Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Alastrim e Bexiga

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Camila Oliveira



Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/04/2015

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Ter Ago 11, 2015 4:41 pm

1) Alastrim, é uma doença chamada varíola, que tem como sintoma manchas pelo corpo.
2) O capítulo conta quando um dos integrantes do grupo, Almiro, pega a doença. Os demais garotos do grupo descobriram e queria expulsar Almiro de toda forma, com medo de pegarem a doença, mas Pedro Bala chegou e interviu, disse que deveriam levar Almiro até sua família, mas foi denunciado para a secretaria de saúde que levou o garoto para o lazareto, onde acabou falecendo. Pouco depois disso, Boa-Vida também contraiu a doença e foi por própria vontade ao lazareto, mas conseguiu sobreviver e voltou para o trapiche.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rafael Diniz



Mensagens : 17
Data de inscrição : 08/04/2015

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Ter Ago 11, 2015 5:49 pm

Alastrim é uma doença, popularmente conhecida como varíola, fazia com que a vítima ficasse cheia de manchas e bolhas avermelhadas, podia ser transmitida pelo contato entre uma pessoa para outra, por não haver cura na época dos "Capitães da Areia", os pacientes eram isolados em um lugar chamado lazareto e quase sempre morriam.
O capítulo conta uma passagem em que Almiro, um dos capitães da areia, contrai a doença e é descoberto por Barandão, suas medidas foram de tentar expulsar Almiro do grupo, para que mais ninguém contraísse a doença, tentaram expulsar Almiro, mas Pedro Bala chegou e não querendo expulsá-lo, lembrou- se de que ele tinha família, que o acolheria, mas teria de ser escondido, pois se descoberto, seria levado para o lazareto. Almiro não pôde contar com a sorte, pois o médico acabou o denunciando e teve que ser levado ao lazareto, onde viera a falecer. Depois disso Boa-Vida também contraiu a doença e foi por vontade própria ao lazareto, porém como a varíola fora embora da cidade, Boa-Vida conseguiu sobreviver, voltou ao trapiche, porém muito fraco e com péssimas lembranças do Lazareto
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Augusto Vilela



Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 16
Localização : Abaeté-MG

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Qua Ago 12, 2015 3:09 pm

De acordo com o livro, alastrim é uma forma mais leve da doença varíola, caracterizada por deixar várias bolhas espalhadas pelo corpo.
A bexiga negra foi levada por Omolu para a cidade, porém só os mais pobres que ficaram propícios a contrair a doença, pois os ricos podiam tomar vacinas. No trapiche o primeiro a contrair o "alastrim" foi Almiro, que foi cruelmente julgado por Sem-Pernas que o humilhou na frente de todos. Até que Pedro Bala, juntamente com o padre José Pedro resolveram deixar Almiro na casa de seus pais, e arrumar um médico para cuidar dele em casa, o que era contra a lei. O médico foi quem denunciou o acontecimento, Almiro foi para o lazareto e o padre foi chamado ao arcebispado. Teve uma longa conversa com o cônego, que o advertiu o declarando um comunista pecador, diminuindo as chances do padre de conseguir um paróquia. O segundo a contrair a doença foi Boa-Vida, que depois de um tempo voltou magro e fraco, mas curado. Todos festejaram sua volta milagrosa do lazareto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lucas Arruda



Mensagens : 22
Data de inscrição : 22/04/2015

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Qui Ago 13, 2015 2:11 pm

1) Alastrim era o nome da doença hoje conhecida como varíola, é uma doença sexualmente transmissível que faz dar manchas e bolhas na pessoa, a doença na época não tinha vacina e nem tratamentos adequados, fazendo muitas pessoas morrerem.
2) Almiro pega a doença Varíola, os meninos do grupo Capitães da Areia ficam com medo da doença se espalhar para outros meninos, assim, querem expulsar Almiro, porém, precisam da aprovação de Pedro Bala, como Pedro é muito fiel ao grupo, não queria expulsar Almiro, por sorte João Grande lembrou que Almiro tinha família, ele foi levado até sua família e mantido escondido dos Agentes de Saúde, chamaram um médico, mas o médico não quis se comprometer a ajudar Almiro, os agentes de saúde foram avisados e Almiro levado à um lugar onde haviam vários infectados com varíola, isolados. Almiro morreu. Boa Vida também pegou a doença, e sabendo do fim de Almiro, foi logo se internar, voltou depois de um tempo, muito fraco, quando a doença saiu da cidade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Alice Castro



Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Qui Ago 13, 2015 4:07 pm

Alastrim era o nome dado à Varíola, uma doença da época, que tinha como consequência bolhas e manchas avermelhadas sobre o corpo de quem a contraísse.
A doença era intensificada cada vez mais, até chegar a um dos membros dos Capitães da Areia. Almiro foi contaminado, e corria o risco ser expulso do grupo, pois Sem-pernas não queria que o restante dos garotos contraíssem também. Pedro Bala recusou, e quis levá-lo para os cuidados de sua família. Recusado a ser atendido pelo médico, foi denunciado,e levado ao lazareto.Lá como muitas outras pessoas, Almiro não resistiu, e acabou falecendo. Tempo depois, Boa-Vida também é atingido pela varíola(alastrim), mas, diferente de Almiro consegue sobreviver.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vitor Lessa



Mensagens : 28
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Qui Ago 13, 2015 7:37 pm

Alastrim e o nome que eles colocaram na doença varíola, que deixava o corpo cheio de bolhas e manchas avermelhadas, Almiro havia pego esta doença e alguns meninos do grupo queriam que ele fosse expulso dos capitães da areia mas pedro bala e professor chegaram e impediram isso.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcão

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 17
Localização : -19.159686, -45.449224

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Sex Ago 14, 2015 8:20 pm

Alastrim era uma doença com o nome real de Varíola,  tinha característica as várias manchas e bolhas vermelhas que deixava no corpo daqueles que a contraíam, como a medicina naquela época não era tão avançada poucos saiam vivos

A doença se espalhou em toda Bahia, Almiro foi um que acabou contraindo essa doença,quando o grupo ficou sabendo da situação sem-pernas exigiu que Almiro fosse ser expulso,a maioria do grupo concordou com Sem-Pernas,mas Pedro Bala sugeriu que Almiro fosse para casa de sua família se tratar, mas o médico que a família chamou denunciou tal caso para os agentes de saúde, fazendo Almiro ir para um lazareto onde acabou morrendo. Boa Vida também pegou a doença, mas diferente de Almiro ele foi para o Lazareto e consegue voltar vivo, mas muito fraco e magro.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Kaio Rodrigues

avatar

Mensagens : 17
Data de inscrição : 22/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Sex Ago 14, 2015 8:41 pm

Alastrim (nome popular para a doença varíola) é uma doença que não tinha cura naquela época, apenas algumas formas de prevenção.
No capítulo fala que Almiro, pegou uma doença chamada bexiga de alguma forma "desconhecida" e com isso, o restante do grupo com medo de pegarem a doença, alguns integrantes do grupo queriam que ele fosse embora do grupo (Capitães da Areia), por causa que a doença é contagiosa, mas Pedro Bala e o Professor chegaram na hora para impedir a exclusão do contaminado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
LucasRamiro



Mensagens : 23
Data de inscrição : 30/04/2015

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Sex Ago 14, 2015 8:52 pm

Alastrim é o nome popular da Varíola - doença que assolava a Bahia.
Neste capítulo, a cidade se via tomada pela Varíola. Almiro - um dos Capitães da Areia- foi contaminado, e o restante do bando se via em um grande dilema: expulsar ou não do trapiche. Pedro Bala não aceitou que o mandassem para o Lazareto e sugeriu que Almiro fosse levado à sua casa para ser tratado, mas ao decorrer da história, Almiro acabou sendo levado ao Lazareto, onde faleceu. Boa-Vida também foi contaminado, mas aceitou ser levado ao Lazareto - onde foi curado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Alastrim e Bexiga
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Alastrim e Bexiga

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: Capitães da Areia (Jorge Amado)-
Ir para: