Literatura CNEC
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 As Crianças do Trapiche

Ir para baixo 
+29
Vitor Lessa
Camila Oliveira
Lucas Arruda
DaviZaidan
Alice Castro
Breno Ferreira 9 ano
Lara Xavier
Augusto Vilela
Otávio Maia
Júlia Faria
Paula Pereira
Lucas Trindade
Ana Luísa Mendes
Virgínia Araújo
Thais
Victória Ferreira
Jorge Henrique
Gabrielle Winkelstroter
Rafael Diniz de Olivrira
Maria Eduarda
Guilherme Moreira
Getúlio Andrade
Maria Emília Pereira
Victor Valadares
Amanda Tavares
Leonardo Amaral
Giovanna Soares
Júlia Maciel
Flávio Machado
33 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Flávio Machado
Admin
Flávio Machado


Mensagens : 86
Data de inscrição : 10/11/2014
Idade : 34

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptySeg Jul 06, 2015 11:42 am

Em paralelo com as discussões sobre a descrição do cenário do Trapiche e sobre a liderança de Pedro Bala, podemos também refletir, ainda no mesmo capítulo, sobre as crianças que vivam no Trapiche. Duas questões irão movimentar a discussão inicial:

1) Como eram as crianças que vivem no Trapiche?
2) Você conseguiria sobreviver nas mesmas condições dessas crianças?

"Sob a lua, num velho trapiche abandonado, as crianças dormem."
- Capitães da Areia, 45ª edição, página 25.

As Crianças do Trapiche Trapic12

A nossa discussão sobre a obra Capitães da Areia se inicia com a descrição do Trapiche, local onde os protagonistas e as demais crianças marginalizadas do grupo dos Capitães da Areia se refugiavam.

Na frente, a vastidão da areia, uma brancura sem fim.
Ao longe, o mar que arrebentava no cais.
Pela porta viam as luzes dos navios que entravam e saíam.
Pelo teto viam o céu de estrelas, a lua que os iluminava.
- Capitães da Areia, 45ª edição, página 26.

3) Como você imagina o Trapiche? Descreva o local baseando-se na leitura do primeiro capítulo do livro.
4) Como Pedro Bala tornou-se líder dos Capitães de Areia?
5) Como você descreveria Pedro Bala?
Ir para o topo Ir para baixo
https://literaturacnec.forumbrasil.net
Júlia Maciel

Júlia Maciel


Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/04/2015
Idade : 23

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptyQua Jul 08, 2015 5:24 pm

As crianças que viviam no trapiche eram meninos pobres e abandonados que tinham entre nove e dezesseis anos. Não tinham casa e sobreviviam cometendo pequenos furtos. A vida nas ruas fez deles jovens agressivos e revoltados.
Eu não conseguiria viver como os Capitães da Areia, devido à vida que são obrigados a levar, roubando e cometendo diversos outros crimes. Contudo, a maior dificuldade seria viver como uma pessoa sozinha, sem uma família e sem um lar, especialmente nessa fase da vida em que as crianças tanto precisam de apoio e amparo.
Eu imagino o trapiche como um velho casarão abandonado e aos pedaços, com o teto parcialmente destruído, assim como as paredes e o resto do local.
Pedro Bala conquistou a liderança do grupo ao interferir numa discussão em que o antigo chefe, Raimundo, pretendia agredir um dos meninos do grupo. Raimundo perdeu a luta para Pedro, e por isso abandonou o grupo dos Capitães da Areia.
Eu descreveria Pedro Bala como um menino inteligente, confiante, ágil e fiel aos seus amigos.
Ir para o topo Ir para baixo
Giovanna Soares




Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptyTer Jul 14, 2015 4:42 pm

As crianças que viviam no velho trapiche eram garotos abandonados e carentes que não possuíam um lar familiar para morarem e sobreviviam cometendo alguns furtos.
Eu não conseguiria sobreviver nas mesmas condições de vida dos Capitães da areia, porque não é fácil viver sem uma família e sem um lar e também pelo fato de terem se tornado jovens agressivos, que viviam roubando.
Eu imagino o trapiche um casarão abandonado e muito escuro.
Pedro Bala se tornou chefe do grupo porque ele entrou no meio de uma briga de Raimundo o antigo chefe com Barandão, Pedro tomou as dores deste e começou a lutar com Raimundo, que desde esse dia deixou não só a chefia, como o próprio areal. E todos reconheceram o direito de Pedro Bala na chefia, garoto que sabia planejar os trabalhos.
Eu descreveria Pedro como um garoto muito ativo, inteligente e que possuía na voz a autoridade.
Ir para o topo Ir para baixo
Leonardo Amaral

Leonardo Amaral


Mensagens : 21
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 23

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptyTer Jul 14, 2015 5:30 pm

As crianças que viviam no Trapiche eram jovens adolescentes, os quais, na maioria não possuíam casa e eram órfãos. Essas crianças viviam basicamente de pequenos furtos, mas, algumas, tinham seu próprio jeito de arranjar dinheiro. Pelo fato de serem pobres e viverem nas ruas, os Capitães da Areia adquiriam certa “angústia” pelas pessoas ricas, pois, estas, tinham onde dormir e o que comer.
Eu nunca conseguiria viver como essas crianças. Não ter o que comer, onde dormir, não ser amado nem ter família, ter que roubar para viver, etc. Tudo isso devem ser coisas péssimas, as quais não poderia me imaginaria assim.
Imagino o Trapiche como uma casa grande, suja e “abandona”, cheia de poeira e animais, como: Ratos, baratas, etc. Também penso que o local deve estar “caindo aos pedaços” pois como o Trapiche é “abandonado” deve estar precisando de muitas reformas.
Pedro Bala, tinha certa “característica” de líder nato, o que somado ao péssimo governo de Raimundo levou Bala a brigar com o líder, adquirindo uma cicatriz no rosto. Esta, foi vingada quando Raimundo tentou “dar uma surra” em Barandão e Bala o protegeu, vencendo a luta contra Raimundo e tornando-se o novo líder dos Capitães da Areia.
Descreveria Pedro Bala como um garoto loiro, com uma grande cicatriz no rosto. Também deve ser ágil e malandro (Fato que facilita os furtos), ele é uma pessoa amiga e fiel, o tipo de líder que todos desejam.
Ir para o topo Ir para baixo
Amanda Tavares




Mensagens : 29
Data de inscrição : 15/04/2015

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptyTer Jul 14, 2015 5:41 pm

1) As crianças que viviam no trapiche eram garotos de nove a dezesseis anos de idade não tinham pais,eram pobres,carentes e abandonados.Conseguiam sobreviver comentendo alguns furtos.
2) Não conseguiria sobreviver nas mesmas condições dos Capitães de areia,pelo fato de que para sobreviverem precisarem cometer alguns crimes, e também por viver sem lar,sozinhos sem o amparo e conforto de familiares.
3)Imagino o trapiche um casarão abandonado,escuro e em pessimas condições
4) Pedro Bala se tornou o chefe do grupo apartir do dia que tomou as dores de outro menino do grupo,que seria agredido por Raimundo(antigo chefe dos Capitães de areia).Assim Pedro Bala entrou na briga,e ganhou a luta contra Raimundo,que não só deixou a liderança mas também deixou o grupo.
5) Descreveria Pedro Bala como um garoto esperto,inteligente,que possuia na voz autoridade de chefe.
Ir para o topo Ir para baixo
Victor Valadares

Victor Valadares


Mensagens : 21
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 23
Localização : Na minha Casa

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptyQui Jul 16, 2015 2:24 pm

Eram pobres, sujas, com roupas rasgadas e quase nem tomavam banho.
Talvez, eram crianças cheias de aventuras mas, viviam em más condições e não se alimentavam direito.
Eu imagino que o trapiche era cheio de paredes com mugos pendurado nelas, um lugar pouco iluminado e cheio de ratos e baratas.
Pedro Bala se tornou chefe do grupo apos ter dado uma surra em Raimundo(antigo chefe).
Um garoto esperto, agilidoso, com muita carisma e voz de autoridade.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.orkut.com.br
Maria Emília Pereira




Mensagens : 26
Data de inscrição : 07/04/2015

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptySeg Jul 20, 2015 3:03 pm

1) As crianças que viviam no Trapiche eram garotos pobres e abandonados que sobreviviam através do furto.
2) Acredito que não conseguiria sobreviver nas mesmas condições desses garotos, sem um lar e uma família estruturada, e acima de tudo sem amor e carinho.
3) Imagino o Trapiche sendo uma pequena casa abandonada, escura, repleta de animais e sujeiras.
4) Pedro Bala alcançou a liderança após vencer uma briga com o antigo chefe dos Capitães da Areia, Raimundo.
5) Descreveria Pedro Bala como um garoto ágil e esperto, com grande facilidade em liderança,um garoto confiável e fiel aos companheiros.
Ir para o topo Ir para baixo
Getúlio Andrade




Mensagens : 30
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 23

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptySáb Jul 25, 2015 9:33 am

As crianças que viviam no trapiche eram crianças de 9 a 16 anos, pobres, e faziam dos "Capitães da Areia" sua família, viviam de roubos e compartilhavam suas "conquistas".
Eu não conseguiria sobreviver nas mesmas condições dessas crianças, que vivem de furtos e que não tem aos seus lados os pais.
O Trapiche era uma casa, velha, sem nenhum conforto por menor que seja, toda infestada de pragas e que já estava caindo aos pedaços, ficava de frente para uma ponte com vista para o mar.
Pedro Bala se tornou líder depois de ganhar a confiança de todos, e entrar em uma briga com Raimundo, antigo líder, onde este se encontrava desarmado. Quando Raimundo adentrou no mar todos reconheceram Bala como líder.
Pedro Bala aparenta ser uma criança ágil, esperta, detentora de conhecimento em áreas diversas, e que preza seus amigos acima de tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
Getúlio Andrade




Mensagens : 30
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 23

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptySáb Jul 25, 2015 9:33 am

g


Última edição por Getúlio Andrade em Seg Jul 27, 2015 8:04 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme Moreira

Guilherme Moreira


Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptyDom Jul 26, 2015 9:29 pm

As crianças que viviam no trapiche , eram crianças pobres , que em conjunto roubavam para poder sobreviver , fazendo deles um família . Eu não conseguiria sobreviver nas mesmas condições , onde eles têm que roubar para sobreviver . No meu pensamento , o trapiche era uma casa velha e abandonada , onde haviam insetos e pragas . Pedro Bala , se tornou líder após ele entrar no meio de uma briga com o antigo líder . Eu descreveria Pedro Bala como uma pessoa responsável e bastante influente aos seus amigos .
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Eduarda

Maria Eduarda


Mensagens : 31
Data de inscrição : 07/04/2015

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptyTer Jul 28, 2015 2:04 pm

As crianças que moravam no trapiche eram crianças pobres, que praticavam furtos para sua sobrevivência. Muitas vezes eram órfãs, que não tinha moradia nem família, e ali, encontravam amigos que lhe acolhiam.
Não conseguiria viver como os Capitães da Areia devido ao grande número de furtos que eram cometidos. Mas também encontraria dificuldade em viver sozinha, sem nenhum apoio e amparo.
Imagino o trapiche como uma grande casa, abandonada, e "caindo aos pedaços", já que a muito tempo não possui nenhuma reforma.
Pedro Bala se tornou o líder depois de intrometer em uma briga com o antigo líder, que queria agredir um dos Capitães.
Eu descreveria Pedro Bala como um menino forte, que passa segurança para todos no Trapiche, que é leal e amigo com todos, além de protetor.
Ir para o topo Ir para baixo
Rafael Diniz de Olivrira




Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/07/2015

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptyTer Jul 28, 2015 2:59 pm

As crianças que moravam no trapiche eram pobres, órfãos ou abandonados, que para sobreviver praticavam furtos.
Eu não conseguiria viver como os capitães da areia pois é um estilo de vida muito arriscado, cheio roubos e cheio de violência.
Imagino o trapiche como um galpão velho e abandonado, porém bastante espaçoso considerando o número de crianças que ali viviam.
Pedro bala se tornou líder impedindo com uma briga que o antigo líder agredisse um dos capitães. Pedro bala deve ser um menino forte que passa uma imagem de pai, por seu espírito de liderança e de proteger sua "família".
Ir para o topo Ir para baixo
Gabrielle Winkelstroter




Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/04/2015

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptyTer Jul 28, 2015 3:25 pm

As crianças do trapiche eram meninos pobres. muito deles sem família e que viviam do furto para sobreviverem.

Não conseguiria sobreviver pela vida de delinquente que levam e principalmente pelo abandono e pela falta de carinho e zelo.

Imagino que o trapiche deva ser um lugar velho, frágil e com muita sujeira.

Pedro tornou-se líder após defender e proteger um companheiro contra o antigo líder dos Capitães.

Descreveria Pedro com um rapaz inteligente, perspicaz, bom líder e fiel aos companheiros.
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Henrique

Jorge Henrique


Mensagens : 24
Data de inscrição : 08/04/2015

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptyTer Jul 28, 2015 6:00 pm

As crianças do trapiche eram adolescentes órfãs, pobres e sem moradia. Essas crianças viviam do furto. Com o tempo essas crianças se tornaram agressivas e angustiadas devido a disparidade socioeconômica.
Eu não conseguiria viver como essas crianças, devido à falta de moradia, alimentação, sem amor e viver e sobreviver como um marginal.
O Trapiche era uma construção abandonada, destruída pelo tempo, onde os Capitães da Areia utilizavam como abrigo.
Pedro Bala se tornou líder dos Capitães da Areia depois de ter vencido uma briga contra Raimundo, antigo líder, que tentou agredir Brandão, membro do grupo.
Eu imagino Pedro Bala como um garoto loiro, com uma cicatriz no rosto, magro, ágil, malandro e como o pai de todos os membros dos Capitães da Areia, devido ao seu amor e consideração a todos os membros do grupo.
Ir para o topo Ir para baixo
Victória Ferreira




Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/04/2015
Idade : 23

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptyQui Jul 30, 2015 12:50 pm

As crianças que viviam no trapiche eram crianças pobres, sem família nem lugar onde morar e que viviam do furto para sobreviver.
Eu não conseguiria sobreviver nas mesmas condições que essas crianças pois seria muito ruim ter que furtar para a própria sobrevivência.
Eu imagino o trapiche como uma construção inacabada quase desmoronando.
Pedro Bala tornou-se o líder dos Capitães da Areia após entrar no meio de uma briga entre o antigo líder e um companheiro e vencer-lo.
Descreveria Pedro Bala como um menino ágil, esperto, que passa confiança e segurança a todos e que era como um pai para todos os demais do grupo.
Ir para o topo Ir para baixo
Thais




Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptySex Jul 31, 2015 10:58 am

1- Ambas crianças que viviam no trapiche eram pobres,a maioria orfãs, que viviam do furto parar a sobrevivência.
2- Na minha opinião acho que não conseguiria sobreviver nessas mesmas condições , pois não seria capaz de praticar furto, nem de machucar alguém mesmo sendo por vingança.
3-Imagino o trapiche sendo um lugar velho , mal acabado , com presença de animais transmisores de doenças assim como ratos.Porém devia de ter muito espaço, pela quantidade de crianças presentes naquele local.
4-"Pedro Bala" se tornou líder do grupo pelo fato de enfrentar e vencer uma briga entre o antigo líder e seu "companheiro".
5-Um menino esperto,com grande imaginação,magro,no entanto um bom malandro.Ele passa certamente confiança e segurança a ambos,o viam como um pai.
Ir para o topo Ir para baixo
Virgínia Araújo




Mensagens : 31
Data de inscrição : 13/04/2015

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptySex Jul 31, 2015 11:10 am

As crianças que viviam no trapiche tinham entre nove e dezesseis anos. Eram crianças sem casa, agressivos, que viviam do roubo
Acredito que não conseguiria viver nas condições dos Capitães de Areia, pois passavam dificuldades, viviam de furtos, vestiam trapos e as vezes passavam fome.
Imagino o trapiche como um velho casarão abandonado, muito grande, sem teto e caindo aos pedaços.
Pedro Bala conquistou a liderança numa briga com o antigo chefe, Raimundo, que queria agredir um membro do grupo. Raimundo perdeu na luta com Pedro e deixou os Capitães de Areia. A partir daí que o grupo passou a ser mais conhecido.
Pedro Bala era um menino esperto que passava confiança aos demais membros do grupo, acho que ele já nasceu com espírito de liderança.
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Luísa Mendes

Ana Luísa Mendes


Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptySex Jul 31, 2015 3:01 pm

1- As crianças que viviam no trapiche eram pobres, órfãs e não possuíam casa. Essas crianças sobreviviam através do furto.
2- Não conseguiria sobreviver nas mesmas condições dessas crianças, pois, não suportaria sobreviver do furto, não ter o que comer, onde dormir e não ter alguém para me amparar.
3- Imagino o trapiche como uma casa velha e abandonada, suja, "caindo aos pedaços".
4- Pedro Bala tornou-se o líder após impedir Raimundo, o antigo líder do grupo, de agredir Barandão. Pedro vence a luta contra Raimundo e torna-se o novo líder dos Capitães da Areia.
5- Pedro Bala era o líder, uma espécie de pai para os garotos, mesmo sendo tão jovem quanto os outros, era forte, ágil e inteligente.
Ir para o topo Ir para baixo
Lucas Trindade




Mensagens : 27
Data de inscrição : 07/04/2015

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptyDom Ago 02, 2015 1:17 pm

1)Os que viviam no trapiche eram crianças pobres, todos sem família e sem abrigo, que dependiam do furto para a sobrevivência.
2)Eu não conseguiria sobreviver sem a presença de uma família, sem um abrigo e furtando.
3)Imagino o trapiche como um lugar abandonado, e em estados precários.
4)Pedro Bala tornou-se líder após ganhar a briga contra Raimundo o antigo líder.
5)Descreveria Pedro Bala como sendo um menino com característica de liderança, esperto e ágil.
Ir para o topo Ir para baixo
Paula Pereira




Mensagens : 28
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 23

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptyDom Ago 02, 2015 1:38 pm

1) As crianças que viviam no trapiche vinham de famílias pobres, que foram em sua maioria abandonadas por suas famílias. Sobreviviam das coisas que furtavam, e também de ajudas do Padre José Pedro. Muitas vezes sem ter o que comer, os meninos do trapiche eram como uma família.
2) Acredito que eu não conseguiria viver nas condições dessas crianças, porque além de ter de muitas vezes passar fome, frio, entre outras necessidades, eu teria de roubar para sobreviver.
3) Imagino que o trapiche seja um casarão que não fora acabado, um lugar sem pintura, sem piso, até mesmo sem teto. Por ser rodeado de uma vastidão de areia, imagino que o trapiche seja rodeados de animais (ratos, baratas) e insetos.
4) Pedro Bala se tornou líder dos Capitães de Areia, depois de ver um dos meninos do trapiche ser injustiçado, ele então, entrou na briga do antigo líder, vencendo esta briga, ganhou a confiança dos outros meninos do trapiche.
5) Para mim Pedro Bala é um menino ágil, malandro, ao qual passa uma característica que era de seu pai, era um menino com febre de justiça, com um poder de liderança que ninguém questionava, passava muita segurança aos meninos do trapiche, além de ser amigo de todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Júlia Faria




Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 23

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptySeg Ago 03, 2015 2:33 pm

1)As crianças que viviam no trapiche,eram meninos e adolescentes abandonados,órfãos entre nove e dezesseis anos,que viviam como vagabundos,roubando,enfrentado o preconceito,tornando-se agressivos e rebeldes.
2)Eu não conseguiria jamais viver nas mesmas condições que estes meninos,pois viver sem família,sem comida,sem lar é muito difícil.Na vida precisamos sempre de muita orientação,amor e carinho.A vida dos capitães de areia foi de muita luta,pois vivam sem orientação e eram obrigados a roubar para sobreviver.
3)Imagino o trapiche como um lugar abandonado,bem próximo ao mar,em estado de decadência,onde era ocupados por ratos,cachorros.E agora ocupados pelos capitães de areia,onde sua falta de estrutura não os protegia contra chuva,frio,calor e era iluminado apenas pela luz da lua.
4)Pedro Bala se tornou líder do grupo após enfrentar e vencer Raimundo,o antigo líder,que já havia tido uma desavença com ele,quando Pedro ganhou a marca no rosto.
5)Descreveria como um garoto corajoso,inteligente,justo,que defendia seus amigos,com espírito de liderança.Tinha uma personalidade muito forte,agia feito homem com responsabilidade,se tornando um grande líder.
Ir para o topo Ir para baixo
Otávio Maia




Mensagens : 33
Data de inscrição : 16/04/2015

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptySeg Ago 03, 2015 7:24 pm

1-As crianças que viviam no Trapiche eram crianças de 9 a 16 anos, eram crianças abandonadas, maioria sem família, viviam roubando, eram crianças muitas vezes agressivas.
2-Lendo a historia e imaginando as aventuras vividas pelas crianças, ate parece legal a vida deles, mas com as condições que viviam era insalubres, com má condição de higiene, e eram expostos a doenças, com essa serie de fatores eu não conseguiria viver como eles.
3-Eu imagino o trapiche como um velho prédio abandonado, com insetos ratos, aonde a noite a escuridão o toma e um lugar caindo aos pedaços.
4-Pedro Bala vira o chefe interferindo em uma discussão na qual Raimundo queria bater em um dos meninos do grupo, os dois brigam e pedro bala ganha a briga, fazendo Raimundo se afastar.
5-Eu descreveria Pedro Bala como autoritário quando precisasse mais um menino bondoso, com estatura media, ágil, moreno, cabelos loiros, e uma cicatriz na cara, que conseguiu na briga com Raimundo.
Ir para o topo Ir para baixo
Augusto Vilela




Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 22
Localização : Abaeté-MG

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptyTer Ago 04, 2015 3:54 pm

As crianças que viviam no trapiche, um velho galpão abandonado na beira do mar tinham de dezesseis anos para baixo, sendo boa parte órfãs, mas também tinham algumas que fugiram de suas casas. Eram pobres, magras, se sustentavam através do roubo, muitas não conheciam o verdadeiro amor e carinho.
Pedro Bala logo se tornou o chefe dos Capitães pois era o melhor em bolar planos de furto e transmitia um ar de liderança e autoridade.
Eu penso que não conseguiria viver nessas condições pelas quais as crianças passavam, pois a fome, falta de higiene, o amor e carinho que poucas delas conheceram, faz com que a vida se torne muito mais difícil.
Ir para o topo Ir para baixo
Lara Xavier

Lara Xavier


Mensagens : 22
Data de inscrição : 10/04/2015

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptyQui Ago 06, 2015 3:04 pm

As crianças que viviam no trapiche eram sem família, não tinham outro lugar para morar, então dormiam no velho trapiche abandonado. Meninos de várias idades, que não tinham preocupação com os problemas da vida.
Não, eu não conseguiria sobreviver nessas condições, pois sem o apoio de uma família e uma moradia seria complicado.
Imagino o trapiche um lugar a beira mar, com travessias marítimas. Com uma vista bonita, porém um lugar abandonado, sujo e caindo aos pedaços.
Pedro Bala se tornou líder por conhecer os cantos da Bahia e porque ele era melhor que o antigo líder, mais forte, autoritário e sabia organizar melhor.
Menino de rua, forte, sabia lidar bem com as pessoas, era esperto e apesar das suas vagabundagens tinha alma de criança.
Ir para o topo Ir para baixo
Breno Ferreira 9 ano




Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/08/2015

As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche EmptySeg Ago 10, 2015 2:23 pm

As crianças do trapiche eram pobres,sem família e elas só tinham o trapiche para ficar.

Não conseguiria viver na condições que os capitães da areia vivem,pois eles ficam muito tempo sem comer e eles precisam roubar para sobreviver e eu não roubaria.

O trapiche e uma construção abandonada e velha.

O Pedro Bala se tornou líder apos ter defendido um companheiro,de uma briga contra o antigo líder.

Pedro Bala e esperto,ágil,fiel ao seus companheiros e inteligente.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





As Crianças do Trapiche Empty
MensagemAssunto: Re: As Crianças do Trapiche   As Crianças do Trapiche Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
As Crianças do Trapiche
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Literatura CNEC :: Capitães da Areia (Jorge Amado)-
Ir para: