Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Uma vela para Dário - Dalton Trevisan

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Davi Zaidan



Mensagens : 17
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Qua Abr 29, 2015 7:57 pm

O texto "Uma vela para Dario",de Dalton Trevisan conta a história de Dario, que andando normalmente na chuva começa a passar mal e senta encostado na parede. Em pouco tempo várias pessoas se ajuntaram em volta dele curiosas para saber o que aconteceu, e algumas, aproveitando-se da multidão, foram furtando os pertences de Dario, que mal podia reagir. E Dario, largado em um canto já não tinha quase nada, ninguém o ajudava. Um jovem chegou até Dario e acendeu uma vela ao seu lado e foi embora. Isso pode se relacionar com algumas atitudes das pessoas hoje em dia, que não fazem nada sem receber algo em troca. Acredito na ideia de que a vela representava algum tipo de esperança, uma luz que poderia iluminar aquela escuridão.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Julia Maia



Mensagens : 9
Data de inscrição : 22/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Qua Abr 29, 2015 8:11 pm

O conto "Uma Vela para Dário", de Dalton Trevisan, conta a história de um homem que caminhava, mas não se sentia bem. Sentou-se no passeio e algumas pessoas foram se aproximando, mais apenas por curiosidade. As pessoas aproveitaram para poder pegar todos os seus pertences, foi quando passou um menino acendendo uma vela ao lado do homem já morto, que não durou muito tempo acesa, pois estava chovendo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ΩLipeΩ

avatar

Mensagens : 12
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Qua Abr 29, 2015 10:32 pm

No conto "Uma Vela para Dário",mostra que na sociedade todos pensam em bens materiais e não em ajudar o próximo esse é o caso de qum quando o pobre homem de sente mal ao invés de se esforçarem para ajudar elês aproveitam da multidão que se juntou em volta do homem para usar em o anonimato e roubarem pertences do homem e essas pessoas com maturidade não se dispuseram a ajudar e uma simples e inocente criança acendeu uma vela pro , pobre homem já morto....
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marina Campos



Mensagens : 30
Data de inscrição : 14/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Qua Abr 29, 2015 10:54 pm

No contro "Uma vela para Dário", de Dalton Trevisan é mostrado a sociedade de hoje, que a satisfação em ajudar o próximo não é existente na grande maioria mais, podemos ver isso no momento em que o homem caído sobre o passeio, passando mal e ninguém o ajudou, se aproximaram somente de curiosidade e para roubar seus pertences.
No final, uma pobre criança trouxe até Dário uma vela mesmo após morto, deixando para nós que a sociedade infantil não sofre deste mal de não ajudar o próximo ainda.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lucas Trindade



Mensagens : 27
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Qui Abr 30, 2015 5:26 pm

No conto "Uma Vela Para Dário", de Dalton Trevisan, é retratado como as pessoas reagiram em uma situações como essa, onde um homem passa mal durante uma caminhada e as pessoas nada fazem para que não resultasse em algo grave, e sim ficam apenas olhando e furtam seus pertences. Mas no meio de tudo isso, depois de duas horas que Dário passara mal um menino, humilde, põe uma vela perto do defunto. Desse modo percebe-se que o autor faz uma crítica em relação à sociedade, que não se dispõe a ajudar o outro, mas acredito que a vela posta pelo menino próxima de Dário tem um sentido contrário em relação à crítica a sociedade, um sentido bom, de esperança e de mostrar a pureza da criança em meio a tal sociedade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Sousa Costa



Mensagens : 9
Data de inscrição : 30/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Qui Abr 30, 2015 5:49 pm

O conto “Uma vela pra Dário” de Dalton Trevisan, aborda de maneira reflexiva e direta, a situação vivida na sociedade ultimamente, onde a maior parte das pessoas não tem capacidade ou coragem para agir e ajudar os outros, mesmo que estes estejam, como o personagem, “de pé nas portas da morte”. O escritor mostra, que as pessoas tem vontade de ajudar, apenas, até onde nada os afeta..É mais fácil ver a morte de alguém e depois saqueá-la que pagar um táxi para socorrer a vitima..
Contudo o conto nos faz refletir, a capacidade das crianças de serem inocentes ao ponto, neste caso, de tentar tirar um pouco da escuridão do defunto, acendendo uma vela para o mesmo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marcão

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 17
Localização : -19.159686, -45.449224

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Qui Abr 30, 2015 7:43 pm

No conto "Uma vela para Dário" de Dalton Trevisan, o autor teve a intenção de demonstrar como é a sociedade atualmente,como no conto, as pessoas que chegam perto de Dário estavam com a intenção de roubar-lo ou apenas por curiosidade, até quando realmente tentam ajuda-lo ninguém desembolsa dinheiro para levarem até o hospital.
No final, um menino leva uma vela para Dário, o único que teve a solidariedade de demonstrar uma ação de afeto para um desconhecido, o que gera o leitor a intender que a criança ainda não se corrompeu pelos valores da sociedade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Júlia Maciel

avatar

Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Qui Abr 30, 2015 8:08 pm

No conto "Uma vela para Dário", de Dalton Trevisan, o autor retrata a nossa sociedade atual, de uma forma que nos leva a questionar os nossos próprios valores e atitudes. Muitas pessoas assistiram o processo que levou à morte de Dário, porém nenhuma delas realmente se dispôs a ajudá-lo. Muito pelo contrário, já que se aproveitando do anonimato, várias delas roubaram os pertences do falecido, e o resto apenas observou a sua morte como quem observa um espetáculo. Porém, o momento mais marcante do texto é aquele no qual uma criança acende uma vela próximo ao corpo de Dário, nos mostrando que todas as pessoas nascem puras, mas são contaminadas pela sociedade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
LucasRamiro



Mensagens : 23
Data de inscrição : 30/04/2015

MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    Qui Abr 30, 2015 8:21 pm

No conto "Uma vela para Dário" de Dalton Trevisan, o tema abordado é a reação das pessoas no anonimato consequentemente devido a conduta da sociedade sobre determinados assuntos que infringem a lei como os roubos acontecidos pelos socorristas e a omissão de socorro de um número grande de pessoas, isso faz pensar sobre tudo que está acontecendo no mundo, que essa situação é apenas umas nas demais, que a falta de humanismo chegou a todas as pessoas, onde só se encontram nos bens matérias e nas riquezas que se encontram.
Mas essa parcela ainda pode ser mudada, exemplo do texto é o menino que tenta o mínimo de respeito com uma vida que se fora.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Uma vela para Dário - Dalton Trevisan    

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Uma vela para Dário - Dalton Trevisan
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos similares
-
» Tier list para jogos não-de-luta
» [Portugal] CEO da brasileira Gol afasta negociações para comprar a TAP
» [Portugal] Aeronave P-3C Orion modernizado é entregue para Força Aérea de Portugal
» [FS9] - Voo para a Madeira num A380
» [FS9] - Lockheed L1011-200 da Egipt Air - Alexandria para Larnaca

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século-
Ir para: