Literatura CNEC
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 As Margens da Alegria

Ir para baixo 
+32
Iago Araujo
José Martinho
Mylena Toledo
Milena Vargas
Francielly Eduarda
Ana Clara
Izabella Zaidan
Laura Assis
Thaís Pereira Andrade
Henrique Assis
Letícia Evelyn
Bruna Trindade
Paula Mendes
Leandro Roger
Deborah Fonseca
Bruno Peixoto
Fabio Augusto
Milene G
Arthur Ferreira
Bárbara Machado
Michelly Arruda
Felipe Arruda
Beatriz santana
vitoria rocha
Sabrina Sousa
Cecilia Lopes
Kennedy Oliveira
Fernanda Andrade
Nybia Lohanny
lucas carvalho cardoso
Letícia Mendes Fagundes
Flávio Machado
36 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Izabella Zaidan




Mensagens : 7
Data de inscrição : 19/11/2014

As Margens da Alegria - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: As Margens da Alegria   As Margens da Alegria - Página 2 EmptyQui Nov 20, 2014 8:34 pm

A história mostra a alegria de um menino diante a uma viagem, nisso fica admirado com tantas coisas novas que vê mais o que mais chama sua atenção foi (“Quando avistou o peru, no centro do terreiro, entre a casa e as árvores da mata”). O menino sai para outro passeio, vê outros animais e outros lugares, porém a simples lembrança do peru não sai de sua cabeça. Quando voltam, procura o animal, mas descobre que ele havia sido morto para comemorar o aniversário de seu tio. Outro peru aparece mais ele não sente a mesma coisa que sentia. Já anoitecia, quando menino descobre outro animal que o surpreende, era o primeiro vaga-lume daquela noite. ( “Era, outra vez em quando, a alegria”).
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Clara




Mensagens : 7
Data de inscrição : 10/11/2014

As Margens da Alegria - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: As Margens da Alegria   As Margens da Alegria - Página 2 EmptyQui Nov 20, 2014 8:39 pm

O conto narra a história de um menino que foi viajar juntos com os tios, com os quais ia conhecer a cidade. No avião, tudo o entusiasmava. Todos os seus desejos estavam ali e tinha tudo a sua mão. Mesmo sem notar a fome, tinha comida. Observava cada lugar por onde passavam sobrevoando, e ir viajando nas descrições dos tios de como seria o passeio. Chegam até a casinha, pequena, de madeira e a beira da floresta, e sua primeira alegria é conhecer um peru. Descrito como estonteante pelas cores e beleza, pelo gluglo, o animal parecia perfeito aos olhos do garoto, porém pouco pode apreciá-lo. Logo o chamaram para conhecer as coisas por ali. Saíram pela estrada para conhecer tudo. Era paradisíaco o caminho. Os pássaros, as flores, as imensas árvores demonstravam grande beleza. Tudo passava a ser diferente onde se construía a cidade, um horizonte cheio de maquinas, que desmatavam em instantes e destruíam as belezas e aos poucos desencantava o garoto. Voltaram para a casinha onde se hospedavam, o menino só pensava no encantador peru, porém ao voltar avistou outro peru, bem menos atraente, que não chegava nem aos pés do outro e mais a frente, a cabeça do peru por quem se encantou, ele teria sido morto. Nada passa a lhe encantar mais, apenas uma luzinha verde, um vaga-lume, tão distante na escuridão.
Ir para o topo Ir para baixo
Francielly Eduarda

Francielly Eduarda


Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/11/2014

As Margens da Alegria - Página 2 Empty
MensagemAssunto: As Margens da Alegria   As Margens da Alegria - Página 2 EmptyQui Nov 20, 2014 8:43 pm

O conto narra a historia de um menino que se alegrava com pequenas coisas do nosso dia a dia . Ele e seus tios foram viajar , e durante toda essa viagem o menino sempre ficava atento as paisagens e as coisas que aconteciam ao seu redor , ele realmente ficava feliz por coisas bem simples . E essa alegria se intensificou mais ainda quando o garoto encontra um Peru no quintal da casa onde iriam ficar . Ele se encantou totalmente pela beleza daquele animal , suas cores , suas penas era o centro de atenção, porem quando ele volta de um passeio se depara com uma cena nada agradável , o peru havia sido morto o que acarretou nele uma dor muito grande. Mais como tudo há uma luz no fim do túnel, ele encontra um novo animal ou melhor dizendo um inseto que possa aprecia-lo , o Vaga-Lume lhe deu novas esperanças .
Ir para o topo Ir para baixo
Milena Vargas




Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/11/2014

As Margens da Alegria - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: As Margens da Alegria   As Margens da Alegria - Página 2 EmptyQui Nov 20, 2014 8:46 pm

O menino ia passar uns dias na cidade grande com seus tios. Desde o avião, tudo deixava o menino fascinado. No banco perto da janela, ele ia olhando a paisagem. Tinha revistas e mapas em mãos, sua tia lhe dava sanduíche, e brinquedos, e tudo contribuía cada vez mais para a sua alegria.
Chegou na cidade, e foi para a casa do tio. O menino se alegrava com tudo. Quando ele encontrou o peru, ele ficou encantado. E ele foi passear.
No passeio, de jipe, ele observava tudo, e pensava no peru. Tinham fome e foram almoçar. O menino comeu rápido e foi correndo ver o peru. Mas não o achou. Tinha matado para o aniversário do seu tio. Depois disso, o menino ficou tristonho, não tinha mais toda aquela alegria de antes. Talvez essa fosse a primeira perda do garoto. Até que, na escuridão, o menino viu uma luzinha verde. Era o primeiro vagalume, que trouxe de volta, a alegria dele.
Ir para o topo Ir para baixo
Mylena Toledo




Mensagens : 7
Data de inscrição : 17/11/2014

As Margens da Alegria - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: As Margens da Alegria   As Margens da Alegria - Página 2 EmptyQui Nov 20, 2014 8:48 pm

O conto narra a história de um menino que faz uma viagem com seus tios. Inicialmente ele fica muito feliz por ser uma viagem de avião. Quando eles chegam ao seu destino, o menino fica encantado com um peru que ele encontra no quintal. Porém ao voltar de um passeio, ele se depara com o animal morto, o que lhe causa imensa dor. Mas sua felicidade retorna quando ele vê a pequena luz de um vagalume no quintal.
Ir para o topo Ir para baixo
José Martinho

José Martinho


Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/11/2014

As Margens da Alegria - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: As Margens da Alegria   As Margens da Alegria - Página 2 EmptyQui Nov 20, 2014 9:05 pm

O conto começa contando a viagem que um menino, que aparentemente morava em uma cidade pequena, vai fazer com seus tios em outra cidade, no inicio ele vê alegria em tudo desde a fascinante viagem de avião, a até mesmo em um peru, que parecia ter sido o que mais lhe chamou atenção dentre tantas outras belezas. Quando o jovem volta no quintal onde tinha visto o animal pela primeira vez, ele o encontra morto, e daquele momento em diante ele não via mais beleza em todo lugar, e começava a analisar a vida e aquela cidade de outra maneira. "Era uma viagem inventada no feliz; para ele, produzia-se em caso de sonho", logo no inicio do conto temos essa passagem, o que podemos tomar como referencia à alegria do menino diante ao novo e ao desconhecido, e nos leva a crer que tudo que viria ia ser uma beleza, depois que ele se depara com a morte e a maldade naquele lugar, o menino so volta a encontrar a alegria em um vaga-lume, podemos tomar nisso uma relação de que o garoto percebeu que a felicidade vem das pequenas coisas que encontramos, ou seja na simples vida que ele provavelmente tinha em sua cidade, e não naquele outro lugar, e também que nem tudo que vemos é o que realmente aparenta ser.
Ir para o topo Ir para baixo
Iago Araujo




Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/11/2014

As Margens da Alegria - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: As Margens da Alegria   As Margens da Alegria - Página 2 EmptyQui Nov 20, 2014 9:25 pm

O conto narra a historia de um menino que viajou com os tios, e desde o principio da viagem tudo o agradava, tudo era novidade para o pequeno. Chegando até a cidade ele se encanta por um peru que estava no terreiro. Ele foi passear de jipe e ao voltar, o peru  estava morto, para a comemoração do aniversário do seu tio. A partir dai nada o agradava, nem mesmo outro peru, sendo este menor, o agradou. Mas quando ele avista uma luz verde piscar naquela imensa escuridão, emerge então sua felicidade novamente.
Ir para o topo Ir para baixo
Ingrid Nataly Tavares




Mensagens : 7
Data de inscrição : 11/11/2014

As Margens da Alegria - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: As Margens da Alegria   As Margens da Alegria - Página 2 EmptyQui Nov 20, 2014 9:32 pm

Retrata o menino que viaja com seus tios, que tentam agradar ele em tudo, o menino se sentia muito feliz, ficou maravilhado com o passeio de avião, chegaram a grande cidade, ele estava muito entusiasmado com tudo que para ele era novidade e ia descobrindo aos poucos. Chegaram na casa que iam ficar, o que mais impressionou o menino foi um peru que ficava no terreiro, encantou-se com a beleza do animal, mas não teve muito tempo para continuar a apreciá-lo, seus tios o chamava para ir passear, conhecer o lugar. Quando voltava do passeio, pensava no peru, na sua beleza ate no seu gluglu, mas quando chegou não encontrou o animal, descubriu que ele foi morto para ser servido no jantar, ficou muito triste, mas resolveu não falar nada com os tios. Sua tia chamou ele e o tio para ir a lagoa onde seria formada a grande cidade e se foram todos, o lugar estava sendo planificado e desmatado por enormes maquinas e tinha uma lagoa cinzenta, sua tia pediu para um dos maquinarios mostrar como desmatam as árvores e o operário guiando a enorme máquina, com ela arrancou uma pobre árvore do chão, nesse momento o menimo ficou mais triste ainda e angustiado, não gostou daquele lugar, o achava feio, sem graça, pensou que a grande cidade seria um lugar triste. Foram embora para casa, o menino foi direto pro quintal, onde tivera uma surpresa, encontrou outro peru, nao bonito quanto o outro, mas ja se sentia mais feliz, mas o que realmente trouxe a felicidade do garoto foi um pequena luz verde no meio das árvores, um vaga lume. Nesse conto podemos perceber que o menino sentia felicidade e satisfação nas coisas e momentos simples da vida.
Ir para o topo Ir para baixo
Letícia Terra




Mensagens : 7
Data de inscrição : 19/11/2014

As Margens da Alegria - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: As Margens da Alegria   As Margens da Alegria - Página 2 EmptyQui Nov 20, 2014 9:34 pm

Um menino foi viajar com os Tios para a cidade de avião, e lá sonhava com tudo que poderia acontecer e recebia muitos mimos como balas, chicletes, sanduíches.  Quando chegou na casa ficou maravilhado com tudo principalmente com o peru, no centro do terreiro entre a casa e as arvores. Ele era imperial, brusco, rijo, manchado de azul-claro como o céu, com reflexos de verdes metais em azul-e-preto. Quando foram passear de jeep ele ficou muito encantado com a paisagem e não parava de pensar no peru e na mata perto da casa. Quando chegaram ele perguntou sobre o animal e responderam “Ué, se matou. Amanhã não é o dia-de-anos do doutor?”, a partir daí o mundo do menino perdeu a alegria e a tristeza aumentou quando na hora do jantar eles trazem o peru que ali sem pena nem nada não parecia o belo animal que ele havia visto. A alegria do menino retorna no final do conto quando ele vê um vagalume lindo e pequenino voando no meio da noite.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Ramiro




Mensagens : 7
Data de inscrição : 19/11/2014

As Margens da Alegria - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: As Margens da Alegria   As Margens da Alegria - Página 2 EmptyQui Nov 20, 2014 10:55 pm

Trata-se da viagem de um garoto para visitar seu tios em uma cidade em contrução. Ele ficava deslumbrado com tudo que via, até mesmo um peru, que lhe chamou muita atenção e lhe causou grande felicidade.
Tudo mudou com o sumiço do piru, que fora morto para comemorar o aniversário do tio, isso lhe causou angústia e infelicidade, não via mais alegria em nada. Mas de vez em vez, aparecia uma luzinha verde na mata, despertando a alegria reprimida dentro do garoto e fazendo-o acreditar na felicidade mais uma vez.
Ir para o topo Ir para baixo
PauloVitorCS




Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/11/2014

As Margens da Alegria - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: As Margens da Alegria   As Margens da Alegria - Página 2 EmptySex Nov 21, 2014 12:09 am

O conto mostra a historia de um menino que viaja com os tios, e desde o principio da viagem todos os agradam, no avião, dando a ele ateh balinhas. Ele se encanta profundamente com a cidade, porém o que mais chama a atenção dele é o peru. Ele foi a um passeio de jipe e ao voltar, para sua surpresa, o peru havia sido morto para o aniversário de seu tio. A partir daí ele cai em tristeza profunda, talvez porque ele deve um contato de dor pela primeira vez. Sua alegria volta somente ao ver a luzinha verde de um vaga-lume a piscar em meio à escuridão da noite...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





As Margens da Alegria - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: As Margens da Alegria   As Margens da Alegria - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
As Margens da Alegria
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Literatura CNEC :: Primeiras Estórias (Guimarães Rosa)-
Ir para: