Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 A Caolha - Júlia Lopes de Almeida

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Vitor Lessa



Mensagens : 28
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Caolha - Júlia Lopes de Almeida   Seg Abr 27, 2015 8:00 pm

O conto "A Caolha" de Júlia Lopes de Almeida , mostra a realidade vivida por muitas pessoas ,o bullying , exclusão social vivida por Antonico que sofria bullying na escola no bairro e em seu trabalho.E como se não basta-se ele descontava seu descontentamento em sua mãe sentindo nojo dela , a culpando pelos seus problemas, mas no fim o que acontecera com sua mãe e que seu filho quando era pequeno enfiou um garfo em seu olho , mas ele não sabia e se ele soube-se ele não iria culpar sua mãe ele iria provavelmente a proteger.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Julia Maia



Mensagens : 9
Data de inscrição : 22/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Caolha - Júlia Lopes de Almeida   Qua Abr 29, 2015 4:37 pm

O conto “A caolha”, de Júlia Lopes de Almeida, foi selecionado para ser trabalhado no sentido de mostrar a presença do tema bullying na literatura. A mãe sempre demonstrando amor pelo filho, e ele retribuía. Antonico sofria muito bullying por ser o filho da caolha, com o passar do tempo ele rejeitou a mãe trocando-a por uma paixão passageira. No final do conto mostra que independente de tudo que Antonico fizera sua mãe sempre o amou e respeitou.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lara Xavier

avatar

Mensagens : 22
Data de inscrição : 10/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Caolha - Júlia Lopes de Almeida   Qua Abr 29, 2015 5:24 pm

O conto “A Caolha”, de Júlia Lopes de Almeida, aborda o tema da crueldade infantil quando Antonico é apelidado de filho da caolha em forma de maldade, e recebia críticas na escola e no trabalho, as pessoas o excluíam dos lugares com receio por ele ser o filho da caolha e com isso sofria muito, e por isso Antonico culpava sua mãe pelo seu sofrimento. Mas a mãe nunca contara a verdade, que quem causara essa tragédia fora o próprio Antonico.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ΩLipeΩ

avatar

Mensagens : 12
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Caolha - Júlia Lopes de Almeida   Qua Abr 29, 2015 5:57 pm

No conto "A Caolha" conta a história de uma mulher caolha e seu filho Antonico que sofreu muito bullying e exclusão social porque ninguém queria ser visto com o filho da caolha.E com isso ele começou a tratar sua mãe mal, mas ela sempre lhe amou. Depois de vários acontecimentos ,o final acabou me intrigando,pois quando Antonico era pequeno ele furou o olho de sua mãe com um garfo sem querer e com isso ela ficou caolha então a injustiça praticada contra "a caolha" é muito forte, então devemos buscar saber das coisas antes de tomar decisões .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Davi Zaidan



Mensagens : 17
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Caolha - Júlia Lopes de Almeida   Qua Abr 29, 2015 6:52 pm

No texto "A Caolha", de Júlia Lopes de Almeida, conta-nos a vida de Antonico que era desprezado de todos por ser filho da caolha, uma mulher magra, feia, e que possuía um problema no olho esquerdo.
Antonico sofria muito bullying não só de seus colegas mas de todos do bairro em que morava por ser filho da caolha. o Tempo foi passando ele foi crescendo e cada vez se afastando mais da mãe, Antonico não conseguia nem arrumar emprego pois a exclusão social era grande. Ele se apaixonou mas a amada propunha que ele teria de separar de sua mãe, o filho apaixonado expôs todo o seu rancor para a mãe, apos procuro a madrinha que lê contou que o verdadeiro culpado de sua mãe não ter o olho esquerdo era ele.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marina Campos



Mensagens : 30
Data de inscrição : 14/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Caolha - Júlia Lopes de Almeida   Qua Abr 29, 2015 8:37 pm

O conto "A Caolha", relata a história de Antonico, filho de uma mulher caolha. Mas nunca que soube o motivo dela ser assim.
Nunca teve problemas com isso, até que certa vez começam a lhe apelidar de modo que mudasse seu jeito com a mãe. Não era mais aquele filho carinhoso e atencioso, já havia virado revolta. E culpava a mãe por aquela "desgraça".
Antonico então resolve largar a mãe e mudar de bairro. A mãe revoltada, resolve conversar com sua velha amiga, que lhe direciona a contar a verdade o filho.
Após uma conversa com a mãe ele descobre o motivo da mesma ser caolha. Ao repensar nos seus atos, Antonico resolve voltar a morar com a mãe. Mesmo depois disso, ainda era chamado de "o filho da Caolha" mas depois de saber o motivo da perda do olho, o menino não ligava mais para os apelidos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lucas Trindade



Mensagens : 27
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Caolha - Júlia Lopes de Almeida   Qua Abr 29, 2015 8:45 pm

O conto "A Caolha", de Júlia Lopes de Almeida, aborda a história de Antonico e sua mãe, a caolha, esta não tinha o olho esquerdo, dizia ser devido a uma doença que tivera. O menino era reconhecido por apelidos e tratado diferente por ser o filho da caolha, isso lhe fazia sentir mal e por isso ele culpava a mãe por tudo que estava acontecendo-lhe. Mas o que a mãe dizia sobre a doença não era a verdade, e a verdade era que o culpado era Antonico
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Sousa Costa



Mensagens : 9
Data de inscrição : 30/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Caolha - Júlia Lopes de Almeida   Qui Abr 30, 2015 7:32 pm

O conto "A Caolha", de Julia Lopes de Almeida, aborda de maneira reflexiva, crueldade infantil, a exclusão social e ate mesmo, o problema nas relações familiares. O texto retrata a historia de uma mulher, mãe de um pequeno menino, que ficara caolha pós uma garfada do mesmo, num relance, enquanto almoçavam no mesmo prato. A mãe preferia esconder a verdade do filho que ver o menino sofrer, mas como sempre “a criatura se rebela contra seu criador” o menino, por sofrer insultos por onde passava, resolvera culpar sua mãe pelos tormentos, pelo qual passava, chegara a mudar de casa a pedido de sua namorada, deixando a mãe na total solidão.
Em uma conversa com sua madrinha, o menino volta a sua antiga casa, e desmaia ao saber por meio de sua madrinha, que ele próprio causara tal problema a mãe.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Júlia Maciel

avatar

Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: A Caolha - Júlia Lopes de Almeida   Qui Abr 30, 2015 8:32 pm

O conto "A Caolha", de Júlia Lopes de Almeida,  retrata a história de mulher apelidada "Caolha", devido à ausência do seu olho esquerdo. Toda a sociedade a criticava e rejeitava, tanto que até mesmo o seu próprio filho, Antonico, desenvolveu os mesmo sentimentos que o resto das pessoas tinham pela sua mãe: nojo e repulsa. No fim do conto, descobrimos que quem a fez perder o olho foi o filho, em um acidente que ocorreu quando Antonico era um bebê.
Nós podemos perceber claramente nesse texto a forma como as opiniões alheias e a exclusão social sofrida pelo garoto o influenciaram a cortar laços com a mãe, que mesmo assim, por amor ao filho e medo de que o mesmo se sentisse culpado, omitiu a verdadeira história sobre o seu olho. A primeira reação de todos é julgar Antonico por suas atitudes, mas basta nos colocarmos na situação do garoto para entendermos completamente as suas ações.
O fim do texto me deixou surpresa, não pelo desfecho do conto, mas sim por não revelar o que ocorre após aquilo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
LucasRamiro



Mensagens : 23
Data de inscrição : 30/04/2015

MensagemAssunto: Re: A Caolha - Júlia Lopes de Almeida   Qui Abr 30, 2015 8:42 pm

O conto "A Caolha" de Júlia Lopes de Almeida, aborda a triste história de uma mãe apelidada de "caolha" e seu filho Antonico. Sofria com as chacotas de seus colegas que o apelidavam de filho da caolha, e os excluíam por enojar sua mãe. Assim que Antonico se apaixonou pela primeira vez, sua amada lhe fez escolher entre a mãe e ela. Mal ele sabia que fora ele mesmo que causara aquele sofrimento de sua mãe.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: A Caolha - Júlia Lopes de Almeida   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
A Caolha - Júlia Lopes de Almeida
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» A Caolha - Júlia Lopes de Almeida
» Aeroporto Leite Lopes terá VOR reativado
» [Brasil] Avião que caiu em Piracuruca (PI) fica "entalado" em Buriti dos Lopes
» [Brasil] Laser ameaça pousos no aeroporto Leite Lopes
» [Brasil] Monomotor cai na zona rural de Carmo do Cajuru, MG

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século-
Ir para: