Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Análise Geral da Obra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Flávio Machado
Admin
avatar

Mensagens : 86
Data de inscrição : 10/11/2014
Idade : 28

MensagemAssunto: Análise Geral da Obra   Qui Abr 07, 2016 6:02 pm

Citação :
Sinhá Vitória sentou-se na cozinha, concentrou-se, distribuiu no chão sementes de várias espécies, realizou somas e diminuições. No dia seguinte Fabiano voltou à cidade, mas ao fechar o negócio notou que as operações de Sinhá Vitória, como de costume, diferiam das do patrão. Reclamou e obteve a explicação habitual: a diferença era proveniente de juros. Não se conformou: devia haver engano. Ele era bruto, sim senhor, via-se perfeitamente que era bruto, mas a mulher tinha miolo. Com certeza havia um erro no papel do branco. Não se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos. Passar a vida inteira assim no toco, entregando o que era dele de mão beijada! Estava direito aquilo? Trabalhar como negro e nunca arranjar carta de alforria!

Baseado em seus conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre literatura brasileira e na leitura da obra, faça, de maneira sucinta, uma análise crítica da obra "Vidas Secas".
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://literaturacnec.forumbrasil.net
Paula Pereira



Mensagens : 28
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   Seg Abr 11, 2016 3:47 pm

A obra "Vidas Secas" de Graciliano Ramos faz muitas referências ao mundo real, vemos isto em cenas como a que Fabiano vai receber o pagamento mensal de seu patrão, porém este lhe dá um valor menor do que o devido, mostrando assim o aproveitamento dos patrões, que são espertos, em cima de seus funcionários, que sem poder nenhum para reivindicar, acabam aceitando. Outra realidade, é a imigração dos personagens, por causa da seca, que leva-os à fome, esse tipo de pessoas é chamada de Retirantes. Na passagem em que o Soldado Amarelo aproveita de sua posição e acaba prendendo Fabiano, vemos este como impotente sobre o mundo, o que acontece muito hoje em dia, sem poder para fazer nada. Por fim, vemos que a ausência de comunicação é o grande tema da obra.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ana Luísa Mendes

avatar

Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   Seg Abr 11, 2016 5:30 pm

A obra ''Vidas Secas'' de Graciliano Ramos destaca, como fatores principais, as migrações e as muitas dificuldades sofridas por uma família de retirantes do Nordeste, e por meio desses fatores o autor vai citando outros vários problemas sofridos por esse povo e ignorados pela maioria, como o preconceito social, exclusão, desigualdade. O livro é muito rico em detalhes, e o autor descreve várias coisas com o objetivo de acentuar o sofrimento dos nordestinos que migram em busca de melhores condições de vida e que quase sempre, são considerados como inferiores em outros lugares, como se sofressem xenofobia, mas na mudança de estado. No início do livro, o autor cita a migração dos sertanejos para outras regiões no próprio Nordeste, fugindo da seca (Zona da Mata, Agreste, Sertão) e no final, sem conseguir maiores êxitos, cita a longa caminhada em direção à cidade, na busca de poderem oferecer uma vida melhor para seus filhos, como Fabiano, que desejava ver seus filhos na escola.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Eduarda

avatar

Mensagens : 31
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   Seg Abr 11, 2016 7:51 pm

A obra de Graciliano Ramos, Vidas Secas, relata como é a vida de sertanejos que sofrem com a seca e com a miséria. Ao logo da história, é retratado a dificuldades enfrentadas pela família, e que acaba sendo muitas vezes a realidade, onde mostra autoridades se aproveitando do poder, e opressões vividas. A obra denuncia o sistema opressor que acaba humilhando os nordestinos, onde relata a xenofobia vivida por eles devido as imigrações por conta da busca de condições melhores, acarretando assim a exclusão social, desigualdade, etc. Graciliano acaba focando no Nordeste, onde as relações são grosseiras e incompreensíveis.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rafael Diniz



Mensagens : 17
Data de inscrição : 08/04/2015

MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   Ter Abr 12, 2016 3:31 pm

A obra 'Vidas Secas' de Graciliano Ramos, relata algumas dificuldades passadas pelos sertanejos em meio à seca e a miséria, denunciando a opressão sofrida pelos mesmos, devido à fraca condição social destes imigrantes. A obra evidencia também, o autoritarismo vívido durante a ditadura e o abuso do poder das autoridades. Devido a tanta miséria envolvida na história, a leitura se torna triste e de certa forma sofrida.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Júlia Faria



Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   Ter Abr 12, 2016 6:41 pm

A obra "Vidas secas" de Graciliano Ramos relata o sofrimento e dificuldades vividas por uma família do nordeste brasileiro,mostra com aspectos detalhados e ricos a angustia de viver numa região de seca intensa e poucas oportunidades.Mostra também a falta de escolaridade das pessoas e a grande desigualdade social e a exclusão.O autor revela a realidade vivida pelo nordestino nos dias de hoje.Está é a grande realidade do nosso país,pessoas migrando em busca de melhores condições,para sustento.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Gabrielle Winkelstroter



Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/04/2015

MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   Ter Abr 12, 2016 9:19 pm

"Vidas Secas" de Graciliano Ramos retrata a dura realidade de nordestinos retirantes durante a seca. A obra relata a história de uma família pobre, sem estudo, que precisa se mudar de tempos em tempos para regiões menos castigadas pela seca. A narrativa de poucos adjetivos e o espaço bem definido dialogam com o objetivo do livro e denunciam as mazelas sociais.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Giovanna Soares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   Qua Abr 13, 2016 11:52 am

A obra "Vidas Secas" de Graciliano Ramos, relata a vida sofrida e as dificuldades dos nordestinos retirantes durante a seca. O autor destaca alguns momentos vividos por eles e nos mostra a realidade dessas pessoas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
JorgeHenriqueRV



Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/04/2016

MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   Qua Abr 13, 2016 9:33 pm

A obra "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, denuncia a realidade; fazendo grande referência à miséria do sertão nordestino e os problemas vivenciados pelas personagens. Esse fator leva-as migrar de sua região semiárida, em busca de melhore condições de vida.
Além de expor a realidade dessa região, o autor faz uso de ideias marxistas, provenientes do próprio, para expressar outra realidade comum, na época de redição do livro, como a luta de classes, entre patrões e empregados. Neste momento Fabiano e seu patrão tentavam conciliar uma divisão entre eles, porém, o patrão sempre tenta "passar aquele para trás".
Outro fator real da época era o autoritarismo militar que é visível na parte em que Fabiano é preso, injustamente, pelo "Soldado Amarelo", mostrando o abuso de poder pelos policiais.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Alice Castro



Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   Qua Abr 13, 2016 9:40 pm

A obra "Vidas Secas" de Graciliano Ramos, retrata a dura realidade de uma família de retirantes sertanejos, obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca. Além disso, é nítido o preconceito, a exclusão, a desigualdade e a falta de escolaridade da maioria.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vitor Lessa



Mensagens : 28
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   Qui Abr 14, 2016 9:34 pm

Esta obra retrata a dura realidade dos retirantes nordestinos, e as dificuldades que eles passam por serem obrigados a se deslocar constantemente por causa da seca.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marina Campos



Mensagens : 30
Data de inscrição : 14/04/2015

MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   Sex Abr 15, 2016 1:40 pm

A obra "Vidas Secas" de Graciliano Ramos, mostra realidade dos retirantes Nordestinos durante a seca. É relevante e imperceptível o analfabetismo, a desigualdade e o preconceito com a maior parte deles.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lucas Arruda



Mensagens : 22
Data de inscrição : 22/04/2015

MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   Sex Abr 15, 2016 2:48 pm

A obra "Vidas Secas" mostra a realidade daquela época e se encaixa até mesmo nos dias de hoje. A obra mostra como viviam os nordestinos que fugiam da seca e faz crítica à política da época como o autoritarismo, faz crítica a exploração capitalista, e tem ideias marxistas. A obra mostra que não é só o nordeste que é seco mas também as vidas literalmente, um povo pobre, que enfrenta dificuldades para melhorar de vida, preconceitos e nenhuma ajuda, estão por conta própria e tudo que querem são condições básicas de vida, seus sonhos são muito pequenos comparados aos nossos, tudo que querem é conhecimento, uma cama boa, comida, água, isto não chega nem perto de pedir muito, essas condições são um direito de todas as pessoas. O livro mostra a força e dedicação de uma família que enfrentou estas condições e mesmo quando tiveram a oportunidade de roubar, de se vingar para crescer na vida não fizeram, são fortes e tem mais caráter que a maioria das pessoas que tem de tudo e ainda assim não se contentam.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Augusto Vilela



Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 16
Localização : Abaeté-MG

MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   Sab Abr 16, 2016 12:17 pm

A obra "Vidas Secas" de Graciliano Ramos, nos mostra a realidade vivida pelos imigrantes nordestinos na época, as dificuldades pelas quais passaram as personagens do livro. Graciliano Ramos tinha ideias marxistas, o que evidencia, a disputa e desconfiança entre Fabiano e seu patrão. A obra aponta também para o abuso de poder e a discriminação por parte do soldado amarelo, que no período em que se passa a narrativa, esse autoritarismo dos oficiais da lei se mostrava muito presente.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Camila Oliveira



Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/04/2015

MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   Sab Abr 16, 2016 12:54 pm

A obra escrita por Graciliano Ramos, "Vidas Secas", retrata a realidade dos nordestinos que fogem da seca, a miséria, a dificuldade em que vivem e além de tudo a exploração pela qual são submetidos. Percebe-se também na obra, o analfabetismo e o quanto isso é prejudicial para os sertanejos. Os personagens do livro começam procurando uma vida melhor, fugindo da seca e terminam da mesma maneira. Durante o enredo passam por diversas dificuldades, vê-se muita miséria e além de tudo muita humilhação sofrida por eles, principalmente na hora de receberem o pagamento onde o patrão os rouba dizendo ser "juros". E também mostra um pouco da falta de caráter e grande autoritarismo dos policiais da época, que abusavam de seu poder.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Thais



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   Sab Abr 16, 2016 5:00 pm

A obra "Vidas Secas" produzida por Graciliano Ramos, tem como objetivo nos mostrar a realidade dos retirantes nordestinos.Que sempre buscam fugir da dura vida em que se encontram, dura pelo fato da miséria e da seca ser quase insuportável,por tais fatores descritos também é mostrado no livro o preconceito social.A obra da enfase também ao autoritarismo vivido durante a ditadura-onde o soldado amarelo abusa incondicionalmente de seu poder-.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Amanda Tavares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 15/04/2015

MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   Sab Abr 16, 2016 5:23 pm

A obra "Vidas Secas" de Graciliano Ramos,retrata a dificuldade vivenciada por famílias que para sobreviver migram errantemente,afim de fugir da miséria,da seca e da fome.Devido a sua inocência e analfabetismo se dispõem a fazer trabalhos pesados com pouca remuneração,sendo submetidos a exploração.Tal fato faz referencia a realidade em que vivem alguns retirantes nordestinos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Otávio Maia



Mensagens : 33
Data de inscrição : 16/04/2015

MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   Dom Abr 17, 2016 11:02 am

A obra ''Vidas Secas'' de Graciliano Ramos, retrata a vida dos retirantes nordestinos, na qual baseia-se em fugir da seca, a obra critica o sistema opressor no qual Fabiano e sua família vivem, aonde são sempre passados para trás e enganados, no final da obra o autor fala que o sertão vai continuar mandando gente como Fabiano para a cidade, ou seja a fuga vai ser eterna.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Emília Pereira



Mensagens : 26
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   Dom Abr 17, 2016 3:07 pm

A obra "Vidas Secas" de Graciliano Ramos, mostra a fuga dos retirantes nordestinos e vários problemas sofridos por eles, como preconceito social e racial, desigualdade...
Mostra também o abuso de poder e aproveitamento dos mais fracos, como retrata na cena do Patrão cobrando "juros" do Fabiano, e na cena do Soldado Amarelo aproveitando da autoridade. A miséria vivida pelos personagens durante o enredo relata, de certa forma, a real situação vivida pelos nordestinos, que sempre buscam "fugir" da pobreza e sair em busca de uma vida mais acessível e tranquila.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Victória Ferreira



Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   Dom Abr 17, 2016 5:42 pm

A obra ''Vidas Secas'' de Graciliano Ramos, nos mostra a vida das pessoas que moram no nordeste. Como a vida deles é difícil, e como são sujeitos a abusos de poder dos mais fortes. O livro nos transmite a ideia de miséria vivida pelos personagens e como tal situação pode ser desvantajosa em diversos sentidos. E devido os acontecimentos do livro, este se torna triste e com um final muito incerto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Getúlio Andrade



Mensagens : 30
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   Dom Abr 17, 2016 5:46 pm

A obra de Graciliano Ramos, "Vidas Secas", revela as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes (nordestinos), que tentam fugir da seca e das más condições de vida no sertão. Abordando inclusive a descriminação das classes baixas pelas classes altas, o abuso de poder politico e/ou social e a falta de ajuda oferecida pelo governo que passa uma perfeita imagem sobre si mesmo na população. Durante o livro os personagens são intensamentes explorados por não possuírem escolaridade e por não conseguirem arranjar um jeito melhor de conseguir dinheiro.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Breno Ferreira



Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   Dom Abr 17, 2016 6:45 pm

A obra ''Vidas Secas de Glaciliano Ramos,mostra a vida sofrida das pessoa que convivem com a seca no nordeste mostra também a descriminação que as pessoas de classes mais baixas sofrem, o abuso de poder de alguns politicos e policias,no livro todo pode se ver que as pessoas abusam deles por não ter escolaridade e por não ter muita escolha para arrumar dinheiro para cuidar dos filhos e da família.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Davi Zaidan



Mensagens : 17
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   Dom Abr 17, 2016 6:48 pm

A obra "Vidas Secas" de Graciliano Ramos, relata as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes (nordestinos) na tentativa de fugir da seca, das mas condições do sertão e em busca de uma vida melhor. Na obra retrata bem as dificuldades enfrentadas pelos retirantes ao longo de sua caminhada, com a miséria, a descriminação, a exploração, o abuso de poder politico e a exclusão. Tal fato faz referencia a realidade de alguns retirantes nordestinos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Virgínia Araújo



Mensagens : 31
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   Dom Abr 17, 2016 7:10 pm

A obra ''Vidas Secas'' de Graciliano Ramos, retrata as situações vividas por retirantes do Nordeste, sempre em busca de melhor condição de vida, tais como as dificuldades no percurso até chegar ao destino, e a chegada neste, que não torna melhor as condições. Está claro que os imigrantes sempre são aproveitados, e aceitam, por não haver nada a se fazer, como exemplo aceitar desaforos e juros absurdos dos patrões.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lucas Trindade



Mensagens : 27
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   Dom Abr 17, 2016 7:55 pm

A obra ''Vidas Secas'' de Graciliano Ramos, relata a história da vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar para fugir da seca. Eles enfrentam grandes dificuldades para sobreviverem, não só com a miséria mas também com a forma que são tratados.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Análise Geral da Obra   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Análise Geral da Obra
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Alerta Geral: Furto de Coleções em Anápolis/GO
» [Análise] Resident Evil 3 (PSOne)
» [Brasil] Exército entrega obra no aeroporto de Guarulhos antes do prazo e com econômia
» [Análise] Shadow of The Colossus - PS2
» PC: Análise de «Microsoft Flight»

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: Vidas Secas (Graciliano Ramos)-
Ir para: