Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 A Causa Secreta

Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Flávio Machado
Admin
avatar

Mensagens : 86
Data de inscrição : 10/11/2014
Idade : 29

MensagemAssunto: A Causa Secreta   Ter Nov 24, 2015 5:05 pm

Em resumo, "A Causa Secreta" um conto que aborda um tema oculto da alma de todo ser humano: a crueldade. Machado de Assis cria um cenário onde o recém formado médico Garcia, conhece o espirituoso Fortunato, dono de uma misteriosa compaixão pelos doentes e feridos, apesar de ser muito frio, até mesmo com sua própria esposa.

Citação :
"O beijo rebentou em soluços, e os olhos não puderam conter as lágrimas, que vieram em borbotões, lágrimas de amor calado, e irremediável desespero. Fortunato, à porta, onde ficara, saboreou tranqüilo essa explosão de dor moral que foi longa, muito longa, deliciosamente longa".


1. Qual a visão inicial de Garcia a respeito de Fortunato?
1.1. A visão de Garcia muda ao longo do texto?
1.2. Prove, com elementos do conto, que a visão de Garcia a respeito de Fortunato se altera.
2. Em sua opinião, o que leva Fortunato a agir de maneira tão cruel?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://literaturacnec.forumbrasil.net
Gabrielle Winkelstroter



Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   Qua Nov 25, 2015 3:18 pm

1) Inicialmente Garcia pouco sabia sobre Fortunato, entretanto sentia uma mescla de repulsão, devido à expressão fria do homem, e curiosidade, por sua dedicação em ajudar os outros. Ainda assim se tornaram amigos íntimos.
1-1) Sim.
1-2) Alguns elementos sobre a verdadeira personalidade de Fortunato ao longo do texto passaram imperceptíveis aos olhos de Garcia, até que ao atingir o clímax da história o rapaz presencia o sadismo de Fortunato, mudando sua opinião a respeito dele.

"Castiga sem raiva", pensou o médico, "pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem".

2) O que leva Fortunato a agir de maneira tão cruel é o prazer que o sofrimento alheio lhe proporciona.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Virgínia Araújo



Mensagens : 31
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   Qua Nov 25, 2015 4:03 pm

1) Garcia desde o início conseguiu perceber a frieza de Fortunato, apesar de sua "compaixão" pelos doentes, principalmente feridos.
1.1)Sim. A princípio teve dúvida se era extrema dedicação aos feridos, mas depois percebeu que Fortunato na verdade sentia prazer sobre as desgraças alheias.
1.2) "(...)não podia negar que estava assistindo a um ato de rara dedicação"
"Foi assim que o próprio benfeitor insinuou a este homem o sentimento da ingratidão."
"(...)alguma coisa que traduzia a delícia íntima das sensações supremas"
"Garcia, defronte, conseguia dominar a repugnância do espetáculo para fixar a cara do homem. Nem raiva, nem ódio; tão-somente um vasto prazer, quieto e profundo, como daria a outro a audição de uma bela sonata ou a vista de uma estátua divina, alguma coisa parecida com a pura sensação estética. Pareceu-lhe, e era verdade, que Fortunato havia-o inteiramente esquecido. Isto posto, não estaria fingindo, e devia ser aquilo mesmo."
2) Fortunato agia daquela maneira, pois já era um vício; sentia prazer ao ver a desgraça alheia.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Eduarda

avatar

Mensagens : 31
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   Qua Nov 25, 2015 5:08 pm

1) Garcia tinha a visão de que Fortunato era uma pessoa fria, mas que se demonstrava "preocupar" muito com aqueles que eram doentes e com os que estavam feridos.
1.1) Sim, ao longo do conto a visão de Garcia muda, pois, Garcia pode perceber que Fortunato sentia prazer ao ver o sofrimento das outras pessoas, revelando ser uma pessoa diferente do que acha que era.
1.2) "Castiga sem raiva", pensou o médico, "pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem".
2) O que leva Fortunato agir de tal maneira é o prazer que sente ao ver o sofrimento dos outros.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Victor Valadares

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 17
Localização : Na minha Casa

MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   Qui Nov 26, 2015 2:07 pm

1) Garcia tinha uma visão melhor do que todo mundo sobre Fortunato, que ele era mal, mas se demonstrava se preocupar com aqueles que eram doentes e feridos.

1.1) Sim, pouco tempo depois a visão de Garcia muda,pois,ele começa a perceber que Fortunato sentia prazer ao ver sofrimentos nas pessoas.

1.2) "Castiga sem raiva", pensou o médico, "pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem".

2) Nascer com o sentimento de que ver as pessoas sofrendo era bom.


cherry cherry cherry

Muito bom o conto @@@

jocolor jocolor jocolor
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.orkut.com.br
Getúlio Andrade



Mensagens : 30
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   Qui Nov 26, 2015 7:32 pm

A visão inicial de Garcia a respeito de Fortunato era de um homem inteiramente dedicado a sua profissão de medico, mesmo que ele passa-se uma certa "frieza" em seus modos de agir.
Ao longo do texto a visão de Garcia sobre Fortunato muda, e ele vê apenas um sujeito medonho e frio , que sente prazer no sofrimento de outros.
"Castiga sem raiva", pensou o médico, "pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem".
"E com um sorriso único, reflexo de alma satisfeita, alguma coisa que traduzia a delícia íntima das sensações supremas".
Na minha opinião Fortunato age de maneira tão cruel, pois já avia passado por grandes desastres em sua vida, fazendo com que sua mente sinta prazer a ver os outros passarem por desastres parecidos com os seus.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Júlia Faria



Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   Qui Nov 26, 2015 9:47 pm

1)A visão inicial de Garcia a respeito de Fortunato era de um homem frio e que não demonstrava nenhuma preocupação com e dó dos doentes e feridos.
1-1)Sim.Pouco tempo depois ele percebeu que Garcia gostava de ver o sofrimento das pessoas.
1-2)''Castiga sem raiva'',pensou o médico,''pela necessidade de achar uma sensação de prazer,que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem.''
2)Na minha opinião Fortunato age desta maneira,pois já havia virado um vicio, ver o sofrimento dos outros.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Guilherme Moreira

avatar

Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   Sex Nov 27, 2015 3:20 pm

1- Garcia inicialmente via Fortunato como um homem frio , mas ainda tendo uma certa dedicação em sua profissão .
1.1 -Sim , ao longo da história , ele percebe que Fortunato além de ser frio , sente um certo prazer ao observar o sofrimento alheio .
1.2 - "Castiga sem raiva", pensou o médico, "pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem "
2- De acordo com a minha opinião , Fortunato agia dessa forma ,pois poderia ter passado por um grande sofrimento em sua infância e , isso mudou completamente a sua forma de pensar sobre o sofrimento .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marina Campos



Mensagens : 30
Data de inscrição : 14/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   Sab Nov 28, 2015 1:11 pm

1-A visão inicial de Garcia sobre Fortunato, era de uma pessoa fria. Apesar de um pouco da preocupação com os adoentados.
1.1- Sim, Garcia percebe que Fortunato sentia prazer no sofrimento do próximo.
1.2- "Castiga sem raiva", pensou o médico, "pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem".
2- Acredito que Fortunato sinta prazer em ver o sofrimento do próximo, e sua alegria e satisfação seja alimentada por isso.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Emília Pereira



Mensagens : 26
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   Seg Nov 30, 2015 3:14 pm

1- A visão inicial de Garcia a respeito de Fortunato, era de uma pessoa dedicada ao seu trabalho e que ao mesmo tempo exalava certa frieza, mostrando ter algum tipo de "preocupação" com os doentes e feridos.
1.1- Sim, Garcia percebe que Fortunato sentia prazer em ver o sofrimento dos outros.
1.2- "Castiga sem raiva", pensou o médico, "pela necessidade de achar uma sensação
de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem".
2- Na minha opinião, Fortunato sentia prazer em ver o sofrimento alheio por já ter passado por certa situação drástica em sua vida. Ver os outros passar por algum tipo de "tortura" o deixaria aliviado, e de certa forma isso já teria se tornado um vício.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Thais



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   Seg Nov 30, 2015 3:23 pm

1)A visão inicial de Garcia sobre Fortunato, é que ele era uma pessoa fria, não se preocupava com quaisquer condição de seus pacientes, tendo uma irrelevante atuação em sua profissão.
1.1)Sim. Fortunato apenas tinha uma irrelevante atuação em sua profissão por sentir prazer em ver as dores dos outros.
1.2)"E com um sorriso único, reflexo de alma satisfeita, alguma coisa que traduzia a delícia íntima das sensações supremas, Fortunato cortou a terceira pata ao rato, e fez pela terceira vez o mesmo movimento até a chama."
2)Fortunato pode não estar muito contente com sua própria vida, tendo ela parada, ou até mesmo ter guardado um rancor por algo sofrido no passado. Sem qualquer coisa para saciar seu próprio sofrimento tendo como opção substâncias "amenizadoras" , provavelmente isso não o chamou a atenção ,resolve então tirar esse gosto do sofrimento de outras pessoas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Leonardo Amaral

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 18

MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   Seg Nov 30, 2015 6:51 pm

1- A princípio, Garcia vê Fortunato como um bom homem, bondoso e gentil; o qual se preocupava com tudo e com todos, até mesmo com desconhecidos. Algo que ajuda Garcia a possuir certa “admiração” por Fortunato.

1.1- Ao longo do conto, a visão de Garcia muda de fato. Principalmente quando ele percebe que o “amigo” gostava de ver pessoas e animais sentindo dor, até mesmo com a sua própria esposa. Através disso, Garcia muda o jeito de vê-lo, passando de bom homem para uma pessoa fria, cruel e egocêntrico, dando fim a sua “admiração” inicial.

1.2- “ ‘Castiga sem raiva’, pensou o médico, ‘pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem “

2- Na minha opinião, Fortunato pratica estes atos pois ele não é normal psicologicamente. Provavelmente, ele deve possuir traços de psicopatia ou algum distúrbio mental. Algo que pode leva-lo a fazer o que faz. Tudo isso, somada a época em que se passa o conto, onde a psicologia e a medicina não eram tão avançadas como hoje, leva Fortunato a ser como é. Já que, na ocasião, não se tinha tratamentos adequados para pessoas como
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Amanda Tavares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 15/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   Ter Dez 01, 2015 4:15 pm

1- Garcia vê Fortunado como uma pessoa do bem,como se conheceram enquanto Fortunado socorria um paciente. Garcia ficou impressionado com sua sabedoria e técnicas,o que causou uma certa admiração por Fortunado.
1.1- A visão de Garcia muda ao longo do texto. Pois Garcia passa a enxergar como era realmente Fortunado.Uma pessoa fria e cruel,na qual gostava de ver o sofrimento de outros seres,talvez seja até por isso que resolveu seguir essa profissão e casar com uma mulher muito doente.Contudo Garcia não o admira como de inicio.
1.2- "Garcia lembrou-se que na véspera ouvira ao Fortunado queixar-se de um rato, que lhe levara um papel importante; mas estava longe de esperar o que
viu."

2- Fortunado agia assim de maneira tão cruel,pois era um sádico,no qual se sentia bem com o sofrimento alheio.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ana Luísa Mendes

avatar

Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   Qua Dez 02, 2015 8:37 pm

1- A visão inicial de Garcia a respeito de Fortunato é que este seja um homem bom e gentil, que se preocupava com todos inclusive os desconhecidos. Mas, Garcia ainda desconfiara do homem por causa de sua expressão "fria".

1.1- Sim, pois Garcia percebe que Fortunato sentia prazer ao ver o sofrimento dos outros. E começa a vê-lo como uma pessoa fria e cruel. Confirmando o que desconfiava quando eles se conheceram.

1.2- "Castiga sem raiva", pensou o médico, "pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem".

2- Fortunato agia assim, pois: revela-nos a personalidade de um sádico, capaz de realizar "boas ações" desde que estas lhe permitam o exercício de seu prazer.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Júlia Maciel

avatar

Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/04/2015
Idade : 18

MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   Qui Dez 03, 2015 1:49 pm

1- Garcia via lados diferentes da personalidade de Fortunato, que apesar de se mostrar um homem bom e gentil, também era dono de uma frieza perceptível ao amigo.
1.1- Sim. Ao longos do conto a admiração de Garcia pela bondade e compaixão do amigo dá lugar à indignação e repulsa devido às verdadeiras motivações de Fortunato.
1.2- No início do conto percebemos uma certa admiração pela parte de Garcia: ''Garcia pôde então observar que a dedicação ao ferido da rua D. Manoel não era um caso fortuito, mas assentava na própria natureza deste homem. (...) Toda a gente pasmava e aplaudia.''. Porém, já no fim do conto vemos os pensamentos de Garcia ao descobrir o segredo do amigo: "Castiga sem raiva", pensou o médico, "pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem".
2- Fortunato fazia isso motivado pelo prazer que sentia em presenciar o sofrimento alheio, o que o caracteriza como um sádico.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
DaviZaidan



Mensagens : 12
Data de inscrição : 09/08/2015

MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   Qui Dez 03, 2015 2:34 pm

1) A visão inicial de Garcia em relação a Fortunato era de um homem bom e gentil, que se dedicava em ajudar os outros, mas com uma expressão "fria”.
1.1) sim, pouco tempo depois ele percebeu que Fortunato se alimentava do sofrimento dos outros.
1.2) ''Castiga sem raiva'‘, pensou o médico, ''pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem. ''
2) Na minha opinião, o que leva Fortunato agir de tal maneira é um problema psicológico onde sentia prazer ao ver o sofrimento dos outros.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Augusto Vilela



Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 17
Localização : Abaeté-MG

MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   Qui Dez 03, 2015 3:15 pm

1) Primeiramente, Garcia julgou Fortunato como um homem misterioso, mas depois de um acontecimento a respeito de uma pessoa ferida, a intensa dedicação e preocupação de Fortunato levou Garcia a pensar que o homem era gentil e prestativo.

1.1) Sim, a visão de Garcia se altera ao longo do conto devido ao porquê que Fortunato ser aquela pessoa tão gentil e prestativa.

1.2) A visão de Garcia alterada a respeito de Fortunato é comprovada pela seguinte passagem: "Castiga sem raiva", pensou o médico, "pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem".

2) Na minha opinião, Fortunato era o homem com mente doentia, que conseguia sentir prazer ao presenciar qualquer manifestação de sofrimento.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Kaio Rodrigues

avatar

Mensagens : 17
Data de inscrição : 22/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   Qui Dez 03, 2015 3:45 pm

1) A visão inicial de Garcia a respeito de Fortunato é que ele (Fortunato) era uma pessoa fria, porém mostrava ser um homem bondoso e gentil.

1.1) Sim. Garcia percebe que ele (Fortunato) sente prazer ao ver sofrimento, tristeza alheia.

1.2) "Castiga sem raiva", pensou o médico, "pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem."

2) O prazer que Fortunato sentia ao ver o sofrimento alheio.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Alice Castro



Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   Qui Dez 03, 2015 4:50 pm

1-Apesar da frieza de Fortunato, Garcia o enxergava como um homem bom, que se preocupava com os pacientes.

1.1-Sim, pois ao decorrer do conto Garcia percebe que Fortunato sentia prazer em ver o sofrimento dos outros.

1.2-"Castiga sem raiva", pensou o médico, "pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem".

2-Acredito que Garcia agia assim pois já havia virado um vício ver o sofrimento de outras pessoas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Otávio Maia



Mensagens : 33
Data de inscrição : 16/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   Qui Dez 03, 2015 4:57 pm

1 Garcia achava Fortunato um homem bondoso e gentil, mas tinha um pé atras, pois Garcia era um homem frio.
1.1 Sim, a visão de Garcia muda completamente, principalmente quando ele vê as atitudes monstruosas de Fortunato, as quais ele gostava de ver pessoas e animais sofrendo.
1.2 "Castiga sem raiva", pensou o médico, "pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem".
2 Na minha opinião, o que leva Fortunato agir de tal forma é pelo ''simples'' fato de sentir prazer em ver os outros sofrerem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Giovanna Soares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   Qui Dez 03, 2015 6:21 pm

1 -A visão inicial de Garcia a respeito de Fortunato é de um homem de bem, bondoso, que se preocupava com todos. Mas que passava a ser o dono de uma expressão " fria ".
1.1 -Sim, porque Garcia percebeu que Fortunato sentia uma espécie de prazer ao ver o sofrimento dos outros. Percebendo que o homem era uma pessoa cruel, não o admirando mais.
1.2 -"Castiga sem raiva", pensou o médico, "pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem".
2- Na minha opinião Fortunato agia dessa maneira, por ver no sofrimento dos outros uma maneira de esquecer alguma situação ruim que já aconteceu em sua vida. Caracterizando-o como um sádico.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Jorge Henrique

avatar

Mensagens : 24
Data de inscrição : 08/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   Qui Dez 03, 2015 6:40 pm

1 - Garcia via Fortunato como um homem dedicado à profissão de médico, bom e gentil com todos os seus pacientes. Isso despertava certa "admiração".

1.1 - Sim. Ao longo do conto Garcia altera totalmente a sua opinião quanto Fortunato. Perde-se totalmente a admiração, pois Fortunato mostra-se frio e cruel, era um homem que via prazer no sofrimento dos demais, humanos; animais e até mesmo em sua esposa.

1.2 - Toda a "admiração" de Garcia transforma-se quando descobre o segredo do "amigo", Fortunato:"'E com um sorriso único, reflexo de alma satisfeita, alguma coisa que traduzia a delícia íntima das sensações supremas.'" (...) "'Castiga sem raiva', pensou o médico, 'pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem.'"

2 - O que leva Fortunato a agir de forma tão cruel é a busca por prazer, "cousa" que ele encontra apenas no sofrimento alheio.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Breno Ferreira



Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   Qui Dez 03, 2015 7:57 pm

1-A visão inicial de Garcia era que Fortunado era um homem gentil e que se preocupa com as pessoas.Mas já desconfiava por causa de sua frieza.
1.1-Ao longo do conto ele percebe que Fortunato só fazia isso porque sentia prazer ao ver o sofrimento alheio.
1.2- "Castiga sem raiva", pensou o médico, "pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem".
2-Fortunato sentia prazer em ver o sofrimento das pessoas então fazia isso tudo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lara Xavier

avatar

Mensagens : 22
Data de inscrição : 10/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   Qui Dez 03, 2015 8:39 pm

a) Garcia percebia a frieza de Fortunato, mas sabia de sua dedicação ao trabalho e preocupação com aqueles que eram doentes e feridos.
b) Sim
c) “Castiga sem raiva”, pensou o médico, “pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem”
d) Em minha opinião, Fortunato sentia prazer em ver o sofrimento dos outros.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Victória Ferreira



Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/04/2015
Idade : 18

MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   Qui Dez 03, 2015 8:57 pm

1- A visão inicial de Garcia sobre Fortunato era que este fosse bondoso e gentil, como tinha demonstrado ajudando a cuidar de um paciente, mas o que intriga Garcia é o comportamento "frio" de Fortunato em relação ao doente.
1.1- Sim. Pois é revelado o porque do comportamento "frio" de Fortunato.
1.2- "Castiga sem raiva", pensou o médico, "pela necessidade de achar uma sensação de prazer, que só a dor alheia lhe pode dar: é o segredo deste homem".
2- Fortunato agia de tal maneira por não conseguir controlar o próprio vício que era ver o sofrimento alheio e sentir prazer com tal crueldade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: A Causa Secreta   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
A Causa Secreta
Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Missão Impossível - Nação Secreta [Crítica]

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: Várias Histórias (Machado de Assis)-
Ir para: