Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Deus Sorri Como Um Negrinho

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Flávio Machado
Admin
avatar

Mensagens : 86
Data de inscrição : 10/11/2014
Idade : 28

MensagemAssunto: Deus Sorri Como Um Negrinho   Seg Jul 06, 2015 11:51 am

Citação :
"Pirulito fora a grande conquista do padre José Pedro entre os Capitães da Areia."
- Capitães da Areia, 45ª edição, página 98.

A personagem Pirulito vive uma dualidade dentro de sua mente.


Citação :
"Ele tinha jurado a Deus, no seu temor, que só furtaria para comer ou quando fosse uma coisa ordenada pelas leis do grupo, um assalto para o qual fosse indicado por Pedro Bala." - Capitães da Areia, 45ª edição, página 100.

Para fomentar a discussão, estão propostas as questões:

1) Qual o duelo de consciência de Pirulito?
2) Descreva a cena na qual Pirulito encontra o "Menino".
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://literaturacnec.forumbrasil.net
Leonardo Amaral

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   Qui Jul 23, 2015 11:01 am

1- O “duelo” que Pirulito vivencia é que ele é muito religioso, ama muito a Deus e gostaria de servi-lo sempre. Mas, o garoto pensa que, estando nos Capitães da Areia, e, de vez em quando tendo que praticar alguns furtos, ele não estaria servindo a Deus, e sim se distanciando mais ainda dele, gerando certo conflito interno na sua mente.
2- Pirulito estava passando na rua e, de repente, vê um quadro da Virgem segurando um menino, como se estivesse entregando-o para Pirulito. Ele ficou fascinado, pois, era uma imagem diferente, uma imagem real, retratando a pobreza, pois, a Virgem e o menino estavam praticamente nus e muito magros, o que se diferencia das outras imagens, as quais retratavam as pessoas gordas, com roupas caras e felizes. O menino, percebe que pela imagem ser “pobre”, ela não era vendida, o que gerou certa vontade em Pirulito de lavá-la para ele, assim ele poderia “cuidar” do menino. Mas, prometera que não roubaria mais, o que levou Pirulito a ter certa angustia em pegar o quadro. Pensa muito a respeito, e acha que ouve a virgem dizer para leva-lo, ele não aguenta mais e acaba levando o quadro.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Eduarda

avatar

Mensagens : 31
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   Ter Jul 28, 2015 1:56 pm

O duelo que Pirulito vive no seu dia a dia é devido o tamanho do amor que tem por Deus, sendo assim, um menino muito religioso e que gostaria de servi-lo. Mas Pirulito tem em sua mente que se pratica seus furtos com os Capitães, acaba ficando mais longe de Deus.
Pirulito estava andando em um rua, quando avistou um quadro da Virgem segurando um garoto. O quadro relata a pobreza e realidade de muitas pessoas, e do dia a dia. Devido ao cenário retratado, o quadro não é vendido. Como Pirulito tinha prometido não furtar mais, ficou com uma certa angustia em relação ao quadro. Apesar da angustia sentida, Pirulito sente que está ouvindo a Virgem lhe pendido pra levar o quadro pra si, e mais uma vez acaba furtando.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Gabrielle Winkelstroter



Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/04/2015

MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   Ter Jul 28, 2015 2:42 pm

Pirulito era um rapaz religioso porém levava uma vida de pecado. Sua vida de criminoso junto à seus amigos o impediam de elevar-se a Deus; Pirulito travava uma batalha contra a si mesmo.

Um quadro de uma santa chamou a atenção de Pirulito. A imagem demonstrava uma realidade que o jovem conhecia e vivia. Furtou-a, com nó na garganta, pois sabia que havia quebrado a promessa à Deus de que nunca mais roubaria.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Victor Valadares

avatar

Mensagens : 21
Data de inscrição : 13/04/2015
Idade : 16
Localização : Na minha Casa

MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   Qua Jul 29, 2015 9:00 am

Pirulito trava uma batalha com si mesmo no qual é: Ele tem que roubar com os capitães mas sempre fica pensando se isso é certo.
Um quadro de uma santa chamou a atenção de Pirulito. A imagem demonstrava uma realidade que o jovem conhecia e vivia. Furtou-a, com nó na garganta, pois sabia que havia quebrado a promessa à Deus de que nunca mais roubaria.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.orkut.com.br
Jorge Henrique

avatar

Mensagens : 24
Data de inscrição : 08/04/2015

MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   Qua Jul 29, 2015 10:32 pm

O “duelo de consciência” de Pirulito é devido sua religiosidade e seu modo de viver a partir de furtos. Ele fez uma promessa a Deus de que furtaria apenas quando necessário.

Pirulito andava pela rua, quando avistou um quadro da virgem Maria segurando um garoto desnutrido como ele. Ele vê que a pintura era mais real do que as demais imagens de santos e que retratava a pobreza e a realidade das ruas. Então acaba levando o quadro, devido ao fascínio pela pintura e à realidade retratada por ela.
Após o furto do quadro, Pirulito promete a Deus que nunca mais furtaria sem necessidade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Amanda Tavares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 15/04/2015

MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   Qui Jul 30, 2015 10:43 am

O duelo de consciência de pirulito,se da devido a sua forte religiosidade e o modo como sobrevive,furtando.Então pirulito faz uma promessa a Deus na qual furtaria apenas quando necessário.
Pirulito andava pela rua,quando ve um quadro da virgem Maria segurando um pobre garoto, e pelo fato de retratar um garoto pobre ninguém compra o quadro.Isso provoca a vontade de pirulito de levar o quadro pra casa,mas prometera que roubaria só quando necessário,então pensa muito e acha que ouviu a virgem dizer para leva-lo, dai ele acaba levando o quadro.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Thais



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   Sex Jul 31, 2015 10:27 am

1- "Pirulito" era um rapaz religioso , porém pecava inumeras vezes.Esse pecado era o furto , mas isso o impedia de se aproximar de Deus.Então pirulito faz uma promessa , na qual furtaria somente quando necessário,ou seja quando fosse ordenado pelas leis do grupo, ou para se alimentar.
2-"Pirulito" vizualiza um quadro da Virgem Maria, lhe chamando muito a atenção. Nele retratava a virgem segurando um garoto pobre , por esse fato ninguem o comprava.Isso provocou a "Pirulito" uma vontade sub humana de furta-lo.Apartir daí ele lembra que acabara de fazer uma promessa, mas algo foi mais forte que isso então sua imaginação projetou Virgem Maria dizendo para levar tal quadro.No qual acabou furtando sem "necessidade".
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Virgínia Araújo



Mensagens : 31
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   Sex Jul 31, 2015 10:33 am

1-Por Pirulito ser um integrante dos Capitães de Areia, praticava furtos como os outros, mas nenhum era tão religioso como ele. Ele era muito próximo à Deus, e queria servi-lo sempre, porém furtava, o que o afastava cada vez mais de Deus. Isso era um duelo interno, pois mesmo sendo muito religioso, fazia parte do grupo que vivia dos furtos.
2-Pirulito estava andando em uma rua, quando vê um quadro da Virgem segurando um garoto, e então sentiu que a Virgem estava "entregando" o garoto à ele para que esse pudesse cuida-lo. Era um quadro diferente, pois mostrava a pobreza na Virgem e no menino. Pirulito se interessa muito pelo quadro, e como pensa que ninguém o compraria, surge a vontade de levá-lo. Depois de pensar se realmente iria levar o quadro, Pirulito ouve a Virgem falando para ele levar o quadro, então ele o pega, com o intuito de "cuidar" do garoto pobre.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Giovanna Soares



Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/04/2015

MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   Sex Jul 31, 2015 1:19 pm

O duelo que Pirulito vivência, é que por ser um integrante do grupo Capitães da Areia, ele praticava furtos, o que era comum entre eles, porém era um menino muito religioso, o que os outros não eram. Queria servir a Deus sempre. Isso acabou se tornando um duelo, porque acreditando que cometendo furtos ele iria se afastar cada vez mais de seu amado Deus.
Pirulito andava pela rua, quando vê um quadro da Virgem segurando um menino, o qual o lembrava bastante. E ele acaba percebendo que a pintura se tratava de um fato real como a pobreza. Fascinado, ele leva o quadro, mas promete a Deus que só furtaria algo com necessidade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Júlia Maciel

avatar

Mensagens : 20
Data de inscrição : 09/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   Sex Jul 31, 2015 8:15 pm

O duelo pelo qual Pirulito passa se deve à sua religião e aos furtos que pratica. Ele sente que se distancia cada vez mais de Deus, por ser um membro dos Capitães da Areia, mas ao mesmo tempo, o menino precisa disso para sobreviver.
Pirulito estava andando pela rua quando ficou fascinado por uma imagem que viu em uma vitrine. Ela retratava a Virgem segurando um menino, e mostrava a realidade da pobreza que Pirulito tanto conhecia. O garoto sentiu uma imensa vontade de roubar o quadro, e acaba fazendo isso, mas se sente mal e promete a Deus que só furtará algo novamente quando for necessário.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ana Luísa Mendes

avatar

Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   Sex Jul 31, 2015 11:38 pm

1- O duelo de consciência de Pirulito é relacionado a sua religiosidade e aos furtos que pratica. Ele pensa que, ao furtar, se distanciará de Deus. Gerando um conflito interno em sua mente.
2- Pirulito andava pela rua, quando avistou uma imagem da Virgem segurando um menino, mostrando uma pobre realidade já conhecida pelo garoto. Ele, deslumbrado pela imagem, acaba roubando-a, mas se sente mal e promete a Deus que só furtaria novamente quando houvesse necessidade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Emília Pereira



Mensagens : 26
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   Dom Ago 02, 2015 2:24 pm

1) Pirulito era um rapaz religioso porém levava uma vida de pecado, roubava para sua própria sobrevivência. Sua vida o impedia se aproximar mais de Deus. O duelo de Pirulito ocorre entre sua religião e sua própria consciência.
2)Pirulito andava tranquilamente pela rua, quando avista em uma loja um quadro da Virgem segurando um menino. O garoto teve a sensação de que a Virgem estivesse lhe entregando o menino para cuidá-lo. Pensou que ninguém compraria aquela imagem e resolveu levá-la para si, mas promete a Deus que só furtará novamente for necessário.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Paula Pereira



Mensagens : 28
Data de inscrição : 08/04/2015
Idade : 17

MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   Dom Ago 02, 2015 2:52 pm

1) O duelo de consciência que Pirulito passava, era pelo fato de ele ser um garoto muito religioso, que amava a Deus e gostaria sempre de servi-lo, porém com o revés de que ele precisava furtar, o que era um grande pecado para conseguir sua sobrevivência.
2) Andando pela rua, Pirulito vê um quadro em uma loja, na qual a Virgem estava segurando um menino, percebeu então que aquele quadro não fora vendido, deduziu então que isso acontecia pelo fato de o quadro retratar uma imagem diferente, a imagem retratava a pobreza, angustiado, ele sente uma grande vontade de levar o quadro consigo, porém aquilo seria outro pecado, então ele ouve um recado da Virgem dizendo para ele levar o quadro, Pirulito então não aguenta a vontade, e acaba levando o quadro.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Getúlio Andrade



Mensagens : 30
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   Dom Ago 02, 2015 7:10 pm

Pirulito era muito religioso e tinha em sua consciência que era um servo fiel a Deus, que o serviria para sempre, mas estando nos Capitães da Areia, furtando e assaltando frequentemente, estaria desrespeitando a Deus, e merecendo o seu pior castigo: o inferno.
Pirulito estava passeando na cidade, quando viu em uma vitrine um quadro da Virgem Maria segurando um menino, magro, e com cara de choro, ele percebe que ninguém compraria aquele quadro pois retrata um menino pobre, e não um menino rico, enrolado em caros lençóis, como tantos quadros por ai. Ele pensa em leva-lo mas lembra que seria um desrespeito a Deus, depois percebe que a própria Virgem Maria diz para que Pirulito leve o quadro. Ele sem esperar mais pega o quadro e o leva.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Otávio Maia



Mensagens : 33
Data de inscrição : 16/04/2015

MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   Seg Ago 03, 2015 7:05 pm

Pirulito era um menino muito religioso, era muito distante de Deus, mas quando ele praticava algum furto ele pensava que ele se afastava de Deus.
Pirulito estava andando na rua e,se depara com um quadro da Virgem segurando um menino, como se estivesse entregando-o para ele. Pirulito ficou fascinado com a imagem, pois era diferente e real, ela a rouba, mas depois se arrepende e promete que roubara só quando for necessário.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Alice Castro



Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   Ter Ago 04, 2015 5:39 pm

O duelo de consciência de Pirulito se passava entre Deus e seus roubos.Apesar da sua grande fé,e religiosidade,era necessário que cometesse furtos,por uma questão de sobrevivência.
Pirulito andava pela rua quando avistou um quadro da Virgem Maria segurando um menino.Impressionado com tal cena, lhe veio uma vontade enorme de furtar aquela imagem,porém,tinha grande consciência de que estaria cometendo um grande pecado.Sua opinião muda depois que Pirulito ouve a Virgem dizendo para levar o quadro,resolvendo então, levá-lo logo de uma vez.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Júlia Faria



Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2015
Idade : 16

MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   Ter Ago 04, 2015 5:55 pm

1)Pirulito tinha medo de seus atos,porque se pecasse,seria condenado por Deus,então ele só roubava quando havia necessidade de fome.
2)Pirulito andava pelas ruas,quando viu uma vitrine que continha uma imagem que lhe chamou atenção.Era a virgem segurando um menino magrelo e triste em seus braços,mas era justamente isso que chamou sua atenção,porque nas outras imagens ela só segurava meninos saudáveis e felizes.Pirulito ficou com muita dúvida se roubaria ou não,ele havia jurado que nunca mais ia roubar a não ser para se sustentar.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lucas Trindade



Mensagens : 27
Data de inscrição : 07/04/2015

MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   Qui Ago 06, 2015 5:28 pm

1)O duelo de consciência de Pirulito é que ele era muito religioso, tinha grande grande fé em Deus, mas para sua sobrevivência e dos integrantes do grupo ele praticava alguns furtos.
2)Pirulito avista um quadro da Virgem Maria, que se demonstra triste, e em seus braços o Menino magro, Pirulito deseja levar o Menino, porém lembra que seria desrespeitoso a Deus, mas percebe que a Virgem Maria está com o braço estendido à ele, então ele resolve e leva o quadro, mas promete a Deus que só roubaria se fosse necessário.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lara Xavier

avatar

Mensagens : 22
Data de inscrição : 10/04/2015

MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   Qui Ago 06, 2015 5:34 pm

O duelo de consciência de Pirulito é que mesmo sendo muito religioso e adorando a Deus, ele vivia uma vida de pecado pois precisava furtar para sobreviver e achava que isso era desrespeitoso.

Andando pelo rua, Pirulito vê em uma loja uma imagem que retrata a Virgem segurando um menino. Com dó da realidade e pobreza representada na imagem, Pirulito mesmo com a consciência pesada decide roubar.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Marina Campos



Mensagens : 30
Data de inscrição : 14/04/2015

MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   Qui Ago 06, 2015 10:33 pm

1) O duelo de consciência que Pirulito passava é que ele era muito religioso, que amava e gostava de servir a Deus, mas tinha a necessidade de furtar para sua sobrevivência, o que era um grande pecado.
2) Andando pela rua, Pirulito enconta a imagem da Virgem segurando um menino, deslumbrado com a tal imagem resolve roubá-la, se sente mal e acaba prometendo a Deus que só roubaria com necessidade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Camila Oliveira



Mensagens : 27
Data de inscrição : 15/04/2015

MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   Sab Ago 08, 2015 2:17 pm

1- O duelo de consciência de Pirulito era que ele era um menino muito religioso e queria sempre servir a Deus só que ele praticava furtos e achava que desta maneira estava se distanciando de Deus.
2- Pirulito andando pela rua se depara com um quadro diferente dos outros, o qual retratava pobreza, tinha nesse quadro a Virgem e o menino, magros e quase nus. Pirulito então sentiu uma enorme vontade de levar o quadro e percebe que a própria Virgem diz para ele levá-lo, mas depois que ele furta, se sente mal e promete á Deus que só furtara novamente em caso de necessidade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
DaviZaidan



Mensagens : 12
Data de inscrição : 09/08/2015

MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   Seg Ago 10, 2015 12:46 pm

1)O duelo de consciência que Pirulito passava, se dava pela sua religiosidade, e as ações de furto que ele praticava, ele achava que estava se distanciando de deus por ser membro dos Capitães da Areia, mas aquilo era seu meio de sobrevivência.
2)Pirulito andava pela rua, quando avistou um quadro da virgem Maria segurando um garoto com uma realidade de vida triste. Por ser uma imagem que retratava a "pobreza" ele achou que ela não seria vendida, sendo assim furta a imagem, mas se sente mal pois tinha prometido não furtar mais. Mas a tentação era muita.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Breno Ferreira 9 ano



Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/08/2015

MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   Seg Ago 10, 2015 3:29 pm

É que Pirulito era muito religioso e amava Deus e não gostaria e contrariar ele mas ele tinha que roubar para sobreviver.
Pirulito andava pela rua quando viu na vitrine um quadro da Virgem Maria com um menino e ele acaba roubando esse quadro,mas arrepende e promete para Deus que só roubaria de novo se tivesse necessidade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rafael Diniz



Mensagens : 17
Data de inscrição : 08/04/2015

MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   Ter Ago 11, 2015 4:28 pm

Pirulito era uma menino muito religioso, mas por sua necessidade ser muito grande, ele acabava cometendo um pecado, o furto, logo pirulito só roubaria por ordem do grupo ou para se sustentar.
Pirulito estava numa rua, quando viu a imagem de uma virgem, que carregava um menino, Pirulito se identificou tanto com esse imagem, que acabou roubando-a, mas ciente de que tinha cometido um ato tão pecador, que prometeu que nunca mais roubaria por interesse próprio, apenas por necessidade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Deus Sorri Como Um Negrinho   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Deus Sorri Como Um Negrinho
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Deus Sorri Como Um Negrinho
» Deus e o diabo
» [FSX]EZdok_walk_camera V1.22 como usar?!
» Dicas de como escolher curso de pilotagem de linha aérea...
» Como ler cartas?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: Capitães da Areia (Jorge Amado)-
Ir para: