Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Capítulo 2 - A Juventude e os Afazeres

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Vinícius Eduardo



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/11/2014
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Capítulo 2 - A Juventude e os Afazeres   Dom Ago 16, 2015 4:53 pm

Ponciano cresce, engrossa a voz e deixa a barba crescer, mas continua na vadiagem. Pouco tempo depois recebe a notícia de que seu avô tinha falecido, tendo que se mudar para o sobradinho, herdando todas as terras dele e também sua patente de coronel. Com isso, Ponciano tende a se casar e recebe a proposta de sua prima mais não aceita por ela ser muito magra. O novo coronel tem alguns problemas com seus vizinhos sobre os limites de suas terras, mas ele conhece o advogado Pernambuco Nogueira, que o ajuda a resolver essa situação.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Danilo Cesar



Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo 2 - A Juventude e os Afazeres   Dom Ago 16, 2015 5:25 pm

Após a morte do avô,Ponciano mudou junto com Francisquinha para o Sobradinho para cuidar da herança deixada pelo avô.Diante desses acontecidos,Ponciano viu acabado os seus dias de vadiagem para honrar a herança de boi e pasto e a patente de coronel que ele recebeu.
Com a falta de experiência no campo Ponciano precisava da ajuda de Juquinha Quintanilha para comandar o pasto.Após sua chegada o Coronel do Sobradinho precisou da ajuda de Pernambuco Nogueira para pegar as terras que haviam sido roubadas e diante disso Cicarino Dantas o ameaça de morte e Ponciano mostra seu poder no “Foro” e ganha não só a causa mais a amizade do aguardenteiro.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Isabella de Souza Santos

avatar

Mensagens : 8
Data de inscrição : 24/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo 2 - A Juventude e os Afazeres   Dom Ago 16, 2015 7:25 pm

Em sua juventude, Ponciano deixa a barba crescer e frequenta casa de "moças desencaminhadas". Com a morte de seu avô, Ponciano herda suas terras e sua patente. Pensa em casar-se, rejeita uma prima por ser magra demais, "um bambu vestido". Muda-se com sua prima Francisquinha para a fazenda Sobradinho. Mais tarde, é ameaçado de morte por Cicarino Dantas, que contrata um pistoleiro para matá-lo, que acaba sendo preso. O coronel lhe ajuda e Cicarino e Ponciano fazem as pazes, e chega a ponto de nascer uma amizade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vitor brito



Mensagens : 15
Data de inscrição : 16/08/2015

MensagemAssunto: Re: Capítulo 2 - A Juventude e os Afazeres   Dom Ago 16, 2015 7:47 pm

Ponciano deixa sua barba crescer e continua sua vida de vadiagem frequentando "casas de moças desencaminhadas". Após a morte do seu avô Ponciano herda a fazenda de sobradinho e a patente de coronel da guarda nacional, ele se muda para a fazenda e com a ajuda de nogueira consegue reconquistar as terras do sobradinho que estavam sendo invadidas pelos seus vizinhos.
Como Ponciano não tinha muito conhecimento de pastos e engorda de gado trás para sua fazenda Juquinha Quintanilha.
Mais tarde Ponciano recebe ameaças de morte de Cicarino, mas com conversa tudo se resolve.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lucas Souza



Mensagens : 29
Data de inscrição : 14/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo 2 - A Juventude e os Afazeres   Dom Ago 16, 2015 8:32 pm

No período de sua juventude, Ponciano ''cria'' barba na face e continua vivendo na ''vadiagem''. Porém, em um certo dia, o jovem recebe a triste notícia da morte de seu avô Simeão, e a partir daí herda as riquezas e terras do avô e a patente de coronel. Ponciano se muda com Francisquinha para o Sobradinho, e em certo momento arruma uma moça para se casar, porém acaba recusando por ser muito magra.
Ponciano, como dito no livro, não entendia muito da vida no campo, e assim, conheceu Juquinha Quintanilha, que tornaria um servo de confiança. Após receber as terras do avô, Ponciano começa a resolver as pendências, gerenciar os problemas, e ao saber que parte de suas terras foram invadidas, contrata o Dr. Pernambuco Nogueira para expulsar os invasores.
Depois de um tempo, Ponciano vive alguns problemas com um sujeito chamado Cicarino Dantas, porém eles se entendem e fazem as pazes.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Paulo Emílio



Mensagens : 22
Data de inscrição : 25/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo 2 - A Juventude e os Afazeres   Dom Ago 16, 2015 9:01 pm

Ponciano em sua juventude continua em sua vida boêmia e deixa sua barba crescer. Com a morte de seu avô, se muda para sobradinho querendo tomar conta da fazenda.
Na fazenda, conhece Nogueira, um advogado que o ajuda a recuperar as terras perdidas para os vizinhos.
Ponciano, por não saber como cuidar da fazenda, contrata Juquinha. Pouco depois recebe uma proposta de se casar com sua prima, mas recusa por esta ser muito magra.
Posteriormente ele tem sua vida ameaçada por Cicarino, mas consegue passar por cima disso e vira amigo de Cicarino.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Leandro Libério



Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo 2 - A Juventude e os Afazeres   Dom Ago 16, 2015 9:32 pm

Neste capítulo Ponciano de Azeredo Furtado deixa a barba crescer e não larga a vida de vadiagem. Após a morte de seu avô, Ponciano se muda para o sobradinho, mas como não sabia nada sobre o campo, Juquinha o ajuda e ensina como cuidar das terras do sobradinho. Ponciano cogita a possibilidade de se casar com sua prima, mas recusa poia a mesma era muito magra. Ele tem um desentendimento com um pistoleiro, mas no final tudo acaba bem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Gabriele Álvares



Mensagens : 19
Data de inscrição : 25/04/2015

MensagemAssunto: Re: Capítulo 2 - A Juventude e os Afazeres   Dom Ago 16, 2015 9:46 pm

Em sua juventude Ponciano deixa sua barba crescer e continua vivendo na safadeza e vadiagem . Porém após a morte de seu avô , que deixa tudo para o neto , inclusive a sua patente , este volta a morar na fazenda “Sobradinho” junto com Francisquinha. É nessa situação que ele conhece Pernambuco Nogueira , advogado que nesse primeiro contato ajuda Ponciano a retomar as terras que são dele por direito .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Caio José



Mensagens : 27
Data de inscrição : 26/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo 2 - A Juventude e os Afazeres   Dom Ago 16, 2015 10:19 pm

Em sua juventude Ponciano continua a viver uma vida de safadezas até o momento em que recebe a noticia da morte de seu avô, regressa ao Sobradinho terra que foi herdada de seu avô junto com o titulo de coronel. Já no sobradinho Ponciano deseja se casar e recebe a oferta de uma prima porém a rejeita. Nessa chegada ao Sobradinho Ponciano conhece Nogueira, advogado que o ajuda a recuperar terras de seu avô.Nogueira também oferece ajuda para tomar parte das terras dos vizinhos, porém Ponciano recusa dizendo querer apenas aquilo que é seu por direito.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
paula carena



Mensagens : 8
Data de inscrição : 26/04/2015

MensagemAssunto: Re: Capítulo 2 - A Juventude e os Afazeres   Dom Ago 16, 2015 11:46 pm

Em sua juventude, Ponciano escolhe deixar a barba crescer, assim como sugeriu a dona do cabaré que ele frequentava. Sua fama ja não era boa e ainda Francisquinha o via voltando de suas "aventuras", o jovem lhe dizia que teria uma recompensa, em dia. Isso foi até a morte de seu avô Simeão, que lhe deixou uma gorda herança para cuidar. Não entendia sobre pastos. Mais tarde apareceu sua prima com interesse em se casar, o que acabou não acontecendo pois era magra demais. Ponciano pede ajuda a Nogueira para recuperar suas terras, Nogueira contrata Juquinha. Há uma ameaça de Cicarino, mas ela acaba por dar a volta.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Capítulo 2 - A Juventude e os Afazeres   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Capítulo 2 - A Juventude e os Afazeres
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Caçador do Vazio - Capítulo - 4 - Irmão Caçador.
» A Rainha das Lâminas - Capítulo - 2 - O Véu de Raiva.
» TKCast Leitura de Capítulos #05 - Capítulo 5
» Cajado da Redenção - Capítulo 09 - Confissão.
» Grupo de Tradução da VN Tsukihime Procura Novos Membros

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: O Coronel e o Lobisomem (José Cândido de Carvalho)-
Ir para: