Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Capítulo 3 - A Onça-pintada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Flávio Machado
Admin
avatar

Mensagens : 86
Data de inscrição : 10/11/2014
Idade : 28

MensagemAssunto: Capítulo 3 - A Onça-pintada    Seg Ago 10, 2015 11:47 am

Citação :
Bem não tinha esquentado o assento na cadeira de meu avô veio o caso da onça-pintada. O zum-zum trazido pelo vento dos pastos dizia grandezas da aparecida, que era onça sem medida e sem cautela. Entrava nos currais de dia que fosse e seu dente carnicento escolhia, nas barbas do dono, a rês que bem quisesse. Mandei que João Ramalho, marcador de gado do Sobradinho, sujeito andeiro e de muita ponderação, vasculhasse a verdade e dela fizesse relato:
— Dou prazo de mês ou mais se quiser.

Esperei nada — João Ramalho, num sopro, voltou de missão desincumbida. A onça, uma pintada de pata grossa, dava carta e jogava de mão, almoçando e jantando garrote e mais garrote:
— É bicha de grande porte, daninha como os capetas, aparecida nas posses do major Badejo dos Santos


Conte de maneria breve como se desenvolveu o episódio da onça-pintada.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://literaturacnec.forumbrasil.net
Anna Luiza Monteiro



Mensagens : 23
Data de inscrição : 12/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A Onça-pintada    Qui Ago 13, 2015 5:02 pm

A tal onça-pintada andava ameaçando a região na qual o Sobradinho se localizava. Um marcador de gado chega à fazenda em busca do felino. Todos detinham um grande temor pela onça, inclusive Coronel Ponciano. Certo dia, o Coronel sai à procura de capivara, mas quem acaba aparecendo é a feroz onça-pintada que faz todos fugirem de medo. O animal aparece na fazenda mais uma vez, e Ponciano, muito esperto, usa a desculpa de juramento para não matar o bicho. Certo dia, chega ao Sobradinho um conhecido caçador que disputa com Ponciano quem "fala mais grosso". Os dois saem em busca da onça, mas quando esta aparece ambos fogem. Um caboclinho corajoso acaba atirando no bicho e todos pensam que foi Coronel Ponciano que teve tamanha coragem de enfrentar o bicho.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
LauraAlbuquerque02



Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/08/2015

MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A Onça-pintada    Qui Ago 13, 2015 7:17 pm

A onça trouxe grande transtorno para a região do Sobradinho, todos, incluindo Ponciano, tinham medo dela. O marcador de gado do Sobradinho, João Ramalho, foi verificar a "história" da onça-pintada e voltou com notícias de que ela realmente era o que falavam. O Coronel chegou a se encontrar com a tal onça duas vezes, e nas duas ele deu um jeito de fugir do felino. Até que um dia ele recebeu a visita de um caçador no Sobradinho, que após uma discussão de poder e coragem, convence Ponciano a ir junto dele em busca da fera, mas quando se depararam com a onça de patas grandes, ambos fugiram. Foi ai que um rapaz valente atirou no animal e o Coronel Ponciano levou o crédito.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Amélia



Mensagens : 29
Data de inscrição : 21/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A Onça-pintada    Sex Ago 14, 2015 12:48 am

A onça trouxe muitos problemas para a região de Sobradinho. Um marcador de gado da região foi conferir se a história da onça era verdade e voltou afirmando que era. Todos tinham medo da onça inclusive Ponciano. Até que um certo dia apareceu um caçador no Sobradinho que o desafiou a ver quem falava mais grosso. Ambos foram a procura da onça, mas, quando de fato a encontraram fugiram. Um moço atirou na onça e o Coronel levou o mérito.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Eduarda Araújo



Mensagens : 25
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A Onça-pintada    Sex Ago 14, 2015 1:10 pm

Uma onça pintada ameaça a região de Sobradinho.Diziam que era um animal enorme.Como a onça teria sido vista nas terras do major Badejo dos Santos,Ponciano desculpava-se com uma certa “pragmática militar”,mostrando-se impossibilitado de resolver o caso.Aparece então na cidade um caçador.Os dois(O Coronel e o caçador) disputam quem fala mais grosso e o caçador acaba convencendo o Coronel a ir junto com ele caçar a tal fera.Quando a onça aparece,os dois fogem de medo.Um caboclinho é que acaba matando a onça,mas o Coronel,depois de afugentá-lo,fica com a fama.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Alice Alves



Mensagens : 29
Data de inscrição : 12/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A Onça-pintada    Sex Ago 14, 2015 1:38 pm

Uma onça pintada andava ameaçando a região de Sobradinho. Um marcador de gado, vasculhou as terras em busca da onça, dizendo que era um animal enorme. Juquinha diz ao Coronel que um caçador mataria a onça por duzentos mil réis. O Coronel e o Caçador, disputam quem falaria mais grosso e o caçador acabou convencendo o Coronel a ir junto dele a procura da onça. Quando a onça aparece, ambos fogem de medo e um caboclo é que acaba matando a onça, mas o Coronel foi quem acabou levando todo o mérito.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
João Vitor Valadares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 18

MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A Onça-pintada    Sex Ago 14, 2015 7:23 pm

Uma onça-pintada aparece pelas redondezas do Sobradinho, e começa a se alimentar do gado. No início Ponciano diz que não podia caçar a onça por ela estar nos domínios do Major Badejo dos Santos, segundo Ponciano era dos regulamentos da guerra. Então Ponciano contrata o Capitão Zuza Barbirato,caçador experiente com mais de cem mortes de onças, para dar fim à onça-pintada. O Coronel vai junto de Barbirato atrás da onça, mas Barbirato logo foge e ninguém mais teve noticias dele. Quando a onça-pintada fica frente a frente do Coronel Ponciano, um tiro mata a onça. Mas esse tiro não era de Ponciano e sim de um molecote pegador de papa-capim. Porém quem acaba levando a fama e mérito por matar a onça-pintada foi o Coronel Ponciano.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Luiza



Mensagens : 29
Data de inscrição : 26/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A Onça-pintada    Sex Ago 14, 2015 8:59 pm

A onça pintada ameaça a região. Falavam que era um animal enorme, que "dava carta e jogava de mão". Ponciano desculpa-se com uma certa "pragmática militar", impossibilitado-se de resolver o caso.Dioguinho do Poço diz que onça "deitava fogo pela goela". Juquinha diz ao coronel que um caçador chamado Zuza Barbirata mataria a onça por duzentos mil réis. Aparece a onça. Todos fogem, inclusive o coronel. A onça reaparece na fazenda; Ponciano, sempre se desculpando por causa de um juramento, não liquida o felino. A onça visitara a casa de Dioguinho do Poço, que sobe no telhado. Zuza e o coronel saem para caçar a onça e treinam a 3 pontaria matando pequenos pássaros. Quando a onça aparece, os dois fogem de medo. Um caboclinho é que acaba matando a onça, mas o coronel,fica com a fama.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Daniana L. Pereira



Mensagens : 4
Data de inscrição : 12/08/2015

MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A Onça-pintada    Sab Ago 15, 2015 12:02 pm

Uma onça-pintada anda pelas redondezas do Sobradinho. Alguns boatos, diziam que era um animal enorme. Ponciano, dizia que era um dos regulamentos de guerra, não matar tal bicho, onde contrata o Capitão Zuza Barbirato, caçador mais experiente. Ponciano acompanha Barbirato até a onça, mas vendo tamanho problema, foge e ninguém mais teve notícias dele. Quando o coronel fica frente a frente à onça, um tiro certeiro mata a onça. Mas o tiro não veio de Ponciano, partiu de um caboclinho. Ponciano acaba levando a fama por matar a temida onça-pintada.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Laura Arruda



Mensagens : 26
Data de inscrição : 15/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A Onça-pintada    Sab Ago 15, 2015 1:52 pm

A onça-pintada ameaçava as regiões do Sobradinho. Ponciano não quer matar o bicho, alegando ser contra as suas regras militares, então contrata um caçador, que o convence a ir junto caçar o animal. A onça aparece e os dois fogem de medo. Um caboclinho mata a onça, porém o Coronel acaba levando toda a fama de ter matado o bicho.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Letícia Sousa



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A Onça-pintada    Sab Ago 15, 2015 2:50 pm

Uma onça aparece rondando a região do Sobradinho, ameaçando se alimentar do gado. Coronel Ponciano usa a desculpa de que havia feito um juramento à respeito de não matar a onça. Apareceu então um caçador, que dizia ir atrás da onça, e o Coronel foi junto, porém, quando a onça apareceu, os dois correram de tanto medo. Quem mata a onça é um caboclinho, e quem fica com a fama de valente por ter matado a onça é o coronel.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Luan Alves

avatar

Mensagens : 17
Data de inscrição : 20/04/2015

MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A Onça-pintada    Sab Ago 15, 2015 6:47 pm

Rumores circulavam dizendo que um predador de tamanha ferocidade rondava a região, uma onça deveras perigosa. Após a varredura que o marcador de gado João Ramalho fez na área, o animal foi rastreado até as terras do major Badejo dos Santos.
Ponciano alegou que adentrar nas terras do major portanto armas seria uma violação da pragmática militar, ausentando-se então da caça do feroz predador.
Algumas semanas depois, o coronel tem notícia de um renomado caçador de onças que era capaz de lidar com a situação a certo preço, Ponciano então o contrata. Porém na noite em que ocorre o encontro ente Ponciano, o caçador e a onça, ambos batem em retirada temendo por suas vidas, o animal é então liquidado por um homem de menor renome e importância, sendo facilmente intimidado por Ponciano que toma a fama pela morte da fera
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
João Vítor Xavier



Mensagens : 27
Data de inscrição : 24/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A Onça-pintada    Sab Ago 15, 2015 6:49 pm

Boatos de uma onça se espalham pela região, um animal enorme alguns diziam que o animal tinha poderes sobrenaturais, porem Ponciano não faz nada porque a onça estava em terras do Major Badejo dos Santos. Após um tempo o caçador Zuza Barbirato, aparece na fazenda e se sentido oprimido pelo porte do caçador Ponciano resolve tomar parte na caça ao animal, porem na hora do combate os dois fogem e o animal é abatido por um caboclinho, mas Ponciano espanta Zuza e o caboclinho e fica com a fama de ter matado a onça.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rafaela Arruda



Mensagens : 20
Data de inscrição : 20/04/2015

MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A Onça-pintada    Sab Ago 15, 2015 10:13 pm

Na região da fazenda Sobradinho, se espalhou certo boato sobre a existência de uma onça muito feroz, a qual amedronta todo o pessoal da região. Devido à fama de Ponciano, há certa pressão sob tal para matá-la e ele logo afirma não poder tal feito devido a regras militares. Após algum tempo, ele ouve falar de um caçador de onças muito experiente e resolve contratar tal. Quando o caçador chega à fazendo, logo sai para uma caça com Ponciano e acabam por encontrar a tal onça, que fez os dois saírem correndo amedrontados. Então Ponciano ouve barulho de tiro, que veio de um cabloquinho, único homem no local que teve tal coragem de matar a onça. Porém, coronel Ponciano acaba por levar toda a fama de caçador.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rafaela Arruda



Mensagens : 20
Data de inscrição : 20/04/2015

MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A Onça-pintada    Sab Ago 15, 2015 10:13 pm

Na região da fazenda Sobradinho, se espalhou certo boato sobre a existência de uma onça muito feroz, a qual amedronta todo o pessoal da região. Devido à fama de Ponciano, há certa pressão sob tal para matá-la e ele logo afirma não poder tal feito devido a regras militares. Após algum tempo, ele ouve falar de um caçador de onças muito experiente e resolve contratar tal. Quando o caçador chega à fazendo, logo sai para uma caça com Ponciano e acabam por encontrar a tal onça, que fez os dois saírem correndo amedrontados. Então Ponciano ouve barulho de tiro, que veio de um cabloquinho, único homem no local que teve tal coragem de matar a onça. Porém, coronel Ponciano acaba por levar toda a fama de caçador.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vitor Hugo



Mensagens : 27
Data de inscrição : 25/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A Onça-pintada    Sab Ago 15, 2015 11:25 pm

Na fazenda de Ponciano (Sobradinho), uma onça perigosa ameaçava a todos da regiao. Todos pressionam Ponciano para que ele resolva a situação, ele com medo insinua sobre alguns juramentos militares que fez que impossibilitam tal ação. Ponciano contrata um caçador para matar a onça, porém quem realiza tal feito é um simples cabloquinho, mas mesmo assim Ponciano leva a fama de matador de onças.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lidia Silva



Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/08/2015

MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A Onça-pintada    Sab Ago 15, 2015 11:53 pm

Aparece então uma onça na região de sobradinho,essa onça trouxe com sigo vários problemas para Ponciano que com sua fama de valente teria que matar a tal onça,mais segundo ele próprio não poderia fazer tal feito por causa de algumas regras militares.Apareceu então um caçador de onças,sairão os dois para caçar a bendita onça como o caçador tinha uma voz muito grossa ficaram apostando quem falava mais grosso,diziam ser valentes mais quando a onça apareceu sairão correndo cada um pra um lado,quem matou a onça foi o caboclinho que foi espantado pelo Coronel que levou a fama de ter matado a tal onça.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Bruna Lemos



Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/08/2015

MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A Onça-pintada    Dom Ago 16, 2015 9:20 am

A onça pintada andava ameaçando toda a região de Sobradinho. E diziam que era um animal enorme. Com toda a sua fama, Ponciano usa uma desculpa de que havia feito um juramento à respeito de não matar a onça. Algum tempo depois aparece o caçador que Ponciano contratou para caçar a onça. No dia da caçada foram o caçador e Ponciano e acabaram encontrando a tal onça, que fez os dois saírem correndo. O animal foi morto por um cabloquinho, único que teve coragem de enfrentar a onça, porém quem acaba por levar a fama de caçador é Ponciano.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Giovanni Avelar



Mensagens : 27
Data de inscrição : 12/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A Onça-pintada    Dom Ago 16, 2015 1:40 pm

Circulava nas redondezas de Sobradinho o rumor de uma enorme onça pintada que caçava o gado e aterrorizava a todos e, com esse rumor, também surgiu a demanda ao militar de maior patente da área para dar um fim na situação.Ponciano,mergulhado ao mesmo tempo em seu medo e orgulho,se esconde atrás de sua patente e autoafirmações,oque não é suficiente,logo contrata um renomado caçador para ajudá-lo em sua expedição.Quando o encontro acontece, toda a pompa é deixada de lado e ambos,caçador e coronel,fogem da onça,mas,por sorte, se encontrava na área um humilde peão que mata a onça e,intimidado pela patente militar de Ponciano,cede a autoria e glória da caça da terrível onça que atemorizava a região.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ana Luísa Nicoli



Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/08/2015

MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A Onça-pintada    Dom Ago 16, 2015 1:46 pm

Na região da Fazenda todos estavam dizendo que lá foi visto uma onça muito feroz, o que estava amedrontando a todos. Então foi feito um pedido para que ponciano matasse a onça, mas ele recusa dizendo que não poderia fazer isso devido as regras militares, então ele contrata um caçador para matá-la. Então ele e o caçador saem para caçar a onça, mas quando ficam cara a cara com ela ficam amedrontados e saem correndo. Logo um caboclinho mata a onça mas Ponciano faz todos acreditarem de que foi ele que matou.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vitor Rocha



Mensagens : 29
Data de inscrição : 18/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A onça pintada   Dom Ago 16, 2015 1:53 pm

No sobradinho, saiu boatos de uma onça pintanda nas redondezas se alimentava do gado dos fazendeiros. Logo Ponciano é indicado para matar o felino, mas ele afirmar que seu titulo de coronel e uma promessa o empedia de matar a danada. Por isso ele contrata um caçador famado que já tinha executado dezenas de onças. Os dois saem para caça, mas quando se deparam com a onça, fogem amedrontados, nisso houve se um disparo, que é feito por um garotinho que tira a vida da onça, porem quem leva a glória é Ponciano e essa façanha se espalha pelos vizinhos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Luiza Rodrigues



Mensagens : 18
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A Onça-pintada    Dom Ago 16, 2015 2:06 pm

Uma onça pintada amedrontava a região de Sobradinho.Ponciano não queria matar a onça,dizendo que era contra seu juramento militar.Até que um dia aparece um caçador no Sobradinho,então Ponciano e o caçador vão a caça da onça,os dois encontram a onça,mas ambos saem correndo de medo da fera,um caboclinho mata a onça,mas quem leva a fama por ter matado a onça foi Ponciano.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Nicole Valadares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/11/2014
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A Onça-pintada    Dom Ago 16, 2015 4:27 pm

Na área do Sobradinho, se espalhou um boato que havia uma onça, que amedrontava todos da região. Com toda a fama de Ponciano, todos diziam que deviam caçá-la, mas Ponciano dizia que era contra a pragmática militar. Algumas semanas depois, o coronel tem notícia de um caçador de onças que era capaz de lidar com a situação a certo preço, Ponciano então o contrata. Porém na noite em que o caçador e Ponciano saem para caçar e encontram a onça, ambos saem correndo amendrontados. O animal é morto por um caboclinho de menor importância, mas o Coronel que acaba tendo a fama de caçador.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Julia Couto



Mensagens : 4
Data de inscrição : 16/08/2015

MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A Onça-pintada    Dom Ago 16, 2015 4:43 pm

A história onça pintada causava uma grande preocupação para a região do Sobradinho, todos tinham enorme medo animal. Coronel, pediu para que João Ramalho o marcador de gado fosse a procura da verdade. Ele então, trouxe a notícia confirmando tudo. Um dia coronel Ponciano resolveu sair, a procura de capivaras e encontra com a onça mas, acabou fugindo. Logo depois apareceu um caçador a procura da onça-pintada e fez com que saíssem a procura dela.
Os dois encontraram com a onça, mais amedrontados correram, mais um homem corajoso que também estava por ali atirou no bicho e todos acreditam que tivesse sido Coronel.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ana Júlia



Mensagens : 9
Data de inscrição : 20/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A Onça-pintada    Dom Ago 16, 2015 4:44 pm

Boatos dizem que uma onça anda assustando a população dos arredores de Sobradinho. Como o Coronel possui a maior patente, houve uma certa pressão exercida sobre ele para que mate a onça e finalize esta situação pendente. Ponciano rebate falando não poder resolver tal demanda por ser contra a pragmática militar. O Coronel ouve falar de um matador de onças bastante competente e o contrata. Logo após isso, Ponciano e o caçador têm uma breve discussão, o matador de onças "fala mais grosso" que o Coronel, e os dois acabam por ir caçar a onça juntos. Eles se deparam com o grande predador feroz e correm para salvarem suas vidas, um caboclinho desconhecido acaba por matar a onça. Depois de um tempo, nem o caçador, muito menos o caboclo são avistados novamente. O Coronel fica com a fama de valente e prestígio.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Capítulo 3 - A Onça-pintada    

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Capítulo 3 - A Onça-pintada
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Caçador do Vazio - Capítulo - 4 - Irmão Caçador.
» Fic - A Legião - CAPÍTULO 5 POSTADO!
» A Rainha das Lâminas - Capítulo - 2 - O Véu de Raiva.
» TKCast Leitura de Capítulos #05 - Capítulo 5
» Cajado da Redenção - Capítulo 09 - Confissão.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: O Coronel e o Lobisomem (José Cândido de Carvalho)-
Ir para: