Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Manhã Como Um Quadro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Flávio Machado
Admin
avatar

Mensagens : 86
Data de inscrição : 10/11/2014
Idade : 28

MensagemAssunto: Manhã Como Um Quadro   Seg Jul 06, 2015 11:54 am

"Professor tirou o giz do bolso, sentou-se no passeio. Pedro Bala ficou a seu lado. Quando viram vir o casal, Professor começou a desenhar. Fez um desenho o mais rápido que pôde." - Capitães da Areia, Edição Virtual - Cultura Brasil, página 126.

Citação :
Professor riu. Assim passaram a manhã, Professor fazendo a cara dos que vinham pela rua, Pedro Bala recolhendo as pratas ou os níqueis que jogavam. Quase meio-dia veio um homem que fumava numa piteira que parecia cara. Pedro Bala correu para avisar ao Professor: - Faz deste que parece que é um pato cheio da nota...
- Capitães da Areia, Edição Virtual - Cultura Brasil, página 128.

No capítulo "Manhã Como Um Quadro" Jorge Amado nos faz observar o universo do personagem Professor, uma criança com um talento nato e grande desenvolvimento intelectual. Além disso, no mesmo capítulo, presenciamos a cena em que um homem se interessa pelo desenho do Professor e lhe dá um cartão com seu endereço. Esse mesmo homem realiza uma discussão com um guarda que lhe diz que as crianças são ladras e do bando dos Capitães de Areia.

1) Qual o maior desejo do personagem Professor?
2) O que o homem pensa a respeito do Professor?
3) A opinião do guarda é a mesma do homem?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://literaturacnec.forumbrasil.net
Maria Emília Pereira



Mensagens : 26
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   Seg Jul 20, 2015 3:43 pm

1) O maior desejo do personagem Professor era se tornar um artista reconhecido e mostrar ao mundo como era a vida das crianças de rua, através dos seus desenhos.
2) O homem pensa que Professor é um garoto super talentoso, que teria grandes oportunidades na vida, bastaria uma pequena ajuda para ser um grande artista.
3) A opinião do guarda não é a mesma do homem. O guarda pensa que ele é apenas um garoto de rua, que aproveita da bondade do homem para se fazer de vítima e mostrar seu talento, e então conquistar a confiança do homem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Leonardo Amaral

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   Qui Jul 23, 2015 10:35 am

1- O maior desejo de Professor era se tornar um artista de verdade. Ser reconhecido mundialmente por mostrar as pessoas a verdadeira situação das crianças de rua, a qual parecia ser “despercebida” aos olhos de muitos.
2- O homem, pensa que Professor é um garoto que possuía muito talento, mas o estava “jogando fora”. Por isso fala para Professor procurá-lo, e que, assim, Professor faria bom uso de seu talento e poderia se tornar um renomado artista.
3- Não, o guarda não possui o mesmo olhar “perspicaz” do homem. Ele apenas vê um menino de rua qualquer, o qual estava tentando prender a atenção das pessoas para depois roubá-las.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Guilherme Moreira

avatar

Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   Dom Jul 26, 2015 9:44 pm

O maior desejo do Professor era se tornar um verdadeiro artista onde mostraria a todos como os meninos de rua viviam .
O homem pensa que o Professor é uma criança muito talentosa mas que está sendo usada de uma maneira errada , onde ele poderia fazer sucesso com seu talento .
A opnião do guarda não é a mesma pois , diferente da opnião do homem , o guarda pensa que o Professor é apenas um menino de rua comum , que só pensa em roubar as pessoas .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Eduarda

avatar

Mensagens : 31
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   Ter Jul 28, 2015 2:08 pm

O desejo do Professor é de ser uma pessoa conhecida pelas suas pinturas, onde através destas, mostra a vida dos garotos e as dificuldades encontradas.
O pensamento do homem é que Professor é um menino com um taleto enorme, que possui um futuro na arte, mas está sendo usada de modo errado, onde poderia ter grande sucesso.
A opinião do guarda é contrária ao do homem. Para ele, Professor é apenas mais um menino de rua que quer aproveitar de todos para cometer furtos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Gabrielle Winkelstroter



Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/04/2015

MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   Ter Jul 28, 2015 3:49 pm

O maior desejo de Professor é se tornar um grande artista e expor em seus desenhos a vida pobre e miserável de muitos meninos.

O homem pensa que Professor tem um talento natural para os desenhos e até propõe a ajudá-lo.

Não. Para o guarda Professor é um ladrão que quer aproveitar da riqueza do homem para roubá-lo
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Victor Valadares

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 16
Localização : Na minha Casa

MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   Qua Jul 29, 2015 8:42 am

O desejo do Professor é se tornar um grande artista conhecido e mostrar seus trabalhos para todos os meninos com vida pobre e miserável.
O homem que lhe oferece um cartão acha que o professor tem um enorme potencial e poderia ajuda- lo a "moldar" esse potencial
Para o guarda o professor é apenas um desses meninos de rua e quer roubar o homem, sendo assim minha resposta é não
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.orkut.com.br
Jorge Henrique

avatar

Mensagens : 24
Data de inscrição : 08/04/2015

MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   Qua Jul 29, 2015 9:34 pm

O maior desejo de Professor é se tornar um artista mundialmente conhecido e retratar através de seus desenhos a vida das crianças que vivem nas ruas.

O homem pensa que professor tinha talento como desenhista e que não estaria o aproveitando. Então o homem pede ao professor para lhe procurar, para que ele possa utilizar sua arte para se tornar um artista famoso.

A opinião do guarda não é a mesma que a do homem, pois o guarda vê os garotos como simples garotos de rua que estavam ali tentando praticar alguma malandragem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Victória Ferreira



Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   Qui Jul 30, 2015 1:21 pm

O maior desejo do Professor era ser um artista reconhecido mundialmente no futuro e poder mostrar nas suas pinturas como as coisas eram de verdade.
O homem pensa que Professor seria um grande artista se investisse no seu talento e só bastava uma ajudinha sua que ele iria ser um muito famoso.
Não, a opinião do guarda é totalmente contrária a opinião do homem, pois o guarda pensa que os meninos vivem apenas para roubar as pessoas e não fazem nada além disso.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Thais



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   Sex Jul 31, 2015 11:06 am

1- O maior desejo do "Professor" é se tornar um artista conhecido, podendo mostrar a todos atraves de suas pinturas como as coisas realmente eram.
2- O homem pensa que Professor tem um grande talento, mas que estava o jogando fora.Pois não investia em tal.Só bastava um pequeno empurrão e o pequeno talento seria muito famoso.
3-A opinião do guarda não é a mesma que a do homem, é totalmente oposta.O guarda vê os garotos como pequenos marginais que vivem apenas parar furtar as pessoas,e sempre estariam pensando numa próxima malandragem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Virgínia Araújo



Mensagens : 31
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   Sex Jul 31, 2015 11:24 am

O maior desejo de Professor é ser um artista muito reconhecido para revelar a realidade das crianças de rua.

O homem percebe que Professor tem talento, mas que não está aproveitando ele, então fala para ele procurá-lo, para ajudá-lo.

O guarda tem um pensamento diferente, ele vê Professor apenas como um garoto de rua que quer chamar atenção das pessoas, para depois roubá-las.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ana Luísa Mendes

avatar

Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   Sex Jul 31, 2015 3:24 pm

1- O maior desejo do personagem Professor é se tornar um artista conhecido, podendo, através de suas pinturas mostrar a realidade das crianças que viviam nas ruas.
2- O homem, pensa que o Professor era possuidor de um talento como desenhista, mas, não o aproveitava da maneira correta. Então, o homem fala para o Professor lhe procurar para que ele possa ser ajudado.
3- Não, o guarda não possui a mesma opinião que o homem. Para ele, o Professor é só mais um garoto de rua, tentando prender a atenção das pessoas para furtá-las em seguida.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Giovanna Soares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   Sab Ago 01, 2015 12:56 pm

O maior desejo do professor era de se tornar um artista conhecido, que em suas obras revelassem a realidade das crianças que viviam nas ruas.
O homem pensa que o professor era um garoto que possuía um grande talento, porém não aproveitava da maneira correta para que pudesse fazer sucesso.
A opinião do guarda é contrária ao do homem. Acreditava que o professor era apenas mais um daqueles garotos de rua, que tinha como objetivo chamar a atenção das pessoas para depois furtá-las.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Júlia Maciel

avatar

Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   Dom Ago 02, 2015 3:28 am

O maior desejo do Professor é se tornar um artista conhecido pelos seus quadros e poder retratar neles a realidade que conheceu nas ruas, e que até então era invisível aos olhos da maioria das pessoas.
Um homem vê um grande potencial no menino, mas pensa que este não está aproveitando o seu talento da maneira correta.
A opinião do guarda é bem diferente da do homem. O guarda pensa que Professor está apenas tentando atrair as pessoas com os seus desenhos para depois poder roubá-las.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Paula Pereira



Mensagens : 28
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   Dom Ago 02, 2015 2:40 pm

1) O maior desejo do Professor era se tornar um artista reconhecido mundialmente através dos seus quadros que mostram a realidade das crianças que viviam nas ruas, uma realidade pela qual ele passava naquele momento.
2) Depois de ver o desenho de Professor, o homem, pensa que naquele jovem há um enorme talento, que não está sendo aproveitado de forma correta, está sendo desperdiçado.
3) A opinião do guarda diverge muita da opinião do homem. O guarda acha que Professor está sendo um malandro e estrategista, pois acha que ele está utilizando o seu talento com desenhos para atrair as pessoas e posteriormente roubá-las.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Júlia Faria



Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   Seg Ago 03, 2015 4:51 pm

1)O maior desejo do Professor era ser um grande pintor,fazer pinturas para que as ruas e as casas fossem bonitas e alegres,transmitindo alegria á todos.
2)O homem pensa que Professor era um garoto muito inteligente com excelente habilidade para o desenho e que mesmo sem ter frequentado a escola seria um grande pintor,dono de uma grande sabedoria.
3)Não,o homem via naquelas crianças grande abandono,carência e falta de assistência,já o guarda enxergava apenas pessoas frias e ladras.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Otávio Maia



Mensagens : 33
Data de inscrição : 16/04/2015

MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   Seg Ago 03, 2015 6:29 pm

1-O maior desejo de Professor era se tornar um artista de verdade, e ser reconhecido mundialmente, mostrar a verdadeira situação dos meninos de rua, que passa despercebida de muitos.
2-Ele acreditava em professor, achava que ele tinha muito talento, e pediu para que ele procurasse ele, que ele transformaria professor em um renomado artista.
3-Não o guarda, achava que professor era apenas um menino de rua, que estava usando o desenho para roubar a atenção do homem, e depois furtá-lo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Getúlio Andrade



Mensagens : 30
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   Ter Ago 04, 2015 5:36 pm

Professor desejava se tornar um artista, e fazer várias pinturas retratando a realidade existente em sua cidade.
O homem pensa que Professor poderia se tornar um ótimo artista, com a ajuda certa e se largasse de ser um ladrão.
O guarda pensa que o jovem esta querendo atrair pessoas para serem roubadas, já que uma vez ladrão, sempre ladrão, e não existiria outro caminho para o Professor seguir.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lara Xavier

avatar

Mensagens : 22
Data de inscrição : 10/04/2015

MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   Qui Ago 06, 2015 5:18 pm

O maior desejo do Professor era ser reconhecido como um artista e através dos seus desenhos mostrar como crianças de rua viviam.

O homem pensa que o Professor era um menino de futuro artístico e com um grande potencial, mas está desperdiçando o seu talento.

A opinião do guarda é que o Professor utiliza seu talento para atrair pessoas e depois rouba-lás. No qual é bem diferente da do homem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lucas Trindade



Mensagens : 27
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   Qui Ago 06, 2015 5:42 pm

1) O Professor tinha o desejo de se tornar um artista conhecido, e mostrar a realidade vivenciada pelas crianças de rua.
2) O homem vê no Professor um grande talento e grande sabedoria que não estavam sendo aproveitados e o incentiva a procurar alguma forma para aproveitar essas duas características que ele possuía.
3)A opinião do guarda não é igual à opinião do homem, pois o guarda acredita que o Professor sempre furtaria, e se aproveitaria do meio artístico para atrair público para que fossem roubados.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marina Campos



Mensagens : 30
Data de inscrição : 14/04/2015

MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   Qui Ago 06, 2015 10:25 pm

1) O maior desejo de Professor é se tornar um artista mundialmente conhecido por suas pinturas, onde nelas a retratava a vida dos garotos e as dificuldades encontradas.
2) Após ver o desenho do Professor, o homem pensa no enorme talento que não estaria sendo aproveitado de tal maneira correta.
Então o homem pede para que Professor lhe procure, para tornar um artista famoso.
3) A opinião do guarda é contrária a do homem. Pois o guarda acha que Professor foi estrategista, utilizando seu talento para atrair o homem e em seguida roubá-lo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Camila Oliveira



Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/04/2015

MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   Sab Ago 08, 2015 2:30 pm

1- O maior desejo do Professor era se tornar um artista reconhecido para mostrar em seus desenhos, como era a vida das crianças que viviam na rua.
2- O homem percebe que Professor tem um grande talento que não está recebendo o devido valor que deveria.
3- O guarda e o homem tem opiniões diferentes, pois o homem vê ali um grande talento sem reconhecimento e o guarda vê somente "malandros" que estão planejando um novo furto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Amanda Tavares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 15/04/2015

MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   Dom Ago 09, 2015 9:29 am

1- O maior desejo do Professor era se tornar um artista de verdade,sendo reconhecido mundialmente por suas obras que expressavam a verdadeira cituação vivida pelas crianças de rua, a qual muito nen imaginavam.
2-O homem ve um potencial como desenhista em professor,que não estaria sendo aproveitado,então o homem da seu endereço a ele , para que possa ajuda-lo
3-A opinião do guarda é diferente da opinião do homem.O guarda ve Professor como um simples menino de rua,que está se aproveitando do seu talento para atrair pessoas e cometer furtos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
DaviZaidan



Mensagens : 12
Data de inscrição : 09/08/2015

MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   Dom Ago 09, 2015 5:34 pm

1)O maior desejo do Professor era se tornar um artista de verdade, ser reconhecido mundialmente por mostram a realidade das crianças que viviam nas ruas através de seus quadros.
2)O homem pensa que Professor é um jovem provido de um grande talento, mas que não o usa de forma correta.
3)A opinião do guarda não é a mesma que a do homem, pois o guarda acha que o jovem e como qualquer outro menino de rua distrai as pessoas para as furta.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Breno Ferreira 9 ano



Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/08/2015

MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   Seg Ago 10, 2015 4:36 pm

1-O sonho do Professor era se tornar um artista conhecido mundialmente pelos seus quadros retratando as crianças que viviam nas ruas ou seja a realidade dele e dos capitães da areia.
2-O homem vê um enorme talento jogado no fora e pensa que se ele der uma ajuda para o Professor se tornar um artista ele vai longe.
3-Não,o guarda pensa que o Professor só esta fazendo aquilo para atrair pessoas com muito dinheiro para depois roubar delas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Manhã Como Um Quadro   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Manhã Como Um Quadro
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Manhã Como Um Quadro
» [FSX]EZdok_walk_camera V1.22 como usar?!
» Dicas de como escolher curso de pilotagem de linha aérea...
» Placa de video Quadro
» Como ler cartas?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: Capitães da Areia (Jorge Amado)-
Ir para: