Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 O Burrinho Pedrês

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Flávio Machado
Admin
avatar

Mensagens : 86
Data de inscrição : 10/11/2014
Idade : 28

MensagemAssunto: O Burrinho Pedrês   Seg Ago 10, 2015 10:43 pm

Citação :
Em O burrinho pedrês, primeiro dos nove contos, Guimarães procura mostrar, tendo como pano de fundo o mundo dos vaqueiros, que todos têm a sua hora e sua vez de ser útil. É o caso do burrinho Sete-de-Ouros: a gente segue a esperteza mansa do bicho, a sua finura de instinto e inteligência que o faz poupar-se, furtar-se a choques e maus pisos e, por fim, orientar-se e salvar-se numa cheia onde os cavalos afogam, carregando um bêbado às costas e ainda outro náufrago enclavinhado no rabo.
- Oscar Lopes

Faça um breve relato analisando as questões filosóficas do conto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://literaturacnec.forumbrasil.net
José Pedro.



Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/08/2015

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Qui Ago 13, 2015 5:06 pm

Burrinho pedrês é uma historia que fala sobre um burrinho, sete-ouros, personagem principal da história, no qual era um burrinho mais velho, mais experiente. Essa narrativa transforma os animais em heróis, julgando eles como sendo melhor do que o próprio homem e com ironia critica o homem com o seu modo de viver, dizendo que, o homem acha que controla seu destino, porem, ignora as inesperadas surpresas. A historia julga também, que o burrinho carrega em suas costas os pesos dos homens, os pesos do mundo, ou seja, o homem desconta tudo em cima do animal. Esta presente também escritas arcaicas, e nessas escritas pode-se perceber uma semelhança com escritas filosóficas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Pedro Campos G de Andrade



Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/08/2015

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Sex Ago 14, 2015 2:37 pm

Burrinho pedrês é um conto em que tem como personagem principal um burro, que em grande parte da historia é subestimado pelos demais personagens, mas surpreende a todos quando seguem viagem noite a dentro, e  inesperadamente todos os cavalos estacaram diante do córrego transbordado,logo tiveram que esperar o tal sete-de-ouros e o "infeliz" que teria ficado com ele, pois sabiam que o burro não entraria onde não tinha certeza se podia sair, então ele mergulhou levando consigo badu, que estava montado. Os outros confiaram e foram atrás mas não conseguiram fazer a travessia, morreram oito vaqueiros naquela noite, só saíram com vida da travessia o que estava montado no burro e outro que agarrara em seu rabo.
Sete-de-ouros foi o herói da historia.Na qual muitos homens se julgavam fortes e sábios, mas tal fortaleza e sapiência foram inúteis perante a situação, e prevaleceram a experiencia e inteligencia de um pobre e coitado "burro".
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rayanne Faria



Mensagens : 15
Data de inscrição : 12/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Sex Ago 14, 2015 4:03 pm

A história retrata um burrinho Sete-Ouros que já era velho com mais experiência,para os demais personagens o burrinho pêdres era inferior aos demais mas numa viagem durante a noite os cavalos não atravessaram o córrego que estava cheio, então tiveram esperaram o burro pelo fato de que não entrar em locais que não consegue sair ao atravessar, os outros personagens vão junto mas quem consegue se salvar é o Sete-Ouros e Badu que estava montado e o outro que havia agarrado a sua cauda. Ou seja a força não consegue vencer a experiência e sabedoria.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
cesarandrade



Mensagens : 3
Data de inscrição : 14/08/2015

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Sex Ago 14, 2015 6:32 pm

Partiu da fazenda do Tampa, de propriedade do Major Saulo no interior de Minas Gerais, uma comitiva que levou o gado até a cidade para embarcar direto para o corte. O major pediu a Francolim que montasse o burro Sete-de-Ouros, pois estava faltando um cavalo para os vaqueiros. Sete- de- Ouros era um animal miúdo, fraco e já era muito idoso.
Francolim comunicou ao patrão que o vaqueiro Silvino pretendia matar Badu. Major não deu importância ao fato e seguiram viagem. Era dia de chuva forte. Durante o trajeto foram contando histórias e seguiram em paz até a cidade, a não ser pela pequena dificuldade de atravessar um rio que havia sofrido uma cheia.  
Na cidade beberam e comeram. Badu excedeu na bebida, acabou ficando bêbado, se atrasou e para voltar para casa sobrou para ele o burrinho Sete-de-Ouros.
Chegando perto do rio, os vaqueiros viram que as águas tinham subido ainda mais e resolveram esperar por Bidu, pois ele montava o burrinho que só entrava em lugares que sabia que podia sair. O burrinho encarou a enchente. Dois vaqueiros não atravessaram, um supersticioso e outro para lhe fazer companhia.
No rio houve muita luta, muitos mortos. Apenas o burrinho com a experiência da velhice soube se orientar onde os cavalos de boa montaria se sucumbiram. O burrinho se salvou mostrando a possibilidade de os fracos se tornarem fortes no perigoso ofício de viver. Levou às costas o vaqueiro Bidu e Francolim, o peão mais fiel do Major Saulo, agarrado em seu rabo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Luiz Henrique C.



Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/04/2015

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Sab Ago 15, 2015 10:35 am

O Burrinho Pedrês relata a história de um burrinho velho e cansado , sempre subestimado e ignorado nas montarias por vários de seus donos.
O Burrinho Sete Ouros foi escolhido para também participar de uma viagem sertaneja , tocando a boiada até o local destinado ao encontro .
Na ida , a tropa atravessou um rio que estava com suas águas agitadas e subindo muito . Chegando ao local combinado e como a viagem tinha sido realizada com sucesso , vários peões se embreagaram e voltaram tontos .Na volta o burrinho carregava Badu.
Os outros peões foram na frente deixando Badu para trás . A beira do rio esperaram por ele e o burrinho , pois "burro não entra onde não dá conta de sair" . Na travessia de volta valeu a experiência do subestimado burrinho que salvou 2 peões de um afogamento .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Filipe



Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/08/2015

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Sab Ago 15, 2015 1:33 pm

O conto Burrinho Pedrês do livro Sagarana de Guimarães Rosa, conta a história sobre um burrinho chamado Sete-de-Ouro, velho, decrepito e portador de uma sabedoria espantosa até para os humanos, mas por ser tão velho era subestimado e ignorado por todos.
Logo Sete-de-Ouros veio a ter sua serventia em uma longa travessia do qual carregava um dos vaqueiros do Major, tendo como objetivo transportar o gado da fazenda. O transporte havia sido efetuado, mas na volta para a fazenda ocorreram complicações, havia um rio do qual os vaqueiros tinha que atravessar com seus cavalos e o Sete-de-Ouro, nesse momento confiaram na sabedoria do burrinho para fazer a travessia do rio então o seguiram. O burrinho diferente dos outros fortes e ágeis cavalos conseguiu atravessar o rio salvando 2 vaqueiros do afogamento, muitos homens e animais morreram na quele dia.
Apesar da aparência frágil de Sete-de-Ouro ele demonstra que até os mais fracos tem seus momentos de força.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
HenriqueLope$



Mensagens : 11
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Sab Ago 15, 2015 2:33 pm

Sete-de-ouros era um burrinho bastante subestimado por ja ser mais velho, mas era portador de uma grande sabedoria por ter passado por vários donos e por várias fazendas. Certo dia, foi preciso de sua ajuda para levar o gado ao local da venda, como ninguém queria ir montado no burrinho, Badu teve que ir nele já que estava tonto. Todos chegaram na frente e se depararam com uma correnteza, resolveram esperar o burrinho, pois ele não passaria por onde não conseguisse sair. O burrinho, foi o único que conseguiu atravessar a salvo juntamente com Badu que o montava e com outro peão que estava segurando o seu rabo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rafaela Karoline



Mensagens : 15
Data de inscrição : 14/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Sab Ago 15, 2015 3:42 pm

A trama desse conto tem como principal personagem um velho, experiente e sábio burrinho, chamado Sete-de-Ouros, nome que tem como significado o número místico e a força simbólica do ouro, indicando superação. Subestimado por todos, é um dos animais escolhidos para levar uma boiada vendida pelo dono da fazenda. Após um temporal, a manada chega ao córrego que estava transbordando, uma travessia perigosa mas tudo corre bem. A chegada ao povoado foi bastante comemorada. Na hora de ir embora, cada um pegou a sua montaria e Badu, bêbado, ficou por último, por isso, os demais vaqueiros o deixaram com o burrinho Sete-de-Ouros. Viajavam à noite quando os cavalos empacaram, os homens decidiram esperar Badu, se o burrinho avançasse pelas águas, seria possível atravessar, já que não entra em lugar de onde não pode sair. O burrinho mergulha nas águas levando Badu consigo. Os outros confiam e vão atrás, mas não conseguem atravessar o riacho e oito vaqueiros perdem a vida na travessia. Sete-de-Ouros, porém, chega ao seu destino com Badu às costas e Francolim segurando seu rabo. Nesse conto os animais se transformam em heróis, a aparência frágil se transforma e demonstra o contrário, os fracos se tornam fortes, e vice-versa. Tem em evidência a onipotência do homem, que julga conseguir controlar a própria vida e destino, sem esperar surpresas.


Última edição por Rafaela Karoline em Dom Ago 16, 2015 3:48 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Túlio Vinícius Machado'



Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/08/2015

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Sab Ago 15, 2015 4:18 pm

As questões filosóficas depreendidas do conto Burrinho Pedrês estão vinculadas à experiência de vida do burro protagonizado como Sete-de-Ouros. A filosofia em si é baseada na "surpresa ao fim do conto", onde, a pior das montarias (burro), aquele que menos trazia expectativas ao longo da história é tido como herói e único sobrevivente pós a tragédia final. Assim entende-se que, não devemos ignorar a experiência de vida dos mais velhos, pois estas, nos grandes momentos fazem de fato toda diferença. by : Túlio Vinícius Machado'
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Mariana Helena



Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Sab Ago 15, 2015 5:20 pm

O conto “O Burrinho Pedrês” tem como foco Sete-de-Ouros, um burrinho cujo nome é recoberto pela magia de um número místico (sete) e pela força simbólica do ouro, indicador de superação e de transcendência. A travessia, a superação de obstáculos por caminhos ocultos, é uma imagem frequente em Guimarães Rosa, como também a presença de forças mágicas da natureza atuando sobre o mundo e mostrando as possibilidades de os fracos se tornarem fortes. O animal personifica a experiência da velhice, a sabedoria, a cautela e a prudência ao se orientar e se sobressair diante dos demais, apesar de ter sido subestimado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Guilherme131313



Mensagens : 6
Data de inscrição : 15/08/2015

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Sab Ago 15, 2015 8:42 pm

No conto de Guimarães retrata a história de um burro chamado Sete-Ouros,velho mas com muita experiência.Para todos o burro era inferior aos de mais.Numa viagem eles tiveram que atravessar um córrego,os de mais burros ficavam sempre atrás de Sete-Ouros porque ele só entrava em lugar que conseguisse sair.Eles o acompanham mas não são todos que conseguem se salvar.O conto mostra que não é sempre que a força e a juventude se sobressai ás vezes é com a experiência vivida que conseguimos conquistar um objetivo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Clarisse Luz



Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/04/2015

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Sab Ago 15, 2015 9:52 pm

Sete-de-Ouros era um burrinho experiente. Transforma-se em herói quando em uma viagem, apesar de idoso e desacreditado, salva as vidas de Badu e Francolim atravessando um córrego quando os demais cavalos não conseguiram. O burrinho não concluiu a travessia por nadar contra a correnteza, mas por usar de cautela e prudência, imitando as qualidades da coragem humana.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Luíza Figueiredo



Mensagens : 15
Data de inscrição : 16/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Dom Ago 16, 2015 8:34 am

O burrinho pedrês era velho,beiço inferior caído,mas muito experiente.Por ter a imagem " acabada" se torna o grande herói nessa história,mostrando a todos que os mais deixados de lado por serem velhos ou outra característica que diminui um ser,pode surpreender a todos,mostrando que quem vê o lado de fora não sabe o que se tem por dentro.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Tulio Oliveira Andradee



Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/08/2015

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Dom Ago 16, 2015 10:56 am

Visto como um animal velho e fraco, a experiência de Sete-de-Ouros não notada foi sua principal característica. No fim do conto, notamos claramente como ele se torna um herói, com sua prudência e sabedoria, sobrevivendo a uma travessia onde oito boiadeiros morreram. Assim, entendemos que não devemos desmerecer aqueles por demostrarem algo como no caso, a velhice.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Bernardo de Castro



Mensagens : 15
Data de inscrição : 18/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Dom Ago 16, 2015 12:35 pm

No conto burrinho pedrês o burrinho Sete-Ouros era o personagem principal. Ele era muito subestimado por todos por ele ser um animal velho e fraco, porém ele tinha uma grande sabedoria por ter passado por várias fazendas. Um dia foi preciso da ajuda de Sete-Ouros para levar o gado ao local da venda, Badu, por já estar tonto, foi o escolhido para ir montado no burrinho. Quando eles se deparam com uma correnteza, Sete-Ouros por ter uma grande sabedoria foi o único que conseguiu atravessar e salvou a vida de Badu e Francolim. O conto mostra que a juventude e a força não adiantam nada se não tiver sabedoria.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Mariana Carvalho



Mensagens : 15
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Dom Ago 16, 2015 12:50 pm

A trama O Burrinho Pedrês relata a história de Sete-de-Ouros, um burrinho velho, cansado e miúdo. Apesar de ser ignorado por todos seu dono tinha grande apreço com ele, ao precisarem levar uma boiada faltaram cavalos então utilizaram o burrinho. No caminho de volta para casa depois de realizarem a tarefa com sucesso os peões se embriagaram e foram na frente deixando Badu montado no Sete-de-Ouros para trás, ao chegar ao ri que estava cheio e com grande correnteza resolveram esperar pelo burrinho "burro não entra onde não da conta de sair", depois que ele entrou na água os cavalos seguiram atrás, entretanto todos morreram afogados menos Badu que estava montado no burrinho e outro que agarrou seu rabo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
MoratoItallo17



Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/08/2015

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Dom Ago 16, 2015 3:32 pm

Sete-de-Ouros é um burrinho decrépito que já foi bem útil para seus vários donos. Esquecido na fazenda do Major Saulo, tem o azar de ser avistado numa travessia pelo dono da fazenda, que o escala para ajudar no transporte do gado. Na travessia do Córrego da Fome, todos os cavalos e vaqueiros morrem, exceto dois: Francolim e Badu; este montado e aquele agarrado ao rabo do Burrinho Sete-de-Ouros.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Júlia Gomes Gabriel



Mensagens : 16
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Dom Ago 16, 2015 3:42 pm

No conto, o burrinho pedrês é um animal idoso, muito idoso, mas se mostra bastante inteligente e experiente... E como todos tem sua hora e sua vez de ser útil, não foi diferente com o burrinho pedrês que se tornou um herói ao final do conto, que salva a vida de duas pessoas e a sua própria. Não podemos julgar pela aparência, ou simplesmente pela idade, o burrinho que surpreendeu a todos com sua experiência e inteligência, era velho, "feio" e se tornou um herói.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fernanda Richard



Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Dom Ago 16, 2015 3:51 pm

O conto relata a história de Sete-de-Ouros, um burrinho muito velho, porém com muita experiência. Ele é transformado em herói quando realiza a travessia de um córrego, salvando Badu e Francolim, na qual todos os outros acabam morrendo. O animal é o retrato da capacidade, e quão importante é a experiencia, a cautela e a prudência.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Clara Arruda Salles



Mensagens : 7
Data de inscrição : 17/04/2015

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Dom Ago 16, 2015 4:57 pm

Sete-de-ouros por sr um burro já velho ninguém acreditava que ele era capaz para servir de montaria num transporte de gado, mas que no fim todos esperaram ele pra fazer a travessia no córrego. O conto mostra que não vale a pena lutar contra a correnteza, se o que se pretende é a travessia e que os mais velhos são de certa forma os mais sábios, pois já adquiriram experiencia da vida.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Núbia Karolina da Silva



Mensagens : 14
Data de inscrição : 11/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Dom Ago 16, 2015 5:30 pm

O burrinho, chamado Sete-Ouros, visto como um animal que já estava velho e que não podia ajudar nas tarefas onde morava. Seu nome pode ser compreendido pelo "sete" ser considerado um número místico, e "ouro" pelo sua fortaleza. Mas também pela carta "sete-ouros" do baralho ser de menor valor, o que faz pensar que o burrinho não tenha muito o que oferecer, mas ele surpreende em uma viagem que houve obstáculos no percurso onde os outros animais só iam se o burrinho passasse primeiro, ou ele era um dos únicos sobreviventes dessa viagem, tornando um herói.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
eduarda pacheco



Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/08/2015

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Dom Ago 16, 2015 6:41 pm

Sete-de-ouros era um burrinho velho, porém experiente e sábio. Numa das viagens para levar a boiada vendida de seu dono,um major chamado Saulo, o burrinho surpreende com um ato heroico onde somente ele e dois capangas sobrevivem á uma grande correnteza, que matara oito boiadeiros. Entendemos então , que nem sempre a juventude se sobressai quando podemos usar a sabedoria e a experiência.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Matheus Nazário



Mensagens : 10
Data de inscrição : 15/04/2015

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Dom Ago 16, 2015 7:16 pm

No conto O burrinho pedrês é relatado a história de um burrinho que era bastante experiente pelo fato de ser velho e consequentemente ter passado por várias experiêcia ao longo de sua vida. Ele é convocado por seu dono para uma viagem a negósios que exigiria muito dele o dos animais que iriam. Como ele era já de muita idade, todos o subestimaram, dizendo que não conseguiria. Porém o burro provou o contrário realizando a viagem e salvando a vida de dois homens que o subestimaram. O conto possui um caráter bastante filosófico, pois ele defende a idéia do empirismo, que é uma linha de pensamento que defende que com passar do tempo e com as experiências vividas é que construímos nosso intelecto. Por outro lado a história nos passa o seguinte ensinamento: não devemos subestimar os outros apenas analisando o seu porte físico pois a experiência intelectual é o que realmente importa não devesse utilizar a força e sim a mente.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
maria emilia ribeiro



Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/08/2015

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Dom Ago 16, 2015 8:46 pm

Nesse conto é relatada a historia de um burrinho chamado Sete-de-Ouros. A questão filosófica do conto vem no fim, pois um animal que foi muito depreciado por ser um burro, e ter idade bastante avançada acaba sendo o herói.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
O Burrinho Pedrês
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: Sagarana (Guimarães Rosa)-
Ir para: