Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Os Personagens e suas Caricaturas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Laura Arruda



Mensagens : 26
Data de inscrição : 15/11/2014

MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Sex Dez 04, 2015 1:09 pm

João Grilo: Era o protagonista pobre e amarelo, como era chamado. Usava de suas mentiras para sobreviver e resolver seus problemas.
Chicó: Um dos protagonistas. Era ingênuo, covarde e mentiroso, porém suas mentiras eram mais inofensivas que as de João Grilo.
Padre João: Era um padre bastante interesseiro, dava prioridade aos ricos e coronéis para fazer favores.
Padeiro: Explorava seus funcionários, sempre concordava com o que sua mulher dizia.
Mulher do Padeiro: Era adúltera e gostava mais de animais do que de gente. Às vezes era bastante ingênua, acreditando na historia do gato que "descome" dinheiro.
Severino do Aracaju: Teve uma infância difícil, que o fez se tornar Um cangaceiro perigoso. Era, contudo, muito religioso, sendo devoto de Padre Cícero.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Luiza



Mensagens : 29
Data de inscrição : 26/11/2014

MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Sex Dez 04, 2015 2:18 pm

Chicó:Companheiro de João, contava histórias duvidosas mas não tinha a mesma habilidade que João tinha para mentir. Além disso era muito medroso.
João Grilo: Personagem pobre que estava sempre dando um jeito de se livrar das confusões em que se metia devido as mentiras que inventava. Acabou sendo o herói da história.
Padre João: Só gostava de atender aos ricos, porque era interesseiro. Sempre era procurado pelas pessoas, mas nem sempre as ajudava no que lhes era necessário, somente quando havia algum interesse financeiro.
Padeiro: Explorava de seus funcionários para acumular dinheiro.
A mulher do padeiro: Assim como o marido, é muito avarenta. Fingia de santa mas traia o marido.
Severino Do Aracaju: Era cangaceiro, justificava seus crimes através da morte de seus pais. Ele era muito religioso.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Daniana Pereira



Mensagens : 25
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Sex Dez 04, 2015 4:44 pm

João Grilo: personagem pobre, amarelo e franzino, que usa de sua astúcia para garantir a sobrevivência. Trabalha de forma dura, ajuda seu grande amigo Chicó e tem como justificativa de suas traquinagens ser assolado por uma pobreza absoluta.
Chicó: é o contador de causos, o mentiroso ingênuo que cria histórias apenas para satisfazer um desejo e questionado sobre elas dizia: "não sei, só sei que foi assim". Suas histórias revelam muito do prazer narrativo desinteressado da cultura popular. Chicó e João Grilo são como a dupla de palhaços entre os quais a esperteza é mal repartida (um sempre a tem de mais e o outro, de menos).
Padre João: sacerdote local, preocupado apenas em angariar fundos, sempre dava assistência primeiro aos ricos e brancos, depois os outros.
Padeiro: dono de uma padaria, um típico burguês, era extremamente subordinado à mulher e vivia explorando seus funcionários, além de ser um tremendo covarde.
Mulher do Padeiro: Traía o marido constantemente, e sentia amor principalmente por animais de estimação e dinheiro.
Severino do Aracajú: cangaceiro violento e ignorante, que tem uma enorme devoção em Padre Cícero.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ana Luísa Morato Nicoli



Mensagens : 19
Data de inscrição : 17/11/2014

MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Sex Dez 04, 2015 5:49 pm

Chicó: era muito covarde, gostava de inventar muitas histórias e viveu um romance com rosinha.
João Grilo: era muito bom em inventar historias envolvendo muitas mentiras para poder sair sempre de todos os problemas em que estava envolvido.
Padre João: era o padre da cidade e era muito interesseiro, sempre dava mais benefícios aos ricos e tinha um tratamento diferente para os pobres.
Padeiro: gostava de explorar de seus funcionários, era covarde e sempre dependia de sua mulher para tudo.
Severino: era um cangaceiro que teve uma infância muito difícil devido por ter presenciado a morte de seus pais.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Nicole Valadares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/11/2014
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Sex Dez 04, 2015 8:12 pm

Chicó: Andava sempre com João Grilo, era muito medroso e sempre entrava em encrencas. Contava várias histórias que não eram verídicas.
João Grilo: Homem muito esperto que tem o dom de inventar mentiras e enganar as pessoas, mas sempre conseguia dar a volta por cima e no final se passar de o herói.
Padre João: padre muito interesseiro, sempre concordava com as propostas quando se tinha dinheiro envolvido.
Padeiro: Dono de uma padaria na cidadezinha, era subordinado a sua mulher e explorava seus funcionários.
Mulher do padeiro: Mulher que tinha muita valentia e que resolvia os problemas de seu marido, mas era uma mulher que praticava o adultério.
Severino: Cangaceiro que viu a morte se seus pais, e essa era a justificativa para ser frio e sem sentimentos, apesar de tudo era devoto do padre Cícero.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Danilo Cesar



Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/11/2014

MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Sex Dez 04, 2015 10:06 pm

Chicó:era um personagem frouxo. Sempre dependia de João Grilo para tudo. Contava muitas histórias estranhas e possui a famosa frase "Não sei,só sei que foi assim".
João Grilo:ele sempre tentava passar as pessoas para trás. Apesar de ser representado como um homem fraco era muito corajoso e criativo ao tentar arrumar desculpas para suas mentiras. Trabalhava junto com Chicó na padaria e sempre reclama que quando esteve doente o padeiro e sua mulher não lhe mandaram nem um copo dágua enquanto a cachorra era como uma rainha.
Padre João: representava a Igreja da época. Era muito aproveitador das situações e mudava sua palavra em relação ao nível social da pessoas e suas posses.
Padeiro:era chifrado pela mulher e submetido a ela. Era o dono da padaria.
Mulher do padeiro:traía o marido, e se submetia a diversas coisas para se livrar de algumas situações. Mandava no marido,era interesseira.
Severino do Aracaju:era o cangaceiro. Ele representava o sofrimento de várias crianças nordestinas ao perder os país cedo(mortos pelos polícias) e terem de fazer qualquer coisa para sobreviver,apesar de ser muito devoto do seu padrinho Padre Cícero.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Caio José



Mensagens : 27
Data de inscrição : 26/11/2014

MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Sex Dez 04, 2015 11:11 pm

Chicó: Amigo de João Grilo, medroso e ingênuo, contava casos mentirosos os quais terminava usando a frase como justificativa "não sei, só sei que foi assim".
João Grilo: Protagonista da história, nasceu pobre e usou de sua inteligência para sobreviver, enganando os outros.
Padre João: Era o padre da região, temia os que tinham poder e desprezava os mais humildes, ganancioso e preconceituoso.
Padeiro: Dono da padaria, explorava os funcionários e era subordinado a mulher.
Mulher do padeiro: Tomava as decisões pelo marido, gostava de animais e era gananciosa, como disse João Grilo: "a fraqueza dela é dinheiro e bicho", ela e o marido também eram indiferentes com os funcionários como também dizia João Grilo "Três dias passei em cima de uma cama para morrer e nem um copo dàgua me mandaram".
Severino: Sofreu com a morte dos pais quando criança e se tornou cangaceiro, matou mais de 30 e era um devoto de padre Cícero.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Giovanni Avelar



Mensagens : 27
Data de inscrição : 12/11/2014

MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Sab Dez 05, 2015 11:13 am

Primeiramente, considero relevante ressaltar que todos os personagens são bastantes caricaturados carregando características bastante solidas ao decorrer da obra. Dentre elas:
Chicó: Personagem covarde, medroso, e ingênuo ao narrar a todos suas histórias absurdamente fantasiadas,e apesar de tudo, amigo fiel e leal à João Grilo.
João Grilo: Protagonista do enredo, utiliza frequentemente de sua esperteza e astúcia para se esquivar dos problemas e da miséria na qual vive.
Padre João: Homem interesseiro, preconceituoso e submisso aos ricos, deixando o conforto espiritual da população subordinado à interesses mundanos.Uma critica do autor à Igreja Católica.
Padeiro: Representação da burguesia,homem avarento e interesseiro que explorava seus funcionários, no entanto era subordinado às vontades da mulher.
Mulher do Padeiro:Praticante frequente do adultério, tinha sua fama na região,no entanto justificava seus atos pela falta de carinho lhe dada pelo marido.
Severino do Aracaju: Cangaceiro,homem que desde cedo conheceu a violência quando seus pais foram mortos pela policia e desta utilizou-se durante toda a vida para sobreviver no meio hostil que é(ou foi) o sertão brasileiro.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vitor brito



Mensagens : 15
Data de inscrição : 16/08/2015

MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Dom Dez 06, 2015 4:18 pm

João Grilo: Protagonista, amarelo,pobre e covarde,tem que usar de sua inteligencia para tramar mentiras para sobreviver.
Chicó: Amigo de João grilo, homem covarde e talvez o personagem mais ingenuo, conta muitas historias de sua vida.
Padeiro: Rico porém seguia todas as ordens de sua mulher, sem opinião própria e explorava os seus funcionários chegando a deixar João Grilo ''numa cama doente por três dias e nem um copo de água oferecer-lhe''
Mulher do padeiro: Traia o marido frequentemente, gostava muito de animas e mandava no padeiro.
Severino: Cangaceiro, viu seus pais serem mortos quando ainda era um menino, fazendo com que ele se tonasse um bandido que era guiado por seu '' padinho padre Cícero''
Padre João: Padre da pequena cidade, muito preconceituoso, batizava os meninos brancos primeiro, alem de ser muito interesseiro e mudava de opinião facilmente se o assunto envolvesse alguns contos de réis
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Os Personagens e suas Caricaturas
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Flowchart de relacionamento dos personagens do Nasuverso
» [NEWS] Novos Personagens confirmados para Playstation All-Stars Battle Royale!
» [Vídeo]Comercial do PS3 com personagens!
» Personagens de Bakuman ganham miniaturas
» Quais são suas maiores expectativas gamers para 2013?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: O Auto da Compadecida (Ariano Suassuna)-
Ir para: