Literatura CNEC
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Os Personagens e suas Caricaturas

Ir para baixo 
+27
Nicole Valadares
Ana Luísa Morato Nicoli
Daniana Pereira
Maria Luiza
Laura Arruda
Vitor Hugo
Luan Alves
Eduarda Araújo
Léo Alves
Vitor Rocha
João Vitor Valadares
Rafaela Arruda
Vinícius Eduardo
Anna Luiza Monteiro
Bruna Lemos
LauraAlbuquerque02
Victor Arruda
Laura Alves
Luiza Rosa
Alice Alves
João Vítor Xavier
Maria Amélia
Gabriele Álvares
Letícia Sousa
Leandro Libério
Lucas Souza
Flávio Machado
31 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Flávio Machado
Admin
Flávio Machado


Mensagens : 86
Data de inscrição : 10/11/2014
Idade : 34

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptyTer Nov 24, 2015 5:22 pm

A dimensão da importância de João Grilo surge logo no início da peça quando as personagens são apresentadas ao público pelo Palhaço. Apenas duas personagens se dirigem ao público. Uma, a chamado do Palhaço, a atriz que vai representar a Compadecida, e João Grilo.

Citação :
PALHAÇO: Auto da Compadecia! Umas história altamente moral e um apelo à misericórdia.
JOÃO GRILO: Ele diz "à misericórdia", porque sabe que, se fôssemos julgados pela justiça, toda a nação seria condenada.

Faça uma breve descrição, conforme seu entendimento, dos personagens Chicó, João Grilo, Padre João, Padeiro, Mulher do Padeiro e Severino do Aracaju.
Ir para o topo Ir para baixo
https://literaturacnec.forumbrasil.net
Lucas Souza




Mensagens : 29
Data de inscrição : 14/11/2014

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptyTer Nov 24, 2015 6:25 pm

João Grilo: João Grilo era o protagonista, e se caracterizava por ser um sujeito pobre, franzino e amarelo. Vivia, assim como o amigo Chicó, em um mundo de extrema pobreza. Porém, João utilizava sua esperteza de forma brilhante, ao espalhar mentiras e mais mentiras em toda a história, quase sempre com o objetivo de se manter vivo.
Chicó: Principal companheiro de João e, mesmo não tendo uma habilidade equiparada à de Grilo para contar mentiras, Chicó sempre contava algumas histórias bastante duvidosas, proferindo a seguinte frase ao término: ''Só sei que foi assim''. Era um personagem medroso, mas formava com João uma dupla que vivenciava muitas histórias divertidas.
Padre João: Um dos principais membros da Igreja, o Padre João é como uma representação fiel da Igreja Antiga, que se caracterizava por ser uma instituição com interesses financeiros, políticos, mesmo que pregasse coisas contrárias, assim como o Padre, que se dispôs a enterrar o cachorro, apenas depois de ouvir a mentira que era o animal do Coronel Antônio Moraes.
Padeiro: Sujeito medroso, que era traído constantemente pela mulher e representava a burguesia, que possuía um desejo intenso pela acumulação de riquezas, chegando até a explorar os trabalhadores, como visto na história.
Mulher do Padeiro: Traía o marido constantemente, e sentia amor principalmente por animais de estimação e dinheiro.
Severino de Aracaju: Cangaceiro violento, que acreditava em uma santidade ( Padre Cícero).
Ir para o topo Ir para baixo
Leandro Libério




Mensagens : 29
Data de inscrição : 25/11/2014

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptySex Nov 27, 2015 5:17 pm

João Grilo: pode-se dizer que João Grilo é o herói da história, mas do seu próprio jeito, ele era um sujeito magro, pequeno, mentia muito, pois esta era a sua arma para sobreviver, vingativo, sempre pensava na vingança contra o padeiro e sua mulher e um tanto covarde, embora demonstrou grande coragem em algumas passagens da história.
Chicó: era o sócio de João Grilo. Era um sujeito frouxo, embora língua solta, vivia inventando histórias e quando questionado sobre elas dizia: "não sei, só sei que foi assim".
Padre João: era o padre na cidade, uma figura muito respeitada, muitos buscavam auxilio à ele, porém era um homem avarento e ambicioso, colocando os ricos acima dos pobres.
Padeiro: era um homem muito pão duro, ele muitas vezes era como uma sombra de sua mulher, repetindo tudo que ela dizia.
Mulher do Padeiro: uma mulher valente, gostava muito de animais e de dinheiro e vivia botando chifre no marido.
Severino de Aracaju: era um homem violento, vivia saqueando cidades e matando pessoas com sua companhia, porém muito religioso, foi perdoado por Deus por causa da sua infância triste e violenta.
Ir para o topo Ir para baixo
Letícia Sousa




Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/11/2014

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptySex Nov 27, 2015 9:26 pm

João Grilo: muito esperto, o personagem sempre dá um jeito de se livrar das confusões em que se mete, inclusive das mentiras que inventava, já que essa era sua forma de sobreviver. Vivia acompanhado pela miséria, muito magro, amarelo. Apesar de ser covarde, em algumas vezes demonstrou ter coragem para enfrentar os problemas. Além disso, ele é o protagonista e herói, o que pode ser comprovado no final da história, quando ele acaba salvando todos, inclusive tem a chance de viver outra vez.
Chicó: estava sempre acompanhado de João Grilo em suas confusões, apesar disso, era muito frouxo e acaba dando diversão e muito humor à história. Contava muitas histórias que eram difíceis de acreditar, sempre termina dizendo "Não sei, só sei que foi assim". Assim como seu amigo João Grilo, vivia na miséria e trabalhou na padaria por algum tempo.
Padre João: Muito interesseiro e ambicioso, só gostava de atender aos ricos e a quem tinha poder na cidade. Por ser padre, era muito respeitado, e sempre era procurado pelas pessoas a fim de ajudá-las, mas nem sempre auxiliava no que lhes era necessário, somente quando havia algum interesse financeiro.
Padeiro: Representava a burguesia, vivia repetindo o que sua mulher dizia, concordando com tudo. Explorava muito seus trabalhadores, fazendo com que eles trabalhassem bastante, mas não remunerava pelo tanto que faziam.
Mulher do Padeiro: Ao contrário de seu marido, era muito valente. Era infiel, e se justificava dizendo que no início do casamento, ela havia sofrido bastante. Apaixonada por animais e por dinheiro
Severino de Aracaju: Cangaceiro que ganhava a vida através da violência, matando muitas pessoas ao decorrer da história. Apesar disso, era muito religioso e devoto de Padre Cícero, e foi perdoado por Deus porque teve uma infância traumatizante.
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriele Álvares




Mensagens : 19
Data de inscrição : 25/04/2015

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptySex Nov 27, 2015 11:23 pm

João Grilo: Um homem pobre e astuto que vive arranjando confusões. Trabalha para o Padeiro e é o melhor amigo de Chicó.  Usa de sua inteligência para sobreviver.
Chicó: É medroso quando se trata das confusões de João Grilo. Gosta de contar histórias. Também trabalha para o Padeiro e é o melhor amigo de João.
O padeiro: Homem avarento, dono da padaria de Taperoá. Esposo de uma mulher infiel.
A mulher do padeiro: Mulher adultera que se diz santa. Gosta de animais e é interesseira. Assim como o marido, é muito avarenta.
Padre João: Padre que chefia a paróquia de Taperoá. Age conforme os interesses dos mais poderosos,  é avarento e usa de sua autoridade religiosa para obter lucro material.
Severino: é um cangaceiro que encontrou no crime uma forma de sobrevivência, já que seus pais foram mortos pela Polícia.
Ir para o topo Ir para baixo
Maria Amélia




Mensagens : 29
Data de inscrição : 21/11/2014

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptySáb Nov 28, 2015 9:58 am

Chicó: homem covarde, ingênuo e contador de causos.
João Grilo: é o protagonista da historia, homem pobre, amarelo e franzino, que usa de sua astúcia para garantir sua sobrevivência. Ele trabalha duro na padaria e está sempre ajudando seu grande amigo Chicó.
Padre João: tem como única preocupação juntar dinheiro para sua aposentaria. Ele inclusive aceita enterrar uma cachorra em latim afim de receber a sua parte do testamento.
Padeiro: seu único interesse é em acumular capital, sendo assim explora de seus funcionários e mantem alguns acordos com as autoridades da igreja.
Mulher do padeiro: esposa infiel e interesseira que sente amor somente pelo seus animais de estimação.
Severino de Aracaju: cangaceiro violento e ignorante, saqueava as cidades e matava a população em seguida. Tinha grande devoção no seu padrinho padre Cícero.
Ir para o topo Ir para baixo
João Vítor Xavier




Mensagens : 27
Data de inscrição : 24/11/2014

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptySeg Nov 30, 2015 3:42 pm

João Grilo: O protagonista, um homem pobre, amarelo e franzino, devido a sua falta de força física
João é obrigado a utilizar de sua inteligencia para sobreviver, e acaba por mentir para tirar vantagem de outros, porém suas mentiras acabam por coloca-lo em mais problemas. Caracteriza o nordestino pobre que sofre com a seca porém não desiste de sua terra e sempre da um jeito de resolver seus problemas.
Chicó: Amigo de João Grilo, não tão habilidoso com as palavras como seu amigo ele sempre contava uma mentira e dizia: Não sei! Só sei que foi assim. Na maioria das vezes Chicó se metia em encrenca por causa das mentiras de João Grilo.
Padre João, Sacristão e Bispo: Representam uma caricatura da igreja da época, focada no ganho material e com interesses políticos. No entanto subordinada as autoridades.
Padeiro: No livro ele representa a burguesia. Buscando sempre lucrar mais e mais, sem levar em consideração os métodos utilizados para tal feito, explorando seus funcionários e mantendo acordos com a igreja para garantir algum tipo de prestigio social.
A Mulher do Padeiro: Traía seu marido com muita frequência, preferindo a companhia de seu cachorro do que a do marido, estando casada com o padeiro apenas por razoes financeiras. Vendo o padeiro como uma oportunidade de se ascender da pobreza.
Major Antonio Moares: Representa o Oligarca, Latifundiário que mesmo sem poder politico possui influencia sobre a população. O regime Oligárquico era muito comum nos primeiros anos do Brasil colonia.
Ir para o topo Ir para baixo
Alice Alves




Mensagens : 29
Data de inscrição : 12/11/2014

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptySeg Nov 30, 2015 4:53 pm

João Grilo: Era o protagonista, personagem pobre e franzino, que vivia na extrema pobreza. Trabalhava duro e acabou sendo o herói da história. Estava sempre dando um jeito de se livrar das confusões em que se metia devido as mentiras que inventava.
Chicó: Melhor amigo de João Grilo, estava sempre com ele, principalmente nas encrencas devido as mentiras que João Grilo inventava. Era muito frouxo, não tinha habilidade com as palavras e contava algumas histórias duvidosas e dizia: "Não sei! Só sei que foi assim!".
Padre João: Era muito interesseiro e ambicioso. Se preocupava apenas em angariar fundos para sua aposentadoria.
Padeiro: representava a burguesia. Era interessado apenas em acumular capital, explorando seus empregados e mantinha acordos com a igreja.
Mulher do Padeiro: Era uma esposa infiel, que traia seu marido frequentemente. Tinha um amor por animais de estimação e visava sempre a acumulação de capital.
Severino do Aracaju: cangaceiro violento e ignorante. Sempre matava várias pessoas, porém era muito religioso e devoto de seu padrinho padre Cícero.

Ir para o topo Ir para baixo
Luiza Rosa




Mensagens : 11
Data de inscrição : 01/12/2015

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptyTer Dez 01, 2015 8:17 pm

João Grilo:Protagonista,homem amarelo,pobre e franzido,trabalhava muito,mas sempre tinha ideias mentirosas para conseguir sobreviver.
Chicó:Era ingenuo e sempre contava histórias que ele havia "vivido".
Padeiro:Explorava os empregados e era interesseiro.
Padre João:Era interesseiro,sempre estava colocando os ricos acima e sempre estava preocupado com sua aposentadoria.
Mulher do Padeiro:Não era uma esposa fiel,sempre estava traindo seu marido.Gostava de animais e dinheiro.
Severino do Aracaju:Justificava seus crimes através da trágica morte dos pais e sempre estava pensando em seu padrinho padre Cícero.
Ir para o topo Ir para baixo
Laura Alves




Mensagens : 29
Data de inscrição : 20/11/2014

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptyTer Dez 01, 2015 9:06 pm

Chicó: era um sujeito medroso e frouxo, ajudante de João Grilo. Contava algumas histórias duvidosas, (mas suas mentiras nao prejudicavam as pessoas como as de João) e quando questionavam a ele, só respondia "não sei, só sei que foi assim."
João Grilo: caracterizado por ser um homem pobre, amarelo e magro. Ele usa sua esperteza e inteligência para sobreviver, inventa mentiras que o coloca em confunsões, e mesmo assim consegue escapar de todas elas. É o protagonista da história.
Padre João: É um bom exemplo para caracrerizar as Igrejas antigamente, preocupava mais com dinheiro do que com fazer as coisas como a igreja "manda." Privilegiava os ricos, e era cheio de interesses financeiros para a sua aposentadoria.
Padeiro: representa a burguesia, está sempre interessado em lucrar, fazendo com que explore de seus funcionários, e nao os pagava como deveria. Concorda com tudo que sua mulher diz.
Mulher do padeiro: traía o marido com bastante frequência, ao contrário dele ela era valente. Gostava muito de animais de estimação e dinheiro. Quando está interessada em algum homem sempre fala que gosta de homens valentes, e que o marido é uma vergonha. Ja chamaram sua atenção dizendo, que vergonha é uma mulher casada se oferecer assim.
Severino de Aracaju: Era um cangaceiro violento e ignorante, e justificava os crimes que cometia falando da morte dos pais. Apesar disso era religioso, tinha grande admiração pelo seu padrinho padre Cícero.

Ir para o topo Ir para baixo
Victor Arruda




Mensagens : 26
Data de inscrição : 20/11/2014

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptyQua Dez 02, 2015 4:25 pm

João Grilo: Personagem principal da historia,era um homem pobre,amarelo,magro mas acima de tudo   muito inteligente que precisava de mentir para sobreviver, passava a perna nos outros para conseguir dinheiro mas sempre conseguia escapar das suas confusões com sua esperteza.
Chico:O melhor amigo de João Grilo esteva sempre o ajudando nas sua confusões.Ele era um cara muito frouxo e medroso.
Padeiro:Era o patrão de Chico e de João Grilo , ele os explorava e sempre concordava com oque a mulher dizia ,não demonstrando opinião própria.
Mulher do padeiro: Traía o seu marido mas mesmo assim mandava nele.Era uma mulher corajosa que adorava dinheiro  animais de estimação.
Padre João: Um padre muito interesseiro que se preocupava com fazer  favores apenas para os ricos
Severino: Um cangaceiro violente que teve que teve a morte dos seus pais na infância e justificava o seus crimes fazendo isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Victor Arruda




Mensagens : 26
Data de inscrição : 20/11/2014

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptyQua Dez 02, 2015 4:37 pm

João Grilo: Personagem principal da historia,era um homem pobre,amarelo,magro mas acima de tudo   muito inteligente que precisava de mentir para sobreviver, passava a perna nos outros para conseguir dinheiro mas sempre conseguia escapar das suas confusões com sua esperteza.
Chico:O melhor amigo de João Grilo esteva sempre o ajudando nas sua confusões.Ele era um cara muito frouxo e medroso.
Padeiro:Era o patrão de Chico e de João Grilo , ele os explorava e sempre concordava com oque a mulher dizia ,não demonstrando opinião própria.
Mulher do padeiro: Traía o seu marido mas mesmo assim mandava nele.Era uma mulher corajosa que adorava dinheiro  animais de estimação.
Padre João: Um padre muito interesseiro que se preocupava com fazer  favores apenas para os ricos
Severino: Um cangaceiro violente que teve que teve a morte dos seus pais na infância e justificava o seus crimes fazendo isso.
Ir para o topo Ir para baixo
LauraAlbuquerque02




Mensagens : 9
Data de inscrição : 13/08/2015

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptyQua Dez 02, 2015 5:18 pm

Severino: Era um cangaceiro, que tinha por naturalidade o crime. Ele presenciou a morte dos pais ainda pequeno e desde já conviveu com a violência.
Padeiro: Era rico, mas era totalmente dependente da mulher, não tinha opinião própria e explorava seus funcionários: Chicó e João Grilo.
Mulher do Padeiro: Se casou com o padeiro porque ela era pobre e nas condições do sertão, casar-se com um homem rico era crucial, porém não era fiel a ele, dava mais valor a animais de estimação do que seu próprio marido e funcionários. Além de tudo era uma mulher corajosa.
Padre João: Era um padre preconceituoso, interesseiro, que dava direitos aos poderosos como Antonio Moraes que não dava os pobres.
Chicó: Medroso, frouxo e ainda mentiroso, adorava mentir aventuras, que ao se contradizerem eram cortadas com um "não sei, só sei que foi assim", era também melhor amigo de João Grilo.
João Grilo: Famoso por passar as pessoas pra trás, possuía muita lábia e saia de um problema com facilidade, inventou diversas mentiras para se dar bem e acabou salvando e sendo prestativo com todo mundo no final. Falava o que pensava e era corajoso. Foi o grande herói da obra.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruna Lemos




Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/08/2015

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptyQua Dez 02, 2015 5:54 pm

Chicó: Principal companheiro de João Grilo, medroso e frouxo, que vivia contando histórias.
João Grilo: Era o protagonista, homem amarelo, pobre, que usa sua facilidade de sair fora dos problemas e sua esperteza para sobreviver.
Padre João: Era o padre da cidade, muito preconceituoso, mas era uma figura muito respeitada pela sociedade, só gostava de atender aos ricos e a quem tinha poder na cidade.
Padeiro: Muito interesseiro, depende totalmente da mulher, não tinha suas opiniões próprias e gostava de explorar dos seus funcionários.
Mulher do Padeiro: Era infiel, traia seu marido frequentemente. Gostava muito de animais de estimação e visava sempre a acumulação de dinheiro.
Severino: Cangaceiro ignorante, que justificava seus crimes através da morte de seus pais. Apesar disso, era muito religioso, e pensava sempre em seu padrinho padre Cícero.
Ir para o topo Ir para baixo
Anna Luiza Monteiro




Mensagens : 23
Data de inscrição : 12/11/2014

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptyQua Dez 02, 2015 6:58 pm

Chicó: Considerado, ao meu ver um dos protagonistas, muito covarde, e embora seja um dos personagens ou talvez o personagem mais ingênuo do enredo, conta muitas histórias que não são de veracidade comprovada.
João Grilo: O "herói" da história. Apelidado de amarelo, joão sofreu muito com a pobreza e miséria provocados pela seca no sertão nordestino. Tem grande habilidade em inventar histórias e enganar os outros para resolver seus problemas.
Padre João: padre da cidadezinha, muito interesseiro e preconceituoso, resolveu "batizar " uma cachorra apenas por interesse no dinheiro que lhe seria pago e sempre dava prioridade em assistir aos ricos e brancos.
Padeiro: mais um covarde da história, dono de uma padaria, um típico burguês, que era extremamente subordinado à mulher e vivia explorando seus funcionários.
Mulher do padeiro: "mulher valente, safada, mas valente" segundo o próprio Chicó. Praticava o adultério e detinha um grande apego e amor por animais. Mandava em seu marido e o ajudava a acumular suas riquezas.
Severino: cangaceiro desde novo. Presenciou a morte de seus pais, o que o tornou, juntamente com as dificuldades enfrentadas, um homem frio e sem sentimentos pelo próximo. Era muito devoto ao Padre Cícero, que acreditava ser seu padrinho.
Ir para o topo Ir para baixo
Vinícius Eduardo




Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/11/2014
Idade : 24

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptyQua Dez 02, 2015 7:28 pm

João Grilo: Personagem principal da história. Era um "cabra" amarelo, malandro, que sobrevivia a base da mentira. Ele adorava entrar em confusão, quando saía de uma com suas mentiras entrava em outra em seguida.
Chicó: Melhor amigo de João Grilo. Ele também mentia bastante mas suas mentiras não eram prejudiciais aos outros como as de João Grilo. Ele sempre inventava histórias dizendo algo que aconteceu com ele, porém, quando questionavam sobre elas ele sempre repetia a mesma frase: "Não sei, só sei que foi assim". Era sócio de João e era muito medroso, muitas vezes não querendo participar das mentiras de seu amigo.
Padeiro: Homem rico da cidade que não tinha opinião própria, sempre se baseava nas idéias de sua esposa e era muito explorador com seus empregados que trabalhavam duro e recebiam pouco.
Mulher do padeiro: Mulher corajosa que se casou com o padeiro porque ela era pobre e se casar com um homem rico naquela época era muito significativo. Apesar disso, ela não era fiel a ele, dava mais valor em animais e dinheiro do que em seu marido e sempre o traía.
Padre João: Único padre da cidade e se ouvisse em dinheiro fazia qualquer coisa para obtê-lo. Dava valor aos grandes e desvalorizava os pequenos. Era muito interesseiro e corrupto em relação à igreja.
Severino do Aracaju: Cangaceiro que convive com a violência desde criança, pois viu a morte de seus pais pelos militares na sua frente quando ainda era apenas uma criança indefesa.
Ir para o topo Ir para baixo
Vinícius Eduardo




Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/11/2014
Idade : 24

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptyQua Dez 02, 2015 7:30 pm

João Grilo: Personagem principal da história. Era um "cabra" amarelo, malandro, que sobrevivia a base da mentira. Ele adorava entrar em confusão, quando saía de uma com suas mentiras entrava em outra em seguida.
Chicó: Melhor amigo de João Grilo. Ele também mentia bastante mas suas mentiras não eram prejudiciais aos outros como as de João Grilo. Ele sempre inventava histórias dizendo algo que aconteceu com ele, porém, quando questionavam sobre elas ele sempre repetia a mesma frase: "Não sei, só sei que foi assim". Era sócio de João e era muito medroso, muitas vezes não querendo participar das mentiras de seu amigo.
Padeiro: Homem rico da cidade que não tinha opinião própria, sempre se baseava nas idéias de sua esposa e era muito explorador com seus empregados que trabalhavam duro e recebiam pouco.
Mulher do padeiro: Mulher corajosa que se casou com o padeiro porque ela era pobre e se casar com um homem rico naquela época era muito significativo. Apesar disso, ela não era fiel a ele, dava mais valor em animais e dinheiro do que em seu marido e sempre o traía.
Padre João: Único padre da cidade e se ouvisse em dinheiro fazia qualquer coisa para obtê-lo. Dava valor aos grandes e desvalorizava os pequenos. Era muito interesseiro e corrupto em relação à igreja.
Severino do Aracaju: Cangaceiro que convive com a violência desde criança, pois viu a morte de seus pais pelos militares na sua frente quando ainda era apenas uma criança indefesa.
Ir para o topo Ir para baixo
Vinícius Eduardo




Mensagens : 29
Data de inscrição : 13/11/2014
Idade : 24

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptyQua Dez 02, 2015 7:30 pm

João Grilo: Personagem principal da história. Era um "cabra" amarelo, malandro, que sobrevivia a base da mentira. Ele adorava entrar em confusão, quando saía de uma com suas mentiras entrava em outra em seguida.
Chicó: Melhor amigo de João Grilo. Ele também mentia bastante mas suas mentiras não eram prejudiciais aos outros como as de João Grilo. Ele sempre inventava histórias dizendo algo que aconteceu com ele, porém, quando questionavam sobre elas ele sempre repetia a mesma frase: "Não sei, só sei que foi assim". Era sócio de João e era muito medroso, muitas vezes não querendo participar das mentiras de seu amigo.
Padeiro: Homem rico da cidade que não tinha opinião própria, sempre se baseava nas idéias de sua esposa e era muito explorador com seus empregados que trabalhavam duro e recebiam pouco.
Mulher do padeiro: Mulher corajosa que se casou com o padeiro porque ela era pobre e se casar com um homem rico naquela época era muito significativo. Apesar disso, ela não era fiel a ele, dava mais valor em animais e dinheiro do que em seu marido e sempre o traía.
Padre João: Único padre da cidade e se ouvisse em dinheiro fazia qualquer coisa para obtê-lo. Dava valor aos grandes e desvalorizava os pequenos. Era muito interesseiro e corrupto em relação à igreja.
Severino do Aracaju: Cangaceiro que convive com a violência desde criança, pois viu a morte de seus pais pelos militares na sua frente quando ainda era apenas uma criança indefesa.
Ir para o topo Ir para baixo
Rafaela Arruda




Mensagens : 20
Data de inscrição : 20/04/2015

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptyQui Dez 03, 2015 12:37 pm

Chicó: Companheiro de João Grilo e cumplice de suas histórias inventadas para se dar bem. Admite ser frouxo e covarde. Gosta de contar histórias que não soam verídicas.
João Grilo: Conhecido por sua esperteza para inventar histórias e manipular as pessoas. Sofre com a miséria desde muito novo e é chamado de Amarelo.
Padre João: Padre que não cumpre com sua palavra de padre bem, sendo interesseiro e preconceituoso com cor e posição social.
Padeiro: Dependente de sua mulher, não tendo opinião própria e concordando com tudo o que ela diz. Pagava pouco pelo trabalho duro de seus funcionários.
Mulher do Padeiro: Comandava o marido tanto em relação à riqueza quanto às opiniões dele. O traía com frequência e demonstrava mais amor por animais do que pelo marido.
Severino do Aracaju: Tornou-se cangaceiro cedo, ao ver seus pais sendo assassinados, fato que ajudou muito na formação de sua personalidade. Porém, era muito religioso e devoto de Padre Cícero, morrendo para vê-lo.
Ir para o topo Ir para baixo
João Vitor Valadares




Mensagens : 29
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptyQui Dez 03, 2015 1:58 pm

João Grilo - é o personagem principal da obra, fisicamente é um homem magro, judiado pelos problemas do nordeste. Mas intelectualmente, no que diz respeito a capacidade oratória, é muito bem desenvolvido. Consegue tramar situações com muita facilidade, que o ajudam a sobreviver.
Chicó - é companheiro de João Grilo. Um contador de casos surpreendestes, porém não consegue explicar ( o que nos leva a duvidar da veracidade de suas histórias). É um fumante que sempre está enrolado nos planos de João Grilo.
Padre João - este é o padre local da história que possui uma grande tendencia a corrupção. Exerce sua profissão de maneira injusta, sempre beneficiando-se das situações de cunho religioso.
Padeiro - é identificado pela sua profissão, o autor não apresenta o nome próprio desse personagem. Dono de uma padaria, possui fama de mal patrão e de fato faz jus. Não tem uma opinião própria , sempre segue a opinião de outro personagem principalmente a de sua mulher.
Mulher do padeiro - Casada com o padeiro, porém extremamente infiel. Cria romances secretos com Chicó. Seu amor verdadeiro se volta para seu animal de estimação, um cachorro.
Severino de Aracaju - é um cangaceiro violento, mas mostra certa devoção referindo-se a santidades.
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor Rocha




Mensagens : 29
Data de inscrição : 18/11/2014

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptyQui Dez 03, 2015 2:48 pm

João grilo: Era um homem magro, franzino e muito esperto. Melhor amigo de chicó e o principal personagem da história, pois através de suas ideias e mentiras o enredo ia se desenvolvendo.
Chicó: Se caracteriza por ser ingênuo e covarde. Amigo de João Grilo e fiel escudeiro, passava varias situações delicadas e as vezes engraçados por conta do amigo. Muitas vezes contava algumas historias bastante duvidosas que vinham seguidas de: ''Não sei, só sei que foi assim!''
Padre João: Um dos representantes da igreja, submisso ao bispo e bastante interesseiro em termos monetários e políticos, pois só resolveu benzer um cachorro ao saber que seu dono era um grande fazendeiro (Antônio de Morais).
Padeiro: Um homem covarde e  comerciante, dono de uma padaria que explorava seus funcionários e era traído pela sua mulher.
Mulher do Padeiro: Traia seu marido constantemente na história e é apaixonada por animais e dinheiro.
Severino: Cangaceiro perverso, frio e assassino porém muito devoto á ''padrinho Cícero''. Foi absolvido no juízo final pelo fato de quando era criança ter presenciado a morte dos pais e isso poderia ter influenciado na sua pessoa.
Ir para o topo Ir para baixo
Léo Alves




Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/12/2015

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptyQui Dez 03, 2015 4:39 pm

Chicó: é o contador de causos, o mentiroso ingênuo que cria histórias apenas para satisfazer um desejo inventivo.
João Grilo: protagonista, personagem pobre e franzino, que usa de sua infinita astúcia para garantir a sobrevivência.
Padre João: mau sacerdote local, preocupado apenas em angariar fundos para sua aposentadoria.
Padeiro: representante da burguesia interessada apenas em acumular capital, explora seus empregados e tem acordos com as autoridades da Igreja.
Mulher do padeiro: esposa infiel e devassa, tem amor genuíno apenas por seus animais de estimação.
Severino do Aracajú: cangaceiro violento e ignorante devido ao acontecimento em seu passado
Ir para o topo Ir para baixo
Eduarda Araújo




Mensagens : 25
Data de inscrição : 13/11/2014

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptyQui Dez 03, 2015 8:23 pm

Chicó: é o contador de casos, o mentiroso ingênuo que cria histórias apenas para satisfazer um desejo inventivo.Chicó e João Grilo são como a dupla de palhaços entre os quais a esperteza é mal repartida — um sempre a tem de mais e o outro,de menos.
João Grilo: protagonista,personagem pobre e franzino, que usa de sua infinita esperteza para garantir a sobrevivência.
Padre João: mau sacerdote local,preocupado apenas em arrecadar fundos para sua aposentadoria.
Padeiro: representante da burguesia interessada apenas em acumular capital,explora seus empregados e tem acordos com as autoridades da Igreja.
Mulher do padeiro: esposa infiel e mandona, tem amor genuíno apenas por seus animais de estimação.
Severino do Aracaju: Se tornou cangaceiro muito novo devido ao trauma sofrido na infância ao ver seus pais sendo assassinados o que o tornou um homem violento e ignorante.
Ir para o topo Ir para baixo
Luan Alves

Luan Alves


Mensagens : 17
Data de inscrição : 20/04/2015

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptyQui Dez 03, 2015 10:57 pm

João Grilo : O protagonista da história; Um rapaz de estatura desfavorecida talvez pela má alimentação e pelos castigos do nordeste que em compensação para tal, sempre fazia uso de sua habilidade lábia para se esgueirar de encrencas,sobreviver e até lucrar.
Padre João: Chefe espiritual da pequena comunidade que fazia uso de sua influência e título eclesiástico para fins pessoais mas que no entanto quando confrontado com uma autoridade maior, sempre procurava ganhar os favores de tal indivíduo.
Padeiro: A representação caricaturada da burguesia; era um homem submisso à sua esposa e não demonstrava muita coragem antes do fim de sua vida
Mulher do padeiro: Senhorita infiel que dava mais valor ao seu mascote do que aos funcionários que possuía.
Severino: Severino, ainda criança, foi vítima da violência dos homens que assassinaram sua família. Ao crescer, se tornou cangaceiro e muito devoto de seu padrinho Padre Cícero.
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor Hugo




Mensagens : 27
Data de inscrição : 25/11/2014

Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas EmptySex Dez 04, 2015 8:22 am

Chicó: Um grande covarde, e o personagem mais inocente da história. Além de ser exagerado ao contar casos inverídicos.
Padeiro: Ainda mais covarde que Chicó, extremamente dependendo da mulher e chifrudo.
Mulher do Padeiro: Traia o marido constantemente e tinha mais amor nos animais que nas pessoas.
Padre Jõao: Padre interesseiro que sempre dava prioridade para quem tinha mais dinheiro.
Jõao Grilo: Grande protagonista e herói da história, muito esperto e sapeca, manipulava todos ao seu redor.
Severino: Personificação viva do que uma infância trágica pode causar na vida de uma pessoa, era violento pois conviveu com isso desde sempre, mas mesmo assim nunca deixou a religião de lado.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Os Personagens e suas Caricaturas Empty
MensagemAssunto: Re: Os Personagens e suas Caricaturas   Os Personagens e suas Caricaturas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Os Personagens e suas Caricaturas
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Personagens - Napoleão
» Personagens - Sansão
» Personagens - Bola de Neve
» Personagens - Velho Major
» Personagens da Obra (Fabiano, Soldado Amarelo e Sinhá Vitória)

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Literatura CNEC :: O Auto da Compadecida (Ariano Suassuna)-
Ir para: