Literatura CNEC
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 A Forma da Espada

Ir para baixo 
+30
Tom Hanks(joão)
Carlos Vinicius Pereira
HenriqueLope$
Túlio Vinícius
Matheus Alves Noronha
Caio Borges
Pedro Campos
Guilherme Araújo
cesar augusto
Rafaela Karoline
Túlio Oliveira Andrade
Bernardo de Castro
Luiz Henrique Cmpos
Filipe Diniz
Ana Caroline Costa
Flávia Alessandra Costa
Arthur Oliveira
Núbia Karolina da Silva
José Pedro
Fernanda Richard
caio antonio de lima maia
Mariana Helena
Maria Júlia Gomes Gabriel
Vítor Morato
Matheus Nazário da S. C.
Tauany Alcântara
Rayanne Faria
Mariana Carvalho
Luíza Figueiredo
Flávio Machado
34 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Flávio Machado
Admin
Flávio Machado


Mensagens : 86
Data de inscrição : 10/11/2014
Idade : 34

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptySeg Nov 17, 2014 4:52 pm

Citação :
Você não me acredita? – balbuciou. – Não vê que levo escrita no rosto a marca de minha infâmia? Narrei-lhe a história desta forma para que você a ouvisse até o fim. Denunciei o homem que me amparou: eu sou Vincent Moon. Despreze-me agora.

Faça um breve comentário sobre o conto A Forma da Espada, buscando explicar a fala final, em seu desfecho: "Despreze-me agora".
Ir para o topo Ir para baixo
https://literaturacnec.forumbrasil.net
Luíza Figueiredo




Mensagens : 15
Data de inscrição : 16/11/2014

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptyTer Nov 18, 2014 2:07 pm

O conto A Forma da Espada mostra a busca do homem Borgiano pela imortalidade, lutando incansavelmente contra o tempo.Enquanto a realidade for interrompida pelo tempo, e este for a barreira da realidade humana, não haverá nunca uma possibilidade do homem retirar a máscara e descobrir seu verdadeiro rosto. A possibilidade de encontrar-se só pode ser vista num mundo distinto, em um mundo não limitado pelo tempo superior.No conto A Forma da Espada, o protagonista diz: “O que faz um homem é como se todos o fizessem” ,que ao serem apagados passado e futuro, resta ao homem apenas o tempo presente.
Ir para o topo Ir para baixo
Mariana Carvalho




Mensagens : 15
Data de inscrição : 13/11/2014

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptyTer Nov 18, 2014 3:29 pm

O conto A Espada conta a história do Inglês de La Colorada, um homem dono de campos com personalidade severa e uma cicatriz no rosto que a todos intrigava. No desfecho da história sobre sua cicatriz o Inglês revela-se Vicente Moon um homem que conspirava pela independência da Irlanda, ao não se dar bem com um de seus companheiros eles vão discutindo pelas ruas, até que encontram um soldado e este pega um tiro de raspão em Moon. O companheiro o leva para se refugiarem na casa do general que não estava presente, durante 10 dias o companheiro vai e volta enquanto Moon se recupera, após todos os seus companheiros caírem Moon faz uma ligação e vende aquele que cuidou dele em troca de sua liberdade, o companheiro porém descobre e lhe deixa uma cicatriz no rosto. Ao contar sua história ele diz "Despreze-me agora" devido ao seu ato de traição.
Ir para o topo Ir para baixo
Rayanne Faria




Mensagens : 15
Data de inscrição : 12/11/2014

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptyTer Nov 18, 2014 4:44 pm

O conto A Espada relata a história do Inglês de La Colorada,que tinha uma personalidade bastante forte e uma cicatriz no rosto.O Inglês se revela seu nome Vincent Moon que lutava pela independência da Irlanda,como não se relacionava muito bem com os homens de seu partido ocorre uma briga que se estende para as ruas,quando encontra um soldado que atira em Moon de raspão.Então o companheiro o leva para uma casa onde se refugiam na casa do general no qual ele não estava,durante dez dias o companheiro cuida de Moon quando se recupera faz uma ligação e troca seu companheiro pela sua liberdade que descobre e deixa em Moon uma cicatriz por isso Moon diz "Despreze-me agora" pela sua traição.
Ir para o topo Ir para baixo
Tauany Alcântara




Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/11/2014

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptyTer Nov 18, 2014 4:53 pm

O conto retrata a historia de um inglês, chamado de o Inglês de La Colorada, que participou da Guerra da Independência, passou pelo Brasil e foi parar no interior da Argentina.
O inglês possuía uma cicatriz no rosto, cuja historia revela uma traição de um marxista covarde, que é o protagonista-narrador, que o traiu e fugiu, levando consigo a marca de sua infâmia.
A surpresa final, em que o narrador revela sua identidade, torna compreensível o discurso erudito que parecia tão incongruente com o aspecto rural e severo do narrador
Ir para o topo Ir para baixo
Matheus Nazário da S. C.




Mensagens : 5
Data de inscrição : 11/11/2014

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptyTer Nov 18, 2014 5:04 pm

Essa fala pertence a Vicent Moon, mais conhecido no Brasil como Inglês de La Colorada. Ele era um Irlandês que lutava pela independênca de seu país, juntamente com outras pessoas. No entento ele trai um companheiro que havia o salvado, denunciando-o em troca de dinheiro. Ele confessa a sua história a outro homem e no fim da mesma ele diz: "Despreze-me agora", reconhecendo o seu erro.
Ir para o topo Ir para baixo
Vítor Morato




Mensagens : 15
Data de inscrição : 18/11/2014

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptyTer Nov 18, 2014 5:39 pm

Lutando pela independência de seu país, o irlandês Vicent Moon (Inglês de La Colorada), conta trechos de suas histórias de guerra, revelando também como foi salvo por um companheiro de comum interesse pela liberdade, e, depois, acabou traindo-o.

No final da história narrada por Moon, surge a frase: "Despreze-me agora", dita por ele assim que este se remete à sua traição.
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Júlia Gomes Gabriel




Mensagens : 16
Data de inscrição : 13/11/2014

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptyTer Nov 18, 2014 5:55 pm

"Despreze-me agora". É a fala do irlandês Moon, que lutava pela independência do seu país. Ao brigar com um companheiro que o salvou, entregando-o. E assim dizendo: Despreze-me agora, depois de reconhecer que havia sido insensato com seu próprio parceiro.
Ir para o topo Ir para baixo
Mariana Helena




Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/11/2014

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptyTer Nov 18, 2014 5:57 pm

No conto é retratada a história do irlandês Vicent Moon (conhecido como Inglês de La Colorada), que participou da guerra de independência de seu país. Sua cicatriz é resultado da traição que ele cometeu ao entregar seu companheiro, que só é revelada no final, sendo a fala "Despreze-me agora" referente a esse fato.
Ir para o topo Ir para baixo
caio antonio de lima maia




Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/11/2014

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptyTer Nov 18, 2014 6:24 pm

No conto "A Forma da Espada" conta a história de um irlandês(Vicent Moon)que participa da guerra da independência de seu país.Porém Vicent Moon trai seu companheiro que havia o salvado denunciando-o em troca de dinheiro e no final ao confessar a outro homem ele diz :"Despreze-me agora" reconhecendo seu erro por entregar seu próprio amigo .
Ir para o topo Ir para baixo
Fernanda Richard




Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/11/2014

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptyTer Nov 18, 2014 6:38 pm

O conto relata a história de Vincent Moon, conhecido como o Inglês de La Colorada. Um homem que possuía em seu rosto "uma cicatriz vingativa: um arco cinzento e quase perfeito que de um lado maltratava a têmpora e do outro o pômulo." Cicatriz que intrigava a todos devido a sua origem. Vincent Moon lutava pela independência da Irlanda. Porém, em contrapartida ao seu desejo de um futuro utópico para seu país, ele acaba traindo um companheiro (o qual o havia salvado) em troca de sua liberdade e dinheiro. Ao retratar a sua história a um desconhecido, ele diz: "Despreze-me agora", devido ao seu infame ato de traição.
Ir para o topo Ir para baixo
José Pedro




Mensagens : 8
Data de inscrição : 11/11/2014

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptyTer Nov 18, 2014 6:50 pm

Um homem rico, culto, conta a história de uma cicatriz que tem em seu rosto, para uma pessoa de sua confiança. Na história, havia um homem que ganhou a amizade de certo líder de um partido revolucionário e logo traiu sua confiança o entregando ao militares em troca de dinheiro. O líder com raiva feriu a cara do homem com um alfanje. Porém, ele conta essa história com o nome dos personagens invertidos. Ele conta como ele sendo o “certo” da história (O líder), sendo que ele na história era o traidor. No fim da historia ele assume que ele que era o traidor e não quis contar a verdade desde o início com medo de seu ouvinte não querer ouvir sua história. Ele ainda fala “Despreze-me agora”, por achar que seu ouvinte iria despreza-lo por ele ser o traidor e por sua ação praticada na história, ou seja, tem medo de encarar a realidade na frente dos outros.
Ir para o topo Ir para baixo
Núbia Karolina da Silva




Mensagens : 14
Data de inscrição : 11/11/2014

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptyTer Nov 18, 2014 6:51 pm

A Forma da Espada, conta sobre um homem que participou de uma guerra para a independência de seu país e que também buscava a imortalidade. A cicatriz em seu rosto é pelo fato de ele ter traído o homem que havia salvado-o. Contando sua história a outro homem, confessa seu erro e diz "Despreze-me agora.".
Ir para o topo Ir para baixo
Arthur Oliveira




Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/11/2014

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptyTer Nov 18, 2014 8:03 pm

A forma da espada, fala de um homem que lutou para a independência de seu país, Irlanda.
Ao ser acertado por um tiro de raspão, foi salvo por seu amigo e refugiado na casa do general por dez dias. Após ser capturado, o homem trai seu companheiro o entregando aos militares. Por isso a frase, "despreze-me agora" no final da historia.
Ir para o topo Ir para baixo
Flávia Alessandra Costa




Mensagens : 11
Data de inscrição : 11/11/2014

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptyTer Nov 18, 2014 8:06 pm

O conto narra a passagem de um homem por uma fazenda, devido uma enchente. O dono da fazenda, cujo rosto era marcado por uma imensa cicatriz, não se dava bem com o outros, porém, após uma noite de bebedeira, resolve, contar-lhe sobre sua "marca", que era sujeita a inúmeras especulações. Um grupo formava-se com o intuito de libertar a Irlanda. Mais adeptos eram incorporados, e um deles -Moon- provou ser bastante covarde. Passado um tempo, esse tal sujeito entrega o homem que havia lhe salvado. Antes de ser capturado, deixa sobre o covarde uma marca no rosto. Ao fim, o personagem principal, que havia menosprezado e desprezado Moon revela se o próprio homem, permitindo que o colega expresse os mesmos sentimentos sobre ele.
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Caroline Costa




Mensagens : 12
Data de inscrição : 11/11/2014

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptyTer Nov 18, 2014 8:14 pm

O conto narra a história de Vincent Moon, um homem que lotou pela independência da Irlanda e que tinha um forte vínculo com a natureza econômica. O texto conta que Vincent traiu um amigo que já o havia salvado em troca de dinheiro. Durante toda a narrativa a personagem enuncia sua história de modo que pensemos que ele fora o homem traído e apenas nas ultimas linhas revela ser o traidor e mostra seu profundo desprezo sobre si mesmo, e sua crença/convicção de que todos os repudiem da mesma forma.
Ir para o topo Ir para baixo
Filipe Diniz




Mensagens : 5
Data de inscrição : 12/11/2014

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptyTer Nov 18, 2014 8:27 pm

No conto A Forma da Espada é retratada a história do irlandês Vicent Moon, mais conhecido como o Inglês de La Coloradao que participou de uma guerra para a independência de seu país, porem ele trai um companheiro que havia o salvado, denunciando-o em troca de muito dinheiro, mas o companheiro descobre essa traição e lhe deixa uma cicatriz no rosto. Essa história e contada para um ouvinte e a frase dita por ele "Despreze-me agora" foi porquê Vicent Moon pensara que o ouvinte o desprezaria por sua traiçao.
Ir para o topo Ir para baixo
Luiz Henrique Cmpos




Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/11/2014

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptyTer Nov 18, 2014 9:18 pm

O conto narra a luta de um irlandês que buscava a independência do seu país, contando com a ajuda de outras pessoas. A cicatriz em seu rosto foi feita pelo fato de ele ter traído o homem que lhe salvou de forma gananciosa, pois entregou seu amigo por dinheiro. No fim, o homem se mostra arrependido e contando a história para outro homem reconhece o seu erro e diz : despreze-me agora".
Ir para o topo Ir para baixo
Bernardo de Castro




Mensagens : 15
Data de inscrição : 18/11/2014

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptyTer Nov 18, 2014 9:42 pm

O conto narra a história de Vincent Moon, um Irlandês, conhecido também como o inglês de La Coloradão que participou da guerra para a independência de seu pais, porém ele trai um amigo que havia o salvado, lhe entregando por troca de muito dinheiro, no fim da história ele se mostra arrependido, e contando a historia para outro homem ele reconhece o erro que cometeu com seu companheiro e diz: "despreze-me agora"
Ir para o topo Ir para baixo
Túlio Oliveira Andrade




Mensagens : 5
Data de inscrição : 11/11/2014

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptyTer Nov 18, 2014 9:50 pm

No conto, Vincent Moon relata sobre uma grande cicatriz que leva no rosto. Esta cicatriz tem sua origem em uma guerra durante a luta pela independência da Irlanda. A marca foi feita por um homem que o havia salvado depois de ser ferido. Moon, após um tempo, entrega o homem que o salvou e antes de ser capturado, este deixa uma marca no rosto de Vincent. Ele havia narrado esta historia para algumas pessoas e a frase "Despreze-me agora" foi dita a um homem que revela ser o autor da cicatriz. Moon expressa seu sentimento e confessa seu erro. Menospreza a si mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
Rafaela Karoline




Mensagens : 15
Data de inscrição : 14/11/2014

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptyTer Nov 18, 2014 10:27 pm

O conto relata a história de Vicent Moon, conhecido como Inglês de La Colorada. Vicent participou da independência de seu país, que o deixou marcas através de uma cicatriz, resultado de uma traição ao companheiro em troca de dinheiro. Num dado momento, confessa o fato a outro homem, se revelando ao final e dizendo "despreze-me agora", reconhecendo seu erro.


Última edição por Rafaela Karoline em Ter Nov 18, 2014 10:57 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
cesar augusto




Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/11/2014

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptyTer Nov 18, 2014 10:52 pm

O conto A forma da Espada conta a história de uma cicatriz no rosto de um irlandês que participou da Guerra da Independência da  Irlanda.
Por culpa de um mau tempo , Borges teve de pedir pousada em La Colorada de propriedade do irlandês. Após o jantar, embebedado, Borges  resolve perguntar ao irlandês  sobre a cicatriz que traz no rosto . O irlandês relata uma história onde diz que foi traído por um amigo chamado Vincent Moon. No final do conto o irlandês surpreende Borges revelando ser ele o traidor- Vicent Moon. Vicent Moon envergonhado pelos seus próprios atos se fez passar por outra pessoa para ter coragem de relatar  a história da cicatriz (sua própria história).
A confissão: "Denunciei" o homem que me amparou : eu sou Vicente Moon . Despreze-me agora. " é polêmica e leva o leitor a fazer várias inferências. Podendo inferir que foi como se ele dissesse : " Sou covarde , traidor, mas sou capaz de reconhecer isso , o que me dignifica ( torna-me merecedor de seu apreço ). Isso é o legal do conto, a  fala final ser passível de várias explicações.
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme Araújo




Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/11/2014

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptyTer Nov 18, 2014 11:04 pm

O dono de uma fazenda era marcado por uma cicatriz,certo dia após uma bebedeira,revela o motivo de sua marca.Um povo forma-se para libertar a Irlanda,com o passar do tempo o homem entrega o que havia lhe salvado por dinheiro
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Campos




Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/11/2014

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptyTer Nov 18, 2014 11:33 pm

Um homem que lutou para a independência de seu país,é marcado por uma cicatriz,resultado de uma traição por causa de dinheiro
Ir para o topo Ir para baixo
Caio Borges




Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/11/2014

A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada EmptyTer Nov 18, 2014 11:43 pm

O conto narra a história de um homem que lutou pela independência da Irlanda, a cicatriz no rosto representa a traição de quando ele levou um tiro de raspão, o general acolheu ele em sua casa, mas depois de apreendido ele o entrega para os militares, por isso a fala despreze-me agora, representa a infidelidade do homem com o general.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A Forma da Espada Empty
MensagemAssunto: Re: A Forma da Espada   A Forma da Espada Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
A Forma da Espada
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Literatura CNEC :: Ficções (Jorge Luis Borges)-
Ir para: