Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Flávio Machado
Admin
avatar

Mensagens : 86
Data de inscrição : 10/11/2014
Idade : 28

MensagemAssunto: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Qui Abr 07, 2016 6:03 pm


Faça, de acordo com sua visão da obra, uma breve descrição das personagens Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://literaturacnec.forumbrasil.net
Paula Pereira



Mensagens : 28
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Seg Abr 11, 2016 3:07 pm

Fabiano: é um homem nordestino pobre, tinha dois filhos e é marido de Sinhá Vitória. Não gosta de ficar em lugares onde há muitas pessoas, e por isso se identifica muito com os animais, conseguindo se expressar com mais facilidade com eles. Está sempre à procura de trabalho, sempre bruto ele bebe muito e perde dinheiro em jogo.
Soldado Amarelo: é símbolo de autoritarismo, repressão e corrupção, porém quando está sozinho é muito medroso, sempre acovardando-se à frente de Fabiano.
Sinhá Vitória: lutadora, sofredora, inteligente, é mãe de dois filhos e casada com Fabiano, anda sempre inconformada com a vida em que vive, querendo sempre uma cama nova e ajeitada, trabalha muito.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ana Luísa Mendes

avatar

Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Seg Abr 11, 2016 5:42 pm

O personagem Fabiano é um sertanejo, de cabelo e barba ruiva, com traços físicos abalados pela caminhada e trabalho árduo pelo sertão, é vaqueiro de ofício com praticamente nenhum grau de escolaridade. De forma generalizada Fabiano representa os sertanejos, que sofrem com o sertão e são muitas vezes enganados facilmente, pelo baixo conhecimento.
O Soldado Amarelo é um policial que trabalha em pequena cidade e por isso,se aproveita da ingenuidade dos pobres sertanejos, se colocando muito acima destes civis. Não cumpre a lei de fato, este soldado faz sua própria lei se aproveitando da fragilidade jurídica dos pobres sertanejos.
Sinhá Vitória, mulher de Fabiano, é uma mulher dedicada e a cabeça pensante da família, sempre achava uma solução para as coisas e era a que fazia as contas para o marido. É sem paciência para os questionamentos dos filhos, sempre distribuindo cascudos. Seu desejo era ter uma cama igual a de Seu Tomás da bolandeira.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Eduarda

avatar

Mensagens : 31
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Seg Abr 11, 2016 7:22 pm

Fabiano era um homem rude, de cabelos e barba ruiva. É um homem grosseiro, que possui marcas de trabalho pesado e de uma jornada difícil. Possui dificuldade em se expressar e por isso se aproxima mais dos animais, onde se identifica melhor.
O Soldado Amarelo é uma figura que representa o sistema político da ditadura Vargas. Um homem corrupto, que aproveita das pessoas e mostra autoridade. É covarde e desfruta da inocência dos pobres sertanejos.
Sinhá Vitória é uma mulher sonhadora e esforçada, mulher de Fabiano, controla as contas da família e possui o desejo de ter uma cama igual a de Seu Thomás da Bolandeira.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Amanda Tavares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 15/04/2015

MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Ter Abr 12, 2016 2:28 pm

Fabiano é um vaqueiro de vida sofrida,muito pobre que não consegue se comunicar bem e possui atitudes selvagens. Por tal motivo se isola da sociedade e se aproxima mais dos animais,os quais se identifica melhor. Sempre em busca de trabalho,perde o dinheiro em jogo e em bebida.
Soldado amarelo é um policial corrupto e covarde,que aproveita da inocência das pessoas para se por acima da lei.Representa repressão e autoritarismo.
Sinhá Vitoria é a esposa de Fabiano,tem dois filhos pra criar,é quem cuida das contas da casa. É uma mulher sonhadora,batalhadora,trabalhadora.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rafael Diniz



Mensagens : 17
Data de inscrição : 08/04/2015

MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Ter Abr 12, 2016 3:08 pm

Fabiano era um sertanejo dos olhos azuis, de barba e cabelos ruivos, era um homem viril, com marcas de trabalho e de uma vida sofrida, se identificava com os animais, por sua falta de conhecimento e dificuldade para se comunicar.
O Soldado Amarelo, era um personagem corrupto, que se aproveitava da farda para mostrar autoridade e se aproveitar da inocência das pessoas. Representa o autoritarismo durante a ditadura de Vargas.
Sinhá Vitória era a esposa de Fabiano, era quem cuidava das contas da casa e dava duro para cuidar dos dois filhos. Seu sonho era ter uma cama igual a de Seu Tomás da Bolandeira, o que significa o desejo de ter uma vida financeiramente melhor.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Davi Zaidan



Mensagens : 17
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Ter Abr 12, 2016 4:11 pm

Fabiano é um sertanejo de coração grosso que leva uma vida muito sofrida junto com seus dois filhos e sua esposa Sinhá Vitória,ele tem uma grande dificuldade de comunicação, por esse e outros motivos se dava bem com os animais, e como tinha baixo conhecimento as vezes era engando facilmente.
O soldado Amarelo representa um policial corrupto,repressão e autoritarista da pequena cidade que se aproveitar da inocência das pessoas.
Sinhá Vitoria é uma mulher dedicada e trabalhadora, casada com Fabiano, ela quem cuida dos meninos e das contas de casa, seu sonho era ter uma cama igual a de Seu Tomás da Bolandeira.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Júlia Faria



Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Ter Abr 12, 2016 5:48 pm

Fabiano:nordestino retirado,homem sofrido,marido de Sinhá Vitória, com traços físicos abalados pela caminhada e todo trabalho árduo no sertão.Tinha grande dificuldade de se comunicar devido a baixa escolaridade e, devido a essa dificuldade se identificava muito com animais.Gastava seu dinheiro com bebidas e perdia muito em jogos.Tinha olhos azuis,barba e era ruivo.
Soldado Amarelo:soldado covarde e corrupto,medroso e oportunista,era comando pelo governo e convida Fabiano para jogar cartas e acaba prendendo-o.
Sinhá Vitória:esposa de Fabiano,mulher sofrida e batalhadora,que é espera e sabe fazer contas,tenta fazer com que o marido não cai na mentira de trapaceiros.Era uma mulher sonhadora e sonhava com uma cama igual a de Seu Tomás da Bolandeira.Era mãe de dois filhos e não tinha muita paciência.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Gabrielle Winkelstroter



Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/04/2015

MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Ter Abr 12, 2016 9:47 pm

Fabiano: é o chefe da família, homem rude e ignorante, não sabe se expressar. Procura desesperadamente por trabalho, bebia e perdia dinheiro no jogo.

Soldado Amarelo: oportunista e medroso. Tirava vantagem de sua posição, impondo-se à Fabiano,que por sua vez o respeitava.

Sinhá Vitória: esposa de Fabiano, mãe de dois filhos e uma mulher trabalhadora. Era mais esperta e madura que seu marido, sabendo fazer contas de adição e subtração.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Giovanna Soares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Qua Abr 13, 2016 12:05 pm

Fabiano é um sertanejo vaqueiro, muito sofrido e que buscava trabalho para sustentar a família. Ele possuía certo grau de dificuldade em se comunicar, se identificava com os animais.
Soldado Amarelo é um policial muito corrupto, porém esconde um certo medo.
Sinhá Vitória é uma mulher trabalhadora e sofrida, bastante esperta, cuidava dos filhos e das contas do marido.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
JorgeHenriqueRV



Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/04/2016

MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Qua Abr 13, 2016 10:27 pm

Fabiano é um sertanejo pobre, possuía dois filhos e era casado com sinhá Vitória. Era moreno, de cabelo e barba ruiva. Era um homem bruto, forte; porém, desgastado do trabalho sofrido de vaqueiro, o qual costumava exercer.
Uma peculiaridade de Fabiano era a dificuldade de raciocínio, facilmente enganado, e a dificuldade de comunicação com outros homens, em contrapartida tinha facilidade de comunicação com outros animais de espécie diferente.
O "Soldado Amarelo" era um policial que aproveitava-se da posição para impor autoritarismo. Porém, era covarde e só se mostrava de tal maneira autoritária.
Sinhá Vitória era conjugue de Fabiano, com dois filhos; novos. Era uma mulher sabida (mais do que os outros integrantes da família), encontrava; na maioria das vezes; uma solução para os problemas, e trabalhadora, porém sofrida. Era a responsável pela educação dos filhos mas não tão paciente quanto a isso.
Além disso sinhá possuía certa afixação por uma cama semelhante a de couro de seu Tomás da bolandeira.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Alice Castro



Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Qui Abr 14, 2016 3:12 pm

Fabiano: é um nordestino rude e sofrido, que possuía seus traços abalados por todo o trabalho que fizera. Além disso, tem dificuldade em se comunicar com outras pessoas, por isso se submete às autoridades.

Soldado Amarelo: é um símbolo da autoridade do governo e da injustiça contra os mais fracos.

Sinhá Vitória: mulher de Fabiano, determinada e forte. É impaciente com os cuidados da casa e dos filhos. Além disso, tem uma percepção superior à do marido, sabendo fazer contas, e sonha com uma cama de couro, igual a de seu Tomás da bolandeira.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Getúlio Andrade



Mensagens : 30
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Qui Abr 14, 2016 6:39 pm

Fabiano: um típico retirante nordestino, é casado com Sinhá Vitória, possui dois filhos, uma cachorra e um papagaio. É um homem bruto, calejado pelo trabalho de vaqueiro, honesto, de vida difícil é que apesar de consciente acaba sempre sendo explorado pelos outros. Ele não gosta de multidões, e se acha melhor perto dos animais à quem entende.
Soldado Amarelo: a representação da corrupção e do subjulgamento das classes inferiores, usa seu "poder" social para se dar bem e aparentemente para diversão. Mas esconde uma profunda covardia e medo quando está sozinho.
Sinhá Vitória: casada com Fabiano, era a "chefe" da familia. Possuía caráter forte e inteligente, sabia fazer contas, uma mulher sofrida do trabalho e das retiragens. Desejava uma boa vida para os filhos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vitor Lessa



Mensagens : 28
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Qui Abr 14, 2016 9:21 pm

Fabiano- E um retirante nordestino que e casado com Sinhá Vitória,ele tem dois filhos ,uma cadela chamada baleia e um papagaio,ele e um vaqueiro que apesar da vida difícil continua sendo um homem honesto

Soldado Amarelo- Ele usa e abusa de seu poder usando disso para inferiorizar as outras pessoas.

Sinhá Vitória- Esposa de Fabiano era forte, inteligente e era a chefe da família.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marina Campos



Mensagens : 30
Data de inscrição : 14/04/2015

MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Sex Abr 15, 2016 1:26 pm

Fabiano era um nordestino pobre, ignorante, que perde todo o pouco dinheiro em jogo e que procura trabalho para o sustendo de seus dois filhos e sua esposa Sinhá Vitória.
Sinhá era uma mulher sofrida, lutadora e inconformada com a miséria em que viviam, lutava muito na vida.
O Soldado Amarelo era abusivo do seu poder, e aproveitava da sua autoridade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Emília Pereira



Mensagens : 26
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Sex Abr 15, 2016 1:56 pm

Fabiano: Era um nordestino pobre, homem rude que se comparava um animal e tinha dificuldades em se comunicar com as pessoas.
Soldado Amarelo: Era um soldado medroso e que se aproveitava da incapacidade de defesa dos mais fracos.
Sinhá Vitória: Era uma mulher batalhadora, inteligente e inconformada com a miséria em que viviam, além de se preocupar muito com o bem-estar da família. Sonha alto e tinha esperança de viver em condições melhores.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lucas Arruda



Mensagens : 22
Data de inscrição : 22/04/2015

MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Sex Abr 15, 2016 3:50 pm

Fabiano: Era um nordestino pobre, sofrido, ignorante, bruto, analfabeto, não conseguia se comunicar direito com as pessoas, dava certo com os animais, tinha um bom coração e nunca abandonou sua família, era um homem trabalhador, e no fundo queria o melhor para sua mulher e família, porém, nem sempre conseguia e ficava com a consciência pesada.

Sinhá Vitória: Mulher de Fabiano, era mais inteligente um pouco que Fabiano, ela sempre suspeitou do patrão de Fabiano, suas contas nunca batiam com as do patrão, o sonho era ter uma cama de couro, como ela sabia que a cama era tão boa ninguém sabe, Sinhá também queria um futuro melhor, sair da miséria, ela cuidava da casa e fazia alguns serviços.

Soldado Amarelo: Realmente era um Amarelo, era covarde, mal, se aproveitava das pessoas, humilhava - as pensando estar a cima de todos só por causa de sua roupa de militar.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Augusto Vilela



Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 16
Localização : Abaeté-MG

MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Sab Abr 16, 2016 11:22 am

Fabiano: Personagem importante da história, era um homem bruto, analfabeto, porém de grande caráter. Se via nas maioria das vezes como um animal. Se comunicava como um animal, dificilmente as outras pessoas com quem conversava, entendiam o que ele queria dizer. Tinha raiva, e a descontava nos pobres filhos. Mas tinha também esperança, de que um dia, teria uma vida boa.

Soldado amarelo: Policial da cidade, que se escondia atrás da sua farda, porque de corajoso não tinha nada. Muito pelo contrário, só enfrentava Fabiano, pois este era muito inocente, e também com a ajuda de outros policiais. Mas no momento em que se encontraram sozinhos, no meio caatinga, o soldado tremeu de medo de Fabiano.

Sinhá Vitória: Mulher resistente, um pouco mais racional do que Fabiano, sabia fazer contas e se expressar melhor. Também descontava sua raiva nos meninos, mas desejava um futuro bom para os dois. Tinha uma estranha fixação pela cama de couro de Seu Tomás da Bolandeira, sem ao menos ter dormido nela, eu penso.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Camila Oliveira



Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/04/2015

MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Sab Abr 16, 2016 1:19 pm

Fabiano: Pai de família, vaqueiro, que ora se sentia como um animal, ora como um homem. Tinha grandes dificuldades em se comunicar por saber pouco. Era nervoso e descontava suas angústias em seus filhos, mas demonstrava muito amor por eles, pois sempre que pensava em abandonar a família desistia. Era também muito honesto.

Soldado Amarelo: Um policial metido que se mostrava muito corajoso, mas no fim não se passava de um covarde. Era desonesto e abusa de seu poder para humilhar as pessoas para se sentir melhor que os outros.

Sinhá Vitória: Era a mulher de Fabiano, a qual sonhava com um futuro melhor e com a cama de couro que cita durante toda a obra mas que nunca chega a conseguir. E apesar da pouca inteligência era ela quem fazia as contas para Fabiano.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Thais



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Sab Abr 16, 2016 4:25 pm

Fabiano- nordestino de coração e vida dura que fazia tudo pensando na família.Se considerava na maioria das vezes um bicho , às vezes se incomodava com isso, mas em outras vezes não.
Soldado Amarelo- homem covarde, medroso e aproveitador. Tinha o cargo de policial na cidade, devido a tal cargo se aproveitava das pessoas.
Sinhá Vitória- Apesar de sua baixa escolaridade, sabia fazer contas, tal coisa impedia na maioria das vezes que Fabiano fosse passado para trás.Tinha uma grande obsessão pela cama de couro , igual a que Tomas da bolandeira tinha.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Otávio Maia



Mensagens : 33
Data de inscrição : 16/04/2015

MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Dom Abr 17, 2016 11:24 am

Fabiano e um homem rude, bruto, até se compara com um bicho, grosseiro nas suas atitudes, age sem raciocinar.
Soldado Amarelo, era um soldado aproveitador e malicioso, mostra ser covarde e medroso.
Sinhá Vitória, mulher de Fabiano, sonhava em um futuro melhor para família, tinha obsessão com uma cama de couro, era quem fazia as contas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Victória Ferreira



Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Dom Abr 17, 2016 5:55 pm

Fabiano _  Era um homem bruto, analfabeto, que mal conseguia se comunicar com os demais. Se comportava como um bicho e se intitulava como um.
Soldado Amarelo _ Era um policial da cidade, de abusava de seu poder para humilhar os demais. Mas no fundo era só um homem covarde.
Sinhá Vitória _ Era a esposa de Fabiano. Era um pouco mais inteligente que o marido, por isso era ela que fazia as contas da casa. E tinha uma intrigada obsessão por obter uma cama de couro.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Breno Ferreira



Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Dom Abr 17, 2016 6:19 pm

Fabiano-Homem bruto,analfabeto,que não sabia muito se comunicar e as vezes se comparava com um bicho.
Soldado Amarelo-Um policial da cidade que era covarde e abusava do seu poder para humilhar os outros para se sentir melhor.
Sinhá Vitória-Esposa de Fabiano,tinha muita vontade ter uma cama de couro.Era mais inteligente que o marido por isso fazia as contas e avisava pro marido quando queria enganar ele.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Kaio Rodrigues

avatar

Mensagens : 17
Data de inscrição : 22/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Dom Abr 17, 2016 7:18 pm

Fabiano - Era um nordestino, analfabeto, na maioria das vezes rude, mesmo assim praticamente tudo que fazia era pensando em sua família, em algumas coisas se comparava a um bicho, porém era de extrema honestidade.
Soldado Amarelo - Era um policial que abusava da sua autoridade, sendo desonesto, covarde e aproveitador.
Sinhá Vitória - Esposa de Fabiano, em relação ao marido, Fabiano, era inteligente, consequentemente ela que administrava as contas da casa. Mas um fato interessante sobre ela, era que ela tinha uma enorme vontade, uma obsessão por uma cama de couro, fato que no livro não se explica diretamente.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lucas Trindade



Mensagens : 27
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   Dom Abr 17, 2016 7:30 pm

Fabiano - Homem pobre e bruto, tinha grande dificuldade em se comunicar por isso em, alguns momentos da história, se identifica como um animal.
Soldado Amarelo - Oportunista e covarde, este personagem é símbolo de repressão e do autoritarismo vivenciado naquela época.
Sinhá Vitória - Mulher de Fabiano, fazia as contas da casa e sonhava em ter uma cama de couro , como a de Seu Tomás da bolandeira.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Flowchart de relacionamento dos personagens do Nasuverso
» [NEWS] Novos Personagens confirmados para Playstation All-Stars Battle Royale!
» [Vídeo]Comercial do PS3 com personagens!
» Personagens de Bakuman ganham miniaturas
» [Brasil] Exército entrega obra no aeroporto de Guarulhos antes do prazo e com econômia

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: Vidas Secas (Graciliano Ramos)-
Ir para: