Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

  Um Apólogo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Thays Brito



Mensagens : 5
Data de inscrição : 04/12/2015

MensagemAssunto: Re: Um Apólogo    Sex Dez 04, 2015 12:19 pm

1. Moral da conto: Há pessoas que se consideram mais importantes que as outras, mas na nossa sociedade precisamos uns dos outros.

2. O conto trata-se de uma discussão entre uma agulha e o novelo de linha, sobre a importância, e o valor de cada uma. A agulha argumenta com a linha que sua função era mais importante, pois ela que abria os caminhos, e que sempre estaria nos dedos da costureira. Mas a linha retruca dizendo que, quando o serviço acabasse a agulha já não tinha nenhum valor, enquanto a linha acompanhava a baronesa à festa.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Victória Ferreira



Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Um Apólogo    Sex Dez 04, 2015 12:55 pm

1- A moral do conto Um Apólogo é que mesmo não sendo certo, algumas pessoas ficam próximas de outras apenas para se sobressair diante da sociedade e quando isso acontece os interesseiros simplesmente deixam os seus "ajudantes" pra trás.
2- Um Apólogo é uma pequena história de vaidade e superioridade que levam uma agulha e a linha a uma pequena discussão onde cada uma procura mostrar sua superioridade em relação à outra, no trabalho de fabricação de um vestido de baile. A agulha se gaba de sempre estar nos dedos de costureiras e a linha lembra que terminado o trabalho a agulha vai para a caixa de costura enquanto ela, a linha, irá para o baile com o lindo vestido e sua dona.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcão

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 17
Localização : -19.159686, -45.449224

MensagemAssunto: Re: Um Apólogo    Sex Dez 04, 2015 5:16 pm

1- A Moral é que existem varias pessoas são agulhas,ou seja, sempre estão tentando serem superiores , deixando de lado a "linha"
2- O conto se trata de uma conversa entre uma Agulha e uma linha, onde as duas usam argumentos para se mostrarem serem superiores, sendo que quando a agulha conquista algo de bom ela tenta "esfregar na cara" da linha no intuito de faze-lá sentir inferior


Última edição por Marcão em Sex Dez 04, 2015 11:16 pm, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vitor Lessa



Mensagens : 28
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Um Apólogo    Sex Dez 04, 2015 5:42 pm

1-O conto mostra como as pessoas espertas conseguem se sobressair com ajuda dos generosos e depois se esquecem de que forão ajudados e agem como se as outras pessoas não existissem.

2-A historia do conto se passa quando uma agulha e uma linha usam varios argumentos para decidir qual e mais importante.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lucas Trindade



Mensagens : 27
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Um Apólogo    Sex Dez 04, 2015 7:25 pm

1- A moral do conto é que muitas pessoas utilizam de outras para se dar bem e quando se dão bem, menosprezam os que os ajudaram.

2- O conto retrata o diálogo entre uma agulha e uma linha, que discutiam sobre seus valores, quem tinha maior importância. A agulha apesar de discordar dos argumentos da linha, no fim percebe que abriu caminho na costura mas voltou para sua caixa, enquanto a linha foi ao baile.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Paula Pereira



Mensagens : 28
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Um Apólogo    Sex Dez 04, 2015 7:27 pm

1- A moral do conto "Um Apólogo" é que muitas pessoas fazem outras de cobaias para chegarem a um lugar mais alto, porém quando elas conseguem, acabam desprezando "as cobaias", mesmo sendo estas grandes responsáveis pelo seu "sucesso".
2- O conto retrata a discussão entre uma agulha e um novelo de linha, cada um tentando mostrar-se superior ao outro. Em meio a toda essa discussão, chega-se à conclusão que o novelo de linha venceu, pois ele foi a festa com a baronesa, porém foi a agulha quem ajudou o novelo de linha em ganhar e chegar ao topo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lara Xavier

avatar

Mensagens : 22
Data de inscrição : 10/04/2015

MensagemAssunto: Re: Um Apólogo    Sex Dez 04, 2015 7:30 pm

1) O conto retrata a mesma situação que ocorre no nosso dia a dia, no qual algumas pessoas aproveitam da ajuda de outras para se sobressair e levar todo o crédito, mas depois desfaz e menospreza o outro.

2) O conto trata de uma agulha e um novelo de linha. Cada uma tentando ser melhor que o outro, gabando-se e apontando desvantagens. Depois de tanta discussão conclui que a agulha volta para caixa e fica guardada esperando outro serviço, enquanto a linha vai para o baile no vestido.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
LucasRamiro



Mensagens : 23
Data de inscrição : 30/04/2015

MensagemAssunto: Re: Um Apólogo    Sex Dez 04, 2015 11:13 pm

1- A moral do conto é que muitas pessoas menosprezam os outros, usando disso para se mostrarem superiores, deixando de lado aqueles que querem ajudar.
2- Conta a historia de uma agulha e uma linha conversando, a agulha esta sempre menosprezando a linha, e no final ela acaba ficando em sua caixa, enquanto a linha vai ao baile.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Um Apólogo    

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Um Apólogo
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Site com o catálogo Scott 2009
» Catálogo Yvert
» [TUTORIAL] Mensagem aparecer no inicio do jogo e logo apos desaparecer...
» CATÁLOGO DE SELOS BRASILEIROS - RHM 2016
» CATÁLOGO RHM 2013 - VENDAS COM ÓTIMO VALOR

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: Várias Histórias (Machado de Assis)-
Ir para: