução mostrou aos animais uma música que sua mãe cantava pra ele quando ainda era pequeno "Bichos da Inglaterra"que se tratava do Comunismo melhor dizendo Animalismo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vitor Rocha



Mensagens : 29
Data de inscrição : 18/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   Ter Nov 18, 2014 1:48 pm

No primeiro capitulo da obra Major introduz na cabeça dos animais a ideia de revolução, da libertação das mãos dos humanos e a instauração de uma política igualitária onde todos os animais são iguais e o único inimigo são os humanos.Major também apresenta os animais uma canção que aprendeu quando era pequeno,todos animais decoram a melodia,ela vira hina da revolução e todos os dias eles cantam-na pela manhã.Além disso, no primeiro capítulo o autor apresenta os personagens,suas características e o ambiente em que vivem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Bruna Borges



Mensagens : 14
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   Qua Nov 19, 2014 3:09 pm

Diante do contexto histórico da época, Major, o porco mais velho e mais respeitado da granja propôs uma Revolução, na qual o seu objetivo principal era libertar todos os animais das mãos dos humanos, que para eles humanos eram seus inimigos. Major contou a todos os bichos um sonho que teve e um deles era a música "Bichos da Inglaterra" que sua mãe cantava ainda quando era pequeno, e logo depois essa música acaba virando o hino da revolução.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Daniana Pereira



Mensagens : 25
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   Qua Nov 19, 2014 5:08 pm

O primeiro capítulo, retrata a base (personagens, lugar e contexto histórico) e de onde surgiu a ideia de revolucionar e seus princípios. É neste capítulo que major, o porco mais experiente da granja conta para todos um sonho, que seria transmitido a todos antes que partisse para outra. Major conta que sonhou um mundo melhor, e que nesse mundo, não existiam humanos e tudo era perfeito. Entusiasmados com essa ideia, os outros fazem seu sonho virar "realidade" e começam uma revolução dos bichos. A revolução proposta pelos livro (Animalismo), tem o objetivo de fazer uma crítica aos velhos tempos de guerra, que dentro delas haviam ideias diferentes, mas todas para resolver problemas da sociedade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Eduarda Araújo



Mensagens : 25
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   Sab Nov 22, 2014 3:46 pm

O primeiro capitulo é,basicamente,a introdução para o resto do livro.Ele descreve o lugar,as características dos personagens e a época em que se passa a historia.Nesse mesmo capitulo Major o porco mais velho e mais respeitado da granja incentiva os animais a começarem uma revolução(um sonho que teve),na qual os objetivos seriam a ''extinção'' dos humanos que eram considerados os únicos inimigos e a libertação dos animais.Major também apresenta aos bichos uma musica que aprendeu quando pequeno.Seu sonho se torna realidade quando os animais decidem começar a revolução e a sua musica vira o hino da mesma.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Letícia Sousa



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   Dom Nov 23, 2014 10:13 pm

O primeiro capítulo da obra dá uma introdução do que será lido nos outros capítulos. Fala dos nomes dos animais, dá uma certa característica a eles. Além disso, Major, um animal mais velho, dá uma “lição” a eles,contando um sonho que teve, como ele era muito respeitado, todos o deram ouvido, começando assim uma revolução. Durante seu discurso, Major canta uma música que acaba se tornando o hino da revolução.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
João Vítor Xavier



Mensagens : 27
Data de inscrição : 24/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   Seg Nov 24, 2014 3:20 pm

O primeiro capitulo da obra introduz ao leitor os demais capítulos, e a ideia de uma "sociedade" onde há uma igualitária sem o controle dos humanos, mas logo há divergências.
Este livro aborda um contexto histórico vivido pela Europa no início do século XX
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lucas Souza



Mensagens : 29
Data de inscrição : 14/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   Seg Nov 24, 2014 3:40 pm

O primeiro capítulo da obra nos mostra como foi o início da Revolução e os principais detalhes da instauração de um novo modelo de sociedade, uma sociedade igualitária. Além disso o capítulo inicial nos remete a uma apresentação introdutória do que virá pela frente e da relação do desenrolar dos fatos com o contexto histórico da época. A história, que aparentemente se passa com animais, tem um papel mais profundo e importante, ao citar e criticar uma realidade que era presente na Europa, mais especificamente na Rússia, na medida em que ocorria a Segunda Guerra Mundial.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Laura Alves



Mensagens : 29
Data de inscrição : 20/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   Seg Nov 24, 2014 4:41 pm

No primeiro capítulo, Major, o porco mais respeitado e experiente da Granja, tem um sonho de como seria a vida se os humanos desaparecessem. Os animais não iriam mais ser inferiores a eles, e não teriam que trabalhar tão pesado. Major propõe uma Revolução, que seria realizar este sonho. Isso se assemelha ao contexto histórico que a obra foi publicada, em que estava acontecendo a Segunda Guerra Mundial.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Bianca Nicoli



Mensagens : 9
Data de inscrição : 24/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   Seg Nov 24, 2014 4:43 pm

O primeiro capítulo da obra é a base da história, onde fala a respeito dos personagens e descreve suas características. Major que era o porco mais velho e mais respeitado da Granja, propôs aos outros bichos um sonho que ele teve, onde não havia humanos, como ele era muito respeitado os animais concordaram com sua ideia e começaram uma revolução, que teve como hino uma canção que Major aprendeu com sua mãe na infância, chamada "Bichos da Inglaterra'.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Victor Arruda



Mensagens : 26
Data de inscrição : 20/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   Seg Nov 24, 2014 4:59 pm

No primeiro capitulo capitulo da obra é quando major que é o porco mais repeitado,uma especie de líder entre os animais, imagina como seria a vida sem um humano na granja.Todos os animais seriam tratados melhores com eles próprios no comando. Também apresenta um contexto vivido pela Europa do seculo XX.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vinícius Eduardo



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/11/2014
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   Seg Nov 24, 2014 8:27 pm

No primeiro capítulo da obra de George Orwell, o porco mais velho da granja, conhecido como Major, propõe uma revolução onde ele diz que se serem libertados das mãos humanos eles viverão melhor pois para eles os humanos são seus inimigos. Além disso no primeiro capítulo o autor nos informa todo o contexto em que se passa a história, a data, os personagens e o local.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Leandro Libério



Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   Ter Nov 25, 2014 11:57 am

O primeiro capítulo é uma introdução para os seguintes. Velhor Major, um porco forte, inteligente e respeitado, tem um sonho onde os animais ficariam livres dos humanos e teriam a sua merecida liberdade. A história em forma de fábula assemelha-se a Segunda Guerra Mundial em vários aspectos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ana Luísa Morato Nicoli



Mensagens : 19
Data de inscrição : 17/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   Ter Nov 25, 2014 1:42 pm

O primeiro capítulo é uma introdução do livro, que fala o nome dos personagens e onde eles viviam.
A história começa com o Major (que era o mais velho dos animais), ele conta a todos os animais que teve um sonho no qual era um novo mundo, que não tinham humanos e que era tudo perfeito, a partir daí os bichos resolveram tornar esse sonho uma realidade e começaram uma revolução. Isso retrata o contexto histórico de quando a obra foi publicada, na Segunda Guerra Mundial.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Nicolly Faria



Mensagens : 10
Data de inscrição : 25/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   Ter Nov 25, 2014 3:12 pm

No primeiro capítulo,Major,o porco mais respeitado e experiente da Granja.Onde ele cria uma sociedade que todos sejam iguais sem controle dos humanos.A revolução tem como objetivo de fazer uma crítica aos velhos tempos de guerra,que dentro delas haviam ideias diferentes,mas todas pra resolver os problemas da sociedade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Laura Ferreira



Mensagens : 14
Data de inscrição : 25/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   Ter Nov 25, 2014 3:53 pm

Major acreditava na revolução, onde os animais não deviam se rebaixar ao humanos e eles deveriam realizar esse sonho, que ele não conseguiu realizar. Nessa revolução os animais não teriam que trabalhar pesado para ganhar tão pouca comida, eles teriam muita comida sem trabalhar.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Júlia Lino



Mensagens : 15
Data de inscrição : 25/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   Ter Nov 25, 2014 4:11 pm

O primeiro capítulo retrata um pouco sobre as características dos animais vividos na granja. É praticamente toda a base para o segundo capítulo, pois o porco inteligente Major tem um sonho e conta os animais sobre ele, seria a liberdade que ele queria, deixar todos os animais longe das mãos dos homens. Major também contou aos animais sobre a música que sua mãe cantava quando era pequeno. À partir daí propuseram-se uma revolução, nessa revolução eles queriam que os animais recebessem muita comida, sem trabalhar tanto, queria um novo mundo para eles. Colocaram como hino a música que Major disse, chamada "Bichos da Inglaterra", lutaram para que isso acontecesse. A obra se assemelha a grandes fatores históricos da Segunda Guerra Mundial.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Danilo Cesar



Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   Ter Nov 25, 2014 5:03 pm

O livro começa com o discurso do Velho Major como se ele estivesse delirando, sonhando com aquilo. Ele foi quem propôs a rebelião, ele queria que todos os animais fossem livres das "escravização" dos humanos. Ele sonhava com uma coisa boa que nem todos puderam compreender.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Laura Arruda



Mensagens : 26
Data de inscrição : 15/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   Ter Nov 25, 2014 5:17 pm

O primeiro capítulo mostra os animais se reunindo no celeiro para ouvir sobre um modelo de sociedade em que todos os bichos são iguais, proposto pelo porco Major. É deixado bem claro que o único inimigo é o homem. Também é criado o hino "bichos da Inglaterra". O modelo apresentado pode ser comparado ao Comunismo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Capítulo I - Resumo Crítico   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Capítulo I - Resumo Crítico
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Caçador do Vazio - Capítulo - 4 - Irmão Caçador.
» Fic - A Legião - CAPÍTULO 5 POSTADO!
» A Rainha das Lâminas - Capítulo - 2 - O Véu de Raiva.
» TKCast Leitura de Capítulos #05 - Capítulo 5
» Cajado da Redenção - Capítulo 09 - Confissão.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: A Revolução dos Bichos (George Orwell)-
Ir para: