Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 O Burrinho Pedrês

Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Arthur N



Mensagens : 6
Data de inscrição : 16/08/2015

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Dom Ago 16, 2015 9:08 pm

O conto nos ensina muito a valorizar e nunca subestimar nada ou ninguém, quando que o burrinho Sete-de-Ouros, já velho e muito subestimado por todos, é o único capas de usar da sua experiencia e se salvar na travessia do rio, levando quem o montava junto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
caio antonio de lima maia



Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Dom Ago 16, 2015 9:09 pm

o burrinho Sete-de-Ouros por ser um animal velho e fraco foi pouco valorizado sua experiência .Por fim do conto Sete-de-Ouros acaba se tornando um herói com sua esperteza e experiência consegue atravessar um cheia onde muitos boiadeiros morrem .Por isso não se deve desmerecer a força da experiência pois o que já foi vivido e aprendido nunca mais pode ser esquecido e algum dia poderar salvar sua vida .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Flávia Alessandra Costa



Mensagens : 11
Data de inscrição : 11/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Dom Ago 16, 2015 9:14 pm

O burrinho pedrês é um conto que reflete filosoficamente sobre a trajetória de vida. Vangloria a experiência e menospreza a origem e o final da jornada. Através da subestação de personagem principal, é possível inferir sobre o quão é necessário saber escolher aqueles obstáculos sobre os quais vale a pena lutar, fazendo com que sua bagagem de vida possa ajudar a tomar decisões importantes. Além disso, demonstra que atos de extrema coragem não representam alicerce para uma vida harmoniosa, através da morte dos imponentes cavalos e da surpreendente sobrevivência do burrinho.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ana Caroline



Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/08/2015

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Dom Ago 16, 2015 9:30 pm

O conto o Burrinho Pedrês trata da questão filosófica que permeia a idade. Ele chama atenção para a questão de a velhice estar associada a vivência, a muitas experiências e desta forma, consequentemente, está envolvida com a sabedoria. A história narra o dia mais notável da vida de Sete Ouros, um Burrinho já velho que ao longo do tempo adquiriu muito conhecimento. Nessa passagem, que trata de uma travessia, o personagem principal é subestimado sendo considerado um ser inferior e é para aquele que faz o percurso com este uma vergonha. Nesse dia, o Burrinho conduz os trabalhadores e a boiada pelos melhores caminhos e no fim acaba por ser o único animal que conseguiu sobreviver a passagem pela área alagada pela enchente, demonstrando que os anos de vida não o tornaram um ser incapaz e sim um ser sábio.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Matheus Alves Noronha



Mensagens : 12
Data de inscrição : 18/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Dom Ago 16, 2015 10:08 pm

Burrinho Pedrês um animal velho , mas muito experiente. Era chamado de Sete-de-Ouros e visto como um animal fraco , por sua idade . Mas que por final ele se torna um herói , usando todo sua experiência em uma travessia de um perigoso rio e salvando sua vida e mais dois boiadeiros. Ou seja, nas horas mais dificieis a experiencia e sabedoria faz a diferença.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vinícius Ribeiro



Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Dom Ago 16, 2015 10:22 pm

Neste conto, mostra que a sabedoria pode ser mais útil que a força, e ela vem apenas com o tempo. Mesmo fraco, diante do perigo iminente, o velho burro, com sua sabedoria, consegue passar por travessias que nem os cavalos, no auge de suas juventudes conseguiram.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
marcela mariana



Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/04/2015

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Dom Ago 16, 2015 10:39 pm

No conto O Burrinho Pedrês, relata a história de um burro já velho e desprezado, no qual ninguém dava muito valor. Em uma viagem, quando foi preciso fazer uma travessia em um rio, o burrinho foi o único sobrevivente junto a dois homens que estavam com ele, pelo fato de ser bem mais experiente que os outros cavalos que estavam na viajem. Isso mostra que as aparências não dizem nada, e que não devemos desprezar os outros só pelo que vemos fisicamente.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vítor Morato



Mensagens : 15
Data de inscrição : 18/11/2014

MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   Seg Ago 17, 2015 12:21 pm

O conto narra a história de Sete-Ouros (personagem de Guimarães, que coincidentemente ou não, é a menor das manilhas no Truco Mineiro), um burro desgastado e experiente. Os muitos humanos da obra insistiam em julgá-lo pela primeira característica, mas, após uma viagem mal-sucedida, ela prova seu valor aos humanos, salvando os que o acompanhavam, mostrando assim, que a experiência e a sensatez podem valer mais que a força.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: O Burrinho Pedrês   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
O Burrinho Pedrês
Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: Sagarana (Guimarães Rosa)-
Ir para: