Literatura CNEC

Fórum destinado à discussão de obras literárias. O objetivo deste fórum, além disso, é substituir a avaliação tradicional, e fomentar reflexões mais profundas.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Funes, o Memorioso - Resumo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Flávio Machado
Admin
avatar

Mensagens : 86
Data de inscrição : 10/11/2014
Idade : 28

MensagemAssunto: Funes, o Memorioso - Resumo   Dom Nov 16, 2014 4:34 pm

O conto “Funes, o Memorioso” de Jorge Luís Borges nos transporta até uma pequena cidade Uruguaia onde reside um estranho personagem, Ireneo Funes, cuja memória é tão poderosa que sobrepõe todas as outras faculdades do mesmo. Prisioneiro de sua capacidade, o homem acaba por se tornar incapaz de racionar sobre o que vive, preso que está aos detalhes.

Levando em consideração o personagem e a questão existencial vivida por ele, realize um breve resumo do conto.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://literaturacnec.forumbrasil.net
Núbia Karolina da Silva



Mensagens : 14
Data de inscrição : 11/11/2014

MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   Seg Nov 17, 2014 1:54 pm

Em Funes, o memorioso, fala sobre a vida de um homem que não consegue esquecer nenhuma lembrança e com isso é capaz de reconstruir um dia inteiro com todo e qualquer detalhe ocorrido naquele dia. Funes criou um vocabulário infinito para os números e fez uma enumeração das lembranças de infância, lembrava nomes de todos os soldados de seu exército de muitos anos atrás. Dizia que tinha mais lembranças sozinho no quarto escuro do que o mundo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Luiz Henrique Cmpos



Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   Seg Nov 17, 2014 3:15 pm

No conto Funes, o memorioso, relata sobre a vida de um homem que lembrava de tudo que aconteceu no dia anterior nos mínimos detalhes, mas ele levava um dia (24 horas ) para relembrar do ocorrido. Deste modo, Funes não vivia, pois levar uma vida em que não se aproveita o momento que está sendo vivido não tem sentido. Funes vive o hoje como se fosse o ontem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Luíza Figueiredo



Mensagens : 15
Data de inscrição : 16/11/2014

MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   Seg Nov 17, 2014 7:42 pm

O conto retrata a vida de um homem, que se chamava Funes.Ele, no entanto lembrava exatamente de tudo que aconteceu no dia anterior,porém levava 24 horas para lembrar o ocorrido naquele dia.Funes criou um vocabulário,que continha números,nomes e lembranças infinitos,assim Funes não vivia,sempre lidava como se fosse ontem,e o ontem já passou,o hoje só existe uma vez.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Túlio Oliveira Andrade



Mensagens : 5
Data de inscrição : 11/11/2014

MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   Seg Nov 17, 2014 8:29 pm

O conto relata a vida de Funes, um homem que tem uma memória excelente por lembrar de tudo que vivenciou em um dia. Ele se recorda de tudo detalhadamente, sua memória portanto leva o mesmo tempo para lembrar o dia anterior, assim, Funes era preso ao passado, vivia o hoje como se fosse ontem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ana Caroline Costa



Mensagens : 12
Data de inscrição : 11/11/2014

MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   Seg Nov 17, 2014 9:38 pm

O conto narra a historia de Funes, um homem que após sofrido um acidente que o deixara aleijado, aguçou sua memoria de tal forma que se lembrava com exatidão de todos os detalhes de sua vida, chegando ao ponto de gastar um dia inteiro para lembrar de outro. E essa capacidade extraordinária de memoria fez com que ele se tornasse um homem que não era capaz de pensar e que não vivia a sua vida.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Flávia Alessandra Costa



Mensagens : 11
Data de inscrição : 11/11/2014

MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   Seg Nov 17, 2014 9:48 pm

Funes, o memorioso, é a história de um jovem, que ao sofrer um acidente que o deixa aleijado, adquiri a capacidade de lembrar detalhes minuciosos sobre tudo o que já viveu. O presente vira algo banal e desprezível, comparado com a construção fantástica do passado. Porém o que parece incrível se torna uma lástima , ao passo que lembrar-se de um dia, consome outro. Funes, morre ao fim do conto, ainda jovem, sem a capacidade de pensar, e sem conseguir viver.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Mariana Helena



Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/11/2014

MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   Seg Nov 17, 2014 10:44 pm

No conto “Funes, o Memorioso” de Jorge Luís Borges, é narrada a história de Irineu Funes. Após sofrer um acidente e ficar paralítico, o jovem começa a se lembrar de tudo, incessantemente, sendo capaz de catalogar todas as imagens da memória. É justamente essa capacidade que o impede de pensar e viver realmente, fazendo com que ele paralise-se diante dos fenômenos que o cercam, renegue a linguagem, e morra.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Matheus Nazário da S. C.



Mensagens : 5
Data de inscrição : 11/11/2014

MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   Ter Nov 18, 2014 6:33 am

Funesto, o memorioso , é um conto que retrata a história de um homem chamado IrInês Funesto que ao sofrer um acidente perde os movimentos corporais, porém ganha a abilidade de de se lembrar de tudo, detalhadamente. As suas lembranças são detalhadas ao ponto de o tempo gasto para recordar algum fato é o tempo real do mesmo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
HenriqueLope$



Mensagens : 11
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   Ter Nov 18, 2014 12:43 pm

O conto relata a história de Funesto, um homem que apos sofrer um acidente, adquiri a capacidade de se lembrar de tudo que ocorre em sua vida e essa capacidade o impede de viver, pois ele vivia tudo como se fosse ontem e não vivia o hoje.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Clara Arruda



Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/11/2014

MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   Ter Nov 18, 2014 1:15 pm

O conto narra à história de Funes, que depois de sofrer um acidente perde os movimentos motores do corpo. Funes, porém “ganhou” a capacidade de se lembrar de tudo nos meros detalhes. Sua vivência do passado era tão real quanto o presente. No vilarejo em que vivia era tido como curiosidade, e com apenas 19 anos havia vivido muito mais que muitos homens. Prisioneiro de sua capacidade, o jovem acaba por se tornar incapaz de racionar e viver em tempo real.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
cesar augusto



Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/11/2014

MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   Ter Nov 18, 2014 1:32 pm

O conto Funes, o memorioso de Borges nos transporta até Fray Bentos, um pequeno vilarejo sul-americano onde vivia com sua mãe, lavadeira , Irineu Funes , um moço de 19 anos que tinha um conhecimento sobre-humano e uma memória com funcionamento infalível. Uma memória tão precisa que chegava a acumular informações intoleráveis.
O narrador do conto encontra se com Irineu pela primeira vez quando voltava com seu primo Bernardo da estância São Francisco à cavalo. Bernardo  troca algumas palavras com Irineu e este o informa as horas com precisão sem precisar consultar o relógio , fato que impressionou o narrador do conto.
O narrador precisou ficar afastado de Fray Bentos por um tempo e quando retorna ao povoado toma conhecimento do acidente  sofrido por Irineu , que levara um tombo de cavalo e se encontrava paralítico e sem esperanças. Nesta época o narrador estudava latim e espanhol e emprestou alguns livros para Irineu.
Ao recebeu um telegrama comunicando a doença de seu pai , o narrador vai até a casa de Irineu recolher os livros que o emprestou. Num quarto escuro e úmido travam um longo diálogo e descobre que Irineu está no primeiro parágrafo do vigésimo quarto capítulo da criação de um livro. Irineu enumera em latim e espanhol , os casos de memória prodigiosa registrados pela Naturalista Historia.                
Tudo que Funes enxergava era imediatamente guardado e projetado. Vivenciava tudo com muito mais detalhes do que todos , mas apesar de a condição de sua memória parecer ideal para que fosse um historiador , uma vez que era incapaz de esquecer , Funes não estava apto para produzir histórias de si próprio. A mesma está inegavelmente ligada ao presente e Funes , o ser com mais memorias no mundo , vivia preso no passado. Tal prisão , o incapacitava de ser um ser PENSANTE.
Irineu Funes morreu de uma congestão pulmonar.


Última edição por cesar augusto em Ter Nov 18, 2014 6:23 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
caio antonio de lima maia



Mensagens : 12
Data de inscrição : 17/11/2014

MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   Ter Nov 18, 2014 1:41 pm

No conto Funes ,o memorioso retrata a história de um jovem que sofre um acidente e fica paralítico depois disso ele adquiri uma capacidade de se lembrar de detalhes de sua vida.Só que essa capacidade fez com que ele vivesse somente o ontem e não o agora(o hoje).No fim Funes acaba morrendo ainda jovem sem conseguir pensar e viver .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Mariana Carvalho



Mensagens : 15
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   Ter Nov 18, 2014 2:54 pm

O conto retrata a história de Funes, um homem de 19 anos que após sofrer um acidente e ficar aleijado acabou criando uma incrível memória. Funes era capaz de se lembrar de todos os dias de sua vida, dos mínimos detalhes, de lugares e objetos. Mas após isso perde a sua capacidade de viver pois vive o presente relembrando do passado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rayanne Faria



Mensagens : 15
Data de inscrição : 12/11/2014

MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   Ter Nov 18, 2014 3:46 pm

No conto de Funes,retrata a história de um homem jovem que sofre um acidente e fica aleijado que com isso consegue uma memória sendo capaz de se lembrar de pequenos detalhes,lugares e coisas,mas com essa memória ele perde a forma de como viver a sua vida pois fica relembrando de fatos do passado. Funes morre jovem se saber como viver o presente.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Itallo Morato



Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/11/2014
Idade : 19

MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   Ter Nov 18, 2014 4:31 pm

No conto de Funes,narra a história de um rapaz que tinha uma memória prodigiosa, mas que, sem conseguir articulá-la com sua pouca inteligência, era tido como curiosidade no vilarejo em que vivia. Funes era uma verdadeira enciclopédia, pois lembrava-se de incontáveis textos, apesar de não saber elaborar estes conhecimentos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Tauany Alcântara



Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/11/2014

MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   Ter Nov 18, 2014 4:56 pm

O conto retrata a história de um jovem chamado Irineu Funes, que após sofrer um acidente e ficar paralítico, adquiri a capacidade de se lembrar tudo ocorrido em sua vida. Porém, para se lembrar de um dia, consome todo outro.
E assim, se repetindo incessantemente, Funes morre jovem, sem a capacidade de pensar e viver.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fernanda Richard



Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/11/2014

MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   Ter Nov 18, 2014 5:15 pm

O conto retrata a história de Funes, um jovem que logo após sofrer um acidente, acaba adquirindo a capacidade de lembrar com exatidão tudo o que ocorre em sua vida. Porém, essa sua capacidade o impede de viver o hoje, pois ele gasta um dia para se lembrar do ontem. Estando assim sempre preso ao passado, sendo incapaz de viver o presente.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Vítor Morato



Mensagens : 15
Data de inscrição : 18/11/2014

MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   Ter Nov 18, 2014 5:29 pm

O conto nos mostra a história de Funes, um rapaz que após sofrer um acidente acaba obtendo uma habilidade curiosa: se lembrar de tudo.

Por ter uma memória apegada aos mínimos detalhes, o Memorioso (como era conhecido) involuntariamente sacrificava todo o seu tempo relembrando fatos dos quais não conseguia se esquecer.

Morreu jovem, abstendo-se do seu presente e vivendo o passado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Júlia Gomes Gabriel



Mensagens : 16
Data de inscrição : 13/11/2014

MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   Ter Nov 18, 2014 6:05 pm

O conto retrata a história de Ireneo Funes, cuja memória se tornou muito poderosa após um acidente. Prisioneiro de sua capacidade Funes acaba por se tornar incapaz de racionar sobre o que vive, preso a memórias as quais não conseguiria esquecer. Tudo o que ele enxergava era imediatamente guardado ao mesmo tempo em que era projetado, formando na sua mente um caleidoscópio de imagens memoriais, vivendo o passado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Filipe Diniz



Mensagens : 5
Data de inscrição : 12/11/2014

MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   Ter Nov 18, 2014 6:51 pm

Na história, Funes, o Memorioso conta sobre Irineu Funes do qual sofre um acidente e fica com deficiências físicas porem ganha o "dom" de nunca se esquecer de nada nem os mínimos detalhes de um dia, mas o tempo que usou para fazer certa coisa ele leva o mesmo tempo para lembra-la. Com esse "dom" ele apenas vivia no passado e não mais o presente.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
José Pedro



Mensagens : 8
Data de inscrição : 11/11/2014

MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   Ter Nov 18, 2014 6:55 pm

Após sofrer um acidente, Irineu Funes perde a capacidade motora de seu corpo, porém, ganha uma nova habilidade, uma habilidade diferente, onde sua envolve sua mente. Ele consegue lembrar-se de todos os detalhes de sua vida. Porém, o tempo gasto para ter essas lembranças era o preço de perder um dia inteiro sem “aproveitar”. Os pensamentos ocorriam constantemente  em sua vida, e quando ele morre, morre sem ter pensado ou vivido um dia se quer de sua vida.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Arthur Oliveira



Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/11/2014

MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   Ter Nov 18, 2014 7:43 pm

O conto conta historia de um homem que após um acidente, perde os movimentos do corpo e "ganha" uma habilidade de nao se esquecer de nada. O que parecia ser maravilhoso, torna-se uma frustração. Funes, passa a se lembrar de tudo nos mínimos detalhes e se vê preso no passado, sem conseguir viver o presente.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rafaela Karoline



Mensagens : 15
Data de inscrição : 14/11/2014

MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   Ter Nov 18, 2014 9:54 pm

O conto retrata a história de Funes, um homem que após um acidente perde seus movimentos do corpo, mas ganha a capacidade de se lembrar de tudo, detalhadamente, fica preso ao passado e acaba por se tornar incapaz de racionar sobre o que vive, fica preso aos detalhes.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Bernardo de Castro



Mensagens : 15
Data de inscrição : 18/11/2014

MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   Ter Nov 18, 2014 10:01 pm

Em Funes, o memorioso, retrata a vida de um homem que não esquece de nem um segundo de sua vida, mas para lembrar de algo do dia anterior, ele gastava 24 horas para relembrar do que havia acontecido, por causa disso, Funes não vivia porque para viver precisamos aproveitar o agora e Funis sempre vivia como se fosse seu dia anterior.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Funes, o Memorioso - Resumo   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Funes, o Memorioso - Resumo
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Funes, o Memorioso - Resumo
» Resumo da E3 (Opinião Pessoal)
» [Internacional] Resumo da Copa a bordo - LAN
» Resumo de voos
» Cruzando o Atlantico

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Literatura CNEC :: Ficções (Jorge Luis Borges)-
Ir para: