Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Alastrim e Bexiga

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Flávio Machado
Admin
avatar

Mensagens : 86
Data de inscrição : 10/11/2014
Idade : 28

MensagemAssunto: Alastrim e Bexiga   Seg Jul 06, 2015 12:21 pm

Citação :
Omolu mandou a bexiga negra para a cidade. Mas lá em cima os homens ricos se vacinaram, e Omolu era um deus das florestas da África, não sabia destas coisas de vacina. - Capitães da Areia, Edição Virtua - Cultura Brasil, página 133.

Para compreendermos este capítulo vamos refletir a partir das opiniões e resumos sobre o mesmo.

1) O que é "Alastrim?
2) Faça um pequenino resumo deste capítulo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://literaturacnec.forumbrasil.net
Victor Valadares

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 16
Localização : Na minha Casa

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Qui Jul 16, 2015 2:35 pm

Alastrim, bexiga negra ou varíola é uma doença que da manchas em todo o corpo, naquela época não havia cura, apenas a vacina para prevenir a doença.

Almiro foi o primeiro a pegar a doença e se recusava a ir embora.Pirulito unia alguns meninos numa oração, pois acreditava que a doença era uma punição divina pela pederastia no grupo; Sem-Pernas, que ultimamente estava recluso e agressivo com todos, só cuidava de um cachorro que lhe fazia companhia, decide expulsar à força o garoto doente. Almiro, no entanto, apela dizendo que é do grupo, não merecia ser tratado assim. Ouvindo este argumento, Volta-Seca se manifesta, salta entre Sem-Pernas e Almiro, com seu revólver na mão, pedindo que aguardassem o retorno do chefe do bando. Pirulito saiu correndo, à procura do Padre José Pedro, para que os ajudassem.

Pedro Bala chegou acompanhado do Professor e João Grande. Ao saber do que aconteceu, agradece ao Volta-Seca, dizendo que ele fez correto em proteger Almiro, e dá uma dura em Sem-Pernas, dizendo que ele não é o chefe dos Capitães para expulsar alguém.

Professor observa que os ferimentos do garoto indicam apenas alastrim, não era bexiga negra. Padre José Pedro, trazido por Pirulito, diz que mesmo assim ele deve ser levado para a assistência, para proteger os demais. Pedro Bala não autoriza, pois sabe que todos que vão para o lazareto morrem, e, se fosse o caso, seria melhor que o doente morresse ali, com eles.

Após muita discussão, João Grande lembrou que Almiro tinha família, poderia ser levado para sua casa e lá um médico poderia visitá-lo. Isto foi feito. Padre José Pedro levou um médico para consultá-lo, mas este tal médico chamou a saúde pública: Almiro acabou indo ao lazareto, onde morreu, e o Padre foi denunciado como encobridor do caso (o médico era da religião espírita).

O Padre saiu confuso pelas ruas da cidade: por um lado ele queria respeitar o Cônego, pois sabia que era um homem muito inteligente e, portanto, muito próximo de Deus – era o que aprendera no seminário; por outro lado sentia que devia ajudar os meninos, os humildes. Por fim decide continuar a defender os mais fracos, ajoelha-se e ergue as mãos ao céu, agradecendo ao Deus bondoso em que acredita. Mas ele está no meio da rua, muitas pessoas apontam e riem do padre, que dizem estar bêbado.

Agora era Boa-Vida que estava infectado pela bexiga. Ele avisa o Professor, dizendo que vai por conta própria ao lazareto, para proteger os seus colegas da doença. Pede que só Pedro Bala saiba do seu caso. O Professor vê Boa-Vida indo embora, em direção à própria morte, e conclui que ele é um grande homem, dos que têm uma estrela no lugar do coração. Querido-de-Deus diz que a estrela destes homens, quando morrem, passa a brilhar no céu.

Os casos de varíola diminuíam. Omolu deixou apenas o alastrim chegar aos pobres, mas o lazareto fazia com que muitos morressem. As macumbas pediam que Omolu deixasse a cidade, ele atendeu ao pedido.

Boa-Vida voltou ao trapiche, magro, fraco, mas curado da doença. Os garotos perguntaram a ele como era o lazareto, ele preferia não lembrar, só dizia que era como entrar num caixão para aguardar o enterro. Professor ainda enxergava em seu peito uma brilhante estrela.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.orkut.com.br
Guilherme Moreira

avatar

Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Dom Jul 26, 2015 9:54 pm

Alastrim é uma doença onde naquela época não havia cura ,apenas métodos preventivos .
O capítulo encontra-se , onde Almiro , pegou a doença (bexiga)de alguma forma e com isso , com medo de também ficarem com a doença ,alguns meninos queriam que ele fosse embora dos Capitães de Areia , pelo fato de a doença ser contagiosa.Mas Professor e Pedro Bala chegaram na hora exata e conseguiram impedir esse ato injusto dos outros .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Leonardo Amaral

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Seg Jul 27, 2015 3:09 pm

Alastrim, era o nome popular da doença “varíola”, a qual afetava o corpo e provocava manchas e bolas, e que, na época do livro, não havia-se cura definitiva.
No capítulo, a história foca-se em Almiro, o qual pega a doença, e que, denunciado por Barandão, gerou medo nos integrantes, os quais não queriam morrer por culpa de Almiro. Muitos garotos, liderados por Sem-Pernas, tentaram expulsar Almiro, mas tiveram que esperar Bala chegar. Ele, muito triste, não queria expulsar Almiro, até que João Grande lembrou que Almiro possuía família, e foi levado para sua casa, onde o Padre José Pedro, tentaria esconder o caso dos agentes de saúde e levar um médico quando possível. Mas, tudo deu errado, o médico recusou-se a ir visitar Almiro e denunciou o caso para os agentes de saúde, os quais levaram Almiro para o lazareto, onde morreu. Pouco depois, Boa-Vida também pegara e doença, mas, não queria que acontecesse o mesmo com Almiro, por isso, foi por boa vontade para o lazareto, onde ninguém nunca retornara. Porém, por sorte a doença deixara a cidade, não ocasionando a morte de Boa-Vida, o qual retornou muito magro e fraco, com péssimas lembranças do lugar onde esteve.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Gabrielle Winkelstroter



Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/04/2015

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Ter Jul 28, 2015 4:28 pm

Alastrim é uma forma menos agressiva da varíola, doença esta, que assolou os baianos pobres, principalmente.

Alastrim e bexiga foram doenças que atingiram muitas e muitas pessoas na Bahia, uma delas foi Almiro, um integrante dos Capitães de Areia. Queriam levá-lo para o lazareto, lugar onde estes doentes ficavam, porém Pedro não consentiu e pediu para que o levassem para a casa de sua mãe. Em vão, Almiro foi denunciado por um médico e levado ao lazareto, do qual não voltou mais.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Jorge Henrique

avatar

Mensagens : 24
Data de inscrição : 08/04/2015

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Qua Jul 29, 2015 9:58 pm

O “Alastrim” era o nome comumente utilizado para a doença varíola, que fazia com que surgissem caroços avermelhados em todo o corpo.
Neste capitulo do livro, a doença do “Alastrim” atinge um dos integrantes do Capitães da Areia, Almiro. Devido ao temor à doença, Brandão espalha a notícia que ocasiona certa negação ao garoto no grupo. Graças a Pedro Bala, Almiro não foi expulso e foi levado para casa de sua família onde um médico iria lhe visitar as vezes. Porem, o médico se recusa a ir a casa de Almiro. Consequentemente, o garoto foi levado para um lazareto, onde ficavam os doentes de Alastrim, e lá acabou morrendo.
Outro dos integrantes do grupo, Boa Vida, foi atingido pela doença, foi para um lazareto, mas não morreu.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Victória Ferreira



Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Qui Jul 30, 2015 2:25 pm

o 'Alastrim' era tipo a varíola, contudo, era mais branda. Fazia com que a pessoa ficasse com caroços pelo corpo.
Neste capítulo do livro, Almiro, um dos integrantes dos Capitães da Areia pega a doença conhecida como Alastrim e quase é expulso do grupo pelo Sem Pernas e mais alguns companheiros, mas por sorte Pedro Bala chega e não deixa o expulsarem nem o mandarem para o Lazareto (local onde os funcionários da saúde levavam os doentes e eles nunca voltavam). No final ele é levado para a casa dos pais onde um médico ia visitá-lo, mas este denunciou Almiro e este acabou sendo levado para o Lazareto e morreu lá. Outro companheiro também pega Alastrim e vai para o Lazareto mas por sorte a doença vai embora da cidade e ele volta para o trapiche vivo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Thais



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Sex Jul 31, 2015 11:22 am

"Alastrim" é um tipo de varíola,uma forma menos agressiva da doença.Tal doença atinge um integrande do grupo Capitães da areia conhecido por Almiro,Que foi quase expulso do grupo por "Sem-Pernas" e mais alguns companheiros. Mas em contradição chegou Pedro Bala e não deixa o expulsarem nem mandarem para um local onde os funcionários da saúde levavam os doentes, o local era conhecido por "Lazareto".Um medico que visitava Almiro na casa de seus pais, o denunciou. E então ele foi levado para Lazareto e acabou falescendo la, um de seus amigos tambem é contaminado por "Alastrim" conhecido como "Boa-Vida" , tal garoto é encaminhado para o Lazareto, mas por um leviana sorte a doença se afasta da cidade e ele é mandado de volta para o trapiche.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Virgínia Araújo



Mensagens : 31
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Sex Jul 31, 2015 11:42 am

Alastrim, também conhecido como varíola menor, é a estirpe mais suave do vírus da varíola que faz com que a varíola. Almiro é pego por essa doença, e causando medo nos outros integrantes pela doença, é quase expulso do grupo por Sem-pernas e outros meninos que estavam a favor. Mas Pedro Bala não queria expulsá-lo. Então, lembraram que ele tinha uma família, e o levaram pra lá, com a ajuda do Padre José Pedro. Mas o médico recusou a ajudá-lo, e denunciou para os agentes de saúde, que o levaram para o Lazareto, de onde ninguém nunca mais voltava. Lá ele morreu. Pouco tempo depois, Boa-vida também pegou a doença, mas ao contrário de Almiro, foi com boa vontade para o Lazareto. Por sorte, a epidemia deixou a cidade e Boa-vida não morreu, voltando para o grupo muito fraco e magro.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ana Luísa Mendes

avatar

Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Sex Jul 31, 2015 9:44 pm

1- Alastrim é o nome popular da doença varíola.
2- Almiro pega a doença (Alastrim), e os integrantes do grupo, liderados por Sem-pernas, tentam expulsá-lo por medo de serem contagiados. Pedro Bala chega e não deixa Almiro ser expulso, João Grande lembra que o garoto possuía família, então ele é levado para sua casa. O médico se recusa a ir ver Almiro, que é levado para o lazareto e acaba falecendo. Após um tempo, Boa-vida também é contaminado pela doença mas, vai para o lazareto e não morre. A epidemia deixa a cidade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Júlia Maciel

avatar

Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Sab Ago 01, 2015 4:13 am

Alastrim era o nome popular que a Varíola possuía naquela época, uma doença que tinha como característica as várias manchas e bolhas vermelhas que deixava no corpo daqueles que a contraíam. Não existiam remédios e tratamentos adequados, por isso os doentes eram confinados em um lazareto, de onde poucos saíam vivos.
A Varíola se tornou uma peste na Bahia, chegando a contaminar Almiro, um dos membros dos Capitães da Areia. Sem-pernas quis que este fosse expulso do trapiche e levado para o lazareto, assim que descobriu a doença do amigo. Muitos tiveram opiniões semelhantes, mas foram contidos por Pedro Bala. Este sugeriu que Almiro fosse levado até a casa de sua família e lá fosse tratado. Porém, o médico responsável pelo tratamento do menino o denunciou aos agentes de saúde. Almiro foi levado para o lazareto e lá morreu. Boa-Vida também contraiu a doença, porém aceitou ser levado pelos agentes de saúde. O menino não morreu, mas voltou magro e fraco para o trapiche.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Emília Pereira



Mensagens : 26
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Dom Ago 02, 2015 1:43 pm

1) "Alastrim" era o nome popular da Varíola, doença que se caracterizava por manchas no corpo.
2) Nesse capítulo um dos integrante dos Capitães da Areia, Almiro, contrai a doença. Com a ausência de Pedro Bala, Sem-Pernas lidera o grupo e diz que Almiro devia ser expulso do grupo. Pedro Bala chega e impede tal fato. Almiro é levado para sua família, e, após o médico ter negado uma visita, é levado para o lazareto e acaba falecendo. Algum tempo depois Boa-Vida também contrai a doença, mas este sobrevive.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Eduarda

avatar

Mensagens : 31
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Dom Ago 02, 2015 2:36 pm

Alastrim era um nome popular usado para se referir a Varíola, doença que deixava o corpo com manchas vermelhas e bolhas. Não havia tratamento e remédios para tal, fazendo com que muitos doentes fossem isolados em um lazarento.
A doença foi se intensificando na época, chegando ao um dos Capitães da Areia. Sem-pernas queria a saída de Almiro do grupo, com medo de que todos pegassem também. Muitos tinham o mesmo desejo de Sem-pernas, porém, Pedro Bala não permitiu. Sugeriu que o garoto fosse levado á casa da família para que fosse tratado, mas o médico que foi convocado para tratar do caso não permitiu tal coisa e denunciou aos agentes de saúde. O menino conseguiu sair vivo do lazareto, porém, magro e fraco.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Paula Pereira



Mensagens : 28
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Dom Ago 02, 2015 3:14 pm

1) Alastrim era o nome dado à doença chamada Varíola, a qual fazia com que o corpo do doente ficasse cheio de bolhas e manchas avermelhadas. Na época em que se passa a história do livro "Capitães da Areia" não havia descoberto ainda tratamento para a doença, o que causava grande medo nas pessoas. Os doentes ficavam isolados em locais chamados de lazareto, aqueles que pegavam a doença quase sempre morriam.
2) O capítulo conta a história de um dos meninos do grupo que pegou a doença, era Almiro, que depois de descoberto por Barandão, que avisou aos integrantes dos Capitães da Areia, aos quais ficaram com medo de também pegarem a doença. Estes tentaram de todas as formas expulsar Almiro, porém Pedro Bala chegou, não querendo expulsar Almiro, lembrou-se que ele tinha família, e então levaram o pobre doente para junto de sua família, lá Padre José Pedro tentou ajudar Almiro a não ser levado para o lazareto, porém um médico denunciou o caso para a secretaria de saúde, e Almiro foi levado para o lazareto, onde como muitos outros doentes, acabou falecendo. Depois disso, Boa-Vida também pegou a doença, e foi por vontade própria ao lazareto, porém como a Varíola fora embora da cidade, Boa-Vida conseguiu sobreviver, voltou ao trapiche, porém muito fraco e com péssimas lembranças do lazareto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Paula Pereira



Mensagens : 28
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Dom Ago 02, 2015 3:14 pm

1) Alastrim era o nome dado à doença chamada Varíola, a qual fazia com que o corpo do doente ficasse cheio de bolhas e manchas avermelhadas. Na época em que se passa a história do livro "Capitães da Areia" não havia descoberto ainda tratamento para a doença, o que causava grande medo nas pessoas. Os doentes ficavam isolados em locais chamados de lazareto, aqueles que pegavam a doença quase sempre morriam.
2) O capítulo conta a história de um dos meninos do grupo que pegou a doença, era Almiro, que depois de descoberto por Barandão, que avisou aos integrantes dos Capitães da Areia, aos quais ficaram com medo de também pegarem a doença. Estes tentaram de todas as formas expulsar Almiro, porém Pedro Bala chegou, não querendo expulsar Almiro, lembrou-se que ele tinha família, e então levaram o pobre doente para junto de sua família, lá Padre José Pedro tentou ajudar Almiro a não ser levado para o lazareto, porém um médico denunciou o caso para a secretaria de saúde, e Almiro foi levado para o lazareto, onde como muitos outros doentes, acabou falecendo. Depois disso, Boa-Vida também pegou a doença, e foi por vontade própria ao lazareto, porém como a Varíola fora embora da cidade, Boa-Vida conseguiu sobreviver, voltou ao trapiche, porém muito fraco e com péssimas lembranças do lazareto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Júlia Faria



Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Seg Ago 03, 2015 4:00 pm

1)Alastrim é algo que se espalha se expande.No livro é citado Alastrim quando fala de uma doença chamada bexiga que se espalhou pela maioria da população baiana.Mas o significado da palavra em si é um alastramento.
2)Alastrim é a parte da história que conta sobre o grande alastramento da doença bexiga pela Bahia,que passa contaminando principalmente os pobres,e deixando de lado os ricos,porque estes já possuíam prevenção.Os doentes eram levados para o lazareto,onde muitos acabavam morrendo pelas péssimas condições .Era uma lei,as pessoas deveriam se entregar os ser entregues.O primeiro do grupo a ser contaminado foi Almiro,que após algum tempo falece.Boa vida também se contamina,e vai por livre espontânea vontade para o lazareto,de onde retorna com vida.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Otávio Maia



Mensagens : 33
Data de inscrição : 16/04/2015

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Seg Ago 03, 2015 4:40 pm

Alastrim, era o nome popular da doença varíola, é uma doença que da manchas em todo o corpo, naquela época não havia cura, era uma epidemia na Bahia.

Almiro, membro do grupo pega a doença, Brandão espalha a noticia para o grupo, oque ocasiona tumulto, Sem Pernas tenta expulsar Almiro a força, mas Pedro Bala chega e controla a situação.Almiro tinha família, e Pedro fala pra ele ir para sua casa, e sua família chama um medico, que não permitiu tal coisa e denunciou aos agentes de saúde, Almiro foi levado ao lazareto e lá morreu.
Boa-Vida também contrai a doença, mais ele aceita ir para o lazareto, ele voltou,mas voltou fraco e magro.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Getúlio Andrade



Mensagens : 30
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Qua Ago 05, 2015 5:15 pm

Alastrim, é o nome dado para uma doença atualmente conhecida como Varíola, que deixava bolhas e manchas no corpo. Os pobres que não podiam pagar a vacina iam para o lazarento, onde não voltavam mais.
Quando Almiro se infectou com a doença Sem-Pernas queria-o fora do grupo para que ela não se espalhasse, mas Bala chegou e resolveu a confusão não permitindo que Almiro fosse para o lazarento. Bala o levou para a casa de seus pais sob supervisão do padre, José Pedro e de um médico, mas depois de algum tempo o médico denunciou o incidente para a Secretaria de Saúde. Almiro então foi levado para o lazarento e acabou falecendo. Mais tarde Boa-Vida também é infectado e por vontade própria vai para o lazarento, mas a varíola desaparece da cidade e o garoto,já desnutrido, volta para o trapiche.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lara Xavier

avatar

Mensagens : 22
Data de inscrição : 10/04/2015

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Qui Ago 06, 2015 6:24 pm

Alastrim também conhecida como Varíola era a doença que fazia o corpo encher de bolhas e manchas vermelhas.

Um dos integrantes foi contaminado pelo doença e Sem Pernas com medo de que todos pegassem também, queria expulsar Almiro do grupo, mas Pedro Bala não permitiu.
a solução foi levar Almiro de volta para sua família,mas ele acabou sendo levado para o lazareto no qual como todos os outros doentes acabou falecendo.
Boa-Vida também pegou a doença, e por vontade própria foi para o lazareto, porem sobreviveu e voltou ao trapiche.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lucas Trindade



Mensagens : 27
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Qui Ago 06, 2015 8:28 pm

1)Alastrim é um tipo da doença varíola, mas com sintomas mais moderados.
2)A doença conhecida também como Bexiga, se espalhou pela cidade, a maioria atingida foi a população pobre. Almiro um dos integrantes dos Capitães da Areia foi contaminado pela doença e deveria ser encaminhado para um lazareto,um lugar com higiene para tratar a doença, porém o Padre José Pedro o levou para casa de familiares, desobedecendo ordens, mas Almiro não resistiu. Boa-Vida também se contaminou, mas foi encaminhado para o lazareto,e voltou curado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marina Campos



Mensagens : 30
Data de inscrição : 14/04/2015

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Qui Ago 06, 2015 9:27 pm

1) Alasrtrim era o nome dado a doença mais conhecido por Varíola, que era caracterizada por manchas e bolhas pelo corpo.
2) Almiro, um dos integrantes do grupo Captiães da Areia, pega a tal doença (Alastrim).
Barandão descobre a doença do menino, e logo a notícia se espalha para o resto do grupo, na qual o menino sofre uma certa rejeição. Mas Pedro Bala não aceita, leva o menino para a casa de seus familiares, onde o médico iria lhe visitar, porém ele recusa ir a casa de Almiro. Até que consequentemente o menino foi levado para um lazareto, junto com outros doentes, e acabou falecendo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Giovanna Soares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Qui Ago 06, 2015 9:39 pm

Alastrim era um nome bastante conhecido por todos, para se referir a uma doença chamada varíola, a qual se caracterizava por manchas vermelhas no corpo.
Neste capítulo um dos integrantes do grupo Capitães da Areia foi afetado por essa doença, Almiro. Sem-pernas queria que este fosse expulso do trapiche e levado para o lazareto, não só ele, mas muito dos amigos tiveram opniões semelhantes a essa. Mas Pedro bala, chefe do grupo não queria expulsar Almiro, lembrou-se que ele tinha família e o levou até eles, lá o padre tentou o ajudar para não ser levado até o lazareto, mas houve um sério problema, um médico denunciou o caso é Almiro foi levado ao lazareto, onde acabou falecendo.
Boa-vida também pegou a doença e foi até o lugar, mas graças a Deus o pior não aconteceu, o jovem sobreviveu e voltou ao trapiche.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Amanda Tavares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 15/04/2015

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Dom Ago 09, 2015 9:43 am

1- Alastrim era o nome popularmente conhecido da doença varíola,que deixava o corpo do infectado com manchas vermelhas e cheio de bolhas, o que causava um grande medo nas pessoas. Pois na época em que o livro Capitães de Areia foi escrito não havia cura para tal doença.Assim os doentes eram isolados em um lugar chamado lazareto,por tanto a maioria dos doentes morriam.
2- O capítulo fala de um dos integrantes do grupo que pegou a doença,Almiro, dai Brandão descobriu e avisou os outros meninos do grupo,que ficaram com medo de também pegar a doença.Então tentaram de diversas formas expulsar Almiro,mas Pedro bala não deixou,lembrou-se de que Almiro tinha família então o levou até ela,lá o Padre José Pedro tentou de todas as formas a ajudar Almiro a não ser levado à um larazeto,no entanto Almiro foi denunciado e levado ao lazarento,lá acabou falescendo.Posteriormente Boa vida também pegou a doença,mas por vontade própria foi ao lazareto,mas como a varíola fora embora da cidade,Boa vida sobreviveu e voltou junto aos colegas do grupo,no entanto muito fraco e com horriveis lembranças do lazareto
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
DaviZaidan



Mensagens : 12
Data de inscrição : 09/08/2015

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Dom Ago 09, 2015 5:12 pm

1) Alastrim era a forma benigna da varíola, a qual fazia com que o corpo do doente ficasse cheio de bolhas e manchas avermelhadas,  na época em que se passa a história não havia cura para a doença gerando um certo medo em quem a pegasse.
2) Neste capitulo da história, Almiro, um dos integrantes dos Capitães da Areia pega a doença do “Alastrim”, e é denunciado por Barandão, gerando um certo medo nos integrantes, os quais não queriam pegar a doença. Muitos garotos, liderados por Sem-Pernas, tentaram expulsar Almiro, mas a decisão vinha de Pedro Bala.  Graças a ele, Almiro não foi expulso e foi levado para casa de sua família aonde um médico iria lhe visitar de vez em quando. Porém o médico o denuncia fazendo com que ele vá  para um  Lazareto, onde ficavam os doentes de Alastrim,e assim morrendo. Tempo Depois outro integrante dos Capitães da Areia, esse sendo o Boa-vida, pega a doença e é mandado para Lazareto, mas consegue sobreviver e voltau ao trapiche.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Breno Ferreira 9 ano



Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/08/2015

MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   Seg Ago 10, 2015 5:46 pm

1-Alastrim era a forma muito conhecida da doença varíola,fazia o corpo encher de bolhas e manchas vermelhas.
2-Alastrim era uma epidemia na cidade e o integrante Almiro se contaminou dessa doença e o Sem Pernas com medo queria expulsar Almiro do grupo mas Pedro Bala na permitiu então ele foi mandado de volta para sua família mas o médico que ia o visita-lo de vez em quando mandou o menino pro Lazareto onde ficam os infectados dessa doença,assim ele morreu.Logo depois outro integrante sofre dessa doença e então por vontade própria decide ir ao Lazareto e então ele melhora e volta para o trapiche.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Alastrim e Bexiga   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Alastrim e Bexiga
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Alastrim e Bexiga

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: Capitães da Areia (Jorge Amado)-
Ir para: